segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Pressa no pré-sal mata primeiro brasileiro.

A Petrobras confirmou hoje (5), por meio de nota, o acidente ocorrido ontem (4) na plataforma FPSO JK (P-34), que opera no campo de Jubarte, a 130 quilômetros de Vitória (ES). O acidente teria sido provocado por falha de uma válvula de bloqueio na plataforma e provocou a morte do caldeireiro William Robson Vasconcelos, 28 anos, contratado da empresa UTC Engenharia, que presta serviço à Petrobras. Além da morte de Vasconcelos, o acidente causou ferimentos leves em outros dois empregados terceirizados da estatal, também contratados da UTC Engenharia: Mário Alves de Souza e Marivaldo Pedro Alves de Souza. Eles foram medicados e liberados, segundo a companhia. O diretor de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança) da Federação Única dos Petroleiros, Simão Zanardi, afirmou nesta segunda-feira, 5, que o acidente ocorrido na plataforma P-34 da Petrobras "já estava mais do que anunciado". "Tivemos sorte de não ter acontecido nada até agora e ter sido apenas uma tragédia e não mais". Segundo ele, a plataforma está em constante manutenção, desde que entrou em operação há cerca de um ano. "Há quase dois meses a Petrobras vinha mantendo dois hotéis flutuantes ao lado da plataforma, abrigando cerca de 70 técnicos para realizarem a manutenção constante da unidade", disse o sindicalista. A unidade é a primeira a produzir o óleo do pré-sal brasileiro e teve a inauguração deste poço em setembro feita com pompa e participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros. A plataforma produz cerca de 40 mil barris, sendo 15 mil do pré-sal. A P-34, porém, já estava operando há pelo menos um ano no campo de Jubarte, produzindo óleo pesado encontrado acima da camada de sal. "O que está ocorrendo é uma pressão muito forte da empresa para que sejam cumpridas metas de produção e para colocar em operação o mais rápido possível os campos do pré-sal. É uma saga em busca do óleo a qualquer preço e isso tem sacrificado muito os mergulhadores e especialmente os funcionários terceirizados", disse o sindicalista.

11 comentários:

  1. E Lula está ligando pra isso?
    Ele só pensa nele e resto que se dane!
    Gentalha!

    ResponderExcluir
  2. aqui também uma "acidente"

    Citgo suspende programa
    de combustible para pobres
    en EEUU

    03:37 PM. Economía La empresa Citgo, filial en Estados Unidos de Pdvsa, suspendió el programa que financia la calefacción a familias de bajos ingresos, informó hoy la organización benéfica Citizens Energy que colabora en la iniciativa.

    Agora que o petroleo está mais barato é que deveriam aumentar as doações!!!!

    isto acabou cedo..
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Coronel

    Só mesmo num Estado terrorista se coloca a segurança dos operários em segundo plano para que se cumpram as ordens do traidor.

    ResponderExcluir
  4. O governinho esta acabando. Falta pouco. E o tal do Pac foi um fracasso. O primeiro emprego um fracasso. Alias Dr Evil nao se lembra de nenhum sucesso desse governinho. Agora o cachaceiro vai se agarrar ao pre-sal. Custe o quanto custar. Em dinheiro e em vidas.

    ResponderExcluir
  5. Quando ocorreu o terremoto ano passado, eu li um estudo no site da UNB que analisava a excessiva quantidade de explosões no fundo do mar e uma possível causa do abalo que atingiu as regiões sul e sudeste. Ele quer achar petróleo para decretar o "Dia do Fico".

    ResponderExcluir
  6. Anônimo...
    5 de Janeiro de 2009 20:55
    ..................................

    Diante do exposto,aguardemos então o próximo dia 09.
    Tomara você esteja enganado.

    ResponderExcluir
  7. Sr. Coronel:

    Testei a ferramenta de tempo real, e funcionou a contento.
    Parabéns a todos nós, e agradecimentos aos seus esforços para nos proporcionar melhorias no nosso relacionamento.

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi um sindicalista abrir a boca para elogiar condições de trabalho, de salário, etc. Por que agora eu deveria confiar na palavra de um deles?

    ResponderExcluir
  9. Dr Evil
    O governo do Luiz é um engodo. Nada nesse governo funciona. -Fracassaram no Fome Zero: tiveram de pegar os projetos socias do anterior.
    -Fracassaram no desvio de dinheiro: foram pegos em flagrante com dinheiro na cueca e mala no hotel. Acredito que o governo anterior tenha passado a mão em muita coisa, mas pelo menos não foram pegos com a boca na banana.
    -Vão fracassar no Pré-Sal, não hádúvida.
    -E assim que o único cara do PSDB no governo - o Meirelles -, sair, e vair sair, a coisa afunda de vez.
    Tchau, Lula!!!!

    Marquinhos10

    ResponderExcluir
  10. NO último dia 28 reencontrei um conhecido de longo tempo que fornece equipamentos para a exploração de petróleo. Multinacional. Falou com todas as letras que o único campo viável para a exploração do pré-sal é esse onde acaba de ocorrer o acidente, no Espírito Santo. Os demais, podemos esquecer. Muito fundo, muito longe, muito difícil, e o preço definitivamente não compensa. Ele já trabalhou na Venezuela, no Texas e no México. Agora está por aqui.
    Aguardemos.

    Lilyanne

    ResponderExcluir
  11. Enéas Carneiro estava mais do que certo, quando disse que o Brasil devia investir em Álcool e biodiesel.
    Um país de extensões continentais não teria o menor problema de fome, caso optasse por privilegiar esse tipo de fonte energética.
    Está na hora do país tornar-se independente do petróleo, o Presimente Lula deu um grande passo para trás, quando trocou essa alternativa pelo diabo do pré-sal.

    ResponderExcluir