domingo, 23 de maio de 2010

Operação Abafa: o Datafolha deveria pesquisar o Sul do país novamente. Por uma questão de lógica e até de ética.

Em 2006, no primeiro turno das eleições, estes foram os resultados na Região Sul. Resultados nas urnas!

Paraná
  • Lula - 38%
  • Alckmin - 53%
Santa Catarina
  • Lula - 33%
  • Alckmin - 57%
Rio Grande do Sul
  • Lula - 33%
  • Alckmin - 56%
O Datafolha está dando Serra com 38% no Sul e Dilma Rousseff com 35%.  Este percentual é mais ou menos a mesma coisa que o Lula, o grande Lula, o fenômeno Lula conseguiu como votação no primeiro turno na região, na última eleição presidencial. No entanto, é muito, mas muito menos do que Alckmin obteve. O Datafolha, obviamente, fez um péssimo trabalho no Sul do país. Errou na amostra, errou nas contas, errou sabe-se lá onde, mas errou. E errou feio! Tirou 10% de José Serra na região e concedeu 9% para Dilma Rousseff. Serra teria perdido 1,5 milhão de votos sem nenhum motivo aparente, na região tida como a mais oposicionista e a mais politizada. Nos três estados do Sul, o teto do PT é 30% no Rio Grande do Sul, 20% no Paraná e 15% em Santa Catarina. Historicamente. Se esta mudança ocorresse em São Bernardo do Campo ou em Garanhuns, até seria aceitável. Na Região Sul, é uma mentira estatística comprovada até pelos piores institutos de pesquisa do Brasil. O Datafolha deveria refazer a pesquisa na região. Ela está completamente errada. Ou está "certa" e o Datafolha amarelou!?Aí, só tem uma coisa a dizer: tchau, Datafolha!

9 comentários:

  1. Está esquisito, mesmo. O Serra perder tanto no sul/sudeste da noite para o dia, sem qualquer fato que justifique isso, é algo muito estranho. Se o Datafolha embarcou na mesma tramóia do Sem Sensus e do Xov Illupop, resta aguardar como virá o Ibope.

    ResponderExcluir
  2. E depois de tanta trombada que a maoísta-destemperada vem cometendo, o que estamos vendo nessas pesquisas é justamente o contrário.

    Nessa lógica, então, o melhor é a maoísta-destemperada falar mais besteiras ainda e para isso ela não precisa nem treinar.

    Parabéns, Coronel, assim esses criminosos são pegos na mentira a cada passo.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Balneário Camboriú-SC, com que eu já falei sobre em quem votar, não querem nem ouvir falar desta tal de Dilma. Então como é que ela empata com o Serra ? Ouço muita gente lamentar ter que escolher entre esses dois, mas daí à votar na Dilma PACote, vai uma distância MUITO grande.
    Eu sou um que votarei naquele que tiver mais chance de derrotar essa quadrilha que se apossou do Poder.
    Mesmo que ela fosse a única candidata, não votaria nela.

    ResponderExcluir
  4. Correto, Coronel, é por aí. A realidade deve estar bem próxima do seu prognóstico, aqui aventado dias atrás, 39% Serra, 33% Dilmentira. Coturno na canalha!

    ResponderExcluir
  5. Tem coisa errada aí... perder no sul tanto assim... só por causa de algums inserções da Dilma na Tv... esses números estão estranhos. Interessante que só a Dilma ganhou intenção de voto, e o Serra só perdeu. A verdade é que está uma dança de números, isso demonstra que os institutos estão com falhas, ou apenas um está certo, os outros errados. Nem o Census, nem o VoxPopuli deu essa vantagem pra Dilma no sul.

    ResponderExcluir
  6. Qual o bem jurídico a ser protegido ante a inadequação dos Institutos de Pesquisa a ciência estatística ?

    Qual será a relação custo-benefício pretendida induzindo a construção de um país de faz-de-conta ?

    Por que a Democracia, assim vilipendiada, pela manipulação grosseira, levaria, fatalmente, a um mecanismo perverso de freios ao progresso institucional brasileiro ?

    Qual o peso real dessa indução pela manipulação das pesquisas sobre um povo sem tradição de militância política ?

    São tantas as questões a serem desmistificadas.

    O senso comum construído pelo conluio dos poderosos com os manipuladores da opinião pública cristalizou inocência e candura em frases feitas como "o retrato do momento", "ainda é cedo", "muita água ainda vai passar" etc etc.

    A realidade é que, dada a desproporcional e superficial divulgação de resultado de pesquisa em tudo quanto é meio de comunicação, a auditagem ANTES da divulgação tornou-se um imperativo de sanidade.

    A desmobilização do povo sobre questões relevantes e que devem ser trabalhadas paulatinamente conforme as evidências de esgotamento das soluções em voga se avolumam são, sem sombra de dúvida, uma NOVA ESCRAVIDÃO, inapelavelmente, sendo enraizada sem perspectiva de oposição.

    Uma LEI NOVA e PENAS DURAS para proteger a sociedade democrática da manipulação das pesquisas é o debate mais relevante do momento nessa fervura tratada, ainda, como mero banho-maria.

    ResponderExcluir
  7. Eu, em toda minha vida nunca vi uma coisa desta, tem que ter uma coisa por trás de tudo isto, os números não batem com o que estamos ouvidos nas ruas, onde será que eles estão fazendo estas pesquisas será algum sanatorio do criolo doido, vai saber?

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não acreditar nessas pesquisas, já que tivemos vários casos de manipulação como é o caso do peblicito das armas e quando a marta foi canditata a sei lá o que em são Paulo. Mas nunca deixo de ler suas avaliações sobre as pesquisas. E realmente não há LÒGICA nenhuma.

    direita volver!

    ResponderExcluir
  9. Vejam o filme "Deixados para trás", a criação da Nova Ordem Mundial, o governo do anti-cristo. Como está na Bíblia...É uma ficção, baseada no relato da Bíblia sobre o anti-cristo. É tudo muuito igual. Olhem lá.Vocês vão ficar perplexos com toda a semelhança! Todos os acontecimentos mundiais, a situação de Israel, a globalização e a economia mundial.. tudo muito igual. E como o Lula encanta a todos com bobeiras e bobices e todos ficam vidrados, abestalhados com coisas irrelevantes e mentiras que se tornam verdades de grandes proporções e fama internacionais. e adorado por todos os mundo!!! E ele desfila no meio das grandes nações e grandes estadistas que se tornam meros espectadores e submissos, sempre com muita adoração e muita adulação!!

    ResponderExcluir