Reinaldo Azevedo antecipa matéria da Veja: PT desviou R$ 350 milhões e Lula sabia e comandava tudo.

Vocês já viram a capa da revista VEJA. A reportagem traz informações estarrecedoras. O publicitário Marcos Valério sabe que vai para a cadeia — e não será por pouco tempo. E está, obviamente, infeliz e revoltado. Acha que será o principal punido de uma cadeia criminosa que tinha, segundo ele, na chefia, ninguém menos do que Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República — aquele mesmo que, ao encerrar o segundo mandato, assegurou que iria investigar quem havia inventado essa história de mensalão, “uma mentira”… Reportagem de capa de Policarpo Júnior, na VEJA desta semana, revela, agora, um Marcos Valério amargo e, como se vê, propenso a falar o que sabe — o que tem feito com alguns amigos.

Só que ele está com medo de morrer. Tem certeza de que será assassinado se falar tudo o que sabe. Acho, no entanto, que ele deveria fazê-lo. Os que podem estar interessados na sua morte temem justamente o que ele não contou — e a melhor maneira de preservar o segredo é eliminando-o. Que peça proteção formal ao Estado e preste um serviço aos brasileiros.
 
Na sessão de quinta-feira do Supremo, num dia em que não temeu em nenhum momento o ridículo, o ministro Dias Toffoli — que vinha tendo uma boa atuação até o julgamento do mensalão (ele decida o que fazer de sua biografia!) — ensaiou uma distinção politicamente pornográfica entre “o valerioduto” (cuja existência ele admitiu, tanto que condenou o empresário) e o “mensalão como chama a imprensa”… Ficou claro que o ministro acha que são coisas distintas, como se o empresário tivesse delinquido, sei lá, apenas por interesse pessoal. A verdade, assegura Valério, é bem outra. Abaixo, seguem trechos da reportagem de VEJA. Reputo como o texto jornalístico mais explosivo publicado no Brasil desde a entrevista de Pedro Collor às Páginas Amarelas da VEJA. Abaixo, uma síntese das nove páginas.

“O CAIXA DO PT FOI DE R$ 350 MILHÕES”
A acusação do Ministério Público Federal sustenta que o mensalão foi abastecido com 55 milhões de reais tomados por empréstimo por Marcos Valério junto aos bancos Rural e BMG, que se somaram a 74 milhões desviados da Visanet, fundo abastecido com dinheiro público e controlado pelo Banco do Brasil. Segundo Marcos Valério, esse valor é subestimado. Ele conta que o caixa real do mensalão era o triplo do descoberto pela polícia e denunciado pelo MP. (…) “Da SM P&B vão achar só os 55 milhões, mas o caixa era muito maior. O caixa do PT foi de 350 milhões de reais, com dinheiro de outras empresas que nada tinham a ver com a SMP&B nem com a DNA”.
(…)
LULA ERA O CHEFE DO ESQUEMA, COM JOSÉ DIRCEU
Lula teria se empenhado pessoalmente na coleta de dinheiro para a engrenagem clandestina, cujos contribuintes tinham algum interesse no governo federal. Tudo corria por fora, sem registros formais, sem deixar nenhum rastro. Muitos empresários, relata Marcos Valério, se reuniam com o presidente, combinavam a contribuição e em seguida despejavam dinheiro no cofre secreto petista. O controle dessa contabilidade cabia ao então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, que é réu no processo do mensalão e começa a ser julgado nos próximos dias pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. O papel de Delúbio era, além de ajudar na administração da captação, definir o nome dos políticos que deveriam receber os pagamentos determinados pela cúpula do PT, com o aval do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, acusado no processo como o chefe da quadrilha do mensalão: “Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava”.

(…)
VALÉRIO SE ENCONTROU COM LULA NO PALÁCIO DO PLANALTO VÁRIAS VEZES
A narrativa de Valério coloca Lula não apenas como sabedor do que se passava, mas no comando da operação. Valério não esconde que se encontrou com Lula diversas vezes no Palácio do Planalto. Ele faz outra revelação: “Do Zé ao Lula era só descer a escada. Isso se faz sem marcar. Ele dizia vamos lá embaixo, vamos”. O Zé é o ex-ministro José Dirceu, cujo gabinete ficava no 4º andar do Palácio do Planalto, um andar acima do gabinete presidencial. (…) Marcos Valério reafirma que Dirceu não pode nem deve ser absolvido pelo Supremo Tribunal, mas faz uma sombria ressalva. “Não podem condenar apenas os mequetrefes. Só não sobrou para o Lula porque eu, o Delúbio e o Zé não falamos”, disse, na semana passada, em Belo Horizonte. Indagado, o ex-presidente não respondeu.
(…)
PAULO OKAMOTTO, ESCALADO PARA SILENCIAR VALÉRIO, TERIA AGREIDO FISICAMENTE A MULHER DO PUBLICITÁRIO
“Eu não falo com todo mundo no PT. O meu contato com o PT era o Paulo Okamotto”, disse Valério em uma conversa reservada dias atrás. É o próprio Valério quem explica a missão de Okamotto: “O papel dele era tentar me acalmar”. O empresário conta que conheceu o Japonês, como o petista é chamado, no ápice do escândalo. Valério diz que, na véspera de seu primeiro depoimento à CPI que investigava o mensalão, Okamotto o procurou. “A conversa foi na casa de uma funcionária minha. Era para dizer o que eu não devia falar na CPI”, relembra. O pedido era óbvio. Okamotto queria evitar que Valério implicasse Lula no escândalo. Deu certo durante muito tempo. Em troca do silêncio de Valério, o PT, por intermédio de Okamotto, prometia dinheiro e proteção. A relação se tornaria duradoura, mas nunca foi pacífica. Em momentos de dificuldade, Okamotto era sempre procurado. Quando Valério foi preso pela primeira vez, sua mulher viajou a São Paulo com a filha para falar com Okamotto. Renilda Santiago queria que o assessor de Lula desse um jeito de tirar seu marido da cadeia. Disse que ele estava preso injustamente e que o PT precisava resolver a situação. A reação de Okamotto causa revolta em Valério até hoje. “Ele deu um safanão na minha esposa. Ela foi correndo para o banheiro, chorando.”

O PT PROMETEU A VALÉRIO QUE RETARDARIA AO MÁXIMO O JULGAMENTO NO STF
O empresário jura que nunca recebeu nada do PT. Já a promessa de proteção, segundo Valério, girava em torno de um esforço que o partido faria para retardar o julgamento do mensalão no Supremo e, em último caso, tentar amenizar a sua pena. “Prometeram não exatamente absolver, mas diziam: ‘Vamos segurar, vamos isso, vamos aquilo’… Amenizar”, conta. Por muito tempo, Marcos Valério acreditou que daria certo. Procurado, Okamotto não se pronunciou.

“O DELÚBIO DORMIA NO PALÁCIO DA ALVORADA”
Nos tempos em que gozava da intimidade do poder em Brasília, Marcos Valério diz guardar muitas lembranças. Algumas revelam a desenvoltura com que personagens centrais do mensalão transitavam no coração do governo Lula antes da eclosão do maior escândalo de corrupção da história política do país. Valério lembra das vezes em que Delúbio Soares, seu interlocutor frequente até a descoberta do esquema, participava de animados encontros à noite no Palácio da Alvorada, que não raro servia de pernoite para o ex-tesoureiro petista. “O Delúbio dormia no Alvorada. Ele e a mulher dele iam jogar baralho com Lula à noite. Alguma vez isso ficou registrado lá dentro? Quando você quer encontrar (alguém), você encontra, e sem registro.” O operador do mensalão deixa transparecer que ele próprio foi a uma dessas reuniões noturnas no Alvorada. Sobre sua aproximação com o PT, Valério conta que, diferentemente do que os petistas dizem há sete anos, ele conheceu Delúbio durante a campanha de 2002. Quem apresentou a ele o petista foi Cristiano Paz, seu ex-sócio, que intermediava uma doação à campanha de Lula.
(…)
EMPRÉSTIMOS DO RURAL FORAM FEITOS COM AVAL DE LULA E DIRCEU
“O banco ia emprestar dinheiro para uma agência quebrada?” Os ministros do STF já consideraram fraudulentos os empréstimos concedidos pelo Banco Rural às agências de publicidade que abasteceram o mensalão. Para Valério, a decisão do Rural de liberar o dinheiro — com garantias fajutas e José Genoino e Delúbio Soares como fiadores — não foi um favor a ele, mas ao governo Lula. “Você acha que chegou lá o Marcos Valério com duas agências quebradas e pediu: ‘Me empresta aí 30 milhões de reais pra eu dar pro PT’? O que um dono de banco ia responder?” Valério se lembra sempre de José Augusto Dumont, então presidente do Rural. “O Zé Augusto, que não era bobo, falou assim: ‘Pra você eu não empresto’. Eu respondi: ‘Vai lá e conversa com o Delúbio’. ”A partir daí a solução foi encaminhada. Os empréstimos, diz Valério, não existiriam sem o aval de Lula e Dirceu. “Se você é um banqueiro, você nega um pedido do presidente da República?”

32 comentários

Coronel,

agora eu quero ver!

CADEIA AOS MENSALEIROS!
O BRASIL QUER O DINHEIRO DE VOLTA!

Pergunta que não quer calar...
ONDE ESTAVA A DILMA NESSAS HORAS?
É CHEFE DE MENSALEIRO TAMBÉM???

Flor Lilás

Reply

Escancara mesmo, Veja! Pau nesses pilantras comuna-petistas!

Reply

Cel

Quero ver o PT e o Lula processarem a Veja para que todo o podre deles apareça na mídia!

Ela deve ter tudo documentado!
Vai ser igual ao caso do Lulinha o Empresário Fenomeno!

Átila

Reply

Cel.

Já havia lido o texto lá no RA. O bebum, safado, canalha... do apedeuta deveria fazer parte do rol dos réus lá no STF!

Que o Valério CONTE TUDO O QUE SABE para o bem do Brasil e dos brasileiros. O Estado tem obrigação de dar-lhe a devida proteção.

Depois desta bombástica reportagem, o kit gay já era!!!

Chris/SP

Reply

Valério já disse (texto de Veja):

“Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava”.

A esta altura, o Zé já deve estar cagado!


Chris/SP

Reply

Coronel, co sua licença...

Chris!
Obrigada por sempre nos trazer os escritos preciosos do RA!

Abraço fraterno,

Flor Lilás

Reply


Pau na petezada !! É isso aí.

Reply

Lei Maria da Penha nesse japoronga misógino!!!!!!

Reply

Caso aconteça algo com Marcos Valério ele tem a mulher, a família, os amigos e os advogados todos muito bem documentados e prontos para convocar a imprensa e contar tudo, tudo, tudo!!!
Portanto, nessa altura do campeonato, o cachaceiro vagabundo já era!!!!
Neste final de semana ele volta, todo doentinho, para o Circo Libanês.

Lula Ladrão
Você é o pai do MENSALÃO!!!!

Reply

Cel.
Também peço licença para responder à nossa querida leitora Flor Lilás:

Flor Lilás,

Acompanho diariamente sempre o Coronel e o RA. Ambos, são leitura imprescindível!!!

Sempre que encontro algo que o RA tenha publicado com antecipação, faço questão de colocar aqui no Coturno.

Flor, uma pena que você não resida em Sampa, pois gostaria muito de conhecê-la pessoalmente. Quem sabe um dia...

Abraço
Chris/SP

Reply

cel,

Brasileiros, está é a chance de limpar esse lamaçal que este governo transformou. Xilindró para o velhaco.

Reply

SÓ O LULA NÃO SABIA DE NADA, NO ENTANTO EU JÁ SABIA E MUITA GENTE TAMBÉM!

Reply

e os covardes safados ainda batem em mulher!!

Reply

E agora, quem vai esconder a ratazana debaixo do monte de estrume, esta merda inquestionável que são os petralhas??? Cadeia para Lula, e quero meu dinheiro de volta! É o mínimo.

Reply

Será que não dá para reabrir a latrina e tirar o apedeuta para pagar pelo que fez?

Reply

'DNA confirma: Lula é o pai do MENSALÃO"

Algo tão feio, sujo, corrupto, imoral, ilegal e mal feito só podia ser filho do Lula. É a cara dele, nem precisava DNA!

Reply

AGORA MESMO A CRETINA DA DILMA CANCELOU A REUNIÃO QUE TINHA COM O CHEFE DEUS DA QUADRILHA, ELLA TAMBÉM SABIA DE TUDO, POIS ABASTECIA OS COFRES DO PT QUANDO ERA MINISTRA DO DEMO, ELA NA CASA CIVIL COM A ERENILDA FAZIAM PRESSÕES NOS EMPRESÁRIOS PARA CHOVER DINHEIRO NA HORTA DO BANDIDÃO.

Reply

Coronel,

Pelamordedeus!! Como a maioria da população brasileira elegeu duas vezes esse bandido do Lulla????

Descupe-me, vou vomitar e já volto!!!

JulioK

Reply

"Dilma Caganeira cancela encontro com Lula Cagão"

Juro, se eu tivesse uma fábrica de fraldão geriátrico convocava todo o pessoal para fazer hora extra neste final de semana!

Reply

KINO

'O Poderoso Chefão'
Lula

'O Homem que Odiava as Mulheres' Paulo Okamotto

'Feios, Sujos e Malvados'
Zé Dirceu, Dilma e José Genoino

'Cabra Marcado Pra Morrer'
Marcos Valério

Reply

JulioK
15 de setembro de 2012 13:17

Caro coturneiro Julio, presumo que os eleitores que votaram no lazarento se indentificam com ele, é uma questão pessoal. Então Lula não deve ser pior que seus eleitores; ele deve ter mais é carisma.

Seguindo essa linha de pensamento, no Brasil, 30 por cento, no mínimo, são vagabundos, patetas e meliantes, que votam na corja petralha.

E a parcela restante, que é composta de pessoas de bem, honestas, de trabalhadores, com valores cristãos? Infelizmente, é omissa, beirando à covardia. Por isso a oposição é inexistente.

Reply

Coronel,

O BRASIL QUER O DINHEIRO ROUBADO NO MENSALÃO DE VOLTA!


Flor Lilás

Reply

Coronel,

li ali ao lado no seu twitter: aguardando o porteiro ligar que a VEJA BOMBA chegou!

A minha só chega no domingo!
Que raiva!

HEI! ABRIL! Faça um favor para os brasileiros: entreguem a VEJA em todo o Brasil aos sábados!

Flor Lilás

Reply

'Em defesa do companheiro Okamotto agride mulher de Marcos Valério'

Olha o kit gay aí, gente!!!

Reply

Coronel,

Agora a "minha fonte" confirmou: O PT morreu!!

Venho afirmando a um bom tempo, pois era questão de meses até o Valério abrir o bico.

Como elle não é PT-Fundador, virou boi-de-piranha e não gostou!!

Não tenho bola de cristal, apenas sigo o fio da meada!!!

JulioK

Reply

E a Dilma; não sabia de nada???
IMPEACHMENT!

Reply

Paulo Okamotto sai em defesa de Lula e agride fisicamente a bela e fiel mulher de Marcos Valério.

Esse japa é o 'National Kit Gay".

Reply

PUTZ, FUDEU, A CASA CAIU!

Reply

Okamotto será o guarda -costas do mafioso mor,o cachaceiro vagabundo,mensaleiro ladrão,verdadeiro chefe da Cosa Nostra instalada no Planalto ou apenas um gay enrustido que agride mulheres desesperadas, fica a dúvida, ou será as duas coisas.

Reply

E agora, cadê a oposição, VÃO CONTINUAR EM GREVE ?

SE A OPOSIÇÃO NADA FIZER FICARÁ CLARO QUE SÃO CONIVENTES !

O povo quer cadeia aos corruptos e a grana de volta !

Reply

Agora, se puxar o fio seguindo a trilha do dinheiro pode-se chegar na... Delta. E daí para desvendar o mistério da campanha milionária da Dilmanta não falta muito.

O esquema de "doações" é o mesmo!!!

IMPEACHMENT JÁ!

Reply

E alguem tinha alguma duvida de que o ALIBÁBÁ era o chefe dos quarenta ladrões??????????????? agora o Valerio com certeza esta com os dias de vida contados, essa quadrilha não brinca em serviço. Lembra o que aconteceu com Celso Daniel? esses bandidos fazem qualquer coisa p/ queimar arquivos, depois posam de bonzinhos e vem aquele ´pinóquio com cara de BUNDA MAL LAVADA se dizendo vitimas de calunias. E sabe o que é pior que isso? O POVO EM SUA MAIORIA ACREDITA NELES E AINDA OS DEFENDEM...É Brasil, por quanto tempo ainda vai continuar as rodadas de PIZZA??????? Afinal todo aquele dinheiro é nosso! muitas vezes arrancado da boca de nossos filhos... PENSEMOS NISSO!!! BASTA NÃO?????????????

Reply