Lava Jato: MPF indicia Cerveró e Baiano por corrupção e lavagem de dinheiro.

A força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná apresentou nesta segunda-feira (15) denúncia criminal à Justiça contra o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano. Baiano é suspeito de ser o operador do PMDB no esquema de desvios na Petrobras investigado na Operação Lava Jato. Eles foram denunciados pela prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. 

Segundo a acusação formal, Soares era representante de Cerveró no esquema. A Procuradoria aponta que ambos receberam US$ 40 milhões de propina em 2006 e 2007 para viabilizar contratação de navios-sonda para perfuração em águas profundas na África e no México.



O ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, durante acareação na CPI da Petrobras
O ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, durante acareação na CPI da Petrobras 

Também foram denunciados o doleiro Alberto Youssef e o executivo Júlio Camargo, da Toyo Setal, apontado como intermédiario do suborno. Os procuradores pedem que os acusados sejam condenados ao pagamento de cerca de R$ 300 milhões a título de devolução do valor das propinas e de indenização pelos prejuízos causados à Petrobras.



O empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, em visita ao IML
O empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, em visita ao IML  
 
ACUSAÇÕES
 
A Procuradoria também deverá protocolar nos próximos dias ações civis de improbidade contra ex-diretores da estatal, executivos de empreiteiras e as construtoras. Além disso, poderá ocorrer a análise da Justiça Federal sobre quatro denúncias apresentadas na quinta (18) pelos procuradores contra executivos de empresas acusadas de formar cartel para fraudar licitações e corromper funcionários da Petrobras. 

Os integrantes da força-tarefa trabalharam no sábado e no domingo para concluir a acusação contra o lobista Fernando Soares. O prazo para apresentação da denúncia termina nesta semana –há data limite porque ele está preso desde 18 de novembro. 

Segundo depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que fechou acordo de delação premiada, Soares atuou no esquema como operador do PMDB. A sigla nega. Os procuradores também buscam finalizar ações civis de improbidade que, diferentemente das denúncias criminais, podem ter as empreiteiras como rés, além das pessoas envolvidas nos delitos. Essas ações devem trazer pedidos milionários de indenização e de multa contra as construtoras suspeitas. 

Na área criminal, 24 executivos ligados a essas empresas já foram alvo de denúncias na semana passada. Uma delas já foi recebida pelo juiz federal Sérgio Moro, o que levou à abertura de ação contra nove acusados, parte deles da Engevix Engenharia. Falta ainda apreciar as acusações formais que apontam crimes dos dirigentes das empreiteiras Camargo Corrêa, OAS, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e UTC. (Folha Poder)

16 comentários

O curioso é que o subordinado do Renato Duque afirmou em delação, que o ex-diretor desviou 600 milhões. Será que se o Juiz Moro determinar sua prisão novamente, o ministro Teori Zavaski vai deixar ela acontecer?

Reply

Coronel,

off - 60.000 pessoas na parada gay em Curitiba, pela defesa da diversidade.

Impressionante como esta causa move pessoas e como a exageram.

O comunismo sendo implantado no Brasil e o povo dormindo!
Impressionante! Na primeira passeata contra o pT havia umas 300 pessoas. Na segunda nem consegui saber pois ninguém da nossa família pode ir. Nem uma vírgula na mídia.

Flor Lilás

Reply

Meus parabéns CORONEL MOÉZIA!
CORONEL MOÉZIA chama comandantes militares de COVARDES E TRAIÇOEIROS...
Ele questiona de que lado estão os generais das Forças Armadas e estabelece uma relação, na sua pergunta, com as denúncias de corrupção no país.
Será que fazem parte dessa sujeira?! Desse esquema?! Será que estão ganhando algum por fora para dar cobertura a essa corja de corruptos e ladrões?! Querem dar de mão beijada para esses vagabundos tudo o que lutamos para conseguir em 64? Ou fazem parte do sonho napoleanesco desses idiotas do PT de dominar e implantar o comunismo na América do Sul?!
http://oglobo.globo.com/brasil/coronel-que-atuou-com-ustra-chama-comandantes-militares-de-covardes-traicoeiros-14796353

Reply

E FORMAÇÃO DE QUADRILHA! NÃO????

Reply

CORONEL

Sugiro que o bloco parlamentar de oposição inicie um movimento para formatar a opinião pública direcionado ao impedimento da gorda dentuça trambiqueira .Devem sublinhar o aspecto do nacionalismo mostrando que estão destruindo a república, que transformaram o país em terra sem dono, sem lei, sem ordem. É preciso salvar a "res publica".A bandeira do movimento é o nacionalismo,

É PRECISO DEVOLVER O BRASIL AOS BRASILEIROS, TIRAR DAS MÃOS DO PT.

Reply

Seria ele parente do falecido da Cristina Kirschner?
De que lado ????

Reply

ja andei lendo que esse tal Baiano que dizem morar na Estrada do Joá(RJ), tem um belo e reforçado cofre em seu quarto, será verdade ? Já vasculharam a casa dele ou as constas no exterior ?

Reply

Gostaria de deixar registrado algo aqui para o Coronel, que pode dar até um post no blog: a câmara de vereadores de São Paulo acabou de eleger um petista, Antonio Donato para presidente. O PMDB fez o certo e se absteu. Sabe quem definiu o voto que o elegeu? PSDB, que votou em massa no petista.

Essa é nossa oposição... dá vontade de chorar.

Reply

CORONEL

Fica cristalino agora o motivo que norteou a campanha do governo Lula para re-estatizar a Vale do Rio Doce e que culminaram com o afastamento do então presidente que diga-se tinha desenvolvido um trabalho exemplar .

BANDO DE RATOS PESTILENTOS!!!!

Reply

CORONEL

Não me surpreenderá se a quadrilha petista tentar negociar a rendição .A gorda dentuça trambiqueira renuncia em troca da preservação do partido e ...do LULA.

Reply

Tá na hora da oposição começar a mijar no "poste" e fazer o barba X-9dedos sais da sombra.

Reply

Quero saber quando os políticos envolvidos, seja de que partido for, serão indiciados?
E tem mais! Ficar só com o caso da Petrobrás como 'frente única de combate' à corrupção é nos tachar de idiotas!
Há muito rolo, ainda, nos vários setores governamentais e privados, para todos os gostos.

Cavalaria Ligeira

Reply

Essa arrogância desse Cerveró deveria ser levada a curtir a carceragem da PF em Curitiba. Mas, não vai...

Reply

O Zòinho, entra na delação cagueta tudo oque vc sabe, sua hora ta chegando talvez não consiga comer castanha no natal, vai comer quentinha no reveion!

Reply

OFF

Pessoal, deem uma chegadinha no Blog de Felipe Moura Brasil, colunista de Veja e leiam o artigo que fala da Unasul e seus riscos. Não se enganem o PT quer colocar isto em prática. LEIAM!!!

COMO O PT QUER GARANTIR O PODER COM A UNASUL, FACHADA DO FSP, POR MEIO DE MAIS ‘EXÉRCITOS’ E ‘ELEITORES’
(...)
Um dos riscos:
2) Tramita no Congresso um projeto para abrir as urnas a estrangeiros que vivem no Brasil, sendo ou não naturalizados: é a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC 347/2013, assinada pelo deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo, que dá direito a voto aos estrangeiros com situação regularizada que moram em território nacional há mais de quatro anos.
(...)
http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/


FORA PT!


Chris/SP

Reply

Agora vem o recesso do judiciario e somente despacharão plantonistas, inclulusive nos tribunais superiores de onde invariavelmente têm procedido as decisões mais favoraveis a esses grupos envolvidos nas maracutaias mais polpudas

Reply