terça-feira, 27 de novembro de 2007

Brasil, alto desenvolvimento humano. Para a ONU.

O Brasil acaba de ser definido pela ONU como um país de “alto desenvolvimento humano”. O IDH do país subiu 0,1%, passando de 0,782 para 0,800, alcançando exatamente a pontuação que nos posiciona no patamar superior, em 70º. Lugar. Junto com o Brasil, sobem Rússia, Macedônia, Albânia e Belarus . Ainda continuamos longe da nossa vizinha Argentina, que está em 38º. Lugar. Ainda bem.

PS: Comentarista complementa a notícia, mostrando uma distorção nas contas da ONU. Usaram a metodologia velha do IBGE, para cálculo do PIB. Sugiro ler o comentário. É esclarecedor.

4 comentários:

  1. "A ONU escolheu o Brasil como palco para apresentar ao mundo seu novo Relatório de Desenvolvimento Humano, mas cometeu, involuntariamente, uma injustiça com os anfitriões do evento. Graças a um erro metodológico, o país caiu no ranking da qualidade de vida do mundo - mas deveria ter subido.

    O relatório divulgado hoje, com dados de 2005, mostra que o Brasil atingiu exatamente a "nota" mínima (0,800 numa escala de zero a um) para entrar no clube países de "alto desenvolvimento humano". A nota em questão é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), adotado pela Organização das Nações Unidas para medir e comparar o progresso social em diferentes países.

    De 2004 para 2005, o IDH do Brasil subiu de 0,792 para 0,800 - evidência de que houve avanços nos quesitos renda, educação e longevidade. Mas, no ranking oficial, o país caiu da posição 69 para a 70. Sinal de que outros países melhoraram mais? Nada disso.

    Terra Magazine revisou as contas da ONU e descobriu uma distorção. Os cálculos foram feitos com base no "PIB velho" do país, ou seja, não levaram em conta a mudança de metologia do IBGE, promovida em março deste ano, que revelou um país mais rico - ou menos pobre - do que se imaginava (leia aqui). O FMI já cometeu esse erro (leia aqui), mas depois se corrigiu (leia aqui)".
    Infelizmente, estava muito bom pra ser verdade..

    ResponderExcluir
  2. Vi no RA que o Brasil durante o governo Lula caiu 2 posições no ranking, ou seja, cresceu um pouco mas vários países cresceram mais. É o Brasil perdendo o bonde dos bons ventos econômicos mundiais.
    Não há motivos pra petralhada comemorar.

    ResponderExcluir
  3. Ufa,

    Ainda bem que o calculo nao resultou em um indice de 7,999.

    Como ficaria o ufanismo petista?

    ResponderExcluir
  4. Resumo da ópera: o Brasil lullo-petista é como rabo de cavalo: quando cresce, é para baixo.
    E esta avaliação da ONU é brincadeira, o Haiti agora é considerado como um país de Médio desenvolvimento humano (???).
    E o PCdoB pode comemorar, a Albânia ultrapassou o Brasil no ranking.

    ResponderExcluir