Congresso da Juventude do PT racha, mas homenageia corrupção do partido. Significa? Jovem petista tão corrupto quanto velho petista.


Com  gritos "Nem Meirelles, nem Levy, eu quero a Dilma que elegi" e "Cunha, você vai ver, a juventude está chegando ao poder", um grupo de aproximadamente 150 pessoas fez um protesto neste domingo, em Brasília. Todos participaram do 3.º Congresso da Juventude do PT e, após o encontro - que terminou em racha -, os dissidentes da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no PT, caminharam até a Esplanada. Subiram na cúpula da Câmara e, depois, foram até o Ministério da Fazenda.

(Estadão) Um dia depois de a Polícia ter retirado do gramado do Congresso dezenas de  manifestantes ali acampados, que pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff, os petistas mais à "esquerda" do partido decidiram ir mais longe e, do alto da Câmara, gritaram "Fora Cunha".

O ato contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - que enfrenta processo no Conselho de Ética, sob acusação de manter contas secretas na Suíça com dinheiro desviado da Petrobrás -, ocorreu no mesmo dia da eleição para a Secretaria Nacional da Juventude do PT, na esteira de conflitos internos.

Cinco tendências do PT se uniram contra a CNB, corrente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é majoritária no partido e tem 54% dos assentos no Diretório Nacional. Sob a justificativa de irregularidades no processo eleitoral, porém, os representantes das alas que divergem da CNB resolveram não votar e caminharam até a Esplanada para fazer um protesto.

Mesmo assim, Jefferson Lima, o atual secretário da Juventude do PT e integrante da tendência majoritária, foi reeleito por aclamação. Entre as principais reivindicações do grupo dissidente - batizado de "Mudar o PT" no 5º Congresso Nacional do partido, em junho - estão a cobrança pela saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e a defesa da cassação de Cunha.

Durante três dias, o encontro da Juventude do PT também revelou o desencanto com os rumos do governo e da própria legenda. "Estamos fazendo história ao dizer que o caminho do PT está equivocado", observou Tássia Rabelo, 26, uma das participantes do congresso, em Brasília. "O programa eleito em 2014 precisa ser cumprido."

Para Yuri Brito, 23, o governo tem de governar para quem o elegeu e desistir da política de conciliação com a elite do País ."Temos receio de perder as conquistas sociais, principalmente por causa da maioria conservadora no Congresso", disse ele. Elen Coutinho, 25, por sua vez, faz parte do que os petistas chamam de "herdeiros de Lula". Depois de entrar por cotas em uma universidade pública, ela começou a participar do movimento estudantil e se filiou ao PT. Elen acredita que há uma "ruptura geracional" em curso dentro do partido.

"Não dá para a gente achar que a solução dos impasses que a gente vive é o Lula", concordou Estevão Cruz, 28, outro participante do congresso petista. "Lula é uma liderança indiscutível, a mais expressiva do povo. Agora, ele também é responsável por um programa ou por essa estratégia que nós estamos criticando. O segundo mandato da Dilma, na nossa avaliação, tem muito a ver com o governo Lula, não é uma coisa diferente. Se ele for reeleito como presidente, que seja com outro programa."

Alice Suzart, 21, disse que a juventude não está se sentindo representada pela direção partidária e pelo governo do PT. "Queremos nos mobilizar para criar uma base à esquerda", insistiu ela. "Chegou a hora da terceira geração de petistas assumirem", afirmou o secretário da Juventude do PT, Jefferson Lima. Ele procurou amenizar as manifestações contrárias à sua candidatura, sob o argumento de que a exposição de ideias divergentes faz parte da cultura do PT. "Foi um ato saudável para a democracia", comentou Lima.

10 comentários

Essa juventude que foram convocados sem ao menos saber o que estão fazendo lá. O pior de tudo professores Petistas. Imagina a falta de informação e mentiras que ouvem.

Reply

Gostaria de ver estes herdeiros do lulopetismo receberem as mesmas benesses dos lulinhas do "silva" a quele que como presidente foi uma piada e como piada é uma tragédia.
Esta juventude já nasce velha com suas teoria e processos ultrapassados e de pura incompetência, quando o assunto é o diálogo e aceite ao contraditório.

Reply

Tudo jovens de quase trinta anos, com idéias de cinqüenta anos atrás, o pt é uma vergonha, ser ptista é uma opção criminosa.
Ticu Soares

Reply

Chora pt bolivariano a roubalheira do pt tá acabando

Reply

A maioria desses moleques são criados de duas maneiras:

1 - Os burguesinhos, filhos de papai (ladrão ou otário) que nunca viram miséria na vida, e que, do alto da sabedoria dos seus toddynhos, se acham representantes do "povo", seja lá que melda seja isso;

2 - Os revoltadinhos, que se dizem injustiçados pela sociedade, mas que só querem ouvir funk e viver de bolsa isso, bolsa aquilo e cotas. Esses são os cães raivosos que não pensam 2x antes de partir para a violência contra quem não concorda com eles.

Resumindo: são uns "analfabetozinhos" que foram para a "iscola" serem doutrinados por "fêssores" marxistas e oportunistas, que não querem perder a boquinha e a aposentadoria integral de jeito nenhum!!!

Reply

Impeachment

Reply

Anônimo 23 de novembro de 2015 14:12, excelente comentário! Deixa eu acrescentar mais umas coisas:

3 - Esses jovens burgueses acham que se houver uma revolução comunista nada acontecerá com sua vida. Acham que vão ficar de boa vendo a justiça social ser feita enquanto o maior inimigo do comunismo é justamente o modo de vida deles!

4 - Músicos e Artistas. Que adoram falar de liberdade e expressão e apoiam justamente aqueles que amam uma repressão!


5 - Estudantes filhinhos de papai, que criticam que o sistema de educação não dá chance iguais para todos, mas não pensaram nem 2 vezes em tirar a vaga de um jovem de escola pública ao entrar numa faculdade pública mesmo tendo condições de pagar uma particular!

Por isso que digo que essa juventude apesar de se acharem "foda" por causa da internet não passam de uns quadrados!Defendem idéias que não dão certo, acham que é tudo culpa alguém e só fazem faculdade porque não são empreendedores. A maioria faz para passar em concurso público e ficar vivendo as nossas custas!

Reply

De tão constantes e graves as denúncias, acusações, os indícios e as provas dos crimes praticados no governo, administração e justiça que mesmo a quem saiba e queira que haja julgamento e punição, temos que reconhecer é no mínimo DESAGRADÁVEL.
- Ter constantemente o nome do ex e da atual Presidente da República, do Senado, da Câmara, é lamentável, é vergonhoso, é PERIGOSO.
Há uma grande desesperança, a justiça rasteja pelos meandros de uma Constituição feita sob medida para funcionar, mas funcionar mal e flexivelmente.
É de estarrecer elogios absurdos, comparações estapafúrdias, uma delas compara Lula a Sócrates.- Sócrates tendo sido acusado injustamente de que houvesse se beneficiado de favores, infâmia que não provaram se defende desafiando"-APRESENTO TESTEMUNHO DA VERDADE: a minha POBREZA." O Lula poderia usar esse argumento???

Reply

A juventude do PT gosta do mesmo dos velhos: Grana dos outros. Um dia, banania vai ser um pais serio sem paus mandados e come e dorme pendurados no governo corrupto.

Reply

O petismo, meus caros sempre existiu no Brasil de cultura portuguesa, MESMO ANTES de ter se tornado um partido político. Petismo, petista é uma DEFINIÇÃO DE CARÁTER, com todas essas "qualidades" que estão sendo expostas e que enojam os leitores deste blog.

Reply