quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

DEM e PSDB apóiam PT na Presidência da Câmara.

Da Folha Poder:

Os líderes do DEM e do PSDB, os dois principais partidos da oposição, formalizaram na manhã desta quarta-feira apoio à candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) para a Presidência da Câmara na Legislatura que começa em 2011. O acordo prevê que o PT comande a Casa nos próximos dois anos, e o PMDB, nos dois seguintes. A argumentação utilizada pela oposição, pelo PT e pelo PMDB é a manutenção da proporcionalidade estabelecida nas urnas. O PT, como partido com maior bancada, tem direito de indicar o presidente. Por um acordo anterior, o PT definiu um rodízio com o PMDB.

O objetivo do apoio, segundo o líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), é o "fortalecimento do Poder Legislativo, evitando disputas estéreis". Disputas, estas, continua, que poderiam excluir a oposição da Mesa Diretora. "É um ganha-ganha, todos mantêm suas posições", definiu o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC). Ele disse que falava com apoio da bancada. Enquanto esses partidos se articulam, outro grupo de deputados, liderados pelo chamado "bloquinho" (PC do B, PSB e PDT), trabalha para lançar um segundo nome para a disputa. 
..................................................................................
Se os dois partidos ficassem com o "bloquinho" alcançariam 33% dos 513 deputados. Seriam derrotados. Ou seja: optaram por entregar os anéis para ficar com os dedos. Qual o papel da Mesa Diretora da Câmara? É responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Compõe-se de Presidência - Presidente e dois Vice-Presidentes - e de Secretaria, composta por quatro Secretários e quatro Suplentes. Os membros efetivos da Mesa não podem fazer parte de Liderança nem de Comissão Permanente, Especial ou de Inquérito (art. 14 do Regimento Interno). Na atual legislatura, o DEM tem o segundo vice-presidente e o PSDB ocupa a Secretaria . O PDT e o PSB, que estão na oposição, têm apenas o terceiro e quarto suplentes de secretário.
..................................................................................
O que fica escancarado é que DEM, PPS e PSDB têm apenas 109 deputados, equivalente a 21% do colegiado, dependendo das migalhas da maioria. Seria este o caso? Será esta a tônica dos próximos quatro anos?

22 comentários:

  1. "Ganha-ganha", como assim?

    Na verdade, este é mais um ardil dos caciques em proveito próprio.

    A oposição deveria exercer seu papel desde já e não passar ao povo a impressão de que "é tudo igual".

    DEPOIS NÃO RECLAMA!

    PS: E pensar que o Brasil vive este período de TREVAS, justamente, por FALTA DE OPOSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Oposição, não, a Posição.
    Aliás, a Posição de quatro!

    ResponderExcluir
  3. A mal dita oposição continua dando tratamento de gente normal ao pt, de força democrática legítima etc e tal. Ocorre que o pt não é um partido de gente normal, nem democrático, mas um câncer, uma doença, possivelmente a mais séria, mais grave e mais ameaçadora de toda a história destepaiz, que precisa ser extirpada e não administrada com papinha para enganar úlcera, como diria Nélson Rodrigues. E não se fará isso sem sacrifícios, incluindo o sacrifício menor de algumas prebendas. Mas a mal dita oposição não pensa assim. O fracasso lhes subiu à cabeça. Aprenderam o caminho da derrota desmoralizadora e gostaram dele, a ponto de insistirem. Estão acometidos da "síndrome de São Bernardo", o petralhismo sequestrador que encanta o sequestrado. Minha vontade, com todo o respeito, é repetir apenas um conhecido bordão de um famoso professor de cursinhos de São Paulo: "vão se f... pra lá".

    ResponderExcluir
  4. "Esta o-posição-de-cagar está mais furada do que tábua de pirulito." (Eu : O Macaco Velho de Carvalho Pelado)

    ResponderExcluir
  5. Por favor nao se autodominem oposicao. PSDB e DEM eh = traicao!!
    Nunca mais vc irao ter meu voto!

    ResponderExcluir
  6. Eu preferia entregar os dedos e fazer o combate ideológico permanente, na mídia. Mas a oposição que eu sonho não existe. Lembremos o PT quando era nanico. Não fazia acordo nenhum, era pau e pau o tempo todo. Vejam onde chegaram. PSDB e DEM, com seus acordos, estão condenados ao papel perpétuo de coadjuvantes.

    ResponderExcluir
  7. Cel

    Nada mais é do que a continuação do famoso ACORDÃO do MENSALÃO>

    Rodriguinho Maia que o diga.

    Cusp... Cusp...

    COVARDES APROVEITADORES.

    Átila

    ResponderExcluir
  8. Político é como prostituta vai com quem paga mais. O DEM e o PSDB, que vergonha.

    ResponderExcluir
  9. Eles podiam pelo menos se abster? Ficava menos vergonhoso... Ai, eu tinha sonhado em voltar a militar no pSDB, acreditando que haveria um partido de oposição ao governo do PT. Sonho meu... Nunvoltonão!

    ResponderExcluir
  10. Caso DEM, PPS e PSDB, concluírem seu processo de auto-análise, refundação e reflexões, poderão fazer oposição sem adjetivos ao governo, com o poder que conseguiram obter nas urnas. Por isso são minoria e por isso têm de representar os votos que os colocaram assim. Que a base do governo preocupe-se com aprovar projetos do governo e as oposições de fazer oposição.

    ResponderExcluir
  11. MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! MENSALÃO! ...

    ResponderExcluir
  12. Heráclito Fortes “moderou-se” após compor a mesa do Senado, sob a presidência de Sarney. Mão Santa fez o mesmo.

    Resultado: ambos não foram reeleitos.

    Amanda

    ResponderExcluir
  13. Putz!!! Definitivamente, não há mais oposição neste país...

    ResponderExcluir
  14. Estamos mesmo no pau da goiabeira e o galho está quebrando!
    O Brasil está nas mãos de ditadores disfarçados e nós os 44 milhões do contra só levando ferro...
    Algo precisa acontecer para mudar isto.

    ResponderExcluir
  15. A oposição preferiu se preocupar com os cargos do que com seus eleitores. E nada de surgir um partido, que nos represente.

    ResponderExcluir
  16. o que a oposição precisa mirar o lula. o lula já se colocou como cabo eleitoral prá 2012. é preciso destruir a imagem de lula. sem isso, nada feito.

    ResponderExcluir
  17. Merecem o pior que puderem receber!

    ResponderExcluir
  18. Vai dar pobrema...

    ganha ganha, seria,
    eles governo,
    eu oposição,
    passa uma grana pra minha conta e faço parte desse mensalão,
    ah tá!!!

    ResponderExcluir
  19. Oposição?! Que oposição! Estamos fud.... e mal pagos.

    ResponderExcluir
  20. Lula não consegue transferir voto pra governador. Então muito menos pra prefeito.
    Nas eleições 2012 a influência do Lula vai ser nula.

    ResponderExcluir
  21. Coronel,
    estou esperando o resultado da teoria do caos, afundar na lama até não ser mais possível, já que não temos oposição.

    ResponderExcluir
  22. Pronto! Agora podemos concluir que já estamos numa falsa democracia. Logo logo, nós vamos virar Cuba desse jeito.

    ResponderExcluir