quinta-feira, 22 de novembro de 2007

PT e Venezuela:tudo por dinheiro.

Cinicamente, para aprovar a Venezuela no Mercosul, os petistas têm apelado para a economia, procurando tirar o foco da dimensão política. Como se "mercado" fosse a palavrinha mágica que movesse a oposição, em todas as suas decisões. Como se ver uma ditadura em instalação no Continente fosse um pequeno detalhe. Chegam ao desplante de fazer comparações com a comunidade européia que, antes de chegar a 27 membros, derrubou o Muro de Berlim, integrou a Alemanha Oriental e contribuiu para que a democracia se fortalecesse em todo o Leste Europeu. O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) lascou que "do ponto de vista comercial é muito vantajoso ter um país com uma economia forte como a Venezuela no Mercosul. Não tratamos disso como uma questão ideológica". Em outras palavras, vamos tapar os olhos e o apertar o nariz para o Chavez, pois agora é tudo por dinheiro.

3 comentários:

  1. Bonito vai ser quando, pelo sistema de rodízio na presidência do Mercosul, chegar a vez da Venezuela. Deverá ser trágico, mas que será engraçado, será. Quem não viu lula engolir sapo, até por que têm habitat diferente, vai se divertir à beça!

    ResponderExcluir
  2. Se aprovarem a Venezuela no Mercosul, mais uma vez estarão atropelando a lei, que diz que nenhum país ditatorial pode ingressar no bloco!!!

    ResponderExcluir
  3. "Como se "mercado" fosse a palavrinha mágica que movesse a oposição, em todas as suas decisões"

    E não é?

    Sobre Venezuela no Mercosul, hoje o Kennedy Alencar tem lá uma coluna defendendo que o Brasil, aproximando-se de Chavez, vai fazê-lo "errar" menos.

    Moral da História: Os EUA deveriam ter feito um tratado de livre-comércio com a Alamanha Nazista. Quem sabe assim Hitler não teria se tornado um democrata e "errado" menos.

    ResponderExcluir