JBS, maior doador da campanha da Dilma e maior devedor do BNDES, aparece em lista de "negócios" de Paulo Roberto Costa.

José Batista Júnior, um dos donos das JBS, beija ficha de filiação ao PMDB: quase foi candidato a governador em Goiás.

(Estadão, hoje) Uma planilha encontrada no computador do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa sugere que ele teria firmado contrato para prestar serviços de consultoria para o Grupo J&F, controlador do frigorífico Friboi (JBS) e maior doador de campanhas eleitorais em 2014.

O documento consta de um dos inquéritos da Operação Lava Jato, que desbaratou em março do ano passado um esquema de corrupção envolvendo contratos da estatal petrolífera. Nas buscas da operação, os policiais federais também encontraram anotações na agenda do ex-diretor que citam como os valores supostamente recebidos do J&F seriam divididos. Nessa indicação de partilha, há a sugestão de que parte do dinheiro seria devolvida ao grupo controlador da Friboi. O J&F nega que tenha fechado contrato com Costa e que tenha desembolsado qualquer valor ao ex-diretor da Petrobrás.

A planilha do computador e as anotações, porém, foram consideradas suspeitas pela Polícia Federal, que passou a investigar se o grupo empresarial teve participação ou se beneficiou do esquema que abasteceu o caixa 2 de políticos e partidos no últimos dez anos no País.
ANALISE ANOTAÇÕES CON TRATOS PRC
Até agora, sabia-se que o J&F havia sido procurado por Costa, no fim de 2012, para que o grupo comprasse uma prestadora de serviços da Petrobrás, a Astromarítima, que aluga embarcações para exploração de petróleo no mar. Em abril de 2014, quando a informação veio à tona, o J&F disse que o negócio não prosperou. Costa atuava como consultor da Astromarítima, num pré-contrato de 13 de novembro de 2012 com comissão de 5% em caso de o negócio ser fechado, o chamado “success fee”.

A planilha encontrada no computador de Costa lista 81 contratos firmados pela consultoria Costa Global, do ex-diretor, e cita outros negócios. Intitulada “Contratos assinados – Costa Global”, ela tem oito campos em que estão listados os negócios do ex-diretor da Petrobrás. Os itens das colunas trazem o “Nº do contrato”, “Empresa”, “Pessoa de Contato”, “Data da assinatura”, “Valor mensal”, “Validade”, “% de success fee” e “Status”. O penúltimo item diz respeito à comissão por valor de negócio fechado e o último informa se o contrato foi finalizado, está em aberto ou traz observações pontuais.

‘Assinado’
Um dos contratos em vigor da planilha era com o grupo controlador da Friboi. O contrato de número “14” da lista está em nome da “J&F” e é de 10 de dezembro de 2012. Ele tinha validade de cinco anos e previa o pagamento de 2,5% de comissão nos negócios fechados. No item status foi anotado “assinado e trocado (p.s.: sem firma reconhecida)”.
LISTA COSTA GLOBAL CONTRATOS 2 ASTO E J&F
Não há indicação, na planilha, sobre o motivo da consultoria. O grupo J&F sustenta que se tratava do mesmo negócio que veio a público em abril do ano passado: as negociações para a compra da Astromarítima.

Costa confessou à Justiça Federal os crimes em troca de redução de pena. Ele admitiu que as consultorias via Costa Global eram usadas para recebimento de dinheiro não declarado e de propina atrasada do período em que foi diretor (2004-2012), em depoimento prestado em ação penal que corre em Curitiba, no Paraná.

Depósitos
O grupo empresarial também já havia aparecido nos autos da Lava Jato a partir de depósitos de R$ 800 mil da JBS (frigorífico do grupo) em nome de uma empresa fantasma investigada na operação. Outros itens que fazem parte da lista de indícios que colocam o J&F sob suspeita são mais anotações de Costa em sua agenda pessoal, de 2012 e 2013, com registro de reuniões e contratos com representantes do grupo empresarial.

Nela, a PF achou pelo menos três registros dos negócios envolvendo os nomes “J&F”. Em uma delas, Costa anotou “J&F 29/10/12”. Ao analisar a anotação manuscrita, os agentes escreveram “indica ser Grupo JBS – Friboi e Banco Original”.

Logo abaixo estão anotados porcentuais que, para a PF, são as comissões dos envolvidos. “Success fee 3% J&F 3% empresa”. Ao lado está anotado “75% Paulo 25% Franklein”. “Franklein” é, segundo os investigadores, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, executivo da OAS preso no dia 14 de novembro por suspeita de integrar o cartel que abastecia o esquema de corrupção e propina na Petrobrás. À PF, Medeiros negou atos ilícitos.
J&F franklin
J&F E ASTRO NA AGENDA PRC PRINCIPAL
Energia
Outra anotação de Costa diz respeito a um negócio na área de energia que o Grupo J&F tornou público em 2012. Era a tentativa de compra do Grupo Rede, dono de usinas geradoras de energia pelo País, que acabou não se concretizando. “J&F fez proposta de compra do Grupo Rede Energia que inclui dívida de R$ 5,7 bi (nove distribuidoras)”, escreveu Costa na agenda. Naquele ano a J&F tentava comprar os ativos do Grupo Rede. Na ocasião, o consultor da J&F, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, anunciou que o grupo tinha interesse “em todos os ativos do Grupo Rede”. O negócio não se efetivou.
J&F NA AGENDA DE PRC COMPRA REDE ENERGIA
COM A PALAVRA, A DEFESA

A J&F Investimentos esclareceu, em nota oficial, que “não tem, nem nunca teve, nenhum contrato assinado com o sr. Paulo Roberto Costa ou com sua empresa Costa Global”. A J&F enfatizou que não se responsabiliza por anotações em cadernetas pessoais de Costa, “com quem não tem qualquer relacionamento”. O grupo afirmou que “não tem nem nunca teve serviço prestado à Petrobrás”. “A J&F preza pela transparência.”

Por meio de sua assessoria de imprensa, a J&F disse que Costa procurou a empresa em 2012 para vender a Astromarítima. Costa foi recebido pelo executivo Humberto Junqueira de Farias, “mas não houve interesse no negócio nem assinatura de contrato”.

Na planilha de Costa havia registro sobre outro negócio da J&F relativo ao Grupo Rede Energia. “Nunca foi assinado documento com o sr. Paulo Roberto. A (negociação da) Rede Energia nunca passou por ele”, diz a assessoria.

Um executivo do grupo, reservadamente, atribui o porcentual que aparece na planilha ao quanto Costa buscava captar de comissionamento na intermediação da Astromarítima – e não valor que supostamente voltaria para o grupo.

12 comentários

Tem Friboi na linha.

Reply

Esse é o chamado beijo-denúncia, o cara de pau deixa claro as grandes vantagens que teria ao se filiara ao PMDB. Vagabundo, corrupto e rico!

Reply

Coronel,
é o dinheiro "fácil" e "barato" do BNDES.

Reply

Não publique,

No titulo acho que deveria ser JBF maior devedor do BNDES.

Reply

Vem aí: Operação carnegão.

Reply

Tá com cara de churrasco queimado .

Reply

Cada enxadada uma minhoca.

Reply

Credor ou devedor?

Reply

Crime sempre deixa rabo ...

Reply

maior "credor" do bndes?

Reply

sabe o suado dinheiro que todo brasileiro honesto (ou burro) paga de imposto???taihhh...estao dividindo entre eles..........fazem do que querem da petrobras, do BB, da cef,dos correios,eletrobras,...quem mandou eleger quadrilha p governar.

Reply

Não se esqueçam de pagar seus impostos direitinho, por favor.
É o pagamento dos ingressos para assistir como terá sido feita a roubalheira que conheceremos nos próximos anos.
Só não garanto que seja na Petrobrás,pois merecemos matérias inéditas, pelo preço que pagamos...

Reply