Um deputado condenado pela Justiça, cumprindo pena em regime fechado, que continua deputado porque foi absolvido pelos demais deputados, é tudo o que o povo precisa para odiar a política.

Encarcerado desde o dia 28 de junho em um presídio do Distrito Federal após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal, Natan Donadon (ex-PMDB-RO) teve seu mandato de deputado federal preservado na noite de ontem.  Em votação secreta, o plenário da Câmara registrou 233 votos pela cassação (24 a menos do que o mínimo necessário), contra 131 pela absolvição e 41 abstenções. O resultado mostra que pode haver resistência da Casa que terá de decidir sobre o mandato de quatro deputados condenados no mensalão.
 
Condenado a mais de 13 anos de prisão pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia de Rondônia por meio de contratos de publicidade fraudulentos, Donadon foi expulso do PMDB e, egresso do baixo clero na Câmara, estava isolado politicamente.Aliados entendem que a presença dele em plenário para se defender --ele conseguiu autorização para sair do presídio--, e o discurso de 40 minutos, emotivo, falando da família, que estava presente, e das agruras na prisão sensibilizou parte dos pares.
 
A ausência de 108 deputados no dia que geralmente há o maior quórum também beneficiou Donadon. Ele, que demorou alguns segundos para entender o resultado, se ajoelhou no chão, no fundo do plenário, e reagiu com um grito de "não acredito!".Preocupado com a repercussão na imagem da Câmara, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deixou o painel de votação aberto por 2h30, como forma de aumentar o máximo possível o quórum.
 
Apesar da absolvição, numa solução de emergência encontrada durante o processo de votação diante da estagnação do quórum, Alves determinou a suspensão do mandato de Donadon, pelo fato de ele estar preso, e a convocação imediata do suplente, o ex-ministro Amir Lando (PMDB-RO). O advogado de Donadon, Gilson Stefanes, disse que a decisão é ilegal e que irá recorrer. O deputado deseja recuperar o direito de receber o salário de R$ 26,7 mil. Até a tarde de ontem, líderes das bancadas governistas e de oposição apostavam na cassação. Os discursos na sessão foram unânimes em favor da perda do mandato.
 
Vários fatores contribuíram para a reviravolta: insatisfação de deputados com o STF, corporativismo, apoio da bancada religiosa --Donadon é evangélico-- e de parlamentares da ala governista que não querem que os deputados envolvidos no mensalão percam seus mandatos. Os três deputados em exercício condenados no mensalão --João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) --não votaram. José Genoino (PT-SP) está licenciado.
 
Primeiro deputado-presidiário desde a volta do país à democracia, em 1985, Donadon reafirmou em seu discurso ser inocente, reclamou das condições carcerárias, incluindo a comida, e disse que não é "ladrão"."Não fiz pagamentos ilegais, não desviei um centavo, pelo amor de Deus, façam justiça senhores deputados!", disse o deputado, em tom inflamado. "Não sou ladrão, nunca roubei nada, é uma acusação injusta!". Donadon relatou ter sido algemado com as mãos nas costas no camburão que o conduziu.
 
Ele entrou no plenário de terno, gravata, broche de identificação dos deputados, e chorou ao abraçar a mulher e os dois filhos. Foi cumprimentado por colegas, inclusive pelo presidente da Casa.A pena aplicada pelo STF deve deixar o deputado em regime fechado até pelo menos setembro de 2015. (Folha de São Paulo)

38 comentários

Constantino.
nada de espanto. A Câmara está cumprindo sua função que de defender seus pares. Bandido defende bandido, inclusive os que o defenderam estão se vendo na mesma situação. Como diz o Augusto Nunes, Casa do Espanto.

Reply

É um descalabro, uma vergonha, uma safadeza.O povo precisa voltar às ruas, e já.

Reply

Coronel,

O PT esta preparando o caminho para os mensaleiros!!

É uma vergonha internacional!!!

Condenado em TODAS as instância!!

JulioK

Reply

Cel, é muita ignorância de quem ainda acredita na política nacional e que as coisas mudarão através do voto. Este deputado foi absolvido porque a maioria está de rabo preso e estão apenas limpando o terreno para seus próprios futuros. Depois dos protestos do mes de junho, eles ainda fazem um absurdo destes.
ACORDEM!

Reply

Aqui na Banânia eu já não me surpreendo com mais nada. Já estamos cavando o fundo do poço...

Reply

Cel.

Isto tudo foi orquestrado por seus pares, igualmente safados.

Onde já se viu 108 deputados ausentes para julgar este caso? Esta ausência foi um acinte, uma vergonha, um deboche.

O pior, é que abre uma brecha para os mensaleiros. Que se cuide o STF, pois estamos de olho.

PRA RUA JA!!!! Dia 7 de setembro está próximo!

Chris/SP

Reply

Coronel, o detento-deputado terá a companhia dos mensaleiros-deputados quando o Dirceu, Genoíno Pedro Henri e Roberto Jéfferson tiverem a condenação do STF. O governo terá que pôr celas com INTERNET 4G para comparecer virtualmente às sessões da casa. Por não terem direitos políticos não poderão votar nas sessões deliberativas ou DILMA TERÁ SUAS LEIS ANULADAS porque apenas quem tem direitos políticos pode votar. Cassem por faltar a sessões.
A malta petralha pode ir ao STF argumentar: se os menores de idade VOTAM AOS DEZESSEIS ANOS e não possuem ainda direitos políticos. ( os ratocratas decidiriam o caso por similaridade ). PRISÃO PERPÉTUA SERIA POUCO AOS RATOS.
* Este foi escrito ao R.A. por mim, recortado e colado, exceto o último parágrafo, tenho nojo demais para escrever em dobro a indignidade.

Reply
Alessandro Gusmão mod

O que esperar do congresso quanto o partido que governa o Brasil, PT, não expulsou de seus quadros João Paulo Cunha e José Genoíno, após a condenação do mensalão? E pior: impuseram ao congresso que eles continuassem em importantes comissões, criando leis para nós, brasileiros otários, cumprirem.

Reply

Um numero surpreendente de Depuados PTISTAS não apareceram para votar !


Lunarscape

Reply

- Estão preparando o terreno para liberar os quatro do mensalão.
- Os que não compareceram ou votaram a favor, com certeza tem rabo preso e este tal de Donadon, os tem em suas mãos.

ISTO É VERDADEIRAMENTE UMA VERGONHA.

EMBORA NÃO SENDO A FAVOR DA DITADURA, MAS IMAGINO QUE JÁ ESTÁ NA HORA DAS FORÇAS ARMADAS DAREM UM BASTA NESTA ROUBALHEIRA TODA.

Reply

Já tem um escracho no Brasil chamado bolsa presidiário; agora teremos o bolsa ladrão do colarinho branco? Já passaram dos limites faz horas!!!! Se fecharem o congresso, fará alguma falta????

Reply

URGENTE

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1333677-convenio-para-importar-cubanos-foi-firmado-antes-do-mais-medicos.shtml

Reply

URGENTE

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/08/1333677-convenio-para-importar-cubanos-foi-firmado-antes-do-mais-medicos.shtml

Reply

Só tem uma frase a ser dita: Os deputados que o absolveram FORAM COMPRADOS, CORROMPIDOS pelo criminoso.

Reply


PT FOI O PARTIDO QUE MAIS BOICOTOU A CASSAÇÃO DE DONADON.
CONFIRA OS DEPUTADOS QUE SE AUSENTARAM PARA LIVRAR UM COLEGA LADRÃO.

Lista completa aqui: http://diariodopoder.com.br/noticias/pt-e-pmdb-foram-os-que-mais-boicotaram-cassacao-de-donadon/

Reply

perguntar nao ofende: as reunioes do congresso vao ser na Papuda?

Reply

comentário meu publicado no R.A.
Eu pedirei para excluir se o artigo no R.A. for publicado, a íntegra:
-
Reinaldo, será que os alfaiates e costureiros da câmara ou do Congresso já criaram algum modelo de terno e calça numerados com o número de matrícula do presídio da Papuda e criaram um novo tipo de prisão em regime fechado ( semi-aberto para o exercício do mandato parlamentar ) e também de SUPLENTE DE DEPUTADO FEDERAL para que seja suplente de um deputado bem votado ( ele não seria votado ) e o bem votado, nomeado em ministério ceda a vaga a Donadon?
O mesmo para os mensaleiros ( exceto o CAGUETA Roberto Jéfferson ) o inimigo jurado dos mensaleiros ?
-
Eu tinha certeza igualmente 2 + 2 = 4 .
Os cara-de-pau já haviam posto EM BANHO MARIA a PEC que tornaria pública a votação aberta de cassações, talvez no dia 30 de fevereiro de 2014 seja votada e aprovada.
-
Se não publicar será ato petralha, o conteúdo foi recortado e colado em postagem no coturno noturno.

Reply

Na casa do espanto não há dePUTAdo bom, se fossem bons estariam num convento e não um puteiro, os que se acham bons são os mesmo que se calam diante de tanto “malfeitos”, quando se calam consentem e se consentem são cúmplices.

Reply

Viva a Democracia!!! "Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão"
E, "Ladrão que absolve ladrão, por ele também não sera condenado não" Congresso A vergonha Nacional! Viva o congresso mais corruPTo do mundo!!! Cadê a mobilização Nacional? Uma pergunta: Esse congresso é, ou não é, melhor FECHADO?

Reply

LISTA DOS SAFADOS QUE NÃO COMPARECERAM ONTÊM NA CÂMARA PARA CASSAR O DEPUTADO DONADON - Segue link:

http://diariodopoder.com.br/noticias/pt-e-pmdb-foram-os-que-mais-boicotaram-cassacao-de-donadon/

REGISTREM BEM OS NOMES E ESPALHEM PARA QUE EM 2014 FIQUEM FORA DA CAMARA!

ESTA GENTE ENVERGONHA O BRASIL!!!!


Chris/SP

Reply

A Câmara já tem o seu Deputado PADRÃO.



Tree

Reply

Ah, quão delirante o apocalipse !

Numa boa, só tem direito de protestar aqui neste post aqueles que são CONTRA o imoral voto secreto, como eu.

Aqueles a FAVOR, sugiro que procurem um Templo da Universal mais próximo de sua casa para descarregar sua pomba-gira de ignorância e lamúrias ... somente depois, é claro, de pagar o dízimo aos saqueadores divinos.

Agora vou torcer pela absolvição dos mensaleiros para, talvez, chegarmos assim a uma profecia bíblica que diz que "o mal, quando atinge seu cume, se autodestrói".

Parece-me, como tudo indica, que só a destruição nos arrebatará a um nível moral e ético mais decente!

Que venha o apocalipse !

Reply

Cel. Com sua autorização eu posso iniciar um abaixo assinado defendendo a PENA DE MORTE para políticos, ou quem sabe um AI2013, mandando essa raça pra casa do BARALHO!
É só autorizar.

Reply

"A PAPUDA ESTÁ HOMENAGEADA", DIZ MINISTRO DO STF SOBRE DEPUTADO PRESO QUE NÃO FOI CASSADO

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, criticou a decisão da Câmara dos Deputados, que manteve o mandato do deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso desde o final de junho.

"Agora temos essa situação de alguém com direitos políticos suspensos, mas deputado com mandato. A Papuda (presídio em Brasília onde está o deputado) que está homenageada. Vai causar inveja muito grande aos demais reeducandos", disse.

Mello ainda disse que a Câmara teria feito uma "leitura muito própria da Constituição", uma vez que, em sua visão, o caso não deveria ser levado ao plenário. "Num caso como este cabe à Mesa Diretora da Casa declarar a perda do mandato, não levar à votação."

O ministro ainda lembrou que no julgamento do mensalão o STF determinou a perda dos mandatos dos deputados condenados, mas, como a nova composição do Supremo, com Roberto Barroso e Teori Zavascki, teve entendimento diferente no caso do senador Ivo Cassol (PP-RO), o assunto acabará sendo novamente discutido na corte. Até porque o deputado condenado no mensalão João Paulo Cunha (PT-SP) tratou desse tema em seu recurso.

Por fim, Mello disse acreditar que o Brasil precisa de homens públicos que respeitem as leis. "O que penso é que precisamos amar um pouco mais a Constituição. Não precisamos de novas leis, mas de homens públicos que observem as existentes."

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/08/1333784-a-papuda-esta-homenageada-diz-ministro-do-stf-sobre-deputado-preso-que-nao-foi-cassado.shtml

Falta agora o Ministro Marco Aurelio comentar o caso Toffoli.


Chris/SP

Reply

Coitadinho do Donadon! Injustiçado pelo STF, orou, chorou, miou, mostrou as marcas das algemas e se disse inocente dos crimes cometidos. Do outro lado, seus pares, esqueceram a ética, a moral, a verdade, os eleitores, a pátria e não cassaram o mandato do seu igual. Não sei se vou para a Bolívia de Evo ou para Honduras de Zelaya. Meu destino será secreto também! Forças Armadas, por favor, ajudem o Brasil.

Reply

Culpa dos novos ministros do STF e suas teses alopradas, condenaram já tinha que ficar expresso, não tem mais mandato, pronto simples assim.

Reply



quinta-feira, agosto 29, 2013
EDUARDO SABOIA E ROGER PINTO MOLINA: A FUGA DO INFERNO COMUNISTA BOLIVARIANO.

Mais detalhes, aqui: http://aluizioamorim.blogspot.com.br/

Reply


Oh Alckimin, bota sua inteligência na rua. Não marca bobeira cara. O povo vai às ruas no 7 de setembro. Se é que vai...., aqueles caras que chegaram conseguem "facin facin" umas fardas da PM. Entendeu ou quer que eu desenhe. .!!!.

Reply


Ainda não entenderam a mensagem do povo ! Parece que será necessário DESENHAR a eles..!!!

Povo nas ruas já !!!!

Reply

O POST FOI PUBLICADO PELO REINALDO

bpistelli

29 de agosto de 2013 11:58

Apague meu comentário citado, nele já estava escrito que SE O R.A. PUBLICAR peço que o conteúdo do mandado para o Cel. seja deletado A PEDIDO MEU.

Reply

ATERRADOR VIDEO DEL CUBANO MALTRATANDO A BEBE ZULIANO via @RPolicial http://video.ak.fbcdn.net/hvideo-ak-prn2/v/1050380_10151596703481453_1028559991_n.mp4?oh=e16a1bc135f03a7ecb1cd4b3c9e5e2fa&oe=521FE94C&__gda__=1377858676_08d3e514cc5f786bf4cab4d61ddf9675 … DENUNCIEMOS qué pasa con las madres?

Reply

Coronel, são por canalhices iguais a esta que eu digo todos os dias aos meus netos: 'vivemos hoje no Brasil na mais cínica, safada e cruel DITADURA nazipetista!'

Reply

que paiseco!

nao se consegue nem cassar o mandato de um deputadozinho inexpressivo e que foi condenado pela Justiça...

eh fim de feira...

Reply






VERGONHA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

No post abaixo, publicado por RA, ele dá o e-mail dos 108 faltosos ontem na câmara. Vamos escrever-lhes e-mails, criticando sua covardia, falta de ética e de vergonha na cara! Mãos à obra!

DEPUTADO-PRESIDIÁRIO – A LISTA DOS FALTOSOS REVELA COMO ATUARAM OS PARTIDOS: PT LIDERA NA QUANTIDADE; PP, NA PROPORÇÃO; PSD ESTÁ NO TOPO, AO LADO DO PSB, DO PRESIDENCIÁVEL EDUARDO CAMPOS; DOIS TUCANOS GRAÚDOS SE AUSENTARAM

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/deputado-presidiario-a-lista-dos-faltosos-revela-como-atuaram-os-partidos-pt-lidera-na-quantidade-pp-na-proporcao-psd-esta-no-topo-ao-lado-do-psb-do-presidenciavel-eduardo-campos-dois/


Chris/SP

Reply

OFF

Pelo menos uma boa notícia hoje:

RECURSOS DO ZÉ DIRCEU FORAM TODOS REJEITADOS esta tarde no STF!!!!

Está encurtando o caminho para a Papuda!


Chris/SP

Reply

Depois dessa, vou me inscrever para também ir a Marte.

Reply

Que eu saiba um evangélico, ou crente do cú quente que se preze, não usa pé-de-cabra e gazua para exercer mandato. Que esta cana lhe seja bastante dura.

Reply