Receita Federal, vergonha nacional.

(O Globo) A três dias do prazo final para o pagamento obrigatório do FGTS para os trabalhadores domésticos, que vence na sexta-feira, o sistema do Simples Doméstico continuou a apresentar problemas que impediram milhares de empregadores de emitir a guia, que é a única forma de recolher os encargos. 

Apenas 134 mil ou 13% do 1,2 milhão de patrões que cadastraram no site eSocial conseguiram imprimir o documento entre domingo — primeiro dia de acesso — e às 17 horas desta terça-feira. Mas, segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Martins, houve melhora no sistema, e a proposta de adiar o prazo de vencimento dos tributos, que chegou a ser discutida ontem diante da enxurrada de queixas de contribuintes, foi descartada por enquanto.

Em caso de instabilidade, destacou Iágaro, o empregador deve dar um tempo de uma hora e insistir novamente. Foi o mesmo conselho de Andre de Césero, diretor do Serpro, empresa que foi contratada por R$ 6,6 milhões para desenvolver o sistema de pagamento dos novos direitos dos trabalhadores domésticos.

— Sugiro fazer o mesmo, tentar novamente. Não vou mentir para vocês. Estamos com instabilidade no sistema e sabemos que o desgaste é grande — disse Césero. Técnicos do governo aconselharam os contribuintes a voltarem do trabalho para suas casas e continuarem tentando imprimir a guia de pagamento. Quem tentou fazer isso, na noite desta terça-feira noite, porém, não conseguiu sequer tentar porque o site do eSocial simplesmente saiu do ar no começo da noite e, até o fechamento desta edição, ainda continuava indisponível. 

‘SUGIRO TENTAR NOVAMENTE’
Que o diga Maria Thereza Sombra, de 81 anos, do Rio de Janeiro. Ela achou que suas dificuldades tinham acabado na semana passada, quando conseguiu concluir o cadastramento da sua empregada no eSocial. Mas, após dois dias de tentativas, erros no sistema não permitem que ela imprima a guia para efetuar o pagamento.

— Foi difícil fazer o cadastro logo de início, quando disseram que a minha funcionária não existia. Depois de dois dias inteiros, conseguimos resolver o problema. Mas, agora, nós duas não conseguimos imprimir o boleto de jeito nenhum. Preciso de uma empregada em casa para cuidar de mim e quero cumprir a minha obrigação, mas o sistema do governo não está preparado para isso. Já vi várias pessoas na mesma situação. Será que isso vai acontecer todo mês?— questiona.

PLANO B ADIADO
Em São Paulo, a arquiteta Sonia Silva Gomes fez o cadastro com antecedência, na tentativa de evitar os problemas. No entanto, já passaram quatro dias desde a primeira tentativa de imprimir as guias e ela continua perdendo horas do seu dia na frente do computador.

— Estou há quatro dias tentando diariamente emitir a guia, consegui de dois funcionários, mas ainda falta a última. A sensação é a de que o programa foi feito na última hora. O tempo que você perde é precioso, são horas na frente do computador. Quando dá erro, tem de começar tudo de novo. Isso porque estou acostumada a usar o computador para operações do banco, então fico imaginando a dificuldade de quem não tem o mesmo hábito — diz.

O subsecretário da Receita admitiu que o sistema continua passando por instabilidades e assegurou que a equipe técnica vai trabalhar nas próximas 24 horas para sanar os problemas. Só depois desses ajustes poderá ser anunciado um plano B que permita aos empregadores recolherem os novos encargos sem multas.

O presidente da ONG Doméstica Legal, Mário Avelino, voltou a insistir na prorrogação do prazo de pagamento. Segundo ele, o contribuinte não deveria pagar a multa pelo atraso no recolhimento devido a falhas no sistema. A penalidade varia entre 0,33% sobre o valor a ser recolhido por cada dia de atraso, até o limite máximo de 20%. — O governo deveria assumir seus erros e não jogar a responsabilidade para o contribuinte.

24 comentários

A indústria da multa chega ao serviço doméstico, através do governo da organização criminosa. A única solução para os patrões será a demissão de seus empregados e a contratação de diaristas autônomos ou terceirizados.

Reply

Pintam e bordam com a cara dos bananeiros. É facil fazer de trouxa gente boboca que só entende de futebol mas eu queria ver ter coragem de fazer isso com israelense ou americano a guerra que ia ser.

Reply

É uma vergonha mesmo, trabalho em contabilidade e tenho mais de 30 guias para emitir, os clientes ligando atrás pois querem efetuar o pagamento...

Reply

É o plano R... Dificultar o máximo possível o acesso ao sistema e ganhar na cobrança de multas...

Reply

O e-social é coisa de petralha incompetente, esta corja não provem nem o básico para o cidadão comum, os caras conseguem se pior que qualquer verme não evoluem e não querem ver evolução ao seu entorno, o e-social virou um e-socialismo burocrático latrineiro, e pra não vaiar burro.

Reply

Vergonha. Esperemos que a Receita ao menos enquadre a famiglia lullalau, e que no futuro adote um símbolo diferente do leão, que é de péssimo gosto, para dizer o mínimo.

Reply

O governo petralha nunca erra, não rouba e não deixa roubar, só não vê nada, não ouve nada e não sabe de nada.
Ps. Os caras são tão ignorantes que não aprendem nem com os próprios erros.

Reply

Na tentativa de acerto e erros eles só erram, parece que suas mentes são programadas só para errar e continuar errando.

Reply

estive pensando em uma solução para as metas do governo e os problemas que ele nos traz, estamos com problemas com o esocial, e não propoem soluções, todo cidadão de bem que procura honrar seus compromissos em dia, ainda mais que o leão é um verdadeiro inferno pra perseguir os honestos, já os bilionários podem lá ter uma isençãozinha da grana desviada pra fora, que tal quem não conseguir emitir o boleto até sexta-feira, mandar o funcionário embora, afinal, desse jeito não ficaria inadimplente com a receita e iria colaborar com o rancarabo de classes tão patrocinado pelo pt, na melhor das hipóteses teriamos uns 600 mil desempregados só nesta semana, na pior 1 milhão, e ficaria bem claro quem é o culpado pela papagaiada, em país decente morrem 30 pessoas numa boate o primeiro ministro pede pra sair, aqui pode roubar até quebrar uma petrolifera que ninguém se mexe, duvido que com 1 milhão de desempregados o chefão da receita não seja obrigado a pedir desculpas de joelhos, antes de ir para a guilhotina do emprego.

Reply

Cval
"O governo deveria assumir seus erros e não jogar a responsabilidade para o contribuinte."
E desde quando este (des)governo assume algum erro? Ou eles nunca sabem de nada ou é culpa da mídia, do FHC, da conjuntura internacional, da oposição, etc. Mas nunca da sua própria incompetência.

Reply

Deveríamos estar no primeiro mundo há muito tempo. Mas como diz o ditado : NO BRASIL ATÉ O PASSADO É INCERTO. Definitivamente, este país não é para amadores. Sem solução a curto prazo.

Reply

Festival de arrogâncias, o pior é conviver com estes ignorantes sem nenhuma noção de cidadania.
Todos os servidores públicos deveriam submeter-se a um curso obrigatório de cidadania, no mínimo 1 ano, visto que o despreparo é grande.

Reply

Não sei do que esse pessoal está reclamando, hoje logo cedo eu consegui emitir a minha guia de pagamento ,foi só ficar acordado até as 02:30 da manhã ,facinho facinho.!!!!!!!

Reply

Todos os orgãos dE fiscalização de movimentações financeiras no Brasil são uma VERGONHA !

Em país sério a Receita Federal já teria sido invadida e seus funcionários agredidos.

Reply

Simples, demitam a empregada. Façam como a grande maioria dos europeus arregacem as mangas, comprem maquina de lavar louça, roupa etc. e mandem as empregadas para o Palácio do Planalto. Modernizem suas vidas. Vocês estão no século passado, que saco.

Reply

O símbolo do leão nessas alturas deveria ser mudado para um rato. Os desgraçados criam fila até na internet. Se preparem que em pouco tempo será fila para gás, alimento, remédios...

Reply

Vai ver isto tudo é feito de forma proposital para extorquir o empregador doméstico com multas indevidas.

UMA VERGONHA!


Chris/SP

Reply

Para pagar esse governo é uma praga, para receber, é uma draga. Dediquem seu tempo, 8 horas por dia, para pagar suas guias. É muito fácil, deixem de ser preguiçosos.

Reply

Com esse bando de incomPTentes que assumiu,nada dá certo!Tudo desanda com eles!E nada acontece com essa corja!

Reply

CORONEL, não cansei, não canso, e nem vou cansar de repetir aquela máxima que diz, BRASÍLIA, se CERCAR vira HOSPÍCIO, se COBRIR vira CIRCO, e zé fini, zé fini, zé fini, tá na boca do BRAZI, e viva o PT e seus aliados acabando com o BRASIL.

Abs...

Reply
Roberto Vieira Cavalcanti mod

O governo quer aumentar sua arrecadação com a cobrança de multa.

Reply

A Receita Federal é uma vergonha para o Brasil, se de fato funcionasse e fosse honesta o Lula já estaria na Cadeia.

Gabriel-DF

Reply


O que o PT mais sabe é arrumar mutretas para enfiar fundo a mão no bolso dos brasileiros. Esses FDP não gostam de trabalhar e tem inveja de quem trabalha e faz conquistas na vida, aí vem eles com olhos de bandidos achacar o que o trabalhador conquistou com seu esforço e suor do rosto.

Nunca se viu uma corja de bandidos terroristas, vagabundos zerar os cofres públicos como fez o Lula/Dilma/PT nesses 13 anos. Como os cofres estão vazios deram um jeito de bater a carteira do trabalhador. Lá vem a CPMF, é multa em corredor de ônibus, ciclovias, radares instalados a cada 30 metros nas vias públicas, na traseira dos ônibus, atrás das placas de trânsito, em árvores, ..... puta que o pariu, o povo tem revidar esse ABUSO DE PODER, essa falta de vergonha desses bandidos que perseguem a população numa marcação cerrada e vergonhosa para roubar dinheiro e encher os bolsos da companheirada e para comprar togados nas eleições e os do STF, PGR, ..... para blindar e tirar o deles da mira da LEI.

FORA PETEZADA BANDIDA!

Reply



Um sistema bancário controla os mínimos centavos que entram e saem numa conta corrente. Esse governo de incompetentes, despreparados e bandidos BOSTAS, não têm competência de fazer um sisteminha para controlar o pagamento de empregados domésticos. Vão ser burros lá em ‘Cú’ba que os pariu! E ainda têm a ousadia de ameaçar que vão multar quem não fizer o pagamento até 6a. feira. É SURREAL! Como podem ter esse comportamento e não serem punidos! Aparelharam o Brasil, para chegar nesse ponto de cometerem crimes e não ter quem os puna.

Tudo hoje no Brasil está emperrado, não está funcionando porque o padrão é PT, incompetência no governar.

Criaram proteção (à moda PT) às empregadas domésticas, porém só existe mão única, direitos aos empregados e DEVERES ÀS PATROAS. Empregadas também devem ter deveres legalizados, porque a maioria deixa a desejar e acabam só trazendo problemas para as donas de casa. Em geral não cumprem horário, o serviço é de péssima qualidade e tem casos até de pessoas não confiáveis. Os deveres da empregada doméstica devem constar também na mesma LEI que trata dos direitos. Para que haja responsabilidade, seriedade, direitos e deveres de ambos os lados.

Mas para um governo de petralhas, seria esperar muito, que Leis fossem feitas com inteligência, eficiência, seriedade e respeito. De bandidos pode-se esperar tudo, menos justiça e coisas bem feitas.


Os valores morais foram totalmente destruídos e no lugar instituiu-se a anarquia e o desrespeito ao povo.

Reply