sexta-feira, 4 de março de 2011

Governo Dilma não tem vida própria.

O Brasil é um país fantástico. Os julgamentos políticos duram algumas semanas, se tanto. Em dezembro, o PMDB era visto como um anteparo diante do autoritarismo do novo governo do PT. Dois meses depois, o mesmo partido virou o símbolo maior da corrupção. O mesmo se aplica à presidente Dilma Rousseff. Era considerada uma mera marionete de Lula. Cumpria a missão de segurar por quatro anos o lugar que deveria ser novamente de Lula. Contudo, nas últimas semanas, foi incensada por políticos e jornalistas. O "poste" ganhou vida. Passou a representar a responsabilidade administrativa, a seriedade no trato da coisa pública e até um certo devotamento à cultura, pois seria uma apreciadora de cinema, de música e de literatura.

Numa hábil manobra, o governo conseguiu minar a oposição sem necessitar dos quinta-colunas, que durante anos fizeram de tudo para desestimular o debate político, usando velhíssimos argumentos regionalistas.Bastou a presidente fazer alguns acenos -como reafirmar (e é preciso?) a defesa da liberdade de imprensa- para que uma verdadeira onda fosse criada realçando as diferenças entre ela e seu antecessor. Numa curiosa dialética, seriam opostos mesmo fazendo parte do mesmo partido e tendo as mesmas ideias. A insistência para insuflar a criatura contra seu criador é patética. A oposição está jogando fora 44 milhões de votos ao procurar se aproximar da presidente.

É sabida a falta de combatividade de amplos setores oposicionistas, mas o que está acontecendo nas últimas semanas é mais um desastre anunciado. Dilma continuará fiel a Lula e a oposição vai ficar desmoralizada.Lula e Dilma são apenas faces de uma mesma moeda. Representam os mesmos interesses partidários e empresariais. No máximo podem ter (e têm) estilos distintos. Seria inimaginável Lula dar uma longa explicação com o auxílio de um "power point". E no mínimo estranho Dilma passear em um palco relatando casos pitorescos da sua vida. 

A manobra governamental visa somente dar fôlego a Dilma. Evitar que tenha de se confrontar com a oposição neste momento de recolhimento de Lula. Nada pior para ela do que fazer um discurso de improviso justificando algum erro do governo. Ou responder a perguntas incômodas de jornalistas. Iria meter os pés pelas mãos, como ocorreu durante a campanha presidencial. Mas não: foi tratada como uma chefe de Estado exemplar. Isso apesar do apagão, do agravamento da superlotação dos aeroportos, da inoperância diante dos efeitos dos desastres naturais, da inflação, do corte fabuloso de R$ 50 bilhões (revelando enorme incompetência na elaboração do Orçamento) e de um ministério pífio, cinzento, sem cara, fraco e incapaz.

O governo Dilma não tem vida própria. É uma extensão do anterior, mero continuísmo. Não se deu conta de que a manutenção da mesma política econômica e social não será suficiente para enfrentar os desafios desta década. Não é crível imaginar que seja possível simplesmente viver do prestígio do presidente anterior. Popularidade tem prazo de validade. E não é transferível para todo um governo, diferentemente de uma campanha eleitoral. A sorte de Dilma é que a oposição não gosta do batente. Deixa para o dia seguinte a oposição que tem de ser feita hoje. Troca os 44 milhões de votos por um simples prato de lentilhas. Tem medo do poder, do enfrentamento, é adesista. Quando dá sinal de vida, confunde contundência com deselegância. Dessa forma, Dilma encontra um fértil campo para a colheita política.

MARCO ANTONIO VILLA, historiador, é professor do departamento de ciências sociais da Universidade Federal de São Carlos e autor, entre outros livros, de "Breve História do Estado de São Paulo" (Imprensa Oficial). Artigo publicado na Folha de São Paulo.

12 comentários:

  1. Caro comandante, concordo em grande parte com tudo isto ai. O Grande problema da politica brasileira são os muralistas ( que ficam em cima do muro) aguardando ou melhor vendo em qual dos lados se darão melhor e ai pulam para ele. Sou de Direita, escrevo com a direita, chuto com a direita, como com a direita e meus pensamentos são de direita e nem por isto são anti democraticos. Mil vezes debater e escrimir com um de esquerda autentico do que conviver com um sem lado ( exemplo os traecios e paulinhos da força). Oque tem lado tem posição briga por ele e perde ou ganha de pé. Os outros não a tal centro esquerda????os tais sociais democratas???? deveriam vestir é carapuça de traira, pois o meio e o fim destes é o lucro e o ganho proprio não importanto quem puche a fila. Se nós de direita ou os caras de esquerda deixarem de se aliar com os do Centro, muralistas ( tucanos, PMDB, PP etc.etc.) o Brasil se moraliza e as decepções, em especial as minhas as nossas serão menores - um abraço - Gaucho do Marambainha.

    ResponderExcluir
  2. Como não existe oposição, cabe a nós os 44 milhoes que não votaram nos petralhas a realizá-la; começando por não comprar nenhum produto LG.
    Na minha casa não entra produto LG com perdigotos do babalorixá.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico. Certeiro.
    Eis um professor que quer o bem do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. O mapa está desenhado para o Brasil se tornar brevemnte uma Venezuela , foi assim que o Chavez manobrou para se tornar o que é hoje, um ditador disfarçado ,os opositores se calaram e deu no que deu .

    ResponderExcluir
  5. .
    Mas é claro que não tem e digo porque no post abaixo:
    .
    Postado no Blog O Portal – J. P. Fontoura em 26.10.2010.
    .
    Preceptor e “Precipitada” (*)...
    .
    O preceptor Lula foi mesmo o presidente mais popular desde Tomé de Souza (l549) ou foi e continua sendo aquele troglodita dos “Portões das Metalúrgicas”?
    .
    Nenhum dos dois!... Lula é uma “imagem holográfica” projetada pelos “leds” da Imprensa – vendida ou comprada – nessa nevoa nauseabunda que exala o pútrido dos porões do “neolulopetismo”.
    .
    Ora! Mas por que Lula foi e é o que é?... ...Muito simples!... ...Porque introspecta uma desdita pelo que a aridez da Caatinga lhe causou nos primórdios de sua vida, somatizando uma necessidade doentia de vingança... ...Mas contra quem?... ...Contra o mundo, pois a Caatinga não encarquilhou somente sua pele, mas também sua alma e seu caráter, que agora libera esse “comportamento psicopático” que aflora através de seu egocentrismo exacerbado, pois ele se considera o “centro do universo em que habita”!...
    .
    Bem!... Mas e Dilma! Ora! Dilma é uma “Corpse Flower” (Titan Arum) enxertada na cepa do “terrorismo" que foi e continua sendo sem ter perdido o cheiro “horrorível dessa Flower”... ...Dilma é um daqueles “entes” que não possui luz própria por isso se pôs entre Lula e a “holografia” deste... ...Sobrevive da côdea, que degusta mesmo que seu preceptor a tenha deixado cair sobre a lama nauseabunda onde chafurdam... ...os dois...
    .
    Tanto o comportamento do preceptor quanto o da "precipitada" confirmam o princípio de que o “ser social corrupto” nunca vai agir como “ser político ético” porque, a priori, esta virtude não consta na gênese do seu caráter como “ser humano”!
    .
    .
    (*) - Precipitada por dois motivos: primeiro porque Lula a precipitou sobre a vontade do Povo, segundo porque é uma precipitada destrambelhada em tudo que diz e faz...

    ResponderExcluir
  6. Entendo a idéia daqueles que dizem que ainda há chance para a democracia. É lindo pensar assim, pena que não seja verdade. Tenho 31 anos e não vejo com bons olhos o rumo que o Brasil está tomando. Não se enganem meus amigos de Direita, estamos a passos largos de se tornar uma Nova Venezuela!!! O MST infesta nossas terras, espalhando o caos e a bárbarie sem medo da lei e do Governo (Governo este que dá $$$$ para as suas invasões)!!! O próprio Governo dá asilo a terroristas de outros países, demonstra seu amor à ditadores e mantém grande parte da massa esfomeada e ignorante numa espécie de AMNÉSIA MORAL graças ao Bolsa-Esmola!!!! Não pensem que as coisas vão melhorar...pq não vão. O fato é que já estamos em guerra e não duvidem de que logo, logo ela chegará até nós!!!

    ResponderExcluir
  7. cEL.

    Belo texto deste historiador. Serve, porém, somente a pessoas esclarecidas.

    O povão lê este artigo??? Se lerem, entenderão ao contrário.

    A oposição lê este artigo???? Deve ler, mas prefere ficar no "dolce fa niente". Ficam na tal "oposição propositiva"...que não resolve porcaria nenhuma, para dizer o mínimo!

    Concluindo, os 44 milhões de eleitores de Serra estão na rua da amargura.


    Chris/SP

    ResponderExcluir
  8. Como diria emir sader, no Brasil a oposição "é meio autista"...

    ResponderExcluir
  9. Fazendo um paralelo, assim como um novo técnico de futebol, um novo presidente da república gera um monte de expectativas por parte da torcida. Se o time for mal, o primeiro a dançar é o técnico, que não soube organizar a casa e deixou a vaca ir pro brejo. Rapidinho é esquecido e começa tudo de novo. Por enquanto, estamos nos campeonatos menores, nas fases de testes. Quero ver quando começar o campeonato nacional valendo pontos...

    ResponderExcluir
  10. O Blog do Villa é ótimo.
    Parabéns,Coronel.

    ResponderExcluir
  11. É um texto como esse que faz a gente entender porque os governos, sejam eles federal, estaduais ou municipais, fazem questao de desestimular a formação docente.

    Brilhante!

    ResponderExcluir
  12. Coronel
    Orgulha-nos muito vc ser de nossa terra natal.
    Continue sempre assim, pois esse nosso Paiz está a caminho do caos.
    Contamos com sua inteligência para expor as podridões dessa republiqueta petralha.
    Pena que os 53 milhões não conseguem ver essa realidade!!!
    Estamos todos passivos aguardando a banda passar. Não vejo perspectivas boas nisso.
    O paiz precisa de providências práticas para esse caos!!!
    Gde abraço.

    ResponderExcluir