Insatisfeito com obstáculos criados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no andamento de obras, o Palácio do Planalto quer redefinir a forma de atuação do órgão, visto como principal agente de fiscalização de ações do Executivo.Para atingir seu objetivo, o governo Lula acredita que o primeiro passo será a nomeação de alguém de sua total confiança para a vaga que será aberta no mês que vem, com a aposentadoria do ministro Marcos Vilaça.Será a primeira nomeação do presidente desde que ele assumiu o Planalto, em 2003.Além disso, tem incentivado empresários e congressistas a abrir um debate sobre o papel do TCU, procurando estabelecer "padrões claros" para as auditorias, segundo termos usados por um ministro.O principal alvo de crítica dos empresários são as medidas cautelares, por meio das quais o tribunal suspende licitações e bloqueia repasses para obras com irregularidades graves.No ano passado, o tribunal lançou mão 124 vezes de medidas cautelares. Por meio delas, o órgão calcula que evitou prejuízo de R$ 1,7 bilhão aos cofres públicos. "Ninguém vai permitir obra continuar diante de indícios de irregularidades; é mais difícil recuperar o dinheiro público depois [que o gasto foi feito]", disse o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar.A prerrogativa do tribunal de suspender obras e licitações foi confirmada no STF em mais de um julgamento. Isso reduz as chances de sucesso da movimentação de empresários contra as cautelares.O governo não quer assumir uma investida para esvaziar o TCU nem vê chances numa ação que tenha por objetivo retirar do tribunal seu poder fiscalizador, apesar de ter recebido a contragosto a recomendação feita em 2008 de paralisar 13 obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).Nos últimos dias, o TCU identificou indícios de fraudes no cadastramento de três programas: Bolsa Família, ProUni (Programa Universidade para Todos) e BPC (Benefício de Prestação Continuada).Ao analisar a concessão de trechos rodoviários, no ano passado, por exemplo, o TCU impôs uma redução no preço dos pedágios cobrados. Em outros casos, no entanto, o tribunal acaba suspendendo obras por questões consideradas pouco relevantes pelo governo.Daí que o primeiro passo é ter, dentro do TCU, alguém de sua confiança.Dos nove ministros, três são ligados à oposição. Entre os demais, nenhum tem relação direta com o Planalto.A intenção do governo era indicar o nome preferido da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para a vaga de Vilaça: Erenice Guerra, sua secretária-executiva. Mas o Planalto receia não obter sua aprovação no Senado, diante do envolvimento de Erenice com o caso do dossiê com gastos de cartão corporativo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.O segundo nome é o do ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais). Passaria no Senado, mas, para Lula, sua saída criaria uma guerra entre PMDB e PT pela articulação política. Daí que pode surgir um terceiro nome.
Bom dia a todos.Deixa eu ver se entendi bem.Eles querem dar a chave do galinheiro pro lobo mal tomar conta.Assim o galinheiro estara protegido.Dos lobos que querem nomear nem a galinha mais ingenua acredita.Que gentalha asquerosa que perdeu qualquer senso e acham que o Brasil é feito de gente como eLLes.
ResponderExcluireles não suportam fiscalização!!!!
ResponderExcluire se dizem democráticos!!!!!!!!!!
Esse é um sistema de controle que não tem paralelo e lugar na republiqueta clepto-oligarquica do Bolivariano da Silva.
ResponderExcluirPor Julia Duailibi, no Estadão:
ResponderExcluirA mais de um ano da eleição presidencial de 2010, o PSDB começa a colocar em campo um contra-ataque no Nordeste com o objetivo de desfazer a imagem de que o partido é contra as políticas de transferência de renda, como o Bolsa-Família.
Com um discurso de que o Bolsa-Escola, implantado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, "foi a mãe do Bolsa-Família", os tucanos pretendem defender a principal marca social do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em seminário na Paraíba.
"Vamos assumir o que fizemos e discutir o que queremos. Vamos desmistificar essa questão de que o partido é contra essas políticas", disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).
Segundo avaliação dos tucanos, desde 2006, quando Geraldo Alckmin disputou a Presidência, ficou a imagem no Nordeste de que o PSDB é contra os programas de transferência de renda. Essa política é apontada por especialistas como um dos pontos que mais ajudaram Lula a se reeleger.
Os tucanos foram duramente combatidos pelo PT e pelas Igrejas quando lançaram o programa Bolsa-Escola, que tirava as famílias mais pobres do país da situação de miséria, mas financiava o estudo de seus filhos para que tivessem uma oportunidade de crescimento educacional, pessoal, econômico e uma garantia para o futuro.
ResponderExcluirFHC, Serra ou Alckmin jamais usaram o programa politicamente.
Eu sempre comentei nos blogs tucanos que eles deveriam, sim, divulgar suas ações sociais, mesmo que isso provocasse confusão na cabeça dos ignorantes, mas seria uma oportunidade de desmascarar o Lula, desmistificar essa mentira de Bolsa-Família, parar com esse jogo sujo de compra de votos e serviria, também, com a volta do modelo anterior, para reorientar, aos poucos e com muito cuidado, essa população envolvida nesse fanatismo por aquele que os ilude e os estimula ao culto ao dinheiro, custe o que custar, não importa a honra, a honestidade, a dignidade, enfim, aprenderam que o dinheiro está acima do bem e do mal.
O caráter dessas pessoas carentes ja está corrompido, e se o PSDB for radicalmente contra seus interesses, neste momento de decisão, tudo estará definitivamente perdido.
Qualquer candidato só conseguirá derrotar o Lula se garantir o Bolsa-Família.
Nós, que temos um nível melhor de consciência e informação, temos a obrigação de compreender e saber interpretar essa situação com a razão e não com o fígado, como fazem os petistas.
Enquanto isso ...
ResponderExcluir"Diante de centenas de funcionários da PDVSA, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, oficializou ontem a expropriação de 60 empresas prestadoras de serviços da área petroleira. A medida ocorre num momento em que várias empresas privadas ameaçavam reduzir ou paralisar os trabalhos por causa do atraso nos pagamentos da estatal petroleira."
Pelo menos o Chaveco tem mais coragem que Lula.
off topic:
ResponderExcluirpara protestos contra a rede Meliá que discrimina cubanos quanto ao acesso à Internet no hotel Meliá Cohiba de Havana o e-mail é:
calidad@melia.com
abraços
humberto sisley
Coronel
ResponderExcluirIsto è mesmo um governo corrupto pra caramba como nunca se viu nem no tempo do Imperador quando ainda eramos colonia dos portugas.
Mas afinal continuamos colonizados, mas pelos corruptos petralhas esquerdopatas e seus afins.
Devagarzinho o PT vai acabando com todas as Instituições para reinar absoluto no país da corrupção. Lamentável.
ResponderExcluirO que Lula quer é arreganhar todas as porteiras, os cofres, anular o poder de todas as instituição e meter a mão sem nenhuma vergonha, muitos menos carater ou dignidade, no dinheiro do contribuinte, que trabalha duro, paga impostos abusivos pra sustentar essa quadrilha de guerrilheiros e sindicalistas incompetentes e ladrões assumidos, que nem se lixam pra opinião pública e pratica crimes como esporte.Eles não gostam de trabalhar e acham que roubar é normal. Banalizaram a pouca vergonha, legalizaram o crime e o povo que sifu.
ResponderExcluirO que Lula quer é arreganhar todas as porteiras, os cofres, anular o poder de todas as instituição e meter a mão sem nenhuma vergonha, muitos menos carater ou dignidade, no dinheiro do contribuinte, que trabalha duro, paga impostos abusivos pra sustentar essa quadrilha de guerrilheiros e sindicalistas incompetentes e ladrões assumidos, que nem se lixam pra opinião pública e pratica crimes como esporte.Eles não gostam de trabalhar e acham que roubar é normal. Banalizaram a pouca vergonha, legalizaram o crime e o povo que sifu.
ResponderExcluirVai ser cada vez mais Tribunal de Faz de Contas da União.
ResponderExcluiro ministro minc anda por aí acusando o sistema elétrico brasileiro de ser o principal causador do aquecimento global:
ResponderExcluir-deve ser a maconha que ele quer liberar agindo em seus seus raros neurônios, se é que ainda tem algum.
pipoca
Alô Amigos.
ResponderExcluirAlguém mais próximo do "assunto"esclareça o que o afro-descendente pretende nesta manobra:
"Porto Alegre, segunda-feira, 11 de maio de 2009 - 12h39min
Supremo rejeita pedido do PR para ficar com vaga de Clodovil na Câmara dos Deputados
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou o pedido do PR para ficar com a vaga do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) na Câmara dos Deputados. Eleito pelo PTC, Clodovil mudou para o PR. Clodovil morreu em março após o Tribunal Superior Eleitoral permitir que Clodovil trocasse de legenda sem perder o mandato por infidelidade partidária. O Tribunal Superior Eleitoral admitiu a justa causa para a troca de partido. O PR argumentava que essa decisão do Tribunal Superior Eleitoral serviria para manter a vaga de Clodovil com o partido."
Se o Clodovil mudou de partido e FOI ACEITA A MUDANÇA,a quem pertence a vaga?.
hein,hein,hein?
ai minhas cotas
abraços
Coronel:
ResponderExcluirO lula aparelhou o supremo e agora quer aparelhar TCU
Ué, ainda resta alguma instituição não aparelhada pelo PT no Brasil?
ResponderExcluirCoronel,
ResponderExcluirPeço sua licença para divulgar um e-mail que acabei de receber. Desculpe a inconveniência, mas esse seu espaço vale ouro pra nós,além do Sr. nos atualizar sobre as falcatruas das ratazanas a gente ainda ousa extrapolar na intromissão.
Aí vai:
.............................
O Brasil está virando 'gente' grande!
CANCELAMENTO DE TAXA TELEFÔNICA
Eu acabei de votar - deu certo (a atendente me perguntou de que maneira eu fiquei sabendo da votação - este país é uma piada mesmo).- PELA INTERNET -
Gente, isso é sério!
CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial)
Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado. Ligue 0800-619619. você fala com a Câmara dos deputados
Digite a opção 1 para falar com uma atendente.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
8:00 ÀS 20:00HRS
Diga que é para votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo.
O Projeto de Lei é o de nº. 5476.
Eles não sabem até quando vai à votação. INTERESSE DE TODOS: cancelar a taxa do telefone.
Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não
têm interesse e não estão preocupados com isso.
Então temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós!
Ligue para mudar esta situação.
Passe para frente esta mensagem para o maior número possível de conhecidos
e amigos.
Não pague mais assinatura telefone fixo.
Será uma economia muito grande no final do ano..
LIGUE: 0800-619619.
Vamos divulgar!!
Entrando em vigor esta lei, você só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse
roubo que é a assinatura mensal.
Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR' na
Câmara.
Quantos mais ligarem, maior a chance de acabar com mais esse absurdo.
Vamos lutar para que este projeto seja aprovado.
Vamos ligar pessoal
DIVILGUEM AO MAIOR NUMERO DE PESSOAS
................................
Obrigada Coronel.
A saída para a compra de votos dos petralhas com o bolsa-miséria é criando uma maior ainda.
ResponderExcluirIsso não tem fim e o que precisamos é de uma lei que impeça os assistidos de votar via impedimento até que recobrem a cidadania.