sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A edição de hoje da Folha de São Paulo merece virar um "case" de mau jornalismo, para ser estudado nas universidades.

A matéria acima é da Folha de São Paulo. O título pressupõe pesadas críticas ao uso da "sagrada imagem" de Lula por cinco segundos no programa de Serra. Corre-se para o texto. Nenhuma crítica.  Aliás, apenas alguns elogios e outras manifestações normais e formais. A Folha de São Paulo perdeu a noção do ridículo. Apostou na manchete errada de capa e, na tentativa de sustentá-la, escreveu uma série de bobagens que deverá servir de exemplo para professores de cursos de jornalismo.  A verdade é que o jornal, nos últimos dias,  virou o fio.  Depois de fazer um jornalismo mais ou menos independente em relação às eleições, resolveu liberar geral o apoio à candidatura Dilma. Clique na imagem para ampliar e ler.

13 comentários:

  1. Agora Serra precisa mostrar a outra parte da trajetória de Lula, aquela metamorfose ambulante amiga e protetora da corrupção. Mostrar que caminham por rotas divergentes há muito tempo, espero.


    Mago

    ResponderExcluir
  2. DO BLOG DO UCHO

    Explicações repentinas sobre a saúde de Dilma Rousseff causa estranheza

    Explicando demais -

    Quando, em 2009, foi divulgado que a então ministra Dilma Rousseff padecia de câncer linfático, o ucho.info afirmou, logo de início, que se tratava de assunto exclusivamente pessoal e que seria uma irresponsabilidade atroz utilizá-lo politicamente. Naquele momento nossa opinião, que se mantém intacta, se referia tanto à candidata quanto aos seus adversários. Não demorou muito e a revista Veja, que muitos garantem ser tucana, trouxe uma matéria que na capa mereceu o título “A candidata e o câncer”.
    No debate online Folha/UOL, realizado na quarta-feira (18), um jornalista perguntou à candidata petista sobre o seu estado de saúde. Como se tivesse à disposição uma bola de cristal, Dilma Rousseff afirmou que está curada e que os brasileiros podem ficar tranquilos. Muito estranhamente, a presidenciável petista desembarcou no Hospital Sírio-Libanês na quinta-feira (19) para realizar exames anunciados como de rotina. E por meio de boletim a equipe médica informou que o estado de saúde da candidata é “excelente”.
    Semanas atrás, durante encontro com médicos, o editor do ucho.info ouviu de dois deles a seguinte afirmação: “O próximo presidente será o Michel Temer [candidato a vice na chapa de Dilma]”. Um dos médicos integrou a equipe que atendeu a ex-ministra em 2009. Como já noticiamos inúmeras vezes, um tratamento contra qualquer tipo de câncer, que exija quimioterapia ou intervenção cirúrgica, não é um assunto que termina após a alta médica. Sempre lembrando que mesmo curado o paciente jamais retoma a normalidade da vida anterior ao problema.
    Não se trata de especular com um assunto que continuamos a afirmar que é pessoal, mas é importante destacar que trata-se de uma história cujas peças não se encaixam. Fora isso, em nenhum país minimamente responsável alguém sofrendo de câncer ou sob tratamento médico é lançado como candidato à presidência. E a explicação está no vice-presidente José Alencar, que há anos luta contra um câncer abdominal. Por mais que a força e a disposição de José Alencar sejam grandes e invejáveis, fosse ele o presidente o Brasil estaria politicamente à deriva.
    Diante de todos os fatos, não custa lembrar aos protagonistas da disputa presidencial que os brasileiros não estão dispostos a enfrentar “Tancredo Neves, o retorno”.

    ResponderExcluir
  3. A folha agora é lixo. Logo sumira, tamanho é seu desprestigio. De um jornal de noticias, virou um jornal de mentiras.

    O lixo do jornalismo. Aceitou a petezada bandida, agora tera que arcar com as consequências.

    Não é por ter jornalistas que votam em petistas, e sim porque esses jornalistas petistas nos enchem de mentiras.

    ResponderExcluir
  4. Coronel

    A edição de Folha de hoje deixa uma desconfiança que o jornal pertença ao PT e não ao Sr, Frias. Será que o mesmo já está se preparando para entregar o jornal aos comunas contando com a vitória da anta?
    No Portal do UOL está em manchete desde ontem à noite sobre o uso da imagem do Ignorácio e logo abaixo sobre o Merdandante questionando pedágios.
    É o fim da picada, estamos assistindo o maior adeismo "nuncaanteznaistoriadeçepaiz" visto
    Nojento, só espero que após a vitória, Serra dê a essa gente o que eles merecem, o desprezo.

    ResponderExcluir
  5. O Serra deveria usar a imagem da Dilma ao invés da do Lula.

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que o portal UOL também está a favor da mãe do Chuck e que fica dando caneladas e rasteiras na oposição, na forma de manchetes de péssimo gosto. Abaixo isso.

    ResponderExcluir
  7. A circulação da FSP não aumenta há décadas, graças a Deus. Assinar o provedor de conteúdo UOL tampouco é uma obrigação.

    ResponderExcluir
  8. Acho que as pesquisas - Vox, Ibope, DataFolha, Sensus... dando vitoria a Dilma está só mostrando o lado canalha de ser dessa gente. Se os números são verdadeiros, como atesta os Institutos, porque os governistas, a horda petista, blogueiros de aluguel e a imprensa de modo geral, como a Folha, usam seus espaços para criticar a campanha do adversário? Deixa o Serra em paz, pô!! Será que a vantagem mostrada através dos números não é tão VERDADEIRO como querem parece ser?

    ResponderExcluir
  9. Eles podem utilizar as fotos e imagens de Collor com Lula, de Sarney com Lula, de Chavez com Lula, de Lula com Bush, este chamava o Bush de companheiro, Lula com Ahmadinejad etc. Qual o problema? Não há problema algum. Em muitas fotos são encontros de Lula, presidente, com o Serra, prefeito e governador. Há até filmes, onde Serra governador, trata de assuntos do Estado com o presidente. Existem também várias fotos de Lula e FHC em frente às fábricas no ABC paulista, em comícios, com Serra, Covas, Montoro, FHC, Tancredo. Enfim, qual é o problema que a FSP está vendo?

    ResponderExcluir
  10. A Folha de S. Paulo, infelizmente, está se tornando puro lixo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Vc nw sabia Coronel, que a gráfica que imprime o ENEM pertence também ao grupo Folha? E vc nw viu nos ultimos dias que estavam pensando em romper com o contrato vencido pela Plural Gráfica? Pode estar ai o x da questão, do pq ela virou pro lado vermelho da força.

    ResponderExcluir
  12. Cancelei hoje minha assinatura da
    Fôlha, depois de anos !

    ResponderExcluir
  13. Blogger téia disse...

    Cancelei hoje minha assinatura da
    Folha, depois de anos !

    20 de agosto de 2010 18:23

    Téia, nunca te vi, sempre te amei - rsrsrsr (com todo o respeito, claro)

    ResponderExcluir