domingo, 16 de novembro de 2008

A esquerda torturou, matou e não foi julgada.

De Clóvis Rossi, na Folha:

No aparente afã de contraditar a ministra Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, acabou é reforçando a argumentação de Dilma, para quem tortura é crime imprescritível.Diz Mendes que terrorismo também é crime imprescritível. Se é assim, terrorismo de Estado é igualmente crime imprescritível -e o que aconteceu no Brasil nos anos 60 e 70 foram os dois tipos de terrorismo, o da luta armada e o do aparelho repressivo.Se alguém tem dúvida, basta ler os indispensáveis livros de Elio Gaspari sobre o período militar. Ou interpretar a atitude da Advocacia Geral da União de assumir a defesa de dois oficiais do Exército acusados de praticar torturas. Se assumiu a defesa, a AGU está dizendo implicitamente que ambos agiram de acordo com uma política de Estado e, portanto, não tem como omitir-se na defesa.Não fosse política de Estado e, sim, desvio de conduto funcional, a AGU teria recusado a causa.Teorias e interpretações à parte, há fatos concretos ultra-conhecidos: se é terrorismo -e é- matar um soldado (Mário Kozel Filho) que estava de guarda à porta do então 2º Exército, também é terrorismo matar um preso sob guarda do Estado (caso do jornalista Vladimir Herzog, um entre muitíssimos).Portanto, se crime de terrorismo é imprescritível, cabe punir os casos de terrorismo de Estado, até porque há uma nítida diferença entre um terrorismo e outro: boa parte dos que praticaram terrorismo contra o regime já foi punida -às vezes dentro da lei, não raro à margem dela (caso Herzog, para citar de novo apenas um deles).Já os que praticaram terrorismo de Estado não tiveram punição. Pode-se até discutir a conveniência político-institucional de salgar feridas a esta altura. O que não se pode é insinuar reabrir algumas, sem reabrir também as outras.
................................................................................
O jornalista considera punição o exílio para terroristas, em troca da libertação de um refém? O jornalista está completamente enganado. Foram para o exílio exatamente para escapar de cumprir penas pelos seus crimes. Fugiram do país, fugiram da condenação. Hoje, recebem pensões e indenizações. Mas jamais foram julgados e condenados. Jamais foram presos pelo que cometeram. Se julgarem os militares, José Dirceu, Fernando Gabeira, Dilma Rousseff e tantos outros devem sentar no mesmíssimo banco dos réus para, finalmente, responderem pelo que cometeram.

28 comentários:

  1. Eu acho importante essa discussão porque só lá fora do Brasil é que todos já sabem que temos um governo comunista que só se preocupa mesmo com as questões bolivarianas, enquanto aqui dentro compra votos para com programas assistencialistas e contratando o máximo de funcionários públicos que pode.

    Com essa discussão o assunto chega ao brasileiro do cotidiano, o comum que se pergunta porque essa gente está com esse assunto em pauta que não enche a barriga de ninguém, a não ser para aumentar os gastos públicos na farra das indenizações.

    O resultado prático disso é só este, ou seja, aumento da disparidade, da injustiça e da desigualdade entre os brasileiro, conferindo indenizações para pessoas que cometeram crimes.

    A justiça que procuram, caso exista, é só para alguns, atuais apaniguados desse desgoverno comunista com viés autoritário que lembra bastante a outra face da ditadura militar.

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta:porque Beria fugiu se não tinha nada a temer? Instinto de Ratazana?
    Esse discurso já me cansou.
    Por que os chefes militares não exigem a abertura dos arquivos para acabar de vez com a conversa?
    Que tal trazermos o discurso para os dias presentes? assim neste nível: por que os irmãos de Celso Daniel estã fora desse prostíbulo? Por que o governo Lula se recusa a investigar o caso Celso Daniel? Por que Larry Rohter foi expulso do Brasil quando tocou no assunto (a jogada da cachaça foi só uma nuvem de cachaça, digo, fumaça)? Por que moprreram tantas pessoas próximas ao caso? POr que o Sombra está solto?
    POr que ninguém se interessa pelo caso? Por que este blog não veste essa camisa? Não a vista, Coronel, não a vista, ou eles farão o senhor (e eu também) vestir um paletó de madeira.

    Isso é terrorismo de Estado: o cidadão passa a temer a ação do Estado.

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, Coronel.

    (Ufa!, que alívio, o Caçador de ratazanas vermelhas está de volta.)

    - Sentido! Há um oficial presente.

    Ass. Soldado

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber quando o povo brasileiro vai ser indenizado pelos anos de necessidade que passou em virtude da tentativa de implantação de um regime comunista que gerou um golpe militar seguido de ditadura.


    Mago

    ResponderExcluir
  5. Anda confuso o Clovis Rossi, não? O artigo começa parecendo que vai contrariar a opinião do ministro Gilmar Mendes, mas encerra reproduzindo exatamente o que o ministro disse: imprescritível por imprescritível, o terrorismo também é, tanto quanto a tortura, e não se pode revogar a lei da anistia unilateralmente. Um texto incoerente, que faz de conta que traz uma perspectiva nova mas não acrescenta nada, a não ser, involuntariamente, a evidência de que a posição da esquerda nessa tentativa de vingança contra os adversários de 25 anos atrás é logicamente insustentável.

    ResponderExcluir
  6. Não há como disvincular um caso do outro, torturta e terrorismo são irmãos siameses. A unica diferença é que a dita tortura alegada pelas esquerdas não atingiu toda a população e sim um determinado grupo que dedicou-se a praticar atos terroristas em nome da implantação de uma chamada "ditadura do proletariado", isto tanto é verdade que os que se dizem "torturados ou exilados" jamais alegaram inocencia na participação de tal movimento.Quanto a esquerda, esta sim dedicou-se á pratica do terrorismo indiscriminado que atingia a qualquer um da população.Um dos maiores crimes contra a constituição brasileira é deixar que terroristas ou exilados indenizem-se-se a si proprios numa clara demonstração de parcialidade, falta de justiça e roubo ao erario publico.Se anulada a lei de anistia o certo seria um julgamente praticado por organismo internacional independente, pois se cabe condenação ou indenização para um lado, certamente o outro também tem o mesmo direito, especialmente os civís que não estavam envolvidos na luta armada.

    ResponderExcluir
  7. Coronel

    O anexo que o senhor colocou, diz tudo.

    Esse "jornalista" falha ao dizer que existe diferença entre terrorismo de Estado e o "outro". Estado nunca comete terrorismo! Quando Estado è atacado, tem o direito de se defender usando todas e quaisquer armas e metodos para repôr a legalidade democratica. E a iniciativa de onde partiu o terror, vieram de brasileiros traidores a soldo de uma potência estrangeira (URSS) para derrubarem um governo democratico.

    Matar civis para lançar o terror è terrorismo. Alguns foram capturados. Queriam o quê? Não falaram a bem, logo tinham revelar sobre pressão psicologica e fisica seus segredos. E aí a culpa è dos militares? Esses terroristas a soldo de Moscou não conheciam as regras do jogo? Como diz tarso genro, eles não praticavam terrorismo mas sim luta de libertação. Luta de libertação numa Democracia? Então è terrorismo pois lancavam o terror junto da população civil que queriam "libertar".

    E agora os culpados foram os militares? Quanto dinheiro recebeu esse "jornalista" para escrever essas baboseiras de atrasado mental? Ou è por ser esquerdopata? Só tem uma visão unilateral do problema? Quantos neuronios? Apenas um? Bingo!

    Houve uma ação (terrorismo), logo teria de haver uma reação (contra-terrorismo). Ou os terroristas presos não podiam ser interrogados? Onde isso não se pratica numa guerra de guerrilha? E as informação que eles possuiam? Não podiam ser extraidas a qualquer preço? Por exemplo, o genuino, nem precisou de levar um tapa, "cantou" de imediato. Porque os outros não fizeram o mesmo?

    Para esse "jornalista", os crimes praticados pelos terroristas, como morte e tortura, são revogáveis só por eles terem sido presos? Idiota! Imbecil!

    E a anistia? Também apenas unilateral?

    Resumindo. lula quer prosseguir com o desenvolvimento do Foro de São Paulo, que prevê a desarticulação das Forças Militares e o seu descrédito junto da população civil. Está escrito! E esta campanha nojenta já podia ser trancada se lula quisesse, mas não quer.

    Já está atrasado outro 1964 e acertar das contas em definitivo! Chega dos circulos bolivarianos, chega de Foro de São Paulo, chega de lula, chega de esquerdopatas no governo, chefa de milicias armadas do lula, chega de baderna!

    Chega de bolcheviques tentando humilhar constantemente os militares e toda Instituição castrense desde o tempo de FHC.

    BASTA!

    Esquerdopata bom, è esquerdopata morto!

    ResponderExcluir
  8. e a turma que sofreu na época do Getúlio???
    kkk
    no final todos nós deveremos ser de alguma forma indenizados.

    Ou não???
    ai meus saisssss

    abraços

    ResponderExcluir
  9. A esquerda criminosa brasileira jamais condenou o regime de Fidel, muito pelo contrário, vivem lambendo-lhe as botas nojentas.São estes seres despreziveis que atualmente nos governam e dirigem os nossos destinos. Meu apelo é para que aqueles que ainda não foram corrompidos pelo sistema lutem contra isto tudo que ai está posto, caso contrario não haverá salvação para ninguém, nem para eles.

    ResponderExcluir
  10. O comentário da(o)Filoxera 11:41, é perfeito!
    Quanto ao "jornalista" recomendo a leitura diária " A formulação da verdade dignifica quem a proclama e valoriza quem a ouve".
    Michelle

    ResponderExcluir
  11. E a turma da revolução de 32 não vão ser também indenizados?

    Tenho um tataratata-avô que foi torturado naquela época e outro que perdeu uma perna.

    Onde posso encontrar essa tal Comissão da Farra da Anistia para que também seja indenizado?

    Um detalhe, o meu tataratata-avô não era de esquerda, mas eu posso me declarar dessa tal esquerda só para também entrar nessa farra.

    ResponderExcluir
  12. O PACTO.

    O pacto feito no Brasil foi a partir da perspectiva de : "Anistia, ampla, geral e irrestrita".
    Agora que a esquerda chegou ao poder, quer diminuir o alcance da mesma.
    É fácil, que o Estado recolha aos presídios os ministros ex-guerrilheiros, terroristas e assassinos e também os militares torturadores.
    Quem condenem a todos à pena máxima e que obrigue aos terroristas a devolução da grana que todos os brasileiros lhes pagam.

    ResponderExcluir
  13. Será que esses esquerdistas topam sentar no banco dos réus? Duvido!

    ResponderExcluir
  14. o jornalista deve ter bebido no balde de satã esta noite passada. e claro, aspirado todas as porcarias contidas nele.

    amedontrar as pessoas é só uma das etapas da moderna revolução comunista. há outras, bem piores, ainda por vir.

    a única saída capaz de expulsar esses capetas do corpo da nação, é a mobilização dos cidadãos com enfrentamento idelológico, e na porrada, se for necessário.


    aguia_dourada

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde a todos.

    Sabe, Filoxera, acho que vc vai ter que abrir uma excessão a respeito de sua frase: "O estado não faz terrorismo"... Dê uma olhada no Estadão hoje, no editorial "Chaves, um democrata" e vc vai ver até onde vai a senvergonhice de quem quer se manter no poder a qualquer custo! Acho que o maior ídolo desse imbecil, só pode ser a múmia do Fidel,não? E qdo penso que o "Faraó de Garanhuns" é amiguinho desse ditador e da múmia ambulante,tenho até vontade de chorar ao pensar nas mãos de quem nós estamos...Dá prá chorar,não é?
    Zinha

    ResponderExcluir
  16. OPS...Se é de pedir pensão vitalícia acoplada a umas "luvas iniciais" também quero, pela ladroagem que essa canalha está fazendo comigo pagando...R$ 1 milhão de luvas + R$ 10 mil por mês prá começar acho que está bem...

    ResponderExcluir
  17. Zinha, OK, mantenho apenas para o nosso regime militar. Este governo è um governo terrorista, porque vive de corrupção, compra de votos no Congresso, apoio a movimentos terroristas como o MST, Via Campesina e Liga Camponeses Pobres e não deixa os militares avançarem.

    ResponderExcluir
  18. Ainda bem que os militares defenderam o país dos facínoras que queriam implantar aqui uma ditadura comunista. Falharam, no entanto, ao anistiá-los, já que agora eles, os terroristas vermelhos, estão aí, completando o serviço sujo que iniciaram na década de 60. E, ainda por cima, recebem indenizações milionártas pelo mal que fizeram ao país. Essas aberrações subsistem por causa de esquerdopatas como Clóvis Róssi, que as defendem.

    ResponderExcluir
  19. Esse articulista é esquerdista e como sempre acontece com eles distorce os fatos. Não se pode chamar de terrorismo a ação coercitiva do governo contra quem quer subverter a sociedade. Falo isso apenas seguindo meu senso comum. Eles, os comunistas é que pretendem confundir tudo, chamando pelo mesmo nome, QUANDO LHES CONVÉM, coisas diferentes. Terrorismo é açao violenta contra o Estado Nacional, não a defesa deste por parte de quem cabe esta tarefa.

    ResponderExcluir
  20. Já que outros lembraram isso, também vou pedir uma indenização. Meu bisavô teve de se internar no mais remoto interior do Uruguai na epoca da ditadura castilhista aqui no RS. Ele era gaúcho maragato e pra não ser degolado (ele e a família toda)perdeu todo o pouco que tinha aqui. Será que eu posso pedir uma indenização?

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite a todos.

    Ainda bem que vc entendeu o que eu quis dizer, Filoxera; eu realmente estava me referindo ao "Aprendiz de Feiticeiro", "Tchaves,o Ridículo"; do nosso Exército, eu tenho o maior orgulho,o maior respeito; e fico indignada de saber que eles tb são mto mal pagos... mas, fazer o que né? Temos que pensar assim: "Não há mal que sempre dure..."
    Abçs
    Zinha

    ResponderExcluir
  22. Se houve crime, de um ou de outro lado, houve porque quiseram`À FORÇA, impor um regime, o COMUNISTA...as FFAAS REAGIRAM com razão.Houve excessos dos dois lados e agora não adianta chorar o que passou, sob pena de irem ao banco dos réus estes que hoje são "ministros"...apoio, desde que TODOS venham a responder IGUALMENTE, caso contráio, fim de papo.Escãndalo são na verdade estasINDENIZAÇÕES pagas com o nosso suor, trabalhamos e damos um duro danado prá pagar os impostos mais injustos do mundo.Dora JARDIM

    ResponderExcluir
  23. Coronel

    Se as esquerdas querem mesmo avançar com alguma merda, cumprindo diretrizes do Foro de São Paulo, então estou me lembrando de um grito de guerra quando tudo já estava perdido: "Quero sangue". E como não havia nada a perder...

    ResponderExcluir
  24. Neste artigo, o autor é tendencioso e desonesto. A tendência é perdoável, a desonestidade não.

    ResponderExcluir
  25. desculpem,desculpem,sei que demorei.A experiência foi forte e só agora me recuperei.(morrer,dormir,nada mais;)
    Pela Santa Inquisição! Querem acabar com a tortura no mundo?
    Justiça!Só ela,bem feita pode conter esses atos e desencorajar outros.Vai acabar?Nãaao.Nunca!
    Pronto,falei.(soltai os leões na arena)Agora me fecham no meu quadrado,ado,ado,ado,Fernando de Aragão.

    CAMUNDONGO EM QUADRADO
    (o mal que um homem faz vive após ele)

    ResponderExcluir
  26. Eu estou ligadíssimo, em sites e blogs, para ajudar a espalhar o mal que esses terroristas faziam naquela época. Acredito que o Brasil, seja o único país do mundo, em que terroristas recebem polpudas indenizações, isso é o fim do mundo!

    ResponderExcluir
  27. Engana-se, Zinha. O mal de ser mal pagos nos persegue por toda a vida militar, durante e depois, porque na reserva a coisa muda para pior. Na ativa temos parcos soldos, na reserva temos soldos parcos. Ouvi, desde meu serviço militar inicial, as promessas de melhora e hoje, rumando para a cova, ainda não vi m... nenhuma de melhora, nem vislumbro a possibilidade de que tal aconteça. A coisa se tornou pior depois que elegeram o vagabundo da Sorbone que vive passeando às minhas custas. O cretino dos dias presentes, vivia reclamando do vagabundo anterior estar sempre em trânsito, mas, tem mais tempo de vôo que de presidência. O que nos causa espécie é que os aviões do Exército caem, masm, o Rendez Vous aéreo não sofre seuqer uma pane. Somos o povo mais azarado do planeta.

    Já faz tanto tempo da queda do avião do Castelo Branco, porque será que essa também não cai, hein? Acho que deve ser porque o inferno é no Brasil, pois tudo de ruim acontece aqui.

    Tanta vontade de soltar meus fogos, mas, acho que terei que levá-los para a sepultura.

    ResponderExcluir
  28. Quem tem que ser punido são exatamente os que promoveram a guerrilha - os militares cumpriram seu dever de proteger as instituições..

    ResponderExcluir