sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Dilma quer se livrar do PAC e não quer criar cobra igual a ela na sala ao lado.

Da Folha de São Paulo, mostrando que Dilma, daqui para frente, quer evitar envolvimento direto com as irregularidades do PAC, além de impedir que surja um super ministro como ela foi e que, no futuro, possa lhe causar sombra:

 A presidente eleita Dilma Rousseff cogita desidratar o ministério mais importante da Esplanada, a Casa Civil, e transferir parte de suas funções para outras áreas. Uma das possibilidades discutidas na equipe de transição é tirar de lá o Programa de Aceleração do Crescimento. Há três destinos possíveis para o PAC caso a petista opte mesmo por esse desenho: passá-lo para o Ministério do Planejamento, levá-lo para a Secretaria-Geral da Presidência ou dividir a gestão e o acompanhamento do programa entre a Casa Civil e a Presidência da República. A proposta de reduzir o tamanho da Casa Civil vem sendo estudada desde a campanha eleitoral. Nos últimos dias, porém, ganhou forte apoio entre os integrantes do grupo de transição.

Para Dilma, a Casa Civil tem hoje inúmeras atribuições executivas e outras prerrogativas de pouca ou nenhuma afinidade com a função original da pasta. Ela própria já repetiu mais de uma vez em reuniões que não quer um superministério, nem um superministro. A hipertrofia da Casa Civil começou com a nomeação de José Dirceu em 2003. Naquela ocasião, o petista acumulou tarefas e transformou-se em uma espécie de primeiro-ministro, até ser derrubado pelo escândalo do mensalão.  Na avaliação de pessoas que acompanham as discussões sobre a dança de cadeiras na Esplanada, a ida do PAC para o Planejamento significaria reforçar o nome de Miriam Belchior para assumir a vaga, hoje ocupada por Paulo Bernardo. Sua indicação atenderia a três requisitos: é mulher, já coordena o PAC e Lula sempre quis tê-la no primeiro escalão. O presidente só não nomeou Miriam para substituir Dilma porque esta indicou Erenice Guerra.

Conferir um contorno estritamente técnico à Casa Civil teria, inicialmente, outra consequência: a nomeação de um titular com esse perfil. Ocorre que, mesmo nesse desenho, Antonio Palocci ainda se interessa pelo cargo. Outra possibilidade para a vaga é Maria das Graças Foster, diretora da Petrobras. Dilma voltará da viagem à Coreia do Sul amanhã. Ela desembarca em São Paulo, onde se reunirá com seus coordenadores Antonio Palocci, José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardozo.

10 comentários:

  1. Já dizia o ditado popular:

    - Cachorro mordido de cobra, tem medo de barbante.

    Entendendo a simplicidade criminosa da mente PTralha:

    - Vamos transferir para outros setors o endereço da fábrica de dossiês, da coordenação dos mensalões (que ainda ocorrem, não sejamos inocentes) e das tarefas de coordenação do PAC que tem causado tanto desgaste por causa do TCU.

    - Vamos manter a arrecadação da "taxa de sucesso" que ninguém é de ferro.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA A TODOS!!
    A dilminha esta começando bem, eu quero e mais,já esta pondo as maguinhas de fora, em breve o "boi de piranha" levara um grande chute no traseiro rs.
    Matheus/BA

    ResponderExcluir
  3. Gato escaldado, tem medo de água fria.
    Pelo menos, Mãe Dilma de Enxofre de Lixo demonstra um pouco a utilização de seus dois neurônios.

    ResponderExcluir
  4. e ela vai chegar no lula...e so esperar pra ver.
    quando chegar a vez de correr com lula, vou abrir a cerveja mais gelada pra comemorar a cara de bunda do molusco

    ResponderExcluir
  5. Não sei porque ficam tanta trela pra esse trem. Toda essa fala, qualquer fala que venha dali, sempre foi, é, e sempre será "soprada" por outros. NADA sai do nada. É apenas o "Chucky" da vez, a serviço do comunismo...

    ResponderExcluir
  6. Mais maquiagem, mais enrolação. Acham que somos todos idiotas!

    ResponderExcluir
  7. Só os três? Mas o Temer não reclamou e tinha virado coordenador?

    ResponderExcluir
  8. Olha. Essas notas parecem mais manobras diversionistas. Se as oposições ao invés de ficarem falando em fusões e de procurar o eixo, estivessem fazendo política oposicionista, teriam várias frentes onde atuar firmemente. Essa notas insinuam um suposto enfraquecimento da presidente eleita, quando na realidade pode ser exatamente o contrário. Quem entrar nessa vai dançar. Nas eleições aconteceu a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  9. Ué porque São Paulo? na terra dos bestas? porque ela não vai pro Nordeste, ou Minas Gerais, onde o povo a elegeu?

    Abandonar o pac? mais como?ela não é mãe dêle? que desnaturada.

    Izabel

    ResponderExcluir
  10. O silencio em troca de cargos.
    Cabe esclarecer sobre essa Miriam: era a namorada do Celso Daniel de S. André, a que entrou na casa dele logo após o sequestro-assassinato, e a investigação que entrou depois não encontrou nenhuma pista.Ela é da turma do Gilberto Carvalho.
    Thomaz Bastos era o advogado contratado pela família do Toninho para acompanhar o caso do assassinato desse prefeito de Campinas, e as investigações pararam quando ele virou ministro da justiça.
    Tuma Jr.era quem comandava a segurança em SP, e foi para a secretaria nacional.
    Perdeu o cargo pela amizade com o chinês do contrabando mas continua protegido, enquanto guardar segredos...

    ResponderExcluir