Sobre o "apagão" da democracia, nada.

Não poderia ser diferente. Marco Aurélio Porquito Garcia, assessor de Lula junto ao Foro de São Paulo, FARC, ALBA e outras alternativas bolivarianas, informa que o Brasil enviará uma equipe de "alto nível" para ajudar Chávez a conter o "apagão" elétrico que toma conta do país. Sobre uma mediação brasileira para conter o "apagão" da democracia, que vive seus últimos momentos naquele país, com o assassinato de jovens nas ruas e o ditador incitando a violência pelas cadeias de TV, às quais ele vem confiscando a cada dia, o assessor de Lula não se manifestou. Sua postura subserviente à Chávez permite afirmar que estas iniciativas talvez tenham o seu total apoio e até aconselhamento de "alto nível", restando ao Brasil o papel de eletricista que vai garantir energia para os choques elétricos que a polícia chavista tem utilizado para conter os jovens universitários.

12 comentários

esses caras já apagaram o brasil recentemente.

é o lulla bombando pneu furado!

hahahahahahahah


pipoca

Reply

Maior economia da América Latina, o Brasil tem falhado em usar seu peso para defender a democracia na região, segundo o economista Ricardo Hausmann, professor de Harvard, ex-economista-chefe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ex-ministro do Planejamento da Venezuela (89-93). Moderador dos debates num almoço organizado para discussão das perspectivas brasileiras, Hausmann proporcionou com sua cobrança a grande surpresa do encontro. O Brasil está na moda e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro premiado pelo Fórum Econômico Mundial com o título de Estadista Global.

O almoço, marcado para depois da premiação, poderia ter sido um perfeito evento promocional, se o mestre de cerimônias se limitasse a levantar a bola para as autoridades brasileiras chutarem. Ele cumpriu esse papel no começo da reunião. Deu as deixas para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falarem sobre o desempenho brasileiro durante a crise internacional e sobre as mudanças ocorridas no País nos últimos sete anos. Nem tudo saiu barato: pressionado por uma pergunta de Hausmann, o ministro da Fazenda elogiou o trabalho do governo anterior no controle da inflação e na elaboração da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“O Brasil”, disse Mantega, “teve um bom presidente antes de Lula.” Mas acrescentou, como era previsível, uma lista de realizações a partir de 2003, como a elevação do superávit primário, a expansão econômica mais veloz e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Não faltou o confronto: a economia cresceu em média 2,5% no período de Fernando Henrique Cardoso e 4,2% na era Lula.

O almoço poderia ter continuado nesse ritmo se Hausmann não resolvesse enveredar pela política. Quando a Venezuela fechou a fronteira com a Colômbia, disse Hausmann, o Brasil mandou uma missão empresarial para ocupar o mercado antes suprido pelos colombianos. Quando a Colômbia anunciou um acordo militar com os EUA, Lula convocou uma reunião da Unasul.

É uma questão de pragmatismo, respondeu o empresário Luiz Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do governo Lula. Elogiou o presidente por seu apoio à exportação - “agiu como um homem de negócios” - e acabou chegando ao ponto mais delicado: “A Venezuela compra do Brasil US$ 5 bilhões por ano. Que fazer?”

“O Brasil é signatário de uma Carta que o obriga a defender a democracia”, observou Hausmann. O Brasil, disse ele depois ao Estado, poderia ter feito um trabalho mais importante em defesa da democracia, na região, se a sua ação internacional fosse baseada em princípios e não no pragmatismo descrito pelo ex-ministro Furlan. O governo Lula, segundo o economista, deu à Colômbia um motivo para considerar o Brasil não confiável e uma razão a mais para se aproximar dos EUA.

Rof Kuntz, no Estadão

Reply

Sobre o ENEM do Lula:

http://cienciabrasil.blogspot.com/2010/01/maravilha-do-enem-do-lulista.html

um grande abraço para o CEL

Marcelo Hermes
prof da UnB

Reply

Deixa ir, deixa ir. Vão acabar de vez com aquilo.

Reply
carlos roberto- Guarulhos-sp mod

caro coronel
vc comentou a respeito do prejuizo causado e o que poseria ser feito com o dinheiro. Deveria começar a quantificar qual é o prejuizo com os passeios do presidente. Quantos upas poderia ser construido se ele parece de inaugurar preda fundamental de bicas por ai.

Reply
Um certo capitão Rodrigo mod

A "Resistência" de Honduras, repetindo o padrão de comportamento dos abduzidos pelo mundo afora:

"...o único que cabe na realidade é a força das vozes que podemos unir no mundo condenando e repudiando aos criminosos por onde se movam. Declarar-lhes guerra, o julgamento público.
Vamos persegui-los para que não exista lugar nesse mundo onde possam pastar tranqüilos e para isso estamos preparados e com suficiente documentação e força. Temos que fazer como as víboras: fingindo que estamos dormindo, mas com o cérebro funcionando."

Hummmm...
Gostei da ideia do julgamento público.
Geralmente, quem tem tempo para isso é a militância..., mas nesses tempos de internet, também nosotros...

Mas não somos grupos organizados usurpadores da representatividade popular; não assumimos o papel de juízes nem de legisladores, atropelando a institucionalidade; não lutamos por um novo mundo possível embalados por uma mística que nos faculte a eliminação da dissidência; não introjetamos a pestilência das víboras e não estamos focados em perseguições.

O que queremos, afinal?
Resposta (a minha): que a construção civilizatória tenha estabilidade suficiente para resistir à estupidez humana; que a organização social seja desenhada de forma a que canais de participação qualificada sejam instituídos e mantidos desobstruídos, superando-se a ordem puramente representativa que está em processo de crescente esclerosamento.
Alguém quer falar sobre isso?

Reply

Tem uma solução muito boa para a crise de energia lá prás bandas do Chaveco: o Brasil compra diesel deles, paga o frete prá eles até Boa Vista, gera energia lá nas turbinas disponíveis, injeta na linha de transmissão que une os dois sistemas e manda de volta, Claro que, como cortezia, será De Grátis".

Reply

Acho que a melhor opção é mandar a ministra DR como consultora e gerente.

Afinal, a dissertação (que ela não escreveu) era sobre a matriz energética do RGS. A tese (que ela também não escreveu) deveria ser relacionada.

Quando tivemos o nosso mega-apagão, ela sumiu. Quando voltou, foi para explicar que apagão e blécaute eram distintos (se não foi isto, foi outra sandice análoga).

Acho que o presidente demostraria seu apreço pelo cumpanhêru enviando à Venezuela o seu melhor recurso.

Reply

É preciso ver as coisas pelo lado positivo. Se a comissão de alto nível entender de energia como a dilmentirosa, Chávez cairá ainda mais rápido.

Reply

GUERRA CIVIL.

O Exército Venezuelano ainda é bastante profissional, e muitos oficiais vêem com muita apreensão o avanço das milícias chavistas, tratadas como forças militares, armadas e partidárias.
Chávez está estimulando o surgimento de um exército particular, exatamente como Hitler o fez na Alemanha antes de 1933 com a criação das tropas SA (Sturm Abteilung-divisões da tempestade) e SS (SchtzStafell-batalhões de proteção), ambas de origem civil, formadas por militantes nazistas.
O Exército altamente profissional alemão nunca aceitou tranquilamente
aquelas milícias.
Com o aumento da pobreza, o crescente desabastecimento, os saltos da inflaçao, a cada vezmaior violência urbana e as violentas repressões policiais aos estudantes, Chávez deve estar preparado para duas coisas: uma guerra civil, ou ser pendurado de ponta cabeça justamente no Samán de Güere - uma árvore típica da Venezuela onde Chávez começou a tramar a tomada do Poder há alguns anos.
O seu final será patético. Volto a dizer que não durará mais três meses.

Capitão.

Reply

A Comissão de alto nível será chefiada pela companheira Estela que chegará a Caracas com uma laterna (a pilha)nas maõs iluminando a Venezuela.Pobres vizinhos, realmente eles não merecem isso

Reply

30/01/2010 - 18h17
Procurador-geral da República é contra revisão da Lei da Anistia
Publicidade
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) um parecer se posicionando contrário a revisão da Lei da Anistia, promulgada em 1979. No texto assinado no final da tarde de sexta-feira, Gurgel defende a abertura e o livre acesso dos arquivos da ditadura militar.

Na avaliação do procurador-geral, a lei foi construída a partir de um longo debate nacional promovido na década de 70 e foi resultado do entendimento de diversos setores da sociedade civil. Segundo Gurgel, a revisão seria "romper com o compromisso feito naquele contexto histórico".

"A sociedade civil brasileira, para além de uma singela participação neste processo, articulou-se e marcou na história do país uma luta pela democracia e pela transição pacífica e harmônica, capaz de evitar maiores conflitos", afirma Gurgel.

O STF analisa uma ação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que contesta o primeiro artigo da lei que considera como conexos e igualmente perdoados os crimes "de qualquer natureza" relacionados aos crimes políticos ou praticados por motivação política no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979. Os ministros da Suprema Corte terão que decidir se cabe punição para quem praticou tortura durante o regime militar.

O procurador-geral afirma ainda que a OAB participou ativamente do processo de elaboração da lei que tinha o objetivo de viabilizar a transição entre o regime autoritário militar e o regime democrático atual.

"Com perfeita consciência do contexto histórico e de suas implicações, com espírito conciliatório e agindo em defesa aberta da anistia ampla, geral e irrestrita, é que a Ordem saiu às ruas, mobilizou forças políticas e sociais e pressionou o Congresso Nacional a aprovar a lei da anistia", afirmou.

Para Gurgel, também é importante o livre acesso aos arquivos da ditadura, impedindo que a visão restritiva da anistia crie embaraços ao pleno exercício do direito à verdade.

"Se esse Supremo Tribunal Federal reconhecer a legitimidade da Lei da Anistia e, no mesmo compasso, afirmar a possibilidade de acesso aos documentos históricos como forma de exercício do direito fundamental à verdade, o Brasil certamente estará em condições de, atento às lições do passado, prosseguir na construção madura do futuro democrático", disse.

A revisão da Lei da Anistia não é consenso dentro do governo. O Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos defendem que os agentes do Estado sejam incluídos na Lei de Anistia porque a tortura seria um crime imprescritível. Para o Ministério da Defesa e a Advocacia Geral da União, no entanto, a anistia brasileira foi "ampla e irrestrita", o que perdoaria os crimes cometidos pelos agentes da repressão.

Reply