Lava Jato investiga caixa dois do marqueteiro Santana no exterior.


A força-tarefa da Operação Lava Jato investiga pagamentos atribuídos a subsidiárias da Odebrecht em contas, no exterior, controladas pelo marqueteiro João Santana, responsável por campanhas do PT e da presidente Dilma Rousseff. A apuração envolve as finanças dele em diversos países, entre eles a Suíça. 

O publicitário baiano comandou todas as campanhas presidenciais do partido desde a reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Os dados sobre a movimentação financeira de Santana integram pacote de documentos enviados ao Brasil pela promotoria suíça em acordo de cooperação. 

O inquérito que apura as finanças do publicitário foi aberto em novembro do ano passado e tramita em sigilo, em Curitiba. Ele passou a ser investigado após a Polícia Federal encontrar na casa do lobista Zwi Skornicki, ligado ao estaleiro asiático Keppel Fels, uma carta de Mônica Moura, mulher e sócia de Santana.
O manuscrito indicava contas de Santana na Inglaterra e nos EUA. A informação foi revelada pela "Veja".

Um dos focos da investigação são valores recebidos por Santana em 2014, quando o marqueteiro fez as campanhas presidenciais de Dilma, no Brasil, e de José Domingo Arias, derrotado no Panamá -país onde a Odebrecht tem diversos interesses. 

No momento, segundo a Folha apurou, não é possível estabelecer com certeza a origem destes pagamentos, se por serviços prestados no Brasil ou em outro país. 

Nos últimos anos, o marqueteiro tem feito diversas incursões no exterior. Em 2012, por exemplo, respondeu pela comunicação das candidaturas presidenciais de José Eduardo dos Santos, em Angola, e de Danilo Medina, na República Dominicana, locais em que a construtora também tem obras. 

Oficialmente, Santana recebeu R$ 88,9 milhões da campanha de Dilma em 2014. Outros pagamentos vinculados à campanha, se confirmados, seriam em tese caixa 2. As informações sobre a investigação foram confirmadas pela Folha com três autoridades que atuam no caso, advogados que acompanham a Lava Jato e pessoas ligadas a executivos da Odebrecht. 

A empresa, maior empreiteira do país, cresceu nos governos petistas e é investigada por suspeita de corrupção em obras da Petrobras. 

Procurado pela reportagem, o advogado de João Santana, Fábio Tofic, disse que o publicitário desconhece qualquer apuração que envolva seu nome e que, inclusive, questionou formalmente o juiz Sergio Moro, que conduz a investigação em Curitiba, sobre a existência de um inquérito contra seu cliente. 

Santana não nega que receba dinheiro no exterior por campanhas realizadas, mas diz que tudo é declarado.
"Indagado há mais de 20 dias, o juiz não respondeu. Tudo leva a crer que essa investigação não existe ou temos que admitir que há abuso de autoridade, já que ele não foi informado", disse Tofic. 

O advogado acrescentou que o mesmo questionamento foi feito, dias depois, à Polícia Federal e que, novamente, não obteve resposta. Procurada, a Odebrecht também disse que desconhece o inquérito.(Folha)

12 comentários

Esse é o 40 ministro de Dilma, corrupto tanto quanto este governo.

Reply

Esse vai preso para protejer a Anta e Pixuleko, ele ficará calada, Será uma grande economia para o Brasil a prisão desse homem.

Reply

Primeiro elles fazem cara de deboche e nunca sabem de nada,quando o bixo pega,muda:fazem carinha de santo e a culpa é de outros.É um candidato a delação premiada,já que nessa hora,lá na cela ficam só e a
"cumpanherada" sai pela tangente.

Reply

Bota esse Goebels tupiniquim de merda na cadeia.
Mais um lalau que ajudou a rapinar o Brasil

Reply

Campanha dela com suposta caixa dois....safada pede pra sai...seu governo é ilegítimo

Reply

Este eu sou seco nele , por causa deste ganancioso sem escrúpulos destrói até a moral da mãe, concorrência é uma coisa como se diz o Lula golpe da cintura pra baixo é difícil e f
destruiu varias pessoas em outros paises da América latina , este eu quero ver o tombo dele.

Reply

Haja grana para bancar tanta roubalheira, marqueteiro para enganar idiotas e comprar votos!

Reply

Já havia falado tresantonte (dijaox) com essa oposição-zinha de m3rd4 os petralhas estão 13 naos no poder sem que sejam questionados, eu já falei, escrevi ou tem rabo preso o é CONIVENTE.
O velhaco X-9dedos diz estar puto eu to PHU.

Reply

Aos amigos que defendem a carceragem da petralhada estão errados, é bala na TÊMPORA para saber porque estão sendo executados e cobrança da bala (projetil),..
Como vimos "zé dirceu, entre outros " eles tem DINDIM pra c4r4lho.

Reply

IMPEACHMENT, CORJA DO INFERNO

Reply

AECIO NEVES FOI AO TSE, TCU, PEDIU AUDITORIA DS URNAS, PEDIU IMPEACHMENT COM BICUDO , A DOUTORA JANAINA E O JURISTA MIGUEL REALI JUNIOR, O STF DEU PARECER CONTRAIO AS CONTAS DELA MAS NO SENADO OS SEUS ALIADOS A ESTAO ABSOLVENDO- BANDALHEIRA, NO TSE TAMBEM DERAM PARECER CONTRARIO AS CONTAS DELA MAS AGORA PT QUER ATRASAR O JULGAMENTO FINAL QUE VAI CASSA-LA... E NO STF VERMELHO ESTAO JOGANDO P LIVRAR ESTA SAFADA DO IMPEACHMENT, O TAL BARROSO E SEUS ALIADOS VERMELHOS, SOMENTE O POVO NA RUA PODE ARRASTAR ESTA SAFADO DO DESGOVERNO, POIS O PT TEM 80% NO SENADO, E AINDA O STF... NAO ADIANTA SOMENTE RECLAMAR NA NET... TEMQS Q RECLAMAR MESMO 24 H - MAS TAMBEM PRESSIONAR O STF, TSE E OS POLITICOS Q QUEREM A LIVRAR ELA DO TCU, ESTA COMISSAO INSTALADA EM, BRASILIA QUE PDOE ANULAR O QUE O TCU FEZ QUE FOI DE TER REJEITADO AS CONTAS DELA ELES AGORA QUEREM APAGAR ISTO É- JULGAR E DAR A PALAVRA FINAL INVALIDANDO E A ABSOLVENDO POIS SAO SEUS ALIADOS, .....E CLARO PRINCIPALMENTE IR AS RUAS

Reply

eu assinei a petiçao do impeachment , assim como assinei outras, mas nao a dianta somente assinar, e ficar esburrachado em casa, tem que ir as ruas tambem, assinemos todos e vamos as ruas

Reply