quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sabem o que assusta no artigo de FHC?

O que assusta no artigo de Fernando Henrique Cardoso é  a confusão entre o político e o professor. A gente não sabe se está lendo o sociólogo ou o presidente de honra do PSDB, o maior partido de oposição do país. No texto, parece que FHC não está nem aí para esta coisa sem importância que é ganhar uma eleição e chegar ao poder. Tanto é que discute estratégia de longo prazo em público e busca um exemplo dos anos setenta, quando a sua previsão demorou longos dez anos (dois mandatos e meio) para acontecer.Vejam como ele começa o seu artigo:

Há muitos anos, na década de 1970, escrevi um artigo com o título acima (“O Papel da Oposição”) no jornal Opinião, que pertencia à chamada imprensa “nanica”, mas era influente. Referia-me ao papel do MDB e das oposições não institucionais. Na época, me parecia ser necessário reforçar a frente única antiautoritária e eu conclamava as esquerdas não armadas, sobretudo as universitárias, a se unirem com um objetivo claro: apoiar a luta do MDB no Congresso e mobilizar a sociedade pela democracia. Só dez anos depois a sociedade passou a atuar mais diretamente em favor dos objetivos pregados pela oposição, aos quais se somaram também palavras de ordem econômicas, como o fim do “arrocho” salarial.

FHC faz questão de ressaltar que foi um visionário, um homem à frente do seu tempo.  A partir daí, define de forma muito concreta, correta e profunda um novo rumo para a oposição. O que assusta é não haver no texto a urgência e a premência do próximo pleito eleitoral. Soa como uma antecipação da derrota. Ou  FHC não começaria o artigo referenciando outro, onde ele previa coisas que aconteceram apenas dez anos depois. FHC está errado? De forma alguma, fosse ele apenas um teórico do PSDB e não um ex-presidente que, depois de dois mandatos, não conseguiu fazer o sucessor, ao contrário de Lula, diga-se por sinal. 

Depois deste brilhante artigo, se não quiser causar danos eleitorais irreparáveis ao PSDB, principalmente, pois não fala em nome das oposições, FHC deveria retirar-se da vida partidária. Continuar produzindo conteúdos, proferindo as suas palestras, mas sem interferir nos assuntos do dia-a-dia. Assumir que é intelectual, um sociólogo brilhante, alguém acima das meras lutas partidárias. Poderá até fazer uma visitinha à Dilma de vez em quando, que ninguém vai reparar. Porque aplicado a um contexto eleitoral, FHC escreveu e disse uma enorme bobagem sobre os pobres. Se assumir que o autor foi o teórico, o acadêmico, o estudioso, apenas terá defendido uma tese que ainda requer a devida comprovação. Resta saber se o pavão FHC terá humildade para aceitar este papel superior a ele reservado ou se daqui trinta dias teremos mais alguma declaração bolsonariana para servir de munição letal para o petismo. Aí sim, a oposição terá que esperar vinte anos, e não dez como nos anos setenta,  para chegar ao poder. FHC pode não ter pressa. Nós temos.
.................................................................................
O que sobrou do discurso de Fernando Henrique Cardoso para quem interessa, que é o eleitor, é que a oposição não gosta de pobre. É isto que o PT vai explorar e vai grudar na oposição. O resto é discussão  que não ganha eleição. Agora, se o PSDB não quer ganhar eleição, que não coloque o seu presidente honra a falar em nome da oposição. FHC , com todo o seu brilho, não fala nem mesmo em nome do seu partido, haja vista a reação de Álvaro Dias (PSDB-PR). Senhores e senhoras, não tentem justificar o injustificável: eleitoralmente, o discurso de FHC foi uma grande porcaria. O resto do artigo a gente vê se está certo mais tarde, lá por 2020.

67 comentários:

  1. OFF topic:

    manifestação de desabrigados e atingidos pela catástrofe em Nova Friburgo.

    http://3katherines.blogspot.com/2011/04/caiu-ficha.html

    também ocorreram manifestações semelhantes em Teresópolis e Areal neste dia 12 passado (3 meses da tragédia)

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gostei deste Blog, mas não posso conceber a pressa eleitoral que nele se impregnou, depois que o Zé Serra perdeu as eleições.

    Sempre critiquei o PT por fazer oposição da "terra arrazada". Agora vem o Coronel. Sei, que deveria haver uma mudança de rumos ou rotação de partidos e pessoas no poder, mas vir criticar o Fernando Henrique, porque ele diz a verdade, e isto pode prejudicar (o que não concordo) a ascenção das "oposições" ao poder, é coisa de petralha. Para mim, com esta posição o Coronel virou Major, pois não tenha nada contra o uso de coturno desde que não me batam em algumas partes dos brasileiros com eles.

    Lucinha Peixoto (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  3. Perfeita a tua avaliação, na minha opinião. Mas não deixa de ter um lado positivo, se essa "pobrofobia" ficar no colo apenas do PSDB de ricas plumas: abre caminho para outro tipo de oposição.

    ResponderExcluir
  4. O FHC é um dos grandes culpados pela permanência dos petralha no poder, na época do mensalão era para entrar com os dois pés na cara do vagabundo falecido, para que não tivesse tempo de se recuperar do golpe, já que o mensalão foi uma trama muito bem orquestrada para compra de voto no congresso em detrimento da coisa publica. Uma o posição “quinem qui essa” inté eu por ser + burro gostaria de ter.
    Oposição que não faz oposição, ta de conchavo ou e cagona.

    ResponderExcluir
  5. Uma pessoa inteligente como é o caso de Fernando Henrique calculou muito bem e antecipou todo esse resultado que decorreu de seu artigo. Evidentemente que ele sabia que seu artigo seria distorcido. O fato é que a estratégia proposta pelo FHC é a única possível. Está bem claro no artigo, não é uma questão de virar as costas aos pobres, mas, sobretudo, dar atenção a um segmento da sociedade que é crescente (enquanto os pobres são decrescentes), e que está pagando a conta do assistencialismo lulo-petista.
    Essa nova classe média que está surgindo vai exigir mais liberdade de ação, menos impostos, e vai querer ser representada. O próprio PT, junto com Lula, já tem uma estratégia para capturar essa classe média.
    Então, nesse sentido, o artigo do FHC é perfeito. Se ocorreram distorções na imprensa, paciência, só não vão poder colocar na TV que o PSDB é contra os pobres, tendo em vista que isso não está escrito no artigo.

    ResponderExcluir
  6. Aliás, o PT gosta tanto de pobre que vai fazer de tudo para que os pobres continuem pobres.
    O PT não tem interesse nenhum em dar educação nem em melhor a vida dos pobres. Tudo que eles estão fazendo é jogo de cena.

    ResponderExcluir
  7. O que sobrou do artigo é que o Sr. FHC precisa se retirar de cena!

    Devemos esquecer o que ele escreveu e o que escreve e diz, atualmente. Mais do que nunca: Fora FHC!

    ResponderExcluir
  8. Xii, Cel!

    Este artigo de FHC está dando margem a múltiplas interpretações.

    Será que ele tem de pegar na mãozinha de cada um dos tucanos para ensinar-lhes a fazer oposição?

    O PT não precisa dizer que a oposição não gosta de pobres (o que é uma mentira!), eles tem um leque de outras mentiras para convencer os idiotas (todas vistas no último programa eleitoral - obras mirabolantes, inaugurações, segurança, educação,etc - com maquiagem hollywoodiana!!!).

    Se FHC pudesse se candidatar hoje a Presidente da República, eu ainda votaria nele!´, e acho que o senhor também votaria, Coronel !


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  9. Vamos começar a campanha: "Referendo? No ano que vem é de graça", que também pode ser chamada: "Sarney, não desperdice o meu dinheiro", ou, "Se o Sarney é a favor, eu sou contra". Há algo estranho no ar, parece que o raio vai cair de novo, no mesmo lugar. No Brasil há eleição a cada dois anos, e, pela segunda vez, o desgoverno petistas et circenses querem um referendo (que na verdade é uma eleição), justamente no ano que não tem eleição... Começo a desconfiar, da última vez a brincadeira (que também não foi em ano de eleição) custou seiscentos milhões, e agora, quanto custará? O Brasil é tão rico assim que não pode esperar mais um ano e fazer esse referendo a custo zero, incluindo a perguntinha macabra na eleição municipal de 2012??? Pelo visto o Maranhão, referencial de Sarney, anda nadando em dinheiro...

    ResponderExcluir
  10. Frase do dia do C.H.

    "É oportunismo; o que aconteceu no Rio não foi com arma legal"

    Senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e a tentativa de impedir o comércio de armas

    NB: Já dizia meu pai, como é burro o meu cavalo !!!

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo plenamente com o que disse Katia Tavares. Não é uma questão de aversão a pobres, mas convenhamos, os pobres é que têm aversão à lógica, ao pensamento, e foram capturados pelo assistencialismo e populismo petista. Sobre os 'movimentos sociais', ongs e todos os outros parasitas do Estado, não há o que dizer, eles só são atraídos pelo dinheiro do Estado e pela estratégia granmcista de poder.

    Assim, onde as oposições conseguirão aumentar seu eleitorado? Na classe que produz e põe dinheiro neste país. Não é uma opção de escolher estes em detrimento daqueles, mas de observar que estes foram esquecidos pelo governo e estão abandonados pelos partidos de oposições (se é que ainda existem). Todos estão tão concentrados nos pobres, nos miseráveis, que esqueceram daqueles que pagam a conta e os salários dos políticos, funcionários públicos, e também as bolsas-esmolas.

    Se, nos EUA o contribuinte é o rei, e nenhum político ousa fazer qualquer coisa que o irrite, sob pena de nunca mais ser eleito, no Brasil o contribuinte é tratado com desdém e é só aquele que paga a conta, além de, muitas vezes, ser colocado como o vilão, o culpado por todas as misérias e deficiências do governo.

    ResponderExcluir
  12. Coronel,
    Será que ele já está CAQUÉTICO?
    A senilidade já lhe causou falência de órgãos? Os intestinos estão influênciando o raciocínio?
    É melhor que se retire mesmo, pra falar e fazer bobagens chegam os que estão nos cargos.

    ResponderExcluir
  13. A OPOSIÇÃO TEM QUE TER PRESSA E PRECISÃO!.

    ResponderExcluir
  14. Caramba! Acho que o artigo do FHC foi premeditadamente elaborado para gerar esta polêmica. A palavra "povão" (colocada propositadamente) foi a cereja do bolo!
    Coronel, sou seu leitor assíduo e fã, mas, não tenha dúvida, o FHC acertou NA MOSCA com este artigo.
    Vamos derrotá-los em 2014. Minha chapa seria Kátia Abreu e Alckmin.

    ResponderExcluir
  15. Caramba! Acho que o artigo do FHC foi premeditadamente elaborado para gerar esta polêmica. A palavra "povão" (colocada propositadamente) foi a cereja do bolo!
    Coronel, sou seu leitor assíduo e fã, mas, não tenha dúvida, o FHC acertou NA MOSCA com este artigo.
    Vamos derrotá-los em 2014. Minha chapa seria Kátia Abreu e Alckmin.

    ResponderExcluir
  16. Caramba! Acho que o artigo do FHC foi premeditadamente elaborado para gerar esta polêmica. A palavra "povão" (colocada propositadamente) foi a cereja do bolo!
    Coronel, sou seu leitor assíduo e fã, mas, não tenha dúvida, o FHC acertou NA MOSCA com este artigo.
    Vamos derrotá-los em 2014. Minha chapa seria Kátia Abreu e Alckmin.

    ResponderExcluir
  17. Cel

    Os Aposentados não esquecem que FHC, O Visionário, foi o criador da CPMF e do Fator Previdenciário.

    A Saúde continuou a mesma porcaria e o Fator Previdenciário esta exterminando os Velhinhos.

    A defasagem dos aposentados que recebem mais que um salário mínimo:
    1. No Governo FHC : 18,77%
    2. No Governo Lula : 42,27% )
    3. Governo Dilma mantém a defasagem.

    Agora FHC, Lula e Dilma possuem várias aposentadorias pagas com o Suor e Sangue dos Aposentados.

    CADA PAÍS TEM A MERD.. DE GOVERNO QUE MERECE.

    Wellington Menezes de Oliveira errou o alvo! Tinha que ter ido a Brasília, São Paulo ou São Bernardo.

    Átila

    ResponderExcluir
  18. OFF: Edmar Moreira, 'o deputado do castelo', foi nomeado para empresa vinculada à Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais

    O Globo de hoje.

    ResponderExcluir
  19. FHC = Lula. E ambos no beija-mão ao Sarney. PSDB = PT = PMDB. Foram 16 anos de mais do mesmo. Enquanto PT está na União o PSDB está em SP e vice-e-versa(os dois maiores orçamentos do país; o resto é migalha) Ainda não deu pra notar que é jogo de cartas marcadas? Pelo jeito essa caterva vai se manter no poder ad æternum.

    ResponderExcluir
  20. Nem original Fernando Henrique é. O artigo é uma imitação barata do discurso de Kátia Abreu. É a esquerda uspiana querendo obstaculizar a emergência da direita.

    Acorda Brasil!!! PSDB e PT são esquerdas de uma mesma origem!!!

    ResponderExcluir
  21. Caro Coronel,

    discordo de sua colocação. O artigo de FHC está correto e a mensagem que ele quer passar com o mesmo é a de que a oposição nas últimas eleições procurou angariar votos cegamente sem antes apresentar seu projeto de governo, sua bandeira, o que pensa a respeito dos temas importantes ao país. Ao invés disso, buscou a todo custo conseguir votos se fazendo de bonzinho com a população carente. Aqueles que recebem bolsa família não são a maioria da população e dadas as circunstâncias será muito difícil fazê-los mudar seu voto. O importante é focar no restante da população, que é a maioria e aonde se encontram 20% dos votantes que se abstiveram nas últimas eleições. O importante é despertar nos desinteressados e desiludidos com a política a vontade de mudar o país.
    O fato de seus aliados discordarem de sua colocação é porque não entenderam o que ele quis dizer e ressalta ainda mais a necessidade de se replanejar a oposição.

    ResponderExcluir
  22. Como sempre FHC mostra lucidez, competência e habilidade para dizer o que deverá ser feito.Oposição completamente perdida, FHC deu munição, agora é seguir.

    ResponderExcluir
  23. Coronel,estas pechas contra a oposiçao,como esta que nao gosta de pobre,so acontecem porque a oposiçao tem um marketing covarde ao contrario do PT.

    ResponderExcluir
  24. De uns tempos para cá sinto-me decepcionado com algumas manifestações de FHC. Depois de ter sofrido a enfermidade que parece atingir quase todos os sociólogos, ele, durante 8 anos, fez um ótimo governo. Durante o governo Lula, deve ter sofrido uma recaida daquelas, tendo feito até elogios ao velhaco "honoris causa". Cagliostro

    ResponderExcluir
  25. Gente FHC esta correto o PT VIVE FALANDO QUE ACABOU COM A POBREZA ENTÃO A OPOSICÃO NÃO PRECISA MAIS SE PREOCUPAR , E SE O Pt vier com o discurso que a oposição não gosta de pobre , não ligar e só lembrar ao Pt que não existe mais pobre FHC É mesmo UM Genio

    ResponderExcluir
  26. Na minha humilde opinião acho que PT gosta é dos IGNORANTES, pois eles são sua massa de manobra e existem ignorantes POBRES e RICOS!

    ResponderExcluir
  27. Acho que o ex-presidente Fernanado Henrique falou a coisa certa. Não dá para negar que disputar os chamados movimentos sociais e as camadas menos favorecidas que são beneficiárias de Bolsa familia com o PT seja o melhor caminho. Deve-se disputar é a Classe Média, essa sim massacrada pela alta carga tributária. Reinaldo Azevedo trata desse assunto com maestria eu seu blog.

    ResponderExcluir
  28. Barra da saia – Ser filho do presidente da República é, em qualquer parte do mundo, sinônimo de abuso e desdém. E isso acontece em qualquer regime político, independentemente da cangalha ideológico do mandatário. Até porque, o poder tem a incontestável capacidade de transforma qualquer cidadão em direitista convicto.

    Durante a era Lula da Silva, os filhos do messiânico ex-presidente abusaram do bordão “você sabe com que está falando?”. De uso indevido de aviões oficiais a passaportes diplomáticos, passando por sociedade com concessionária de serviços públicos, tudo aconteceu nos dois mandatos do petista Lula.

    Confirmando as declarações do antecessor, que garantiu ao povo ser ela a garantia da continuidade, Dilma Rousseff tem estendido à sua filha as benesses do cargo. Em sua recente estada na capital potiguar, durante o Carnaval, Dilma ordenou o uso do dinheiro público para a compra de um berço que abrigou seu neto na Barreira do Inferno.

    Como a história se repete quando o assunto é desmando, Dilma Rousseff rumou para a China na companhia da filha Paula. Primeiramente é preciso saber o que a filha da neopetista Dilma foi fazer na terra da Grande Muralha. Até onde se sabe, Paula é funcionária do Ministério Público do Trabalho. Por certo, a primeira-filha não foi à China para aprender com os nativos as inovações no campo dos direitos trabalhistas, pois esse é um assunto proibido por lá. Sem contar que nesse período a notória Paula não está batendo o ponto no MP.

    Para escapar da maledicência da oposição, o nome de Paula Araújo não consta em nenhuma das listas oficiais da comitiva brasileira que está na China.

    ResponderExcluir
  29. tô na área
    Dar guarida a FHC,Alvaro Dias,Guerra e demais punhos de seda é ficar na beira da estrada tomando chuva esperando passar um busão limpo,desinfetado e com ar condicionado que funcione.
    Vamos correr desta turma como o Binho sugere,pois é GOLPE.
    A maioria de vereadores,prefeitinhos e similares estão MIGRANDO AINDA MAIS para o comunismo de RESULTADOS,ou seja,pegando as boquinhas que estão se multiplicando.
    Quando serão criadas as milícias?.
    fui.....

    ResponderExcluir
  30. Coronel,
    A grande merda no Brasil é esse "povão" que não tem a mínima noção de nada, não sabe o que fala e dá uma aprovação de 80% pra essa corja de trambiqueiros saqueadores dos cofres públicos. Na verdade, uma aprovação sem lastro, dada por quem nem sabe o que faz, portanto só serve para ferrar o Brasil. Aliás, falando sem cerimônia, povão ignorante só presta para criar problemas social, não contribui com nada para o bem do Brasil, serve apenas de masse de manobra para politiqueiro se dar bem.

    ResponderExcluir
  31. FHC não foi, nem é um sociólogo brilhante. Como político, deveria se aposentar para

    valer. Quem não ajuda, não atrapalha.

    Várias mentiras ou distorções em seu artigo.
    1. Nunca foi um líder a frente do seu tempo, propondo uma ampla aliança contra a

    ditadura militar. Pode ter escrito qualquer coisa assim no Opinião, mas foi genérico e

    sem importância. E era uma idéia bastante óbvia.

    2. Ninguém pode recusar com vigor a mentira repetida de que houve compra de votos

    pelo governo para a aprovação da emenda da reeleição.
    É mentira mesmo?
    FHC mudou a Constituição para se reeleger por pura ambição de Poder. Deveria ter

    concentrado os esforços no Congresso por uma reforma política ou fiscal para valer.


    3. FHC acha que "Os cidadãos cansaram de ouvir tanto horror perante os céus sem que

    nada mude."
    Se fosse assim, o escândalo de Erenice Guerra não teria levado para o segundo turno a

    eleição de Dilma.

    4. sobre "a leniência com o empreguismo estatal".

    As privatizações foram feitas segundo os interesses e imposição do mercado

    internacional. A toque de caixa. Nunca houve uma preocupação em preservar os

    interesses do Brasil. O governo FHC financiou a compra no leilão (BNDES), vendeu

    “moedas podres” a longo prazo e ainda financiou os investimentos que os

    “compradores” precisavam fazer. E demitiu em massa antes de privatizar.

    5. privataria
    FHC dizia q a venda das estatais era para atrair dólares, reduzir a dívida do Brasil com o resto do mundo – e “salvar” o real. E o dinheiro arrecadado com a venda serviria ainda, para reduzir também a dívida interna. Aconteceu o contrário: as vendas foram um “negócio da China” e o governo “engoliu” dívidas de todos os tipos das estatais vendidas; isto é, a privatização acabou por aumentar a dívida interna. Ao mesmo tempo, as empresas multinacionais ou brasileiras que “compraram” as estatais não usaram capital próprio, dinheiro delas mesmas, mas, em vez disso, tomaram empréstimos lá fora para fechar os negócios. Assim, aumentaram a dívida externa do Brasil.

    6. "nos muros do Congresso e este perdeu força política e capacidade de ressonância."
    O Congresso perdeu sua força política na CPIs do mensalão. Pq FHC não apoiu o

    impeachment de Lula?

    7. Povão
    Sem falar na 'flexibilização' das leis trabalhistas, como se dizia no governo FHC: todos os trabalhadores terminariam tercerizados, como se tivessemos aqui um capitalismo plenamente desenvolvido.
    Ou seja, o povão, aquele que trabalha p/manter o país andando nunca foi interesse tucano. As estatais foram construídas com o trabalho de gerações de brasileiros, que delas tiravam seu ganha-pão. Nada contra privatizar, quando necessário e de acordo com os interesses dos brasileiros.
    Mas não foi o que aconteceu.
    Nosso sociólogo apressado concluí que temos uma nova classe média, a qual pretende representar. É burrice ou cara de pau?

    ResponderExcluir
  32. FHC é para poucos, essa é a questão.

    Que tal ler 3 ou 4 vezes o texto TODINHO ?

    Parabéns ao FHC, sempre brilhante!

    ResponderExcluir
  33. Para mim não assusta nada Coronel, sempre o Prof. Fernando Henrique Cardoso joga luz nas trevas....

    Jamais o entendemos, entende-lo agora é meio que já tarde....

    ResponderExcluir
  34. já estou ate visualizando os programas eleitorais do PT e os debates, ambos apoiados nessa porcaria que ele falou...

    consigo ate imaginar a musiquinha catastrófica de fundo enquanto mostram um pedaço do artigo e um narrador, com voz seria, dizendo que "eles" não gostam de pobre...

    chega de FHC, pelo amor de Deus!!!!

    ResponderExcluir
  35. E os chineses vão levando a brasileirada no bico

    Os chineses são os mais antigos comerciantes do mundo. Sabem aquele papo de sabedoria milenar? Pois é. Nunca deixaram de fazer negócios nem debaixo do porrete comunista. Quando Hu Jintao visitou o Brasil, em 2004, prometeu apoiar o pleito do Brasil por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Em troca, o Brasil reconheceu, calculem, a China como uma economia de mercado, o que poucos países fazem. Isso significou que Banânia estava dizendo que os chineses respeitam as regras básicas do comércio mundial e os mecanismos multilaterais que o regulam. Bem, não respeitam.

    E o que os chineses fizeram do “apoio” à reivindicação do Brasil? Passaram a atuar firmemente contra qualquer mudança no Conselho de Segurança. Afinal, se e quando se discutir a ampliação das vagas permanentes, outro candidato a assumir uma cadeira é o Japão, coisa que Pequim não aceita. Por que essas informações?

    Hoje, o governo chinês jurou a Dilma que é favorável a que o Brasil tenha uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Como a questão japonesa está onde sempre esteve, adivinhem quanto vale essa promessa…

    Por Reinaldo Azevedo

    ResponderExcluir
  36. Meu caro, FHC deu mais uma aula de oposição, ainda que possamos discordar de um ponto ou outro, e você vem me dizer que o cara - e ele é o cara - está pregando que a oposição não gosta de pobre!!? Sorry, mas você não entendeu nada do que o homem disse.
    E essa história do que o petismo vai dizer é uma bobagem. O petismo mente o tempo inteiro então tanto faz como tanto fez o que a oposição diga. A oposição tem é que parar de ficar a reboque da escória petista. Se ouvirem um pouco o verdadeiro oposicionista do BR, o sr. FHC, talvez tenhamos futuro. Se continuarmos na base do que os petistas vão dizer, dançamos de novo. Espero que publique! Abs

    ResponderExcluir
  37. O que sobrou é que o psdb nunca foi oposição ao pt.

    ResponderExcluir
  38. DA ATÉ PENA VER NO QUE SE TRANSFORMOU O EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA FHC: UM BOBO DA CORTE!

    QUANDO DO CASO DO MENSALÃO, FHC PODIA TER COLOCADO O BRASIL EM ORDEM, SENDO OPOSIÇÃO VERDADEIRA, TENDO ENCABEÇADO UM PEDIDO DE IMPEACHMENT DO LULA E DA SUA TURMA DA LADROAGEM, MAS... PREFERIU CALAR-SE COVARDEMENTE.

    INFELIZMENTE OS ÚLTIMOS GRANDES ESTADISTAS DO BRASIL JÁ MORRERAM FAZ TEMPO!
    UMA DAS POUQUÍSSIMOS PESSOAS QUE EU PENSAVA QUE PODERIA ASSUMIR ESTE NOBRE PAPEL E VIRAR O JOGO EM FAVOR DO POVO DO NOSSO PAÍS, ERA O GENERAL AUGUSTO HELENO, MAS ME PARECE QUE ELE TAMBÉM VIROU FANTOCHE DOS PTRALHAS, OU SE ACOVARDOU, SE ACOMODOU E AGORA SEM NENHUMA PRETENSÃO SÓ ESPERA A HORA DA SUA APOSENTADORIA...
    O GENERAL HELENO, ESTÁ PERDENDO A GRANDE OPORTUNIDADE DE ENTRAR DE VEZ PARA A HISTÓRIA DO BRASIL, SE CANDIDATANDO A PRESIDENTE, MAS PARECE QUE ELE PREFERE ENTRAR MESMO É NO OSTRACISMO.

    BEM, AINDA ME RESTA UMAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS, COM A KÁTIA ABREU OU COM O ÍNDIO DA COSTA. VAMOS VER NO QUE DÁ...

    ACORDA E REAGE BRASIL!
    FORA PTRALHAS!

    ResponderExcluir
  39. Caro Coronel,

    Me permita discordar, mas o discurso me parece coerente e bem atual. Ele diz inclusive que a oposição está deixando de explorar diversas falhas no governo atual. A princípio o discurso parece morno, mas se formos analisar mais profundamente, veremos que ele tem toda razão, e nem mesmo deixa de dar a dica para a atual presidente, no sentido de tentar se diferenciar do apedeuta. No geral, dá de lavada nesses Aécios da vida que querem se passar de bom moço e apunhalar pelas costas. O momento político atual não é tão simples, mas acho que ele cantou bem o caminho das pedras. A oposição atual, se é que existe, está na verdade com medo de botar a cara na frente para não ficar mal com o marketing populista instalado pelo apedeuta. Mas se esquecem que o povo ignorante é fiel só até certo ponto, ao contrário dos esclarecidos, que espero seja a maioria. A oposição deve falar em nome desses últimos e nenhum deputado até agora, a exceção de uns gatos pingados, até agora falou.

    ResponderExcluir
  40. Perfeita sua percepção.
    Agora, a petralhada vai toda se voltar PARA a classe média.
    O povão já tá dominado.
    A maior desgraça nacional foi a REELEIÇÃO.

    ResponderExcluir
  41. Pois é, dos nossos, apenas o casal Coronel e Nariz Gelado não perde de vista o fundamental: ganhar eleições. No anos passado, ainda em junho, Nariz Gelado cantou a pedra: perderemos. Neste nono ano de governo do PT, a 1 anos e meio das municipais e três anos e meio das gerais, o Coronel nos avisa: perderemos. Eles não são de dourar a pílula, sabem distinguir torcida de análise. Torcem apaixonadamente, mas não se deixam cegar pela paixão a ponto de perderem a razão. Os nossos, Reinaldo Azevedo à frente, pedem calma na leitura do artigo de FHC. As palavras têm significado, ensina o mestre de Dois Córregos. As de FHC, também, não é verdade? Falou o ex-presidente enquanto uma analista distante do jogo político? Por acaso, o ex-deputado José Dirceu se permitiria uma análise dessas em público? Não, ele sabe que faz parte do jogo político. Uma palavra sua é uma palavra... de ordem! Eliane Cantanhêde, com base no artigo de FHC, celebra a missa de réquiem da Oposição. No íntimo parece que ela está a comemorar. Não é o que acontece com o casal. Ele nos avisa, nos instiga, nos anima, sim, anima. Mas não passa a mão pela cabeça de ninguém. Nem na de FHC. Afinal, o ex-presidente está a fazer contra a Oposição mais do que o governo Dilma poderia imaginar fazer. Vida longa ao casal Coronel-Nariz Gelado!

    ResponderExcluir
  42. CARCARÁ SUPER REVOLTADO!13 de abril de 2011 às 14:20

    COMO TENHO DITO AQUI, A POLÍTICA BRASILEIRA VIROU UM IMENSO PUTEIRO E O POVO É QUE PAGA A CONTA DESTES(AS) SAFADOS(AS!

    Em discurso, prefeito confessa ser analfabeto e ter comprado diploma.

    "Comprei um 'diproma'. Eles me deram o maior trabalho. Sou analfabeto, mas sei trabalhar. E eu agradeço de coração a comunidade de Dom Cavati" (sic). A afirmação foi feita por Jair Vieira Campos (DEM), prefeito da cidade de Dom Cavati, no interior de Minas Gerais, em um discurso gravado em vídeo que foi parar no YouTube. A legislação eleitoral impede que analfabetos disputem cargos políticos. Ele informou que tinha Ensino Fundamental incompleto ao fazer seu registro de candidatura. Não há informações sobre como Campos conseguiu passar no exame de alfabetização.

    A eleição do prefeito, em 2008, foi marcada por outra polêmica. A votação terminou empatada: Jair Vieira Campos e seu único adversário, Pedro Euzébio Sobrinho (PT), tiveram 1.919 votos cada um. Como a lei eleitoral determina que o mais velho seja declarado vencedor, o então candidato democrata levou vantagem. Sobrinho questionou a eleição na Justiça Eleitoral. A ação ainda não tem prazo para o julgamento. O prefeito foi procurado pela imprensa, mas não foi localizado.

    TEM O VIDEO NO YOUTUBE:
    http://www.youtube.com/watch?v=RoefEg9n1s8

    ResponderExcluir
  43. Coronel, a meu ver você e o seu blog descambaram para a total e perfeita anarquia política. Com ausência de um norte ainda pior que a da oposição. Enquanto que 44 milhões sabem exatamente o que querem você se distancia da racionalidade e lógica e fica se perdendo nessa fomentação de ódio e rancor. Tenta ser melhor que isso rapaz.

    ResponderExcluir
  44. HOMEM ATEIA FOGO NA BANDEIRA DO BRASIL EM BRASILIA

    http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000420716

    ResponderExcluir
  45. Wellington Londrina

    Li o artigo de FHC e há tempos não via uma análise tão verdadeira e profunda da situação da oposição, se é que existe alguma hoje. Foi um chacoalho e um projeto de longo prazo. Infelizmente o parágrafo em que ele fala do "povão" foi o único que as pessoas consideraram e já o tacharam, apressadamente, como sendo um quase inimigo do povo. Será que FHC falou alguma mentira? Em suma, o povão tá comprado com as bolsas e os cargos, como disse o Lula pq eles pensam com o estômago e não com a cabeça. Ao querido presidente FHC, meu respeito e minha admiração mais uma vez!

    ResponderExcluir
  46. Discordo veementemente ! e espero que meu comentário seja publicado, já que tantos outros que discordaram da opinião do dono do blog, não o foram.......O PSDB não pode ter vergonha de ter nascido e de incorporar uma visão de classe média !! afinal, uma nação não deve buscar ser representada por"classe pobre" , "classe média" e "classe rica"........o PSDB tem orgulho de ter nascido com essa cara.......em 94 e 98, ele ganhou porque também, com sua atitude, incorporou o povão......interessa ao PSDB ter pra sempre uam classe média que saiba ler e não apebnas seja dependente dos sindicatos e de bolsa-esmola.....o PSDB vai voltar pro poder mesmo falando "apenas" a classe média.....esse ´o nosso DNA...O DNA do PSDB.....se, por algum fortuito, agradar a classe pobre, melhor........mas um país não deve buscar ter uam classe pobre....e sim uma extensa classe média....parabéns ao líder máximo do PSDB, Fernando Henrique Cardoso

    ResponderExcluir
  47. FHC está corretíssimo,hoje quem ganha R$1.200,00(DOIS MÍNIMOS),é considerado classe média(O que eu descordo), e quer ser visto como tal.Eles estão neste vácuo estatístico,eram pobres portanto PT,e agora?Eles são clase média igual os patrões!!!!Está fácil de fisgar.A analise de FHc está correta só não sei, e ai concordo com o Coronel,se deveria tornar público ou adotar como estratégia de campanha.

    ResponderExcluir
  48. E pensar que a nação brasileira e as nossas Forças Armadas devem a este Sr uma das mais nefastas iniciativas de sua mente privilegiada(?) : a criação do Ministério da Defesa.

    Graças a esta medida nosso Poder Militar perdeu a sua voz e, como consequência, vem sendo dilapidado, desconsiderado e desfigurado a olhos vistos.

    Grande brasileiro esse Sr !

    E a conta, será cobrada de quem, quando a "cobra vier a fumar" ?

    ResponderExcluir
  49. Eu não encontrei a parte que FHC escreve que é contra ou não gosta do "povão".
    O que entendi é que não adianta tentar dividir esse segmento com o PT ou seja, a cabeça deles está feita desde o momento em que a oposição deixou de defender os governos Itamar e FHC.

    Mago

    ResponderExcluir
  50. Leio Coturno, Corona, quando dá, depois de tuitar... é como um teste diário de afinação.

    Avante!

    ResponderExcluir
  51. xiii, acho que o PT vai ficar uns 50 anos no poder...

    assim como FHC, tem colega aqui achando o artigo dele muito "inteligente"...

    provavelmente ambos estão pensando que quem vota no Brasil eh o eleitorado sueco ou holandês...

    o artigo eh bom, mas francamente, FHC não saca que mora em Banania...

    esse eh o problema de alguns intelectuais, a falta de ambientação, a total alienação ao mundo real em que vivem...

    FHC e alguns colegas aqui, se convidados, talvez topassem ir vender geladeira pra esquimó...

    ResponderExcluir
  52. Desculpe, Coronel, acho eque o sr. leu mas não entendeu o que o FHC escreveu. Ele fala que o partido deve tomar conta de uma parcela de eleitores que está sem representação. Até agora não existe partido que tome "conta" de nós eleitores classe média. O PT "toma" conta dos pobres por que assim terá garantido seus votos e dos milionários e quem nos representa!?
    Quem representa os jovens e a parcela da população que está cada dia mais desencatada com a política?
    São esses eleitores que o FHC diz em seu artigo que a oposição tem representar. E no meu entender ele está certissimo.

    ResponderExcluir
  53. fhc foi um péssimo político. Seria injusto eu dizer que foi 100% ruim, mas sua política assistencialista (e tudo mais que se aproxima dos comunas) e medidas como a cpmf e a mudança (in)constitucional para permitir a reeleição foram abjetas, bem como seu apoio moral ao pulha, quando do mensalão. O pt está aí por causa do fhc. O Brasil precisa ser higienizado urgentemente.

    ResponderExcluir
  54. meodeos, o Coronel e nos aqui que criticamos o artigo entendemos perfeitamente o texto!!!!!!!!!

    alo!!!! nos entendemos!!!!!

    o problema eh que quem NÃO ENTENDE o artigo eh a parcela da população que eh MAIORIA DO ELEITORADO!!!

    e uma eleição se ganha com o voto da maioria!!!!

    eh difícil compreender isso????

    entre tudo que FHC escreveu, o que vai bater la no tal "povao" eh a ideia que tucanos nao gostam deles...

    pronto, isso basta para perderam mais eleitorado ainda entre essa classe...

    o PT esta felicíssimo, pois ja ganhou o gancho para a campanha de 2014...

    para desconstruir essa merda ai escrita por FHC, vai dar um trabalho dos diabos!

    ResponderExcluir
  55. Coronel, aqui no Ceará já aconteceu do jeito que você previu. Estava eu acompanhando a sessão da Assembléia Legislativa quando começou a discursar o petista Francisco Pinheiro (ex-vice-governador). Ele começou falando da Prefeitura de Fortaleza, mas lá pelo meio da falação a coisa tomou o seguinte rumo:

    "Nós conquistamos os corações e mentes dos pobres. O mais destacado tucano disse em artigo, literalmente, que 'não devemos disputar o voto dos mais pobres, temos que buscar o voto da classe média nascente'. Isso mostra o método. No governo deles, a exclusão social era marca, enquanto no nosso a marca é a inclusão social. Nós fazemos questão de disputar o voto dos mais pobres, enquanto que o PSDB e o PFL disputam o voto do setor mais elitizado.

    Aqui a nota no site da AL-CE:
    http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=18017#

    Realmente, o FHC está de parabéns. Acabou de fornecer a bandeira com a qual o PT vai vencer de novo em 2014.

    ResponderExcluir
  56. O que será que rolou naquele almoço coM o presidente dos Estados Unidos . FHC se vendeu para o poste ou ela mostrou algum dossie contra ele e o preço foi ele acabar com o PSDB . SERRA CORRA SAI DESSE PARTIDO ANTES QUE O FHC AFUNDE TODOS .fICO A pensar será que ele quis dizer isso mesmo ou ele quis jogar com as palavras as veze até certo ponto concordo ontem li no jornal classe c ja pensa em fazer viagem internacional , enquanto a classe media não consegue nen pagar suas contas ......

    ResponderExcluir
  57. O PT, como toda esquerda, em todos os paises, em toda a historia da humanidade serve-se da pobresa e busca todos os meios de eterniza-la. A pobreza é a própria razão de ser da esquerda. Não houvesse aquela e esta deixaria de existir.
    FHC não soube fazer politica quando foi presidente: puniua classe média, arrazou com os aposentados, saneou as finanças e entregou a horta cheia de alfaces para os cabritos vorazes do PT.
    Os paulistas têm de ser mais realistas, por o pé no barro, comer poeira, ir para as praças, teatros, universidades, organizar vigilias contra a corrupção, enfrentar a militancia paga do PT(que está montado na maior grana), suportar vaias, tolerar coquiteis molotoffs, suar a camisa.
    FHC é culto e de uma cultura histórica,porém superada, é um intelectual idoso e respeitavel.
    Precisamos de ir é a luta, para a praça, para as ruas.
    O que está montado no Brasil é o mair empreendimento de CORRUPÇÂO ja visto neste pais. Isto virou empresa.
    A luta tem de começar com comicios para 30 pessoas e logo seremos milhoes.

    ResponderExcluir
  58. Olha gente! Se a oposição não gosta de pobre é questão de gosto mas jamais iria lhes prejudicar. E voces acham que o PT gosta de pobre(int). Não. Os pobres são e analfabetos são apenas instrumentos, representam votos. Lula mantem os pobres em banho maria dá uma bolsinha aqui outra la e assim o coitado do pobre vai vivendo na esperança de que dias melhores virão - mas não virão enquanto o PT estiver no poder porque são homens autoritários que colocam na frente primeiro os seus objetivos e depois a quem eles vão atingir. Acredito até que a oposição sendo mais culta faria mais pela pobreza do que o PT porque sabem que um pais cheio de pobres e sem instrução não vai para frente porque o bolsa familia de hoje tem que ser o cidadão livre de amanha e não dependente do governo que inclusive pode suprimir de alguns o bolsa familia. A unica cois certa mesma, gente... é a morte.

    ResponderExcluir
  59. tô na área
    Segundo FHC o Brasil tirou REALMENTE UNS 50 MILHÕES da pobreza,elevou outros tantos para a classe MÉDIA,assim NÃO HÁ POR QUE SE perder tempo com povão.
    ISTO NÃO EKZISTE mais no Brasil e o restinho a Maligna vai sumir com tudo.
    Tá na hora deste FDP sair um pouco dos JARDINS onde reside e dar uma visitada nas Vilas Madalenas e Navegantes da vida real.
    Quem sabe ir até GUARIBAS ver o berço da fome zero

    ai meus sais!!!!

    ResponderExcluir
  60. E o PT por acaso gosta de pobre?

    ResponderExcluir
  61. carcara, se vc entrar no site do PMB ( partido militar brasileiro ) vc verá que o general heleno não se acovardou, e devera ser o candidato a presidência do novo partido.


    Paulo/SP/Capital

    ResponderExcluir
  62. Não. O PT alimenta o pobre para nao morrer de fome pois cada pobre morto significa menos um voto. Mas sera que essas pessoas não percebem que eles são instrumentos de carne e osso para uma ambição satanica.

    ResponderExcluir
  63. Serginho /Sampa 13 de abril de 2011 14:26

    quem está perdido é você!

    o Coronel mostrou exatamento o que a corja do PT fará: distorcer, mais uma vez, as palavras do FHC e usar contra o PSDB!!

    O PT é artista em distorcer, corromper, deturpar.

    E acho que você é um belo de um Petralha!!!!

    Que está fazendo aqui???

    Coronel: RACUMIN!

    Flor Lilás/PR

    OLHO VIVO E FARO FINO

    ResponderExcluir
  64. Coronel e Coturneiros.

    adminiro muito o FHC.

    Ele não falou bobagem, e todos sabemos disso.

    No entanto, não deveria ter falado algo que desse margem à deturpação por parte do PT.

    Discordo veeementemente de três atitudes sérias que ele tomou:
    1. colocar a reeleição no governo brasileiro
    2. impedir "pelo bem do Brasil" que o mensalão fizesse o impeachment do Nullo
    3. falar a favor da liberação da maconha

    Concordo que há muitas vezes em que ele é mais professor, erudito, filósofo, sociólogo que político.

    Mas não me venham dizer que está senil.
    É uma mente brilhante.
    Tirou o Brasil do buraco ao qual o Nullo e a corja do PT estnao nos jogando de volta.

    Que triste ir ao supermercado e rever o monstro da inflação de volta!!!!


    Flor Lilás/PR

    ABAIXO O PT
    ABAIXO OS CORRUPTOS

    ResponderExcluir
  65. O que me assusta são pessoas dúbias, que causam confusão.
    Calar é uma ARTE.

    ResponderExcluir
  66. A análise de Dora Kramer sobre o artigo de FHC, que ela chama de "pensata", pra mim diz tudo.

    (Dora Kramer- Folha de SP 14/04/11)
    Em: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-colunas/631404-dora-kramer-13042011

    Alguns trechos:

    “ Diante disso, pergunta FH, o que
    fazer?
    Primeiro de tudo,
    não dispensar o auxílio da autocrítica, que no artigo o ex-presidente detalha ponto a ponto na incapacidade de o PSDB defender a agenda da modernização executada a partir do governo Itamar Franco.

    Em segundo lugar,
    dizer adeus à ilusão de que seja possível disputar com o PT os públicos que o governo capturou por meio dos instrumentos de poder: assistencialismo e variadas maneiras de distribuição de recursos públicos a setores específicos. [CITA, ENTRE OUTROS: se aproximar dos estudantes]

    Em terceiro lugar,
    segundo o ex-presidente, é preciso ter o que dizer num diálogo menos institucional e mais ligado a temas do cotidiano

    COMPLEMENTA: É um roteiro. Que pode ser visto como um convite à reflexão sem que necessariamente se concorde em tudo com ele ”.

    ResponderExcluir
  67. Coronel

    A discussão sobre se PSDB gosta de pobre ou não (que o PT vai explorar às últimas consequências) deve ser explorada também às últimas consequências pelo PSDB. Isso ganha eleição; ficar calando ouvindo e apanhando, é que não ganha nada.

    ResponderExcluir