terça-feira, 12 de outubro de 2010

Eu já sabia.

De Mauro Paulino, diretor do Datafolha, na Folha de São Paulo, dona do Datafolha:

"Além do instituto que transformou seus números e análises em ferramentas de campanha, outros erros se sucederam. Erraram os que igualaram resultados de institutos incomparáveis para cálculos de média ou projeções acadêmicas. Erram institutos que escamoteiam erros com contas enganosas, contando como acertos resultados abaixo de 1%, cuja margem de erro é mínima. Erraram de propósito os que interromperam as divulgações de pesquisas nos estados para não terem os números comparados com as urnas. Erram os que cobram precisão numérica de pesquisas encerradas na véspera da eleição, quando ainda há indecisos."

O diretor do Datafolha quer sair como o único que fez a coisa certa. Errou e errou feio também. Mas no seu comentário vai uma farpa contra o Marcos Dilmaboy Coimbra que transformou a Vox Populi em "ferramenta de campanha", o que estende o ataque à Rede Bandeirantes e ao Portal IG. Isto foi dito aqui o tempo todo. Também desce o cacete no blogueiro de pesquisas do Estadão, José Roberto Toledo, aquele que fazia as médias entre todas as pesquisas e, por isso, errou a Dilma em 6 pontos percentuais. Este Blog muito avisou, tanto é que o blogueiro nunca mais voltou ao assunto, por vergonha, presume-se. Paulino critica Beto Richa, governador tucano eleito no Paraná, que bloqueou as pesquisas fajutas com toda a razão: lá o Ibope deu 45% x 45% na véspera da eleição e ele venceu por 52% a 45%. Este Blog defendeu a atitude do candidato, pois estava na cara que ali a Casa de Montenegro estava vendendo bem mais do que a tradicional margem de erro. Por fim, o diretor do Datafolha tenta salvar a própria pele, jogando as culpas dos erros das suas pesquisas nos indecisos. Aliás, como este Blog sempre afirmou, os institutos usam os indecisos para justificar as indecisões e imprecisões dos seus métodos. O Data Coronel agradece a confirmação de todas as suas críticas. E lembra: aqui não houve erro, bastou corrigir as "datatolices" dos institutos.

6 comentários:

  1. Por falar em ferramenta de campanha, agora a maoísta-destemperada está se dizendo católica praticante e, pasmem, devota carola de santa; mas isso é tão verdade quanto eu sou judeu ortodoxo de trancinha e tudo mais, desde que nasci, é claro.
    Não demora e a maoísta-destemperada aparece dizendo que está gorda de tanto comer hóstias. É o vale-tudo dos petralhas pelo poder e para nos devolver outro regime ditatorial.

    ResponderExcluir
  2. A propósito, Coronel, a maoísta-destemperada disse que "nessa questão de regilião ela é muito honesta".

    ResponderExcluir
  3. Mudem as classificações dos Xov ilupoP da vida de institutos, para prostitutos de pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. Este é o lugar onde se lê a verdade das pesquisas.Ponto Coronel.Dora

    ResponderExcluir
  5. Essas pesquisas eram tão ruins que nem tirando a média delas dava certo!

    ResponderExcluir
  6. Eles deviam fazer uma pesquisa para ver qual o blog e serviço de tracking de campanha que tem a maior credibilidade. Ia dar Data Coronel e Data Exu na cabeça!

    ResponderExcluir