quinta-feira, 23 de julho de 2009

Caça(ou mergulho) ao Tesouro(3).

De Jânio de Freitas, na Folha:

A IMINENTE submissão do governo Lula à exigência francesa, para a venda ao Brasil de quatro submarinos convencionais, não só da construção de uma nova base naval paga aos vendedores, mas até de que a obra seja entregue à empreiteira Odebrecht, compromete mais do que a moralidade governamental, sempre duvidosa nos negócios. Implica, antes de tudo, a sujeição a um desrespeito ofensivo à soberania brasileira por parte do governo francês, representado pela estatal Direction des Constructions Navales.Além da compra de submarinos contestados, em um pacote já estimado em dez vezes outras propostas ("O Globo", 12.jul), a exigência francesa retira do Brasil o domínio de uma obra militar sua e em seu território. Com isso, o Brasil perde o controle dos custos, reajustes e outros expedientes das empreiteiras, e perde os segredos convenientes a uma base militar que se pretenderá estratégica.Sob tudo isso perpassa um mistério: que exóticas transações intrometeram a empreiteira Odebrecht em negócios franceses de submarinos? A ponto de os levarem a planejar um negócio de dimensões estapafúrdias, que o governo Lula mostrou-se automaticamente pronto a aceitar.É muito recomendável a dúvida entre estas duas hipóteses: a intromissão da empreiteira Odebrecht vem de lá para cá, como aparenta, ou foi remetida daqui para entrar lá no negócio e vir com ele, já sem concorrências e outros incômodos, até os gabinetes ministeriais, palácios e cofres brasileiros?Lula se dispõe a assinar o contrato com os franceses no Sete de Setembro, quando da esperada visita do presidente francês. É uma data bem eloquente, para um negócio que submete a soberania.

9 comentários:

  1. To falando...todas estas compras militares tem maracutaia.

    Saudades dos generais presidentes...todos morreram sem enriquecer, sem ter filhos que multiplicam dolares melhor que "jesus" fazia com peixes, pao e vinho.

    ResponderExcluir
  2. Coronel, os franceses vão cravar os dentes no pescoço (cou) do noçoguia

    ResponderExcluir
  3. Mas é claro que eles sao submissos; todos prostitutos, alguém mostra uma graninha, ABANAM O RABINHO!
    Os franceses estao certo, vender pra trouxas.

    ResponderExcluir
  4. Os franceses devem estar rindo dos caipiras. Vendem Urubu para caipiras e eles pensam que é frango!
    Qua´quáquá..............

    ResponderExcluir
  5. O empolado Jânio de Freitas anda muito crítico em relação ao governo petralha ultimamente. Quem o acompanha sabe que o perfil histórico dele não é esse. Será a porrada em vermelho e azul que levou do Reinaldo Azevedo? O que será que será?

    ResponderExcluir
  6. Alô amigos.
    Vamos com calma.
    Os SUBs franceses/espanhóis são bons,mas não servem para nada.
    O nosso problema é o tal de "bribe",por baixo do pano,comissão,suborno,etc..que costumam acompanhar com frequencia este tipo de negócio.As ações envolvendo sub nas últimas décadas são mais devidas ás forças israelenses que detonaram navios muambeiros dos iranianos(apesar de negarem) e operações de sabotagens e espionagens que ninguém sabe ou não seriam sabotagens/espionagens.
    Eu particularmente não entendo a razão de o mundo todo estar se envolvendo em compra de submarinos(são dezenas ou centenas em construção) o que fatalmente vai necessitar polícias navais para controlar o tráfego.
    kkkkk
    Submarinos que não possuem armas eficientes são tão inúteis como fundas sem pedras e a nossa marinha não terá armas tão letais como seriam necessárias para equipar um equipamento de milhões de dólares além de equipes treinadas.
    assim que estamos encomendando como os antigos indígenas,espelhos,miçangas,facas,fundas,panelas ariadas e brilhantes que só servirão para fotos e excursões estudantis em férias.
    ai my steel navy
    abraços

    ResponderExcluir
  7. moralidade governamental??

    esse governo tem isso?

    francamente, Sr. Jânio...

    ResponderExcluir
  8. Tá, li todos os argumentos aqui podtados sobre este tema, quero saber o seguinte, quem vai mover AÇÃO PÚBLICA contra decisões INCONSTITUCIONAIS E IMPEDIR ESTES CONTRATOS?Dora

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos.O Janio de Freitas nao é a pessoa certa pra falar nada contra o PT pois até hoje ele e a Folha so apoiaram o LuLLa e o PT.Ta certo um comentarista ai de cima que falou que depois de apanhar merecidamente do Reinaldo Azevedo parece que esta aprendendo.No resto o Dick Vigarista so esta entregando o Brasil aos poucos.Gentalha eLLe e quem os apoia.

    ResponderExcluir