sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ibope: Serra e Haddad brigam pelo segundo turno.

O candidato Celso Russomanno (PRB) ampliou sua vantagem sobre os adversários na corrida pela Prefeitura de São Paulo, segundo a última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. Em duas semanas, ele passou de 31% para 35%, enquanto José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) oscilaram um ponto porcentual para baixo e mantiveram o empate técnico na segunda colocação, com 19% e 15%, respectivamente.

Em eventual segundo turno entre Russomanno e Serra, o primeiro venceria por 52% a 25% se a eleição fosse hoje. Se o adversário do líder fosse Haddad, o placar seria 50% a 25%. O representante do PT venceria o do PSDB por 37% a 33% no confronto direto. O candidato do PRB está em ascensão desde a pesquisa Ibope feita na primeira quinzena de agosto, às vésperas do início da propaganda eleitoral de rádio e TV, quando obteve 26% e apareceu empatado com Serra. Ele conseguiu crescer 9 pontos porcentuais em um mês mesmo tendo aproximadamente um quarto do tempo dos adversários no horário eleitoral.
Já o tucano está em trajetória de queda desde antes do início da campanha na TV, mas conseguiu evitar ser ultrapassado pelo adversário do PT, a quem escolheu como alvo preferencial de ataques. Haddad havia subido cinco pontos entre a metade e o fim de agosto, impulsionado por sua estreia na TV, mas perdeu fôlego nos últimos 15 dias.

Por regiões. A pesquisa mais recente revela que, nas regiões da cidade nas quais candidatos do PT venceram nas últimas três eleições majoritárias (para presidente, governador e prefeito), nada menos que 40% dos eleitores indicam Russomanno como seu preferido. É o dobro da taxa obtida por Haddad. Nas mesmas áreas, Serra tem apenas 10%.

Nas zonas antipetistas, onde o partido perdeu nas últimas três eleições, o candidato do PRB também está na frente, mas com índice menor: 31%. O tucano vem em seguida, com 25%, e Haddad aparece com 12%.Entre os protagonistas da campanha, o candidato do PT é ainda o mais desconhecido. Apenas 52% dos entrevistados afirmam conhecê-lo ou ter alguma informação sobre ele. No caso de Serra e Russomanno, esses índices chegam a 75% e 70%.

Haddad é mais conhecido nas zonas anti-PT (55%) do que nas zonas pró-PT (48%). A desinformação sobre ele é maior entre os eleitores mais pobres – dos que ganham até dois salários mínimos, apenas 42% afirmam conhecê-lo. Novato em eleições, o petista é o que mais depende do horário eleitoral para conquistar simpatizantes. Mas o universo que consegue atingir ainda é limitado: 57% dos ouvidos pelo Ibope afirmaram que ainda não assistiram às propagandas de campanha. (Estadão)

7 comentários:

  1. Isto esta ocorrendo em Sao Paulo? A cidade mais desenvolvida econômica e culturalmente do país prefere votar com Russomanno? Sao Paulo pretende trocar Serra por um Rusomanno? Se tal fato ocorresse aqui, 'pras' bandas do Nordeste 'tudo bem', afinal estamos acostumados a eleger figuras do porte de um presidente de Senado, mas Sao Paulo? Não da para acreditar. Pobre Sao Paulo, teem a oportunidade de escolher o melhor para administrar essa magnifica cidade, mas pelo jeito, preferem apostar num Russomanno. Acorda Sampa, ainda da tempo. Ponha os pés no chão, apenas os pés.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de toda a discussão sobre o que é verdadeiro, tracking do partido vs pesquisa, a grande verdade é uma só, o Haddad não empolgou e vai enterrar o 'mito', que o Lula elege quem quiser. A verdade é bem outra. O Datafolha pertencente ao grupo que imprime o Enem, ou seja ligado ao ex-ministro da educação um tal de Haddad, do nada começou a fazer mais de uma pesquisa por semana, para tentar alavancar o candidato do PT. Até conseguiu um pouco, mas ele estacionou e as pesquisas pararam ou rarearam. Não dá para enganar todo mundo o tempo todo e jogar a credibilidade, se existe alguma na lata do lixo. No dia da eleição vamos ter grandes surpresas, pois na minha opinião, o Russomano não vai chegar muito alto e o José Serra muito baixo.

    ResponderExcluir
  3. Cel, e para desperado da petezada, Russomanno está atacando diretamente Haddad, pois sabe que o petista em um segundo turno seria capaz de muitas baixarias e jogo sujo (falsos dossiês).

    Como não bastasse a migração dos votos do HA-HA-HAddad para o Mano Russo, o petista tem tudo para voltar para o grupo dos candidatos "com até 10% de votos".

    ResponderExcluir
  4. Coronel
    Se é que as pesquisas estão certas - e infelizmente, quase sempre estão - vamos ver repetido o fenômeno Collor. A diferença é que ele caçava marajás e o Russomano caça os mal-informados; e
    São Paulo vai ter de amargar quatro anos de desmandos.
    Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus.
    M. Rosa - S. Paulo-SP

    ResponderExcluir
  5. By R. Azevedo - leiam !!!!

    O “Data Tio Rei” não pesquisa eleitores; pesquisa só a lógica.
    O eleitorado tradicionalmente petista na periferia não é exatamente “PETISTA”, mas “PETIZADO", o que é coisa muito diferente. Ser esquerdista, no Brasil, requer certos privilégios de classe que o povo não tem; esquerdismo é coisa de rico. O PT costuma seduzir essas camadas com a sua crítica fácil e suas promessas mirabolantes. Russomanno tem-se mostrado melhor nessas artimanhas. E, como se vê, tomou um naco do eleitorado do partido. Mas também conquistou, já expus os motivos, uma fatia dos paulistanos antipetistas — ainda que com seu conservadorismo mequetrefe.

    Não há nada decidido, é claro! Uma pesquisa do Datafolha do dia 13 de setembro de 2008 apontava Gilberto Kassab com 21%, Geraldo Alckmin com 20% e Marta Suplicy com 37%. Kassab se elegeu no segundo turno com mais de 60% dos votos válidos.

    ---------------------------------
    Estou me lixando com estas pesquisas - VOU DE SERRA nem que ele tenha 50% de rejeição!

    SOU TUCANA, E NÃO VOTO RUSSOMANO NEM PT !!!!!

    Chris/SP

    ResponderExcluir
  6. Coronel, agora tudo depende de como o tempo estará no dia das eleições, se fizer sol forte, o povo desta "nova classe média", divididos entre o Rattat e Russomano, irão para a praia e isto fará aumentar o percentual que vota Serra e desempata em favor dos tucanos, se os indecisos votarem em igualdade entre Russomano e Serra, o segundo turno é inevitável.
    SE CHOVER FORTE, TEMPO FEIO SEM SOL, o povo vai votar e muitos dos indecisos votariam Russomano para evitar o segundo turno e Serra iria ficar na área de pequena incerteza estatística, o segundo lugar é ele.
    EXISTIRÁ ALTA PROBABILIDADE DE MAIS DA METADE DOS ELEITORES QUE VOTAREM colocarem dez na urna ( até alguns mentecaptos que pensam em anular o voto, alguns falarão "se você colocar a nota que gostaria para um candidato ideal, o voto é anulado.
    Como a nota é dez, número do Russo, aumenta a chance de resolver tudo.
    A chance de eleição em turno único é de 2/3 se chover, gente que iria votar em pequeninos candidatos NÃO VÃO VOTAR e aumenta a proporção dos dois primeiros da eleição. SE O RUSSOMANO TIVER 50,000001% ele já será o prefeito eleito, o Serra precisa apenas dos EXATOS 50,0%.
    O CRITÉRIO CONSTITUCIONAL PARA O DESEMPATE É A IDADE DOS CANDIDATOS.

    ResponderExcluir
  7. Essa eleição em SP é surreal. Quando todo o país rejeita a petralhada, SP decidi abraçá-los.

    Eheheheheheheeheh

    ResponderExcluir