Arrependido por criticar PT, Lula culpa imprensa. Partido ataca Justiça e defende empreiteiras corruptas do Petrolão.

(Folha) Após afirmar que petistas "só pensam em cargo", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu ter se excedido nas críticas públicas que fez ao PT e ao governo Dilma Rousseff. Em conversas com aliados, também admitiu que suas declarações prejudicam a imagem da sigla, em vez de ajudá-la. 

Lula alegou, no entanto, que a imprensa exagerou o tom de sua avaliação e que não tinha ideia de que a repercussão de suas declarações seria tão grande. Esse mea-culpa foi relatado pelo presidente do PT, Rui Falcão, na manhã desta quinta (25), durante reunião da cúpula da sigla, em São Paulo. 

Em sua exposição, Falcão descreveu parte de sua conversa na véspera no Instituto Lula. Segundo participantes da reunião da Executiva do partido, Falcão afirmou que Lula se comprometeu a atuar pela pacificação interna do partido e que cumprirá uma agenda para fortalecê-lo. A primeira tarefa será um encontro com parlamentares petistas na próxima segunda-feira (29), em Brasília. 

REVOLUÇÃO
No início desta semana, Lula pregou uma "revolução" no partido, afirmando que os petistas parecem querer salvar apenas a própria pele. Seu discurso provocou forte reação interna no partido. Até a presidente Dilma Rousseff se pronunciou, tentando minimizar a polêmica. 

Nesta quinta, Falcão também tentou reduzir o impacto dessas declarações. publicamente, em entrevista a jornalistas, afirmou, em entrevista, que o caso não fora tema de debate na reunião. Apesar da tentativa de aplacar a crise, o partido atendeu à cobrança de Lula e divulgou um texto em que cobra "reorientação" da política econômica implementada pelo governo: 

"Avultam entre estas providências a redução da meta de superávit fiscal, a imediata reversão da elevação da taxa de juros praticada pelo Banco Central e a taxação das grandes heranças, das grandes fortunas e dos excessivos ganhos financeiros", diz o texto redigido por Falcão, em consonância com demais dirigentes petistas. 

O PT reivindica ainda a "aceleração da negociação com centrais sindicais para lançamento de um plano de proteção ao emprego". Autor de um texto que serviu de base para este parágrafo, o secretário de Formação Política do PT, Carlos Henrique Árabe, explica que a proposta ganhou força após os rumores de aumento da meta de superávit.

'ESPETÁCULO'
A resolução da executiva do PT ataca ainda a atuação da Justiça, da Polícia Federal e do Ministério Público na Operação Lava Jato. Segundo o documento, há uma "ação ilegal, antidemocrática e seletiva" de agentes públicos num "espetáculo jurídico-político-midiático". 

O texto não poupa o TCU (Tribunal de Contas da União): "é inadmissível a disputa política no interior do TCU para colocar sob suspeição as contas de 2014 [do governo federal]". Seguindo a orientação do ex-presidente, o documento também alerta para o risco de "quebra" de empresas investigadas na Operação Lava Jato. "Preocupa o PT as consequências para a economia nacional do prejulgamento de empresas acusadas", diz.

19 comentários

elles não pensam só nos cargos

elles pensam é nas vantagens dos cargos, nos petrolões e mensalões que acham que podem fazer ao ocupar os cargos

Reply


Se o Lula e sua quadrilha ARROMBARAM os cofres públicos, a Petrobrás, e muito mais, imaginem o que fazem com as FRÁGEIS URNAS ELETRÔNICAS.

Se continuarem no comando da Nação, legislando em causa própria, mantendo comparsas no STF, TSE, BNDEs, Banco do Brasil, Caixa Econômica .... podes crer brasileiros a Sofisticada Organização Criminosa-PT nunca mais sai do governo, estarão blindados para sempre.

Reply

Também acho que a culpa toda é da imprensa. Culpada por encher a bola desse boquirroto lá atrás, na década de 90, o que possibilitou a chegada desses incompetentes ao poder, permitindo que a crise chegasse junto. Tivessem contado a verdade sobre ele e a história do Brasil seria outra.

Reply

Xiii! O meliante já ficou animadinho com a declaração da justiça de Curitiba, que não existe investigação sobre Lula em curso lá(POR ENQUANTO TÁ). O juiz só não completou afrase: Mas começa na 15a. fase da lava jato, claro.

Reply

Essa gentalha é do CAR@$%¨RA%@*LHO!

"a Lava Jato é uma ação ilegal, antidemocrática e seletiva" de agentes públicos num "espetáculo jurídico-político-midiático".

"Peidei mas não fui eu"
Há! Há! Há! Há! Há! Há! Há!

Então quem foi que destruí a Petrobrás?

Reply
César de Castro Silva mod

Se o Brasil fosse um pais sério esse cara-de-pau já estaria engaiolado na Papuda há muito tempo.

Reply

Em um jornal do Norte."O Instituto de Defesa do Direito de Defesa, O Instituto Brasileiro de Ciencias Criminalistas e o Movimento de Defesa do Advogado.declaram que o Juiz Federal Sergio Mouro usou a prisao preventiva para penalizar a livre manifestacao de pensamentos divergente do seu"Isso me cheira propaganda falsa de petralhas.

Reply
Despetralhando mod

Este crápula para tirar o dele da reta faz qualquer negócio, esta no seu DNA.

Reply
Otaviano Nunes mod

O lula falou isto... o lula falou aquilo... Se até papagaio fala, o lula pode falar o que quiser. O problema é que este inculto não tem conteúdo para falar. O que se ouve hoje é um cão sarnento e rouquifenho latindo a esmo, tentando enganar algum desavisado com os velhos discursos oportunistas de sempre. Creio que será sim indiciado nas próximas etapas da lava jato, se vai ser julgado e condenado, vai depender da correta elaboração do processo. Mas mesmo se (hipoteticamente falando) não for condenado, o estrago a sua imagem politica estará consumado. Ficará muito mais difícil agir de maneira corrupta após o encerramento da operação lava jato. O tempo dele acabou.

Reply


O Brasil está fudido enquanto essa horda de gatunos andar por aí...

Reply

Texto redigido por falcão! E eu que achava que elle fosse analfabeto!!!

Reply

Com o apoio de Reinaldo Azevedo. O cara está exagerando na sua defesa do Estado de Direito.

Reply

...E o que mais preocupa, é a manutenção do pt no poder. Estamos, nós, brasileiros pagadores de escorchantes impostos, muito preocupado com essa conversa mole da OCRIM. Sabemos que a única solução para o brasil é a saída do pt do poder. Não tem outra!

Reply

Concordo com o Lula.
A imprensa é culpada sim! Culpada por querer só saber da mesada que esse desgoverno dá para eles calarem a boca! E apesar dos números incontestáveis ainda tentam justificar o injustificável!

Reply

O Reinaldo de Azevedo brevemente será homenageado como "advogado honoris causa" pelos petralhas ou no minimo "consultor ad hoc" da tribo, tem todas as armas.

Reply
Mamado na manguaça mod

Ele poderia "filosofar" sobre mandioca,mulher sapiens, teoria da terra qua-
drada e outra teses dignas de um poleiro de galinheiro, especialmente daqueles bem de baixo, onde se encontram as maiores "façanhas" do PT.
Quando ele faz pronunciamentos políticos parece até estar em estado alterado,
quando volta ao normal, ai é este festival de desculpas esfarrapadas.
Deveriam os "cumpanheros" ouvintes, portar sempre um bafômetro, antes do
palavrório, um teste. Se reprovado, a suspensão imediata do discurso. Muito
se poderia evitar com o gesto.

Reply

A imprensa vive levando patada de lula e fica dando eco ao que ele diz, cheia de veneração. E culpar o ministério público, a justiça sempre muito amiga dos petistas, e a pf é querer desviar a atenção dos crimes que o pt vem cometendo. Enquanto isso, o brasil está quase quebrado.

Reply

O vagabundo não tem jeito mesmo, e ainda encontra espaço nos jornais.

Reply

A única verdade que o vigarista falou na vida, agora esta arrependido? Que pena. Agora come o vomito.

Reply