O que estes medalhões petistas sabiam?

Jaques Wagner, Paulo Bernardo e Arlindo Chinaglia: o que eles viram e esconderam?

(Extraído de O Globo) A defesa de Ricardo Pessoa, acusado de liderar o chamado “Clube das Empreiteiras”, quer incluir como testemunhas do empresário o ministro da Defesa, Jaques Wagner, o deputador Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato à Presidência da Câmara, além do ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo. O empresário, dono da UTC, está preso desde novembro na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. No início de janeiro, ele divulgou uma carta levantando suspeitas nos contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras, além de recursos doados para a campanha da presidente Dilma Rousseff.

A petição da defesa não explica os motivos das escolha dos políticos no rol das 22 testemunhas a serem ouvidas em seu processo. Também está entre as testemunhas a serem ouvidas pelo Justiça do Paraná o secretário municipal de Saúde de São Paulo, José de Filippi Júnior, ex-tesoureiro da campanha de 2006 do ex-presidente Lula. Ele também foi tesoureiro da campanha de 2010 da presidente Dilma. 

Em texto de seis folhas publicados em janeiro pela revista “Veja”, Pessoa manda recado a integrantes do governo Dilma. No trecho intitulado “Consciência de governo”, o executivo diz: “Vale para o Executivo também. As empreiteiras juntas doaram para a campanha de Dilma milhões. Já pensou se há vinculações em algumas delas. O que dirá o nosso procurador-geral da República. STF a se pronunciar”, anotou. 

Em outra parte, o empresário cogita que alguém denuncie o suposto elo entre o esquema na Petrobras e a campanha presidencial. “Edinho Silva (tesoureiro da campanha de Dilma) está preocupadíssimo. Todas as empreiteiras acusadas de esquema criminoso da Operação Lava-Jato doaram para a campanha de Dilma. Será se (sic) falarão sobre vinculações campanha x obras da Petrobras?”, questiona.

O empreiteiro também afirma que o esquema desvendado pela Polícia Federal pode ser maior: “A Operação Lava-Jato vai caminhando e está prestes a mostrar que o que foi apresentado sobre a área de Abastecimento da Petrobras é muito pequeno quando se junta tudo a Pasadena, SBM, Angola, esquema argentino, Transpetro, Petroquímica e outras mais. Ah, e o contrato de meio ambiente na Petrobras Internacional? Se somarmos tudo, Abastecimento é fichinha”, escreveu.

Em 49 páginas, apesar de convocar integrantes do Executivo e do Legislativo, a defesa de Pessoa foge da argumentação política. De acordo com os advogados, eles não tiveram acesso à íntegra dos documentos que embasaram a acusação contra o empreiteiro. Eles negam que o empresário tenha cometido crime de lavagem de dinheiro.

A petição assinada pelos advogados Alberto Toron, Carla Domenico, Renato Martins e Luisa Moraes Abreu Ferreira diz ainda que a denúncia de corrupção é genérica e insuficiente. Eles contestam ainda a tese do MPF de que os contratos assinados entre a UTC e a Sanko, apontado pelos investigadores como o caminho para o desvio de recursos na Petrobras, foram fictícios.

Os advogados defendem que a acusação contra Pessoa é “fraca” por não denunciar as empresas supostamente envolvidas com a UTC em esquemas, como Andrade Gutierrez, Odebrecht, além do ex-diretor de Engenharia e Serviços da Petrobras, Renato Duque.

10 comentários

Não fossem tantos salafrários integrando a justiça brasileira, marginais togados parceiros da quadrilha do governo, os criminosos PeTralhas, que roubaram todo o patrimônio brasileiro já estariam atrás das grades e o fruto do roubo já teria retornado aos cofres públicos.
Esses calhordas do judiciário que defendem seus pares corruptos deveriam ser os primeiros aderem punidos.

Esses velhos togados decréptos, sem caráter deviam mirar-se na dignidade e competência do Juiz Moro.

Reply

Coronel,
viram tudo e, no mínimo, acobertaram a roubalheira. Lembremos que a Barbie, mulher do Paulo Bernardo também recebeu um dinheirinho.

Reply

Coronel,


talvez a pergunta seja:
do que fizeram parte?

Flor Lilás

Reply

Impressionante, o PT é um ajuntamento de meliantes, um criatório de pilantras, de gente identificada e voltada para o crime.Pior é ver que muitos deles contam com sólido apoio popular, construído com massiva propaganda enganosa e auto-promocional.
Como fez e faz a pistoleira Antaroussef.O desmonte dessa quadrilha vai ser longo e trabalhoso.

Reply

ô mala jaques wagner ganha quase 20 mil como ex-governador+30 mil como ministro+10 como aposentado na Câmara dos deputados. é mais um oportunista desse governo que rouba nosso dinheiro suado pago em impostos e na surdina nos chama de otários.

Reply


Concordo com o anônimo das 00:13 em tudo o que ele disse.

É zero pra todo mundo, oposição..judiciário...todos!

A vergonha é internacional é só ler o que o jornal francês Los Echos publicou ontem e o brasileiro vai sentir náuseas e vergonha muita vergonha de ser brasileiro....#VemPraRua31Jan...vamos derrubar esse governo ladrão!!

Reply

Nos paises serios e desenvolvidos governantes inescrupuloos sao punidos. Esperamos que aqui ocorra o mesmo, embora as evidencias sinalizem que nao. A justiça brasileira tem a faca e o queijo na mao para punir o mal, os poderoso que cometeram crimes diversos. o povo brasileiro nao acredita nos juizes poi na suprema corte muitos foram indicados por Lula e Dilma e ate' foram advogados do pt. Investiguem questoes de pedras preciosas vindo de Angola, as malas com milhoes de euros levadas pela Rose. Avancem em direçao `a Lula pois tudo começou com ele e acenem para o Brasil, para esse povo sofrido, que entraremos em um novo tempo, na direçao de um pais serio, sem corrupçao. Para isso, no entanto, tem que chegar ao primeiro escalao e nao, em bodes expiatorios.

OBS: desculpem. Estou om problemas no teclado, sem acentos.

Reply

Alguém tem dúvida de que vão mentir a torto e direito?
Como pode o Wagner ser Ministro da Defesa? Um escracho! Vai defender o quê?, esse m... .

Cvalaria Ligeira

Reply

Pior irá será ver todos negando e dizendo não saber de nada. Retirem os cordões e os cintos da galera presas pois suicídios ocorrerão ou pior até. Farquardi

Reply

...e um Jaques Wagner como ministro da Defesa, um escárnio. Só falta a volta de Genoíno como assessor do Ministério da Defesa, agora livre e solto pela madrinha Dilma, Comandante-em-chefe das FFAA. É dose cavalar essas afrontas e humilhações sem fim.

E Genoíno devolveu ou não a Medalha do Pacificador, alguém sabe ???
"Procuradoria-Geral cobra que
General Enzo casse medalhas militares dadas a condenados no Mensalão."
http://www.alertatotal.net/2014/11/procuradoria-geral-cobra-que-general.html

Cumpriu?



Reply