Hoje o PMDB se reúne para ver como pode tirar mais vantagem da crise política. Cargos, emendas, ministérios, tudo menos o interesse do país.

O Vice-presidente da República, Michel Temer
Quem acredita em Michel Temer, Renan Calheiros, Eduardo Cunha e outros assemelhados? Ontem eles já mostraram as garras para o PT. Apenas Helder Barbalho, ministro da Pesca, o ministério mais humilhante da Esplanada, se fez presente ao Desfile da Independência. Nenhum senador, nenhum deputado, o PMDB se resumiu a Michel Temer e ao filho do Jader Barbalho. A notícia abaixo é do Estadão:

O vice-presidente Michel Temer reencontrou nesta segunda-feira, 7, em público a presidente Dilma Rousseff pela primeira vez desde quinta-feira, quando afirmou que a petista não permaneceria no cargo até o fim do mandato se mantiver a popularidade em 7%. A declaração provocou tamanho constrangimento que nem a nota em prol da “união” e do “trabalho”, divulgada anteontem pelo peemedebista, amenizou a desconfiança no Planalto. É com esse espírito que o governo vê o jantar que reunirá hoje o vice, governadores e ministros do PMDB, Eduardo Cunha (RJ) e Renan Calheiros (AL), presidentes da Câmara e do Senado.
No palanque montado para o desfile de Sete de Setembro, Dilma e Temer trocaram beijinhos na chegada e na saída, ficaram lado a lado, mas pouco conversaram. Era visível que ambos não estavam à vontade. Ao fim do desfile, cada um tomou seu rumo. Hoje, presidente e vice e se reencontraram em um compromisso de trabalho: a reunião de coordenação política do governo, no Palácio do Planalto, às 9h.

À noite, Temer receberá no Palácio do Jaburu, sua residência oficial, os seis ministros e os sete governadores do PMDB, além de Cunha e Temer. Oficialmente, o tema será uma extensão da reunião realizada na quinta-feira pelo governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), para formular uma política de consenso dos governadores peemedebistas sobre a crise econômica e seus efeitos sobre os Executivos estaduais. No entanto, é voz corrente dentro do partido que a crise política e a tensa relação entre PT e PMDB será um dos pratos principais do jantar.

Pedido. Um parlamentar próximo a Temer disse que ele está “tranquilo” e que o jantar foi pedido pelos governadores, e não pelo vice. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), informou que o jantar servirá para retomar uma agenda de reformas – trabalhista, previdenciária e tributária – que está parada.

No Planalto, a avaliação de que Temer havia dado declarações “desastrosas” sobre a permanência de Dilma no cargo persiste, mesmo após o vice negar conspiração contra a presidente. Em público, os petistas tentam arrefecer a tensão. “O vice-presidente Michel Temer é o maior símbolo dessa união do PT com o PMDB, da construção de um governo de coalizão de muitos partidos”, disse o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, após o desfile de Sete de Setembro.

5 comentários

Normal no país do carnaval.

Reply

Se depender do Congresso comandado pelo PMDB, cúmplice do PT, ela termina o mandato, dominaram tudo e o cercadinho de ontem define bem o que acontece no Brasil, de um lado a elite governante sem vergonha na cara, maus brasileiros que só pensam em si e do outro a população que paga a conta e não consegue ser ouvida, um mero detalhe.

Reply

Mas nao adianta. Sem PMDB nao sai nada. No final, as opçoes sao duas: Tres anos e meio com PT e PMDB ou tres anos e meio com o PMDB. Ou Dilma ou Temer. Ou gatunos profissionais ou fisiologicos. Quem acredita que seja possivel destronar os dois bandos de uma vez? Eu prefiro o PMDB, dafado, mas democrata e nao-bolivariano!

Reply

Vejam bem isso. É assim que funciona a política desde o tempo em que Rio Barbosa (e isso foi em ?1910?) disse "De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
A diferença que hoje é tudo tão na cara que mesmo com os protesto do dia 07-09 eles não dão bola. Olham para o povo como se fosse umas formigas trabalhando para sustentar suas cigarras. E ainda se ofendem quando dizem que brasileiro segue a risca a "Lei de Gerson" ou quando mostramos nosso complexo de vira-latas.

Reply

Perguntas: Quem vai pagar o regabofe? Será que isto vai para o viuvão pagar? Não é desconhecido que nos EUA, o presidente paga a conta das despesas de seus convidados pessoais.

Reply