domingo, 6 de fevereiro de 2011

Antes e depois.

Antes... 

Vim, hoje, por também reconhecer o papel extraordinário que o presidente Mubarak tem no mundo. Quem acompanha a política sabe que o presidente Mubarak é um homem preocupado com a paz no mundo, com o fim dos conflitos, com o desenvolvimento e com a justiça social.

(Lula, em visita ao Egito, em 8 de dezembro de 2003)

Depois...

O Brasil vê "com bons olhos" o movimento popular que contesta, nas ruas do Cairo, o regime do presidente do Egito, Hosni Mubarak. A expressão foi empregada pelo secretário-geral da presidência, Gilberto Carvalho, hoje , em Dacar, no Senegal, na abertura do 11o Fórum Social Mundial (FSM).  Segundo Carvalho, os protestos realizados na Tunísia e no Egito nos últimos dois meses devem resultar em mudanças profundas. "Claro que respeitamos a autonomia de cada país, mas temos uma expectativa muito forte de que de fato surja nesses países novos governos". Questionado pelo Estado se o governo defendia a renúncia de Mubarak, após 30 anos de poder, Carvalho foi comedido. "Não queremos fazer uma intervenção direta nesse momento. Mas os movimentos sociais se mostram tão fortes que seria muito importante nesse momento uma atitude do presidente Mubarak evitando a violência e abrindo a possibilidade para novas eleições."

30 comentários:

  1. Grande! É assim que se derruba uma farsa facilmente: com a verdade!

    ResponderExcluir
  2. A opinião pública brasileira está sofrendo um apagão opinativo sobre o Egito.

    A maior parte da indução se baseia em chutes.

    A inserção do Brasil no cenário mundial, como se constata, ainda será muito dificultada pelo desmonte do Itamaraty.

    ResponderExcluir
  3. Uai, e eu que pensava que as arruaças no Cairo era coisa da torcida corintiana depois do jogo contra o Tolima. Mas se é um movimento social, como afirma o Ministro (de quê?) Gillberto Carvallho, será que o MST se mudou pra o Egito?

    ResponderExcluir
  4. Em 8 anos muita coisa muda.
    Principalmente no caso do Lula. Só reparar o que era o Lula de 1989 (comunista) e o que foi eleito em 2002 (que manteve a política econômica do FHC) que se vê que as convicções dos petistas não duram tanto tempo assim.

    ResponderExcluir
  5. Coronel,
    esse é o verdadeiro canalha.

    ResponderExcluir
  6. Daí o Mubarak é defenestrado. Ele se refugia na embaixada brasileira. Mas a presidenta não sabia. O Brasil não reconhece o novo governo e vai para OEA protestar contra o golpe pedindo sanções contra o Egito. Acordei. Ainda bem que o Egito não fica na América do Sul.

    ResponderExcluir
  7. Incrível como elles mudam de posição de uma hora para outra. Dançam conforme a música, tudo depende do intere$$e.

    Quanto ao Egito, torço para que vença a democracia, mas é bom botar a barba de molho, porque ao contrário do que pensa o filósofo da Banânia, a situação por lá, também, pode ficar bem pior do que está.

    A Irmandade Muçulmana já começa a demonstrar que está à frente das manifestações no Egito, e pode implantar uma ditadura religiosa como o Irã.

    ResponderExcluir
  8. Coronel

    Depois de um furo deste vc ainda fica lendo outros blogs?

    ResponderExcluir
  9. Coronel
    Deve ter dado um tilte na cabeça dos grandes homens brasileiros.
    O especialista em cachaça pode alegar que estava de porre de poder...
    O ex-religioso pode alegar que estava cochilando durante a reza...

    ResponderExcluir
  10. Cel
    O Reinaldo Azevedo tem uma leitura interessante da questão do Oriente Médio.

    ResponderExcluir
  11. Como todos nós já comentamos aqui, inclusive nas várias matérias inteligentemente apresentadas pelo Coronel.
    O tempo é o senhor da razão.
    A farsa se desmonta a cada dia, e rapidamente.

    ResponderExcluir
  12. O que predomina no debate sobre o Egito é o efeito Reinaldo Azevedo.

    putz!

    ResponderExcluir
  13. O GRANDE EMBATE COM O OCIDENTE

    Defender a democracia no milenar sistema Islãmico é uma verdadeira piada.Sempre foram governados por ditadores.Por trás dessa rebelião,
    que de expontânea e popular não tem nada,está a mão dos "senhores donos do mundo".
    A finalidade maior é remover os obstáculos,para a tomada do poder pela "Irmandade Islâmica",e sempre
    pela ditadura teocrática.O grande bloco islâmico unificado é o objetivo,para o grande embate com o Ocidente.
    PS-O farsante Obama,repete o mesmo erro imbecil de Jimmy Carter ao apoiar a queda do Xá Parlevi.O Egito com a queda de Mubarak,será
    mais uma nação nas mãos de sociopatas fundamentalistas.

    ResponderExcluir
  14. E essa agora de o Velhaco estar com ciuminhos da GovernAnta, não é demais ? Vem factóide por aí, para não falar em outras emissões lá das bandas de São Bernardo...

    ResponderExcluir
  15. Esse pessoal do PT não sabe o que fala. De manhã é uma coisa e à tarde é outra. Cansei de observar isso nos últimos anos. E ainda querem (Lula) uma cadeira permanente no Conselho Permanente de Segurança da ONU. Segundo notícia de hoje 06/02, do jornal O Estado de São Paulo, o Presidente Barack Obama não apóia a candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança. Segundo entrevista, foi por causa da burrice do Brasil (PT) em apoiar o ditador do Irã no caso das usinas nucleares.

    Nivaldo

    ResponderExcluir
  16. QUE "novos" governos na Tunísia e no Egito são esses, que causam tamanha expectativa no governo, segundo o secretário da govern-anta?

    Que coisa triste de ver, que pobresa de raciocínio tem esse Gilberto Carvalho.

    Esse pessoal vai continuar envergonhando os brasileiros por aí afora. O mundo todo deve pensar que somos assim imbecis como é essa corja do desgoverno.

    ResponderExcluir
  17. Ele disse "movimentos sociais"? Ao que me consta, o único "movimento social" lá no Egito é irmandade muçulmana...

    ResponderExcluir
  18. O PT adora ditadores, mas entre os ditadores prefere os mais radicais, portanto fica claro que o Mubarak será preterido a quem quer que a Irmandade Muçumana coloque lá para ser o presidente fantoche do Líder Supremo da nova ditadura islâmica que seguirá no Egito. Quem acha que sou louco pesquise a história do Irã!

    ResponderExcluir
  19. Tinha que ser no forum social mundial, aquela gosma tal como foi em porto alegre, onde, ao final, depois de tão harmonizados quimicamente, quiseram sair sem roupa pelas ruas da cidade.

    Idiotas, acham que teriam moleza num Estado islâmico, onde gays são enforcados e mulheres são tratadas pior que cachorro.

    Quanto às falas do manguaça e seu "mentor espiritual", o que esperar dessa gente?

    ResponderExcluir
  20. Pois é Coronel

    Gostem ou não Mubarak foi o responsável pela paz no Egito nos últimos 30 anos.
    Gilbertinho papa cadáver ficou sem saída, pois quem está por trás da derrubada de Mubarak são seus amiguinhos da Irmandade Muçulmana, ou seja, radicais islâmicos que caso assumam o poder irão por mais lenha na fogueira do Oriente Médio.
    Lógico que a corja apoiá a Irmandade, pois são do time do Hamas por quem o velhaco falecido era apaixonado, aliás, a corja apoiá qualquer todo cretino e louco mundo afora.
    Já basta a burrada do Obama que, a cada dia que passa, mostra que é um tremendo incompetente para a função de estadista dos EUA, que um dia já foi a policia do planeta.

    ResponderExcluir
  21. E sobre Cuba, o que ele tem a dizer? Defenderia, também, a renúncia da troika Castro?
    Com a palavra Gilberto (coveiro) Carvalho

    ResponderExcluir
  22. no comentário de 22:20
    Me desculpem o erro, é pobreZa com z.

    ResponderExcluir
  23. À Mariana,
    Ora,como não aceitar dezculpas de alguem tão fina e lúcida como Vc?!Aceite minhas zaudações anti-petiztas...o Brazil é maior que o abizmo e zobreveviremos!Deus te abençoe...penzou que iria brincar tambem com o nome do Senhor??Aí não!

    ResponderExcluir
  24. Adoro comparações "antes-depois". É tudo que se precisa para avaliar qualquer político.
    Parabéns pelo blog, Coronel. Desde a última eleição - quando descobri - que visito diariamente.

    ResponderExcluir
  25. Eu prefiriria não opinar sobre o Egito, nosso foco é o Brasil e o RA já está pirado de tanto descer a lenha nos islâmicos do Egito e na Irmandade muçulmana, tratando todos como se fossem petralhas. Ninguém os conhece e o banimento de décadas fez morrerem os radicais antigos e agora parece que tornar-se-íam um partido político, seria comparado com o nosso partido democrata cristão e outros partidos com raiz religiosa, não os conheço nem opino sobre o que não conheço.

    ResponderExcluir
  26. Os egipcios estao brincando com fogo. Estao doidinhos para serem envolvidos pelo chador do atraso e da falta de liberdade com a teocracia dos aiatolas! Ficarao com saudades do Mubarak...

    Alias, sao escravos desde a epoca dos faraos
    Levem o nosso Apedeuta mor para junto com os petralhas.
    Koukla

    ResponderExcluir
  27. que gente estupida!

    movimentos sociais no Egito?

    esses energúmenos não entendem porra nenhuma de politica internacional mesmo, os EUA estavam certos, so fazem cagada...

    principalmente as mulheres eh que verão as maravilhas dos "movimentos sociais" egípcios caso esses "socialistas" radicais peguem o poder...

    ResponderExcluir
  28. Ainda bem que hoje existe internet para que vejamos como se comportam pessoas sem compromisso com a verdade, ou seja, pessoas falsas, manipulam a opinião pública e sem caráter. E ainda a ham que esse homem é um estadista. Está muito longe disso. Não sou filiado a nenhum partido e nem voto pelo partido, voto pelo que consigo ver nas pessoas. O sr. Lula foi a maior mentira contada em toda e história de nosso país. Ele comprou todos os meios de comunicação, mas graças a Deus, não conseguiu me conquistar, pois é um ignorante, um adepto da Lei do Gerson, não gosta de trabalho, é o exemplo de boa parte da população ignorante que só quer saber de desfrutar a vida. Abra o olho porque a justiça no outro lado existe sim, e nesta, não existe ministro indicado, é indicado sim, pelo Maior.

    ResponderExcluir
  29. O caso no Egito me lembra o entusiasmo do Paulo Francis com queda do Xá Parlevi...Quem tem memória, sabe...

    ¬¬

    ResponderExcluir
  30. É fantástica a hipocrisia petralha.
    "Mubarak é um homem preocupado com a paz no mundo, com o fim dos conflitos, com o desenvolvimento e com a justiça social."

    Tanto quanto Lula gostaria de ser.

    Me entristece, contudo, a postura de alguns, cá desse lado, com seus preconceitos e noções vitorianas, em relação ao Islã, dignas de um folhetim fascista. Hoje o Egito se libertou de um tirano, e caberá tão somente a este seu futuro.

    Os interesses do ocidente não justificam a manutenção da tirania e populismo em qualquer lugar do mundo.

    ResponderExcluir