quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma oposição mansa e elegante.

Leiam, abaixo, a coluna de Dora Kramer, publicada hoje no Estadão:

Punhos de renda 

O senador Aécio Neves mostrou prestígio ao levar políticos em profusão para ouvi-lo no plenário do Senado, mas não conseguiu produzir o impacto nem o despertar da oposição que a tropa governista parecia esperar, muito menos deu razões ao governo para perder um segundo de seu sereno sono. Tépido na forma e repetitivo no conteúdo, passando ao largo de questões essenciais para o exercício da oposição como a independência do Legislativo em relação ao Executivo, o discurso acabou proporcionando aos senadores aliados ao Palácio do Planalto uma oportunidade excelente de mostrar vigor e afinação. Muito diferente das legislaturas anteriores quando, principalmente no primeiro mandato do ex-presidente Lula, a oposição fazia do Senado sua cidadela, ocupando a tribuna tardes a fio em ataques sem que aparecesse um senador para defender o governo.

Ontem à tarde o batalhão estava afiadíssimo: Aécio mal tinha subido à tribuna e a senadora Gleisi Hoffmann, do PT, pediu um aparte, concedido ao final assim como aos demais. Concluída a fala em que Aécio pontuou sua disposição de se opor sem se confrontar com os adversários, os governistas apresentaram suas armas de defesa dos governos Lula e Dilma Rous­seff sem o menor constrangimento de fazer isso em clima de franca confrontação. Em meio a elogios à “elegância” e ao “equilíbrio” do discurso e sem disfarçar o alívio pela tepidez do opositor, a tropa governista atacou as privatizações, ironizou a tibieza do PSDB em defender o governo FH, acusou várias vezes Aécio de ter sido injusto com a gestão de Lula e, pela voz do senador Jorge Viana, ainda afirmou que o orador simbolizava a oposição que todo governo gostaria de ter.

Da parte dos oposicionistas, exaltações algo exageradas ao “brilhantismo” do pronunciamento “de estadista” e uma evidente avidez por alguém que os represente. E assim, independentemente de Aécio Neves reunir ou não os atributos necessários por avaliação exigente, o senador se apresentou e dessa forma foi recebido por governistas e oposicionistas. Poucos, entre eles Pedro Ta­­ques, Marinor Brito e Demóstenes Torres, consideraram que a confrontação não é necessariamente um mal. Antes pode ser essencial à condução dos trabalhos de questionamentos doutrinários, programáticos, bastante mais inquietantes que a redução de alíquotas de impostos, transferência de gestão de estradas, revisão da Lei das Micro e Pequenas Empresas etc.

Temas importantes, mas nas circunstâncias em que a oposição precisa de mobilização política, liderança vigorosa, energia para recuperar o tempo perdido, encontrar o rumo para poder seguir adiante, o desempenho de Aécio deixou no ar um aroma de anticlímax. Não por defeito, mas por ausência de um atributo pessoal que poderia ser chamado de borogodó de tribuna. Aécio não tem. Mário Covas tinha. As saudações superlativas soaram artificiais, traduziram a avidez por um porto seguro onde os oposicionistas possam se agarrar, além de revelarem a amplitude amazônica do deserto de homens e ideias reinante na política nacional.

39 comentários:

  1. Esse cidadão é o líder da oposição?
    Acho que ja ouví coisas bem mais duras de representantes do próprio governo.
    O PT irá se eternizar no poder a depender de frouxos como esse.

    ResponderExcluir
  2. É por isso que a gente abre o jornal pela manhã e vê anúncios como esse:

    Oportunidade

    Loja tradicional de Londrina

    Vende-se loja tradicional e exclusiva de uma grande marca consolidada e fidelizada do mercado brasileiro.
    Situada em um dos melhores pontos comerciais da cidade de Londrina com mais de 800 m2 de área de venda podendo expandir para até 1500 m2.
    Faturamento garantido e comprovado.

    Motivo: Mudança do país

    ResponderExcluir
  3. Esta dicotomia São Paulo x Minas Gerais só ajuda ao PT.
    Os paulistas têm de aprender a fazer politica com habilidade e não com autoridade e os mineiros tem de ser mais pragmáticos, incisivos, objetivos e serem menos polidos.
    Com a quadrilha que esta instalada na politica brasileira não pode haver tratamento educado.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Cel!

    É exatamente isto que falta na oposição - ALGUÉM COM BOROGODÓ DE TRIBUNA!!! Aécio definitivamente não tem! Espanta-me considerarem este senhor líder da oposição, com este discurso brochante.

    Ontem nos noticiários da TV, só apareceram comentários ao discurso do Aécio.

    Ninguém comentou o belo discurso de Katia Abreu. Ela tem sim, de sobra, borodogó de tribuna!!! e põe os machistas de plantão no chinelo.



    Chris/SP

    ResponderExcluir
  5. Eu sou anti Aécio, mas sou completamente anti PT. Entre um e outro fico com Aécio. É fato ele nao tem borogodó de tribuna como Mario Covas, acontece que o Covas está morto. Temos que nos virar com o que temos, ainda que um traíra, poderá ser a única forma de tirar a sigla PT do poder.
    .

    ResponderExcluir
  6. E depois ainda me falam que existe OPOSIÇÃO....

    ResponderExcluir
  7. A imprensa, ou nada diz sobre o pronunciamento de Kátia Abreu, ou distorce alguns pontos (sobre concordar e discordar do governo) e ainda omite a parte político-ideológica. É a tática da espiral do silêncio.

    ResponderExcluir
  8. DO C.H.

    Brasília 51

    As bebemorações pelos 51 anos de Brasília, em 21 de abril, já tem um convidado óbvio: o ex-presidente Lula, claro. Hic!

    ô BISSCOITO !!!

    ResponderExcluir
  9. É uma babaquara!
    Por obséquio, não coloque MAIS NADA sobre esse palhação!

    ResponderExcluir
  10. Coronel, o artigo é perfeito, a magistral Dora Kramer não deixa por menos. Com o "borogodó de tribuna" diz tudo!.
    Aécio poderia ter sido menos melífluo e mais incisivo. O que se entende por jeito político mineiro de ser não se aplica às circunstâncias atuais.
    Ontem tivemos uma mostra, com os ex UNE e ex governadores muy amigos soltando o verbo. Os lobos do PT aguçam os dentes para se perpetuar na floresta: os carneirinhos da oposição que se cuidem.
    Como se não bastasse a atuação nada capacitada e nada ética de um partido que pune as administrações eficientes (vide Vale) e premia os delinquentes, na oposição o DEM sofre o sangramento da perda de uma Kátia Abreu, enquanto o PSDB fica sem saber se ingere seu café com leite desandado.
    Sei não, mas acho que o lobo vai mesmo ser o dono da floresta por longos anos.
    Maria Rosa - S.Paulo-SP

    ResponderExcluir
  11. MINEIROS: NÃO VOTEM NESSE TARITA, COVARDÃO!
    Que raios de oposição é essa que pede licença ao PT pra censurar e depois pede desculpas por tê-lo feito????

    E além do mais, é elogiadíssimo pela oposição. PETRALHAS adoram esse tíbio político, esse arrumador de conchavos, esse falso líder e falso opositor. O lugar desse cara é lambendo as botas da Dilma, jamais fazendo oposição séria e corajosa. NÃO VOTEM NESSE TRAÍRA, MINEIROS!!!!.

    ResponderExcluir
  12. O que falta não é habilidade nem prgmatismo de qualquer lado. O que falta é vergonha na cara, isso sim.

    Mago

    ResponderExcluir
  13. Oposição!!!Quem???Onde???
    Acho que estou surda e cega também, peraí vou por óculos...

    ResponderExcluir
  14. Cel

    Após doação feita ao Cara a Land Rover Brasil anuncia crescimento de 24% de 1º trimestre.

    Lembro que este é o SUV preferida dos PeTralhas.

    Átila

    ResponderExcluir
  15. Outra geração será oposição, esta não. Correta Sra. Dora, Coronel !

    ResponderExcluir
  16. Cara de "farso",como dizem os mineiros!

    ResponderExcluir
  17. off topic

    Brasileiro, defensor do fudamentalismo islâmico, entra em colégio da zona oeste do Rio, mata 13 jovens e deixa 22 gravemente feridos. Parece que essa desgraça "religiosa" está chegando ao Brasil.

    ResponderExcluir
  18. Laudelino Marcos Silva7 de abril de 2011 às 11:18

    Pois é Coronel, um dia depois das barbaridades ditas por Tanso Genro, acontece essa desgraça em uma escola no Rio. Evidentemente consequência de uso de drogas!

    ResponderExcluir
  19. Prezados,
    não existe oposoção ideológica no Brasil.
    O que há é um populismo deslavado e mesmo os políticos que se dizem de oposição apelam ao populismo em vez de enfrentá-lo.
    O motivo é muito simples.
    Nosso povo é composto em sua maioria absoluta por analfabetos, ágrafos ou funcionais e que votam.
    Não entenderiam um discurso baseado em ideias.
    Entendem apenas se vão receber mais bolsas "x" ou "y" dos governos, federais estaduais ou municipais.
    Apenas um elite esclarecida, excluida daquela que se locupleta com os governos, quaisquer que sejam eles sabem disso mas, não possuem qualquer possibilidade de divulgar suas idéias uma vez que os quatro poderes estão mancomunados.
    Somente o surgimento de um "Alexandre" com força e coragem para cortar esse nó górdio é que poderá alterar o futuro do país.
    A "democracia" brasileira" baseada em votos totalmente desqualificados, de eleitores que meses depois já não se lembram em quem votaram jamais mudará a rota do Brasil para o buraco político.

    Décio

    ResponderExcluir
  20. Dora Kramer, como sempre, excelente analista. Aécio como sempre.

    ResponderExcluir
  21. Kátia Abreu, a sra. é herdeira de 44 milhões de votos ! É a vacina contra esse EMBUSTE chamdo Aécio Neves! Não nos decepcione!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Os petralha na oposição eram pau de dar em doido, fosse que fosse e o que fosse estavam sempre contra, agora no governo tem uma “o”posição que não se opõem, para dizer que quer o bem do Brasil, se realmente isso é verdade que arregacem as manguinhas de renda e vão para luta porque essa corja fdp que esta com o O$$O não vão largar se não forem confrontado do mesmo jeito que faziam.
    Política rasteira e muito suja como disse P Betti, atolaram a mão e mergulharam de cabeça, mas hoje estão onde queriam estar a mais tempo.

    ResponderExcluir
  23. Coronel

    na hora que o aécio neves (com letra minúscula mesmo) subiu na tribuna, gostaria que tivesse baixado o espírito do Cap. Bolsonaro.....rssss
    pelo que vi ontem e li até agora....vejo que a única saída para essa situação no país...é o aeroporto!!!

    Dionisio/GO

    ResponderExcluir
  24. CARLOS SILVA/VITÓRIA-ES
    carlossilva66@bol.com.br
    PETRALHAS, SARNEYs, PMDB, GOVERNOS, SINDICATOS, ONGs, IGREJAS, GLBT#%&*, TCU, STJ, STF, ST A PQP, O PAÍS ESTA FALIDO POLITICAMENTE E MORALMENTE, OS ORGANISMOS DE PROTEÇÃO AOS CIDADÃOS ESTÃO TODOS CORROMPIDOS, NINGUÉM ESTA PREOCUPADO COM O BEM ESTAR SOCIAL, SÓ DESVIAR RECURSOS DO ERÁRIO E SE DAR BEM NO PRÓPRIO BOLSO, O SER HUMANO ESTA SE TORNANDO UMA GRANDE FARSA, TENHO PENA DE QUANDO FOREM VERDADEIRAMENTE PRESTAR CONTAS, FORÇAS ARMADAS, JESUS, DEUS, ALGUEM SOCORRO..

    ResponderExcluir
  25. INFELIZMENTE ESTE PLAYBOY, AMIGUINHO DE PETRALHAS E SABOTADOR MOR DAS ELEIÇÕES DAS OPOSIÇÕES EM MINAS, NÃO DISSE PARA QUE VEIO. FALOU, FALOU E NÃO DISSE NADA. ALÉM DE TER QUE OUVIR QUE ELE ERA A "OPOSIÇÃO SONHADA POR TODO GOVERNO" !! PODE ?
    O IMBECIL MINEIRO NÃO ENTENDEU QUE ELE É APENAS UM POLÍTICO REGIONAL, NADA MAIS. GOVERNAVA MINAS DO RIO E OS MINEIROS OTÁRIOS ADORAVAM ! AÉCIO É UM BANANA, SEU AVÔ DEVE ESTAR SE REMOENDO NO TÚMULO...

    ResponderExcluir
  26. CARA-DE-PAU DE SEMPRE...

    ResponderExcluir
  27. coronel, o aecio tém rabo preso - muito sujo
    risosss
    pode ter certeza disto

    para encarar o PT há de ter um político limpo - qual?

    ResponderExcluir
  28. BEM CORONEL,

    PARECE ATÉ QUE FOI TUDO COMBINADO COM O PT NESTE DISCURSO.
    O DISCURSO DO AÉCIO FOI DEMAGOGO E FOI O FAMOSO DISCURSO, BATE E ASSOPRA. PODIA SER MELHOR, MAS... FOI APENAS RIDÍCULO!

    E EM QUANTO ISTO ESTAMOS TENDO PROBLEMAS MUITO MAIORES COMEÇANDO A OCORRER NO BRASIL, INCLUSIVE A POSSÍVEL PRESENÇA DE CÉLULAS TERRORISTAS SENDO TREINADAS DENTRO DO TERRITÓRIO NACIONAL.

    ResponderExcluir
  29. Oposição mansa e com os quatro pés no chão. E não vamos falar das calças arriadas. Este Aécio é uma nullidade total, não merece o sobrenome que herdou.

    ResponderExcluir
  30. PERAI CORONEL

    SEM DESRESPEITA-LO SEM CONSIDERA-LO RADICAL, MAS TODO MUNDO DE TACAPE NA MÃO NÃO VAI DAR NE!!!

    ResponderExcluir
  31. No Brasil não existe oposição, só um monte de cagão. Ao fim, todos acariciam o governo como se temesse os ataques costumazes. Oposição é na "porrada", muito mais quando se tem um governo de fdp como esse do PT, todos uns fdp. A começar pelo bandidão Lula, o maior fdp que nasceu no Brasil.

    ResponderExcluir
  32. negocio de se opor sem confronto eh o seguinte:

    Aécio em publico quer fazer de conta que faz oposicao e quer continuar a tomar os cafezinhos com a canalhada governista...

    quer frequentar as festinhas e se acabar de rir com as piadas sem graca do velhaco...

    e depois quer posar de oposicionista quando a cortina do teatro abre...

    e acha que nos temos que bancar a vidinha dupla dele, de se opor e ser amiguinho dos petralha ao mesmo...

    mane!

    Katia Abreu 2014!

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde a todos. É desanimador. Por mais que acompanho e leio sobre política, mais vejo que não há solução. Creio que não há em nossa política um único representante em que podemos ralmente confiar.Há discursos bonitos, mas e a prática como fica. Acho que só teremos um defensor de nossos ideais quando surgir um novo partido político com nenhum dos político já existente. Os que existem estão de alguma forma corrompidos. Até lá só haverá "acordo entre partidos", os que ganham mais e os que ganham menos.....

    ResponderExcluir
  34. Aécinho Snifffffff Neves


    ¬¬

    ResponderExcluir
  35. Oposição pianissima ...não fez nem "cosquinha" !!!

    ResponderExcluir
  36. Aos coturneiros

    Que citaram neste post sobre o islamismo já estar entre nós, leiam o post de RA, link abaixo, dizendo que o terrorismo aproveita do vazio legal do Brasil e age livremente.

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/no-pais-que-persegue-palavras-e-proibe-opinioes-ao-arrepio-da-constituicao-o-terrorismo-de-aproveita-do-vazio-legal-e-age-livremente/

    RA publicou hoje também a carta deixada pelo meliante que assassinou 11 crianças no Rio e feriu outras. Deve ser ligado também ao islamismo.

    O BRASIL NÃO TEM VERGONHA NA CARA POR AINDA NÃO TER CRIADO UMA LEI ESPECÍFICA ANTI-TERROR. O cheirador Tarso Genro, quando Ministro da Justiça, tem culpa neste assunto.


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  37. Coronel,

    Pelos filhos dos barões de Pelotas/RS que voltavam da Europa usando camisas com punhos de seda a fama da cidade é o que é!!!
    Então a oposição que se cuidade para o Lulla não acusa-lá de ser pelotense(ou campinense, conforme o estado).

    JulioK

    ResponderExcluir
  38. Chris

    Pelo que já li, foi a Dilma, quando ministra, que impediu a votação da lei anti-terror, "para não criminalizar os movimentos sociais".

    ResponderExcluir
  39. Assisti todo o disrcurso do Aécio e os apartes tb.

    Ali 4 senadores foram os mais enfaticos com Aécio.

    Gleisi HOffmann que defendeu Lula, disse que durante as duas campanhas de Serra ele não defendeu FHC,falava de Lula e não de FHC. Geraldo Alckmin tb.
    A imprensa está dizendo que Serra teria olhado p/ o Sarney,quase que pedindo um direito de resposta.
    Aécio não retrucou.Até elogiou Gleisi. Parece que ficou com ela.

    Outro foi Lindberg Farias, falou que Aécio tb gastou mais no ultimo ano de governo p/ eleger o sucessor.
    Aécio rebateu, mas hj a imprensa está dizendo que Aécio aumentou em 30% a maquina do Estado. O que Lindberg falou não era mentira.
    Outro foi Humberto Costa, Aécio tb rebateu,ali o embate foi mais duro. mas civilizado.
    Outra que tb que criticou foi Martha, mas ou menos como Gleisi, Aécio tb não retrucou.

    De todos os apartes o que mais gostei foi de Ana Amélia.
    Ela disse que Obama pegou todos de surpresa qdo se lançou candidato há 1 anos das eleições. Insinuou que Aécio estava tb se lançando candidato a presidente.

    Minha opinião. Acho que Serra não deveria ter ido ao congresso.
    Além de puxarem o saco do Aécio e dizerem que ele é o verdsdeiro lider da oposição e futuro candidato a presidente, ainda teve que ouvir criticas de pestitas.Principalmente da Gleisi e da Martha e até da oposição que disseram que durante a campanha não criticaram Lula.
    Teve alguém da oposição que disse, Se é pra continuar tudo igual, então vamos eleger o original, pra que a cópia.
    Foi muito contrangedor.

    ResponderExcluir