Transtornado, Lula defende o ministério do seu terceiro mandato. E ai da Dilma!

Daqui a pouco, vamos postar o vídeo do JN onde Lula defende o ministério do seu terceiro mandato, depois de pedir a bênção para José Sarney. E aí da Dilma!Aliás, que Dilma?

Aí está...

Lula ataca repórter que chamou os Sarney de oligarquia.

Hoje Lula tomou as dores da Família Sarney porque um repórter a denominou como uma oligarquia, que significa tão somente a  preponderância de um pequeno grupo no poder, especialmente para praticar corrupção e governar em interesse próprio. Não é ofensa. Não há membro da Família Sarney quer já não tenha sido acusado de corrupção. O último deles foi Fernando Sarney, que mandou sabe-se lá quantos milhões de dólares frios para o exterior. Aquele que a Dilma mandou "agilizar" a investigação. Aquela investigação que mantém o Estadão sob censura há meses, sem poder falar nela, porque a oligarquia possui tentáculos também na Justiça. O patriarca José esteve envolvido em várias maracutaias no Senado. E por aí vai. O repórter deveria ter usando a palavra bando, em vez de oligarquia, que é muito chique e pobre não entende direito. Cá entre nós, ver o Lula defendendo a Oligarquia Sarney é impagável. Não é a primeira vez.  E sabem o que o que ele disse hoje? 

"Eu agradeço [aos Sarney], e a pergunta preconceituosa sua é grave para quem está há oito anos comigo em Brasília. Significa que você não evoluiu nada do ponto de vista do preconceito, que é uma doença. O presidente Sarney é o presidente do Senado. E o Sarney colaborou muito para que a institucionalidade fosse cumprida. Você devia se tratar, quem sabe fazer psicanálise, para diminuir um pouco esse preconceito."

A saúde no Rio de Janeiro deve estar uma maravilha. Afinal de contas, o ministro da Saúde da Dilma vai ser o secretário de lá.

Vejam o que diz Valdo Cruz, repórter da Folha de São Paulo, sobre a nomeação do próximo Ministro da Saúde:

O primeiro passo de Dilma para tentar acomodar o PMDB já foi dado. A presidente eleita sinaliza que pode deixar de lado seu desejo de colocar um nome de referência técnica, altamente qualificado, no Ministério da Saúde. Abandonaria a ideia de retirar a pasta do rateio político e a colocaria no seu comando um peemedebista ligado ao governador Sérgio Cabral (RJ).  Com isso, espera também baixar a temperatura interna dentro do próprio PMDB. Cabral resiste à nomeação de Moreira Franco para o Ministério das Cidades, uma indicação do vice Michel Temer. Pode mudar de posição se colocar na Saúde um nome ligado a ele. O mais falado é o de Sérgio Côrtes, seu secretário de Saúde. Na equipe de transição, o que se diz é que, sobrevivendo ao sereno, Cortês tem tudo para emplacar. Traduzindo. Se não surgirem novas denúncias contra ele, que possam comprometer seu caminho, ele vira ministro da Saúde. 

Poderia existir algo mais contundente contra o tal Sérgio Cortês do que a precária  situação da saúde no Estado do Rio de Janeiro? Será que a oposição não poderia estar vigilante e analisar os nomes que estão sendo postos, à luz de dados reais? E a imprensa, qual seria o papel da imprensa? Não seria ver o resultado do trabalho deste senhor na saúde do Rio de Janeiro, para ver se ele reúne credenciais para o cargo? Ou o fisiologismo pode chegar e botar no Ministério da Saúde quem bem entender? Comparem alguns dados da saúde infantil em São Paulo com o Rio de Janeiro, só para começar. Isto que São Paulo não é lá estas coisas...

Taxa de mortalidade infantil por diarréia
  • Rio de Janeiro = 1,8 em por 1.000 nascidos vivos
  • São Paulo = 0,9
Prevalência de desnutrição
  • Rio de Janeiro = 0,8 em menores de dois anos por 100
  • São Paulo = 0,5   
Taxa de hospitalização por pneumonia
  • Rio de Janeiro = 14,4 em menores de 5 anos por 1.000
  • São Paulo = 10,0
Taxa de hospitalização por desitratação
  • Rio de Janeiro = 3,2 em menores de 5 anos por 1.000
  • São Paulo = 1,7
E mais: em 2003 morriam 18,6 mulheres a cada 100.000 de câncer de mama no Rio de Janeiro. Sabem quantas morreram em 2008? 21,7 mulheres. Um aumento de mais de 15% no número de óbitos. É isso aí. E o Rio de Janeiro vai indicar o novo Ministro da Saúde. Afinal de contas, a saúde por lá anda uma maravilha.

    Dilma, Pimentel e os dossiês.

    Se Dilma Rousseff ficou famosa por ordenar a confecção de um dossiê contra Fernando Henrique Cardoso e Dona Ruth Cardoso, que ela intitulou de "banco de dados", Fernando Pimentel foi o mentor e coordenador de um dossiê contra José Serra, sua filha, genro e amigos próximos. Pimentel será o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Dilma. Menos mal. Pior seria se o mineiro derrotado ficasse com o Banco Central ou a Receita Federal.

    A digital de Lula na bomba atômica do Irã.

    Clique na imagem para ampliar e ler matéria do Estadão.

    Desaparecidos.

    Existem dois tipos de desaparecidos no Brasil. O primeiro tipo é composto pelos desaparecidos da guerra ao terrorismo, como são vistos por um dos lados, ou da luta contra a ditadura, como são vistos pelo outro lado. A maioria destes desaparecidos caiu em combate entre os dois lados e uns poucos casos foram vítimas de "execuções", como estas mortes são enxergadas por parte de um lado, ou de "justiçamentos", como são enxergadas por parte do outro lado. A verdade é que ambos os lados mataram sem julgamento, como ocorre em qualquer guerra. O que assistimos hoje, no Brasil, é que o governo mobiliza recursos milionários em busca de cerca de 140 pessoas que trata como "desaparecidos", creditando o seu desaparecimento à "repressão da ditadura". É uma afirmação vaga, pois muitos deles foram vítimas de "justiçamentos" por parte de companheiros, enquanto outros tantos fugiram para o exterior, lá morrendo enquanto serviam grupos terroristas internacionais ou lá mudando de identidade para nunca mais voltar. O segundo tipo de desaparecido é composto por aquelas pessoas que simplesmente somem, sem deixar rastros, para desespero das suas famílias. Hoje, segundo estatísticas oficiais, nos últimos dez anos, 562 brasileiros desapareceram. Para eles, os inocentes, os doentes, os sequestrados por bandidos, as vítimas de tráfico de crianças ou mulheres, não existe todo este aparato que podemos ler na matéria abaixo, publicada hoje, pelo O Globo. Só serão encontrados por acaso e não terão direito a gordas indenizações. Hoje, quase 50% dos desaparecidos não são encontrados, porque estes o governo Lula não procura. Clique na imagem para ampliar e ler.


    Internet já é principal fonte de informação política para 10% dos brasileiros.

    Clique e amplie a matéria publicada pelo O Globo para ler resumo de pesquisa realizada com eleitores, que mostra que a internet já alcança quase 10% das citações como fonte de informação, contra 56% da TV. É pouco? Não, é um número excepcional. Quanto será em 2014? 20%? 30%? Além disso, praticamente 1/3 do eleitorado já acessa a internet "sempre".  Veja abaixo, alguns quadros da pesquisa realizada pelo TSE:

    Leia aqui a pesquina na íntegra.

    Haddad confirmado para o terceiro mandato de Lula.

    Da Folha de São Paulo:

    Após pressão do presidente Lula pela manutenção de Fernando Haddad no Ministério da Educação, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), informou a auxiliares, na noite de ontem, que decidiu fazer o convite para sua permanência no cargo. A decisão decorre de uma espécie de campanha aberta por parte de Lula, que dedicou todo o dia de ontem para promover Haddad, cuja imagem foi arranhada pelas falhas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A escolha, no entanto, contraria parte do PT, que resistia à ideia por considerar que Haddad não tem relação política com a bancada.

    Lula começou o dia ao lado do ministro em um evento para inaugurar 25 campi (todos eles em funcionamento) e 30 escolas de ensino profissional (18 delas já abertas e as demais com obras concluídas para início das aulas no primeiro semestre de 2011). "É dia de agradecimento. Só conseguimos fazer o que nós fizemos porque o companheiro Fernando Haddad conseguiu montar uma equipe competente", disse Lula. Apesar das indiretas, Lula repetiu a frase de que Dilma tem que montar uma equipe com a sua cara. "Se você monta o time e não controla os jogadores, os jogadores derrubam o técnico."

    Lula criticou os antecessores dizendo que não investiam em educação e, com isso, criaram um exército de jovens sem oportunidades. No auge da recente crise do Enem -que nesta edição apresentou até falhas de impressão nas provas-, diversos reitores de universidades federais assinaram manifesto em apoio ao ministro.Haddad retribuiu os elogios de Lula e disse que o presidente deixará saudades. À tarde, Lula e Haddad entregaram prêmios aos gestores da merenda escolar -entre eles, o filho do deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua (PA)- e a estudantes que venceram a Olimpíada da Língua Portuguesa. Depois, os dois discutiram os detalhes para o lançamento do Plano Nacional da Educação.

    Dilma, a errática.

    Dilma Rousseff tem um "ministro dos sonhos" para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio: o mega empresário gaúcho, Jorge Gerdau. Como ele não vai aceitar o convite, Dilma se inclina a indicar o mega araponga Fernando Pimentel, ex-coleguinha de guerrilha, aquele que, na campanha eleitoral, comandou o Dossiê contra José Serra. Põe critério nisso.

    Não confundam "jobã" com jabá.

    Nelson Jobim, ministro da Defesa, está na França fechando os últimos detalhes da compra dos aviões Rafale. O Rafale é mais conhecido como o caça que vale por três. Não pela sua eficiência, mas pelo seu preço, que é três vezes maior do que o sueco Grippen, por exemplo. Isto significa que o Brasil poderia comprar 108 aviões de caça em vez de 36, com o mesmo dinheiro. Ao que informam, quem vai bater o martelo ainda será Lula, assumindo o ônus e livrando a secretária do ônus. Nelson "Jobã", em troca da fidelidade ao negócio, está ganhando a permanência no Ministério da Defesa. O custo da manutenção do ministro no cargo é, por alto, U$ 5 bilhões. É a diferença que Nelson "Jobã", a pedido de Lula, vai tirar dos cofres públicos e entregar aos franceses para ficar com um avião que nunca enfrentou uma só batalha. Não confundam "jobã" com jabá.

    Nelson Jobim fica na Defesa. No STF, ele "defendeu" Okamotto, que agora vai para o Instituto 51.

    Do Painel da Folha:

    De mudança Paulo Okamotto, amigo do peito de Lula e presidente do Sebrae desde 2005, deve deixar a agência para trabalhar no futuro instituto do petista.
    .................................................................................
    Quem não lembra pode ler esta notícia de fevereiro de 2006...

    O Supremo Tribunal Federal, especialmente seu presidente, ministro Nelson Jobim, voltou a ser acusado de interferir indevidamente nos trabalhos do Legislativo. O motivo dos novos ataques foi o fato de Jobim ter dado liminar que impediu a quebra de sigilos fiscal, telefônico e bancário do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. Jobim entendeu que o requerimento de quebra de sigilo, aprovado pela CPI dos Bingos, estava baseado em notícias da imprensa, o que o STF não aceita. O presidente do Supremo ressaltou que o requerimento “fundamenta-se em notícias veiculadas em matérias jornalísticas, sem sequer indicar um fato concreto que delimite o período de abrangência dessa medida extraordinária”. O pedido de quebra de sigilo de Okamotto foi feito depois que ele assumiu, em depoimento à CPI dos Bingos, ter pago uma dívida de R$ 29,4 mil do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o PT, mesmo sem o conhecimento do presidente... (segue clicando aqui)

    PAC construiu túneis para fuga dos traficantes do Complexo do Alemão.


    Segundo o comandante do Bope, Coronel Paulo Henrique Moraes, trabalhadores do PAC foram "obrigados" a fazer túneis que facilitaram a fuga dos traficantes do Complexo do Alemão. Assista ao vídeo do Jornal Nacional. É caso de polícia. Porque não são trabalhadores que fazem túneis. São construtoras. Empreiteiras licitadas. No caso do Rio, construtoras que fazem obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado foram as maiores doadoras da campanha do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Cinco empresas doaram juntas R$ 3,8 milhões, ou 18,4% dos R$ 20,6 milhões recebidos pelo peemedebista. A Odebrecht, líder do Consórcio Rio Melhor, é quem comanda as obras no Complexo do Alemão, avaliadas em R$ 493 milhões. Em última análise, os "túneis" foram construídos por ela. Só falta, agora, descobrirem que as "mansões" dos traficantes também fizeram parte do PAC do Crack.Só falta, agora, não aparecer ninguém do Ministério Público para investigar os  verdadeiros responsáveis pela  fuga fácil de um bando de traficantes, enquanto o país inteiro esperava pela prisão de centenas deles. Agora fica claro porque não houve reação às obras do PAC dentro de uma favela dominada pelo tráfico de drogas.

    Kassab faz que sai, mas não sai.

    Do Estadão, desmentindo a própria manchete, que diz: "Com um pé no PMDB, Kassab critica DEM..."

    Nesta segunda, Kassab voltou a negar que esteja de saída do partido. "O que existe é um trabalho de fortalecimento da sigla. Eu tive um posicionamento muito claro e público, e procurei pelo meu sempre presidente Jorge Bornhausen, do DEM, para manifestar minha preocupação com os rumos do partido", disse o prefeito. Ainda segundo ele, a sigla tem "alguns meses" para retomar a "condição de um partido com densidade, com dimensão". Questionado sobre a refundação do DEM em 2007, quando deixou de chamar PFL e abriu espaço na executiva nacional para novas lideranças, Kassab foi direto: "Os resultados não são positivos. E se os resultados não são positivos, vale a pena fazer uma avaliação."  Leia mais aqui.

    Dilma reaparece. A tiracolo de Lula.

    Da Folha Poder:

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua sucessora, Dilma Rousseff, participam nesta terça-feira (30) do primeiro evento conjunto no país desde que ela foi eleita, no dia 31 de outubro.Lula irá ao Maranhão pela manhã e ao Pará à tarde, acompanhado de Dilma, para inaugurar usinas hidrelétricas. Na primeira parte do dia, o presidente visita as obras da usina hidrelétrica de Estreito, próxima à cidade de Imperatriz (MA) e, depois, com Dilma, inauguram a usina hidrelétrica de Tucuruí (PA). Desde a eleição, ela só apareceu ao lado de Lula em duas ocasiões: em entrevista coletiva dois dias depois do segundo turno, no Palácio do Planalto, e em viagem a Seul para reunião do G20.Leia mais aqui.

    UPP(s) do Alemão: nem tanto ao céu, nem tanto ao mar.

    No post abaixo, um comentarista ressalta que as UPP(s) até agora instaladas nas favelas do Rio de Janeiro não tem nada a ver com o Complexo do Alemão, onde existem 400.000 habitantes. Por isso, pelo que entendi, a quantidade de policiais seria justificada. Resposta: a ONU recomenda que exista no mínimo um policial para cada 500 habitantes . Os países mais seguros do mundo, segundo a ONU, apresentam uma média de um policial para 250 habitantes. Portanto, o estado da arte para as UPP(s) do Alemão deveria contemplar um efetivo de 1.600 homens(Cabral fala em até 3.000 homens). Em 2007, o Rio de Janeiro tinha uma média de 1 policial por  387 habitante. Muito diferente do Maranhão,por exemplo, que tinha um policial para cada 822 habitantes. Conclusão: como Sérgio Cabral não quer contratar mais polícia, preferindo gastar com publicidade, viagens a Paris e honorários advocatícios para certos escritórios próximos e íntimos, já está botando tudo na conta da Copa. Assim é fácil. Os "melancias" estão aí para isso mesmo, para bajular os poderosos, oferecendoi recrutas em troca  de se entupirem de canapés nos coquetéis e festinhas.

    Rio: da zona de confronto à zona de conforto em menos de 24 horas.

    Da Folha Poder:

    O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou na manhã desta segunda-feira que já existe um acordo entre o governo do Estado e o Ministério da Defesa para que o Exército policie os recém-reconquistados territórios da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão até que seja possível instalar duas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nas comunidades.

    "Já está acordada [com o Ministério da Defesa] a permanência das tropas, agora estamos na fase das tratativas técnicas, que não passa por mim, passa pelo secretário Mariano, passa pelos oficiais militares do Ministério da Defesa. Isso está sendo feito desde ontem para que dê a paz e a tranquilidade, a garantia dessa transição para o modelo UPP", afirmou. Cabral disse que a solicitação ao Ministério da Defesa, quando formalizada, deve requisitar as tropas por um período de 6 a 7 meses, embora o comandante-geral da Polícia Militar do Rio, Mário Sérgio Duarte, "mais otimista do que eu", acredite que as UPPs possam ser instaladas em menos de quatro meses. A previsão é que as duas UPPs mobilizem entre 2.000 e 3.000 homens da Polícia Militar, a serem escolhidos entre os 7.000 novos policiais que se formarão em 2011
    .................................................................................
    Comentário do Blog:

    Não são necessários sete meses para montar uma UPP. O modelo, que já está em 13 favelas, é replicável. Para quem quiser conhecer dados sobre o programa, basta acessar o UPP Repórter, do próprio governo do Rio.  Existem UPPs montadas dentro de containers. São raras as unidades que foram construídas, a maioria utiliza instalações já existentes, inclusive imóveis que, anteriormente, eram utilizados por traficantes. Como os que foram tomados no próprio Complexo do Alemão.

    UPP Turano
    UPP Andaraí
    Em contraste com a primeira UPP, no Morro Santa Marta.

    Uma UPP demanda um efetivo de 150 e 350 soldados. É o recurso mais importante. Escolinhas de música, de futsal e outras perfumarias podem ser feitas depois. A UPP da Cidade de Deus, que protege 45.000 pessoas, possui 326 homens trabalhando. Agora  Sérgio Cabral diz que serão necessários 1.000 a 1.500 homens para as unidades do Alemão? Por quê? Todo o cerco usou 2.500 honens e sobrou gente. O Governo do Rio, espertamente, está saindo da zona de confronto para a zona de conforto. Vai ficar enrolando no Complexo do Alemão para não ir logo para a Rocinha e para o Vidigal. É pura embromação. Se quiser, monta uma UPP em dez dias. O que vão fazer, depois de uma operação exitosa em termos de opinião pública, é chupar a laranja doce até o bagaço. É a velha demagogia de sempre. E as Forças Armadas servindo de bucha de canhão para político safado fazer o nome.

    Rio, cidade dominada não somente por traficantes. Principalmente por usuários de drogas.

    90 toneladas de maconha. Quase 9 toneladas de cocaína. Mais de 4 toneladas de crack. Este é o consumo anual de drogas no Rio de Janeiro, segundo o estudo denominado "A Economia do Tráfico na Cidade do Rio de Janeiro: uma tentativa de calcular o valor do negócio", de Sergio Guimarães Ferreira e Luciana Velloso, da Sub-Secretaria de Estudos Econômicos da Secretaria da Fazenda do estado. O faturamento do trágico comércio de drogas no Rio de Janeiro é de no mínimo R$ 320 milhões anuais, mas pode chegar ao dobro disso, passando de R$ 600 milhões anuais. Leia na íntegra aqui.
    ................................................................................
    Somente na operação do Complexo do Alemão, foram apreendidas 40 toneladas de maconha. Corresponderia a quase 50% do consumo anual do Rio de Janeiro, segundo o estudo. Ao que parece, os números são bem maiores do que os estimados pelos autores.

    Vovó Dilma é notícia velha, apesar da imprensa chapa branca.

    A imprensa já deveria ter concluído que a Vovó Dilma não tem surpresas. Confirma-se, a cada dia, que ela é isso aí mesmo que não se vê. Sumida há mais de 10 dias, Vovó Dilma apenas manda recados por trás dos seus óculos escuros, cuidando da saúde, cheia de agendas pessoais e trocando as fraldas do neto. Enquanto isso, Lula vai nomeando os ministros do seu terceiro mandato. Vejam o absurdo. Agora a imprensa aceita publicar, em nome do seu adesismo que, segundo fontes próximas da presidente, ela acha que a transição será mais longa e que só lá por meados de 2012 haverá um governo com a sua cara. Um governo com a cara da Vovó Dilma. Está claro que não haverá. Vovó Dilma, que nunca conseguiu pronunciar duas frases concatenadas sobre um mesmo tema, dentro de um raciocínio com um mínimo de lógica, foi indicada apenas para cumprir um mandato tampão preparatório do Lula 2014. Vai fazer o serviço sujo, acompanhada da sua vara de porquinhos. Assim como quem não quer nada, Vovó Dilma já está mudando o cálculo da inflação, aplicando um golpe mortal no bolso de todos os brasileiros, além de comprar um Aerodilma. Aerodilma, uma ova. É só um Aerolula novo para esperar o chefe em 2014.
    ..................................................................................
    Depois de bancar Antônio Palocci, Nelson Jobim(o fiador dos Rafale), Gilberto Carvalho, Mirian Belchior, Guido Mantega, Marco Aurélio Garcia, hoje Lula oficializa a continuidade de Fernando Haddad, o mais incompetente ministro da Educação da história deste país. Por que Haddad? Porque Lula quer mostrar que, sozinho, banca qualquer nome no seu terceiro mandato. Clique sobre a imagem e amplie para ler a matéria do Estadão, abaixo.


    Por meio bilhão, vem aí o Aerodilma. Ou "Vassourão".

    Da Folha de São Paulo:

    Sem alarde para evitar a repetição da polêmica que envolveu a compra do Aerolula, o governo negocia a aquisição de um avião maior e mais caro que poderá servir à presidente eleita, Dilma Rousseff, e a seus sucessores. O Aerodilma, caso seja adquirido mesmo com o cenário de contenção de gastos do governo, deverá ser um aparelho europeu da Airbus -um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais. O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo Aerolula, um Airbus-A319 em versão executiva. Justificar tal despesa seria complicado, como foi em 2005, e seria fonte certa de desgaste para Dilma, que até onde se sabe não foi informada sobre a ideia. 

    Assim, juntou-se a fome com a vontade de comer, e a nova compra está sendo camuflada por uma necessidade real. A FAB (Força Aérea Brasileira) precisa substituir seus dois aviões grandes de reabastecimento. São os antigos Sucatões presidenciais, versões com quase 50 anos de uso do vetusto Boeing-707. Por falta de condições, foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira. No fim da década, os militares estimam ter 150 caças, e reabastecimento é vital dadas as distâncias do país. Como no caso dos Sucatões, o novo avião poderia cumprir a tarefa de reabastecimento e ser o aparelho de transporte intercontinental dos presidentes. Para viagens internas, o governo já usa dois Embraer-190.

    Para EUA, Dilma impediu aprovação de lei antiterror no Brasil.

    Da Folha de São Paulo:

    A Polícia Federal do Brasil "frequentemente prende pessoas ligadas ao terrorismo, mas os acusa de uma variedade de crimes não relacionados a terrorismo para evitar chamar a atenção da imprensa e dos altos escalões do governo", relatou de maneira secreta em 8 de janeiro de 2008 o então embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Clifford Sobel. Essa informação faz parte de um lote de 1.947 telegramas produzidos pela diplomacia norte-americana durante a última década, em Brasília. A organização WikiLeaks teve acesso a eles. Vai divulgá-los gradualmente a partir desta semana no site www.wikileaks.org."o maior conjunto de documentos confidenciais a ser levado a público na história". Ao todo, são 251.287 telegramas produzidos pela diplomacia dos EUA a partir de vários países de 28 de dezembro de 1966 até 28 de fevereiro deste ano. O WikiLeaks afirma ser afirma ser "o maior conjunto de documentos confidenciais a ser levado a público na história".

    A Folha leu com exclusividade seis dos 1.947 telegramas despachados a partir de Brasília. Tratam de possíveis ações de ativistas de origem árabe no país. No comunicado secreto de 2008, o embaixador Clifford Sobel confirma de maneira indireta alguns relatos já conhecidos, mas sempre negados pelo governo brasileiro. A intenção da administração do presidente Lula de negar a existência de células terroristas no país se daria por duas razões, segundo o norte-americano. Primeiro, um temor de "estigmatizar" a comunidade árabe no Brasil. Segundo, o receio de "prejuízo para a imagem" da chamada tríplice fronteira (entre Brasil, Argentina e Paraguai) como destino turístico. Clifford Sobel escreveu que a atitude do governo brasileiro também "visa a evitar uma associação muito próxima ao que é considerado como uma demasiada agressiva guerra ao terror". No seu telegrama secreto, o diplomata revela que a PF "monitora as atividades de extremistas suspeitos que podem estar ligados a grupos terroristas no exterior e compartilha essas informações" com os Estados Unidos.

    Os seis telegramas a que a Folha teve acesso não listam suspeitos de terrorismo que teriam sido detidos pela polícia no Brasil. Há, entretanto, uma menção direta a dois casos já revelados com exclusividade pelo jornal. Os documentos da diplomacia dos EUA citam a ligação de um libanês preso em abril de 2009 e acusado de ter ligações com o grupo Al Qaeda. O episódio foi noticiado na Folha pelo colunista Janio de Freitas. A outra menção é sobre uma operação da PF em Santa Catarina, quando foi presa uma pessoa suspeita de ligações com extremistas sunitas. Em maio de 2006, o então embaixador dos EUA, John Danilovich, relatou em telegrama secreto uma conversa que manteve com Jorge Armando Felix, ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência. O diplomata faz uma revelação curiosa. Diz que o governo do Brasil estimularia a delação entre integrantes da comunidade árabe: "O governo brasileiro está apelando a árabes moderados de segunda geração, muitos dos quais empresários bem sucedidos no Brasil, para observarem de perto outros árabes que poderiam ser influenciados por extremistas", relata.

    Em dois trechos dos telegramas aos quais a Folha teve acesso há menções críticas à então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O assunto é a inexistência de legislação no Brasil para tipificar atos terroristas -algo pelo qual os EUA fazem forte lobby em vários países. Dilma é apresentada como a responsável por ter impedido o envio de uma proposta de lei antiterror ao Congresso. Num telegrama classificado como confidencial, de 4 de novembro de 2008, Clifford Sobel cita um especialista e diz que seriam mínimas as chances de ter essa legislação porque o governo Lula estava "amontoado de militantes esquerdistas".

    Dilma, mais sumida do que os traficantes do Complexo do Alemão.

    Do Radar On Line:

    Praticamente um mês já se passou depois do seu triunfo eleitoral e Dilma Rousseff continua meio sumida. Às voltas com a delicada costura para a montagem do seu ministério, praticamente não apareceu em público nestes 28 dias. A última vez que mostrou a cara e falou em público foi há nove dias, num evento do PT. O Rio de Janeiro está pegando fogo e de Dilma não se ouviu nada sobre o assunto — somente um vago “Sérgio Cabral tem o apoio da presidente”, dito por um assessor. O.k., Lula ainda é o presidente. Ele, naturalmente, tem o protagonismo de certas situações, tanto por ser o presidente como por ser o chefe inconteste do PT. Mas parece evidente que era a hora apropriada para começar a passagem de bastão: Dilma deveria, sim, estar botando a cara na TV pontuando assuntos urgentes como o da guerra carioca. Leia mais aqui.

    Sede do PDT é assaltada em São Paulo. Paulinho da Força Sindical é do PDT.

    Da Folha Poder:

    A sede do PDT (Partido Democrático Trabalhista) em São Paulo foi assaltada na madrugada deste domingo (28). Por volta das 3h, cinco homens renderam o porteiro que trabalhava no local, segundo boletim de ocorrência registrado 45 minutos depois na 36ª Delegacia de Polícia. O funcionário, de 23 anos, teria sido obrigado a deitar no chão e entregar a chave do diretório. Assim foi aberta a porta de entrada. Outras foram arrombadas pelo bando, que levou eletrônicos e documentos da legenda. No boletim, segundo a Secretaria de Segurança Pública, registrou-se a seguinte perda: três laptops, quatro impressoras, quatro computadores, dois videocassetes, dois televisores, vários talões de cheque e documentos do partido.

    Justiça seja feita.

    Há comentaristas criticando o jurista Paulo Brossard pela sua entrevista a Augusto Nunes, que seria tardia. É injustiça. No dia 26 de outubro o blog publicou este artigo, que ele escreveu para a Zero Hora, de Porto Alegre.

    Começa a batalha contra as FARC e os governos traficantes no Complexo do Alemão.

    A Globo News transmite, ao vivo, a tomada do Complexo do Alemão  pela polícia e Forças Armadas. É  o país derrotando as FARC e a leniência  do governo Lula em relação aos governos bolivarianos, maiores responsáveis pelo contrabando de drogas pelas desguarnecidas fronteiras do Brasil.

    Começar de novo. Novo!

    Após a derrota nas eleições de 2010, cabe à oposição buscar novos rumos. Melhor do que bandaid sobre ferida aberta é fazer a devida assepsia, dar os pontos e deixar o tempo cicatrizar o ferimento. O DEM, como o representante mais legítimo da oposição, tem o dever de mostrar que mudou para uma casa menor, mas limpinha e bem cuidada. Agiu bem no caso Arruda, em Brasília. Deve agir bem no caso Kassab em São Paulo. Quanto maior for a serenidade e a sinceridade do DEM em relação ao prefeito de São Paulo, mais exposto este ficará ao ônus da mudança. Quer ir embora? Que vá e que isto fique claro para o eleitor. Quem estará traindo a oposição e abandonando o barco será Gilberto Kassab. Esta deverá ser a percepção do eleitorado. O troco a Kassab será dado nas urnas. Leiam coluna de João Bosco Rabello, publicada hoje no Estadão:















    E agora vejam como ficou o tempo de TV dos partidos para 2012 e 2014, conforme quadro publicado no Estadão:


    Coordenador do Dossiê contra Serra será o quinto "porquinho".

    Fernando Pimentel(PSDB-MG), coordenador do Dossiê contra Serra, que incluiu a quebra de sigilo da sua família, já foi convidado para ser ministro do governo da sua companheira de guerrilha, Dilma Rousseff. Não se sabe em qual ministério, mas tanto pode ser o da Previdência quanto o de Comércio Exterior. O certo é que será o quinto "porquinho", por relevantes serviços prestados à vara durante a campanha eleitoral.
    .................................................................................
    Errata: Fernando Pimentel é do PT. Mas, em se tratando do PSDB de Minas Gerais, faz tanta diferença assim?

    Receita do Governo Dilma para manter gastança pública: mascarar o índice de inflação.

    Clique na imagem para ampliar e ler editorial do Estadão.

    Esquerda quer (en)cobrir fraude na escola de formação de guerrilheiros do MST.

    Da Folha de São Paulo:

    Uma campanha se espalhou entre movimentos sociais e entidades ligadas a grupos de esquerda, sindicatos e universidades para contornar a crise da Escola Nacional Florestan Fernandes. A escola do MST, alcunha que a direção da entidade rejeita, foi criada em 2005 em Guararema (SP). Custou cerca de R$ 3,5 milhões, financiados pela União Europeia, pelo MST e pelas ONGs cristãs Caritas (Alemanha) e Frères Des Hommes (França). Houve campanhas com apoio de Chico Buarque, José Saramago e Sebastião Salgado. Em cinco anos, quase 20 mil pessoas passaram pelos cursos e eventos na entidade. Recentemente, a escola ganhou visibilidade quando, em viagem ao Brasil, o ator Benicio Del Toro a visitou e usou um boné do MST.

    Agora, segundo mensagem na internet, a escola corre o risco de fechar. Um grupo vem fazendo campanhas de doações para manter a estrutura funcionando. No texto, a Associação dos Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes não indica a razão da crise, mas aponta um "estrangulamento" do MST. No próximo sábado, a associação promoverá uma visita coletiva para explicar o projeto e arregimentar colaboradores. A Folha tentou falar com a direção da escola e da associação, mas ninguém quis comentar a crise. 

    Sucessivas decisões do Tribunal de Contas da União vêm bloqueando repasses a ONGs e cooperativas dirigidas pelo MST. Em 28 de setembro, o TCU condenou a Associação Nacional de Cooperação Agrícola a devolver R$ 3,42 milhões por conta de suposto desvio de recursos. Cabe recurso da decisão. O dinheiro deveria ser usado para capacitar cerca de 30 mil jovens e adultos, mas, segundo o TCU, não foi o que ocorreu. Parte do dinheiro (R$ 159 mil) foi usado para financiar um evento na escola.

    Não é só o ministério que é tampão. É a própria Dilma.

    Do Painel da Folha:

    Entre os que acompanham de perto a montagem do primeiro escalão federal, há quem comece a achar que a equipe escolhida para entrar em campo em 1º de janeiro tem tudo para ser, ao menos em parte, uma espécie de ministério-tampão. O motivo é a multiplicidade de demandas com as quais Dilma Rousseff tem de lidar -dos desejos de Lula às reivindicações conflitantes dos 14 partidos que integraram a coalizão. Quem conhece Dilma de longa data diz que o governo com a verdadeira feição da petista não é exatamente esse. E que sua marca aparecerá de forma gradual.

    Brossard: "o que Lula fez nas eleições é inqualificável".

    Assista aqui a entrevista de Augusto Nunes com Paulo Brossard, ex-senador e ex-ministro do STF.

    O estelionato da fome zero.

    Na tentativa de minimizar um dado grave, gravíssimo, vergonhoso, criminoso, que só aparece depois das eleições, um petralha do Ministério do do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tenta justificar dizendo que o Brasil ter quase 12 milhões de brasileiros famintos, em insegurança alimentar,é um problema que aparece até mesmo nos Estados Unidos, mas que estamos muito melhor do que o México. A pergunta é: e nós com isso? O Lula e a Dilma não passaram toda a campanha eleitoral dizendo que tiraram 30 milhões da miséria? Como é que agora são apenas 3,7 milhões que deixaram de passar fome nos últimos 5 anos? Leiam com atenção a matéria do Estadão. É só clicar na imagem para ampliar.

    O quarto "porquinho" é convidado oficialmente por Dilma.

    Conforme antecipado ontem por este Blog, Marco Aurélio Garcia, o quarto "porquinho" da Dilma, o "porquinho" que melhor transita nas pocilgas de Fidel, Chávez e Ahmadinejad, foi convidado a permanecer no governo. Leiam, abaixo, a notícia da Folha de São Paulo:

    A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou o assessor internacional de Lula, Marco Aurélio Garcia, a permanecer no Planalto. Os dois conversaram na última semana e devem voltar a se falar na segunda-feira. O assessor era cotado por diplomatas sul-americanos para assumir a Secretaria-Geral da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), mas desistiu a pedido de Dilma. Representantes de Uruguai, Venezuela e Argentina articulavam a permanência de Garcia no cargo em substituição ao ex-presidente argentino Nestor Kirchner, morto no mês passado. Os presidentes do bloco se reuniram ontem em Georgetown, na Guiana. Sondado para o cargo na Unasul, Garcia consultou Dilma, que pediu para que permanecesse no governo.

    Clique sobre a imagem, amplie e leia também a matéria do Estadão: 


    Levantando a bola da ex.

    Do Painel da Folha de São Paulo:

    Qual é? O PC do B, que se reúne neste fim de semana em São Paulo, está para lá de incomodado com os esforços da equipe de transição para fazer de Manuela D'Ávila a ministra do partido, trocando Orlando Silva pela deputada no comando do Esporte.

    Pássaro na mão Parte expressiva do PC do B trabalha pela manutenção de Orlando. Há o temor de que, se Manuela for a escolhida, o Planalto crie algum cargo para cuidar especificamente da Copa de 2014, esvaziando as atribuições da pasta.
    ..............................................................................
    Comentário: O "povo" não esquece que um dos "porquinhos" da Dilma, José Eduardo Cardozo, virtual ministro da Justiça, ainda nutre uma paixão recolhida pela bela Manuela. Na foto, o casal, agora separado, chega para uma festa no melhor estilo Caras. Cá entre nós, era muito para o bolinha do "Porquinho" Cardozo.

    Até que enfim um tucano falando coisa com coisa. E é mineiro.

    Ao que parece, o PSDB mineiro tem gente mais qualificada do que o deputado federal Nárcio Rodrigues, aquele que acha que o Brasil tem que "engolir" o Aécio Neves. Como se o Brasil, em três eleições presidenciais, já não tivesse "engolido" as traições de Aécio, sem "vomitá-lo", como uma boa parte está fazendo agora. Marcus Pestana, deputado federal mineiro, salvo por dois ou três equívocos, escreveu este bom artigo para O Globo. Clique na imagem para ampliar e ler.

    Onde está a Força Nacional de Segurança ?

    Editorial da Folha de São Paulo:

    Os complexos de favelas da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, são apontados por especialistas e autoridades como as principais cidadelas do narcotráfico na cidade. Ocupá-las de maneira permanente, restituindo à sociedade o território controlado pelas quadrilhas de narcotraficantes, é uma etapa crucial -e provavelmente a mais desafiadora- da atual política de segurança do governo fluminense. Ao que tudo indica, a recente onda de vandalismo, com arrastões, assaltos e automóveis incendiados em diversos pontos da cidade, precipitou uma batalha que, em condições normais, as autoridades teriam preferido deixar para uma etapa posterior.

    O sucesso inicial da implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em áreas antes tomadas por grupos armados determina, também, as condições da atual operação de cerco a marginais naquelas comunidades. Não é mais aceitável a antiga prática policial de invadir bairros pobres, matar criminosos e inocentes e bater em retirada. Uma fração do complexo da Penha, a Vila Cruzeiro, foi ocupada nesta semana. É preciso que a representação do Estado, por meio de forças policiais e serviços, uma vez expulsos os bandidos, lá se estruturem e permaneçam -sob pena de perder-se o apoio angariado com a operação.Faltam, no entanto, homens e equipamentos em quantidade suficiente para conciliar a expansão da polícia comunitária em favelas com novas incursões de perseguição a traficantes.

    É o que tornou indispensável o apoio das Forças Armadas, requisitado pelo governo do Rio. Além de blindados cedidos pela Marinha, cerca de 800 soldados do Exército foram ontem deslocados para as imediações do complexo do Alemão. Sua tarefa é controlar os acessos às favelas e restringir a movimentação dos traficantes. Atuações desse tipo estão previstas na legislação brasileira. O recurso às Forças Armadas no combate ao crime dentro do país pode ser feito "em atribuições subsidiárias" e em intervenções "episódicas", por tempo limitado.O apelo emergencial ao Exército nesta semana no Rio de Janeiro é mais do que compreensível. Mas há fortes motivos para evitar que as Forças Armadas se envolvam em operações típicas de polícia no combate ao tráfico.

    São graves os riscos provocados pelo contato diuturno com o crime organizado. Não se pode excluir a possibilidade de que as quadrilhas, que lograram corromper parte da polícia, exerçam efeito semelhante sobre a hierarquia militar. As consequências de uma eventual contaminação desse tipo podem ser desastrosas. Diante de tal ameaça, é urgente transformar a Força Nacional de Segurança Pública em corpo permanente. Essa espécie de PM federativa é integrada sobretudo por policiais cedidos por governos estaduais, mobilizados em emergências. Apesar de já contar com um contingente fixo, ainda falta muito para transformá-la em uma tropa de elite atuante. É preciso fazê-lo. Seria o recurso apropriado para apoiar a atual estratégia de segurança no Rio -e intervir em situações análogas, sempre que necessário, em território nacional.

    Clique na imagem abaixo para ampliar e ler  reportagem em O Globo:

    Melancias!

    E aí, melancias? Vocês não ficam com vergonha do coturno marrom com a sola gasta usado por um soldado, em ação no Rio de Janeiro? Dos equipamentos que eles estão usando para enfrentar traficantes armados até os dentes? Do treinamento que é dado a eles? Vocês são homens ou vermes, melancias? Um dia, o Brasil teve generais. Hoje, só tem melancias. Verdes por fora e vermelhos por dentro. Com licença, vou vomitar. Gostaria que fosse na cara de cada um de vocês do "Estado Maior". Maior?

    Era só estelionato eleitoral.


    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta sexta-feira (26) que adiou para 29 de abril o leilão do trem de alta velocidade (TAV), que ligará São Paulo a Campinas e Rio de Janeiro. A data inicialmente prevista para o leilão era o próximo dia 16 de dezembro. O diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, afirmou em entrevista coletiva que o adiamento tem por objetivo aumentar a concorrência do leilão. Segundo ele, quatro grupos empresariais teriam manifestado a determinação de participar do leilão se houvesse o adiamento. Além deles, um grupo coreano teria garantido a presença mesmo que a disputa ocorresse em dezembro, como estava previsto.Leia mais aqui.

    A "porquinha" favorita em nossa enquete quer "reintegração de posse".

    Do Estadão:

    Cotada para assumir um ministério no governo Dilma Rousseff, a senadora em fim de mandato Ideli Salvatti (PT-SC) defendeu a recondução de quadros do PT em pastas hoje ocupadas por partidos aliados. "O PT está promovendo o que alguns chamam de reintegração de pose de alguns ministérios", disse a senadora, que participou de reunião da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), o antigo Campo Majoritário do partido, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Entre as pastas que podem ser retomadas, Ideli destacou Cidades, Saúde e Cultura. No final da semana, durante encontro do diretório nacional do PT, o nome da senadora foi citado para assumir o ministério da Cultura. Hoje, Ideli usou como exemplo o Ministério das Cidades, atualmente nas mãos do PP. Ela colocou como "lógico" que o partido não conduza mais uma área de infraestrutura, uma vez que teve tímida participação na campanha de Dilma no segundo turno. Leia mais aqui.
    .................................................................................
    Ideli Salvatti, com 83%, é a "porquinha" favorita deste Blog para receber um ministério. A notícia acima mostra porque ela está tão bem cotada. Ela é a cara e o focinho do PT. Nas eleições de Santa Catarina, onde foi derrotada fragorosamente, ficando em distante terceiro lugar, ela tinha uma "aliança branca" com o PP. Não se atacaram uma única vez. E estavam selados e assinados para estarem juntos no segundo turno. Agora que a eleição passou, Ideli Salvatti quer o couro do PP. O couro, porque pelo o PP de Santa Catarina não tem mesmo.

    Faca no peito.

    Do Estadão:

    Líder do PMDB na Câmara dos Deputados, o deputado federal Henrique Eduardo Alves admitiu que será do PT a decisão de indicar o candidato a presidente da Casa no primeiro ou segundo biênio. "Como o PT fez a maior bancada, a prerrogativa de indicar o presidente para o primeiro ou segundo biênio será do PT. Mas o PMDB só aceitará se o PT assinar um documento como fizemos nessa legislatura", disse o deputado federal peemedebista, que é candidato a presidente da Casa. Embora confirme que a decisão será do PT, Henrique Eduardo disse que o acordo só prosperará caso o PT assine o documento assegurando que o biênio seguinte será indicação do PMDB. "O documento já foi entregue a José Eduardo Dutra, falta o PT assinar", destacou o líder peemedebista. Leia mais aqui.

    O Coturno Noturno segue brilhando de limpinho.

    O nome Coturno Noturno foi escolhido porque este blog nasceu para ser feito apenas à noite, tendo em vista que o blogueiro cumpre atividades profissionais durante o dia. Além da  boa solução, também pela rima. No entanto, o nome do blog sempre serviu para que os petralhas tivessem fantasias com militares marchando na calada da noite, em busca de inocentes e poéticos guerrilheiros, comandados por um "coronel torturador". Ontem o Brasil ficou conhecendo um blog anônimo, do outro lado da blogosfera, mais conhecida como esgotosfera. O nome dele é Cloaca. O Lula, maravilhado, ao final do encontro com os blogueiros sujos, saboreava o nome abraçando o dono e dizendo: "Vem cá, ô Cloaquinha!" Os petralhas, que sempre foram tão literais com o Coturno Noturno, devem imaginar coisas inenarráveis quando se referem a um blog chamado Cloaca... Por último, um petralha deletado dizia, ontem, aqui na área de comentários: "o Cloaca teve um milhão de acessos em outubro, não é um bloguinho como o seu, coronel de pijamas!" O Coturno Noturno teve 1,3 milhão de visitas no mesmo período. E continua sem chulé, engraxado e brilhando de limpinho.

    Dilma tem nova agenda pessoal em SP. Imprensa de plantão no Sírio-Libanês.

    Da Folha Poder:

    A presidente eleita, Dilma Rousseff, viaja nesta sexta-feira para cumprir agenda pessoal em São Paulo. Dilma deixou a Granja do Torto, residência de campo da Presidência cedida para o governo de transição até a posse, pela entrada lateral na tentativa de despistar a imprensa. Essa é a segunda vez que Dilma viaja a São Paulo com compromissos privados. Na semana passada, ela realizou exames de rotina nos hospital Sírio-Libanês. Segundo boletim médico, os "resultados dos exames mostraram-se satisfatórios". Desde que retornou da viagem a Seul para a reunião do G20 no início do mês, Dilma não concedeu entrevistas.

    Café fraco com leite azedo.

    Clique na matéria do Estadão para ampliar e ler.

    Lula peita Dilma e "ezeje" que Haddad continue na Educação.

    Está confirmado. O arrogante, petulante e pedante ministro do Enem, Fernando Haddad, vai continuar no Ministério da Educação, na cota do Lula. O quase ex-presidente não pede, manda. Avisou a Dilma que não quer dar o barço a torcer às críticas, quer peitar a opinião pública e manter o caótico ministro na pasta. Nos últimos dias, Lula tem andado com Haddad debaixo do braço por aí. Na próxima segunda-feira, vai apresentar um balanço da gestão na Educação, em evento de final de governo, dando todos os créditos daquele blá-blá-blá das escolas proibidas, do torneiro mecânico que fez mais autoridades, ao atual ministro.

    Dilma vai criar um Ministério do B.

    Uma das principais por medidas que está sendo tomada por Dilma Rousseff para manter o seu autoritarismo é criar um grupo de assessores especiais, especialistas em diversas áreas, ligados exclusivamente a ela. Com isso, terá investigação e informação para promover aquelas humilhações públicas de ministros e presidentes de estatais, pelas quais ficou famosa, durante as reuniões palacianas. Este grupo de assessores funcionaria como uma espécie de Ministério do B e, também, serviria para acomodar velhos camaradas e companheiros daqueles velhos e bombásticos tempos.

    O quarto "porquinho".

    Da Folha de São Paulo:

    Dilma Rousseff recusou convite para se encontrar com o presidente dos EUA, Barack Obama, antes da posse, na Casa Branca. Segundo o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, ela tem problemas na agenda por causa de compromissos do governo de transição.
    ...............................................................................
    Como os Estados Unidos da América tem uma diplomacia, jamais desmentirão esta mentira grosseira plantada pelo quarto "porquinho", emissário brasileiro junto às FARC e a todas os regimes ditatoriais do mundo. O fato de que a presidente aceite este tipo de declaração é a prova de que nada vai mudar nesta área: o Brasil vai continuar pregando um antiamericanismo retrógrado, mandando caminhões de dinheiro para Cuba e apoiando apedrejamento de mulheres no Irã. Sai Ratito Amorim, mas continua Porquito Garcia que, não esqueçamos, foi o redator do plano de governo de Dilma, aquele que ela rubricou mas não assinou.

     Clique na imagem para ampliar e ler editorial de O Globo.

    Salvatore Cacciola é solto. Sílvio Santos não é preso.

    Notícia de dois dias atrás, no Jornal Nacional:


    Notícia de hoje, em O Globo:

    Clique na imagem para ampliar e ler matéria em O Globo, onde o presidente do Banco Central informa que um país inteiro está pagando juros mais altos porque o Sílvio Santos recebeu do Lula mais de R$ 3,2 bilhões para salvar o seu banco quebrado. Pelo menos tiveram a sensatez de colocar o "anjinho" Salvatore Cacciola em liberdade, já que não tiveram a coragem de meter o Sílvio Santos atrás das grades.

    Folha de São Paulo defende o seu outro business: o Datafolha.

    Hoje, a Folha de São Paulo publica um editorial contestando as legislações que estão surgindo para regulamentar as pesquisas eleitorais. Deveria, antes disso, apontar soluções e não apenas defender um negócio onde tem interesses. Este Blog propôs, ontem, medidas muito simples: que as amostras sejam sorteadas pelo TSE, no momento do registro das pesquisas, indicando, aí sim, de forma aleatória, os municípios, cidades, bairros e ruas a serem pesquisadas; que uma auditoria independente faça a checagem dos 20% de questionários aplicados e que, depois, audite todos os questionários. O fato é que as pesquisas erraram feio no primeiro turno das eleições de 2010. Caberia aos institutos, como o Datafolha, apresentarem mudanças e aprimoramentos.Na falta disso, tem mais é que levar lei burra pela cabeça.

    Este é o editorial:
    Coerente com o espírito de tutela sobre o eleitor que caracteriza boa parte das normas eleitorais no Brasil, o senador Papaléo Paes propõe legislação com o intuito de controlar a atividade dos institutos de pesquisa e a divulgação de seus levantamentos nos dias que antecedem os pleitos. Projeto de lei emendado pelo tucano do Amapá, aprovado nesta semana em comissão do Senado, quer tornar obrigatório que levantamentos realizados a partir do trigésimo dia anterior à eleição se baseiem em entrevistas de pelo menos 0,01% dos eleitores -cerca de 13 mil na eleição presidencial, mais do que o dobro do número de pessoas hoje ouvidas.
     
    Impor um universo mais amplo não garante mais precisão. Processos amostrais adequados são capazes de retratar o conjunto das intenções de voto dentro da escala atual de entrevistas. Quando inadequada, a aplicação a um número maior de eleitores apenas amplificará possíveis erros. Não compete à lei definir a metodologia das pesquisas. Basta, como já ocorre, exigir sua divulgação. Os eleitores têm direito à mais ampla gama de levantamentos possível -e aqueles que se revelarem imprecisos pagarão o preço com sua própria credibilidade. Só não confia nessa lógica quem considera que o eleitorado é incapaz de distinguir seus próprios interesses, exigindo cuidados e proteções paternalistas.

    Os resultados práticos da medida seriam encarecer as pesquisas de opinião e limitar sua frequência, com claro prejuízo para o eleitor. Enquanto isso, os partidos continuariam a ter seus levantamentos próprios, mantidos ocultos dos cidadãos. É algo inaceitável, como toda tentativa de cercear a liberdade de informação. Para que não reste dúvida sobre os motivos que animam a proposta do senador, basta mencionar que, por ela, seria compulsório submeter os detalhes técnicos das pesquisas -"seu plano amostral"- à aprovação prévia de "pelo menos dois terços dos candidatos em disputa". Não satisfeito em debilitar os eleitores, o projeto busca ampliar a influência dos políticos. Trata-se de clara inversão dos valores democráticos. Cabe ao Congresso impedir que esse despautério se transforme em lei.

    ..................................................................................
    Mais uma lei vem aí...O Folha de São Paulo deveria agradecer ao Marcos Coimbra que, na certa, vai estar muito bem nos próximos quatro anos, atendendo Anastasia e Dilma. E ao Ibope que não processou o Ciro Gomes, quando este disse em rede nacional de TV que aquele instituto vendia até a mãe. Além de sempre ter dado total destaque as pesquisas Sensus, aquelas que repetiam as mesmas cidades, os mesmos bairros, as mesmas ruas...

    A deputada federal Íris de Araújo (PMDB-GO) quer proibir a divulgação de pesquisas de intenção de votos 45 dias antes das eleições. O projeto será apresentado na Câmara na próxima semana. Segundo a deputada, a ideia é liberar a realização de pesquisas durante o período apenas para consumo interno. Íris nega que a intenção seja criar algum tipo de censura. "Pelo contrário, apenas pretendo garantir a lisura dos pleitos", afirmou. "Não podemos deixar que um eleitor se decida por pesquisas tabajaras", completou. Projeto que segue na mesma linha de proibir pesquisas foi aprovado anteontem em comissão do Senado. O texto diz, entre outros pontos, que pesquisas realizadas 30 dias antes do pleito têm que ouvir pelo menos 0,01% do eleitorado nacional.

    O STF acaba de legalizar a quebra de sigilo fiscal sem ordem judicial. Para completar, Palocci é confirmado na Casa Civil.

    Este é o Brasil que estamos legando às futuras gerações. Um violador de sigilos é convidado para ser o super ministro de um novo governo, no dia em que ficamos sabendo que o STF decidiu que qualquer petralha pode olhar os seus dados e fazer como fizeram com a Família Serra, nas últimas eleições presidenciais. Lamentável. Revoltante. Nauseabundo.  Nojento. Porco como o "porquinho" que volta, agora oficialmente, ao centro do poder.

    FHC acha que o PSDB não está falando com os jovens. Muito menos com os velhos.

    Do Estadão:

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) disse hoje que ainda é cedo para escolher o candidato do PSDB à Presidência da República para as eleições de 2014. Na sua avaliação, o partido precisa encontrar uma forma de dialogar com a sociedade, principalmente com os jovens, antes de escolher um nome.

    O tucano evitou entrar na troca de acusações entre o PSDB de Minas Gerais, que defende a candidatura do senador eleito Aécio Neves, e o PSDB de São Paulo, representado pelos ex-candidatos à sucessão presidencial José Serra e Geraldo Alckmin. "Não se pode raciocinar em termos de PSDB-SP e de PSDB-MG. Tem de ser o PSDB do Brasil. Da minha parte, (o candidato) pode ser mineiro, cearense, carioca, paulista. Essa não é a questão."

    "É preciso defender uma linguagem, uma conversa com o País. O que o Brasil quer, o que o País precisa é conversar, abrir mais o partido para a sociedade", defendeu o tucano, em entrevista coletiva após participar do 2º Fórum CardMonitor de Inteligência de Mercado, na capital paulista. FHC admitiu que o PSDB tem tido dificuldades para atingir esse objetivo. "Temos de usar mais a internet. Tem muita gente jovem que nem entende o que nós estamos falando e muitos de nós não entendemos o que os jovens estão falando. Esses é que são os problemas. O resto a gente tem de deixar para mais tarde", afirmou

    Mentiras(2).

    Da Folha Poder:

    O promotor Maurício Lopes pediu à Justiça que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, seja condenado a cinco anos de prisão. Essa é a pena máxima para o crime de falsidade ideológica, do qual o humorista é acusado. Ontem, Lopes apresentou suas alegações finais na ação contra Tiririca em curso na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo.Leia mais aqui.

    Mentiras(1).

    O dia em que o covarde de sempre teve o seu momento Chávez.

    O real significado da entrevista concedida por Lula, ontem, à esgotosfera composta pelos blogs que agem a cabresto do PT e do governo, muitos deles recebendo polpudas verbas publicitárias estatais, é que o presidente pode experimentar o seu momento Chávez. Não houve nenhuma pergunta embaraçosa. Não houve uma só contestação às imbecilidades e inverdades ditas pelo quase ex-presidente sobre a imprensa, os adversários, a economia, as relações internacionais. Se todos aqueles blogueiros estivessem ajoelhados diante de Lula e não sentados em volta de uma mesa, a cena teria sido perfeita. Ontem, na entrevista histórica à esgotosfera, Lula teve diante de si a Imprensa que ele sempre sonhou. Submissa, comprada, partidária, sectária, militante, suja, como os próprios participantes do grupo de auto-denominam. O sonho de Lula é que ali estivessem, em vez da Cloaca ou dos Amigos do Presidente Lula, a Veja, o Estadão, a Rede Globo. Contentou-se com os blogs sujos. Na República dos Porquinhos, nada mais adequado.

    Contra a censura pregada por Lula, Globo censura o anonimato na internet.

    Clique na matéria de O Globo para ampliar e ler. No balão vermelho, à direita, um duro ataque ao anonimato na internet. Ao que parece, os blogs anônimos estão incomodando, ao ponto de serem atacados por um dos maiores jornais do país. Sobre blogs anônimos, há que fazer algumas diferenciações. Se cometerem crimes, que sejam denunciados pois, obviamente, os seus titulares acabarão sendo encontrados ou o provedor os tirará do ar. Agora, se estão cumprindo um papel que os meios de comunicação convencionais não tem coragem ou capacidade para exercer, que sejam respeitados como uma importante fonte de informação. Blog anônimo não é vendido em banca. Blog anônimo não é ligado por controle remoto. Para acessar um blog anônimo, o leitor deve digitar um endereço na internet e, desta forma, não é afetado por ele de forma inadvertida ou subliminar. Se O Globo quiser, por exemplo, obrigar o Coronel a se identificar, que proponha um contrato de trabalho. Saio bem mais barato que o Ricardo Noblat e sou bem mais bonito do que ele.

    Não é piada.

    Clique na matéria do Estadão e amplie para ler. O novo ministro da Cultura pode ser o Emir Sader, cuja maior plataforma será construir estátuas de Marulanda, Fidel e Guevara pelo Brasil à fora, além de "extirpar" o ex-senador Jorge Bornhausen, que lhe meteu um ano na cadeia, algum tempo atrás. Também pode ser a quase ex-senadora Ideli Salvatti, que enterrou Dilma e Lula em Santa Catarina, ostentando um vergonhoso terceiro lugar nas eleições para o governo do estado.Zé de Abreu, o @zébigorna do twitter, que apareceu como papagaio de guerrilheiro no discurso da vitória de Dilma, ao que parece caiu na desgraça.
    .................................................................................
    Este Blog entende de PT como ninguém. A senadora Ideli é a "porquinha" preferida dos leitores do Coturno para integrar o governo Dilma, conforme enquete publicada ao lado, vencendo até mesmo a Marta Suplicy.

    Já faltam "passageiros" para o trem-bala da Dilma. Procuram-se empreiteiras para o leilão. Desesperadamente.

    Da Folha de São Paulo:

    O presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, responsável pela concessão do trem-bala, disse que as empreiteiras nacionais tentam boicotar o leilão, marcado para segunda-feira. Para ele, as pressões por adiamento não são para que outras empresas possam oferecer proposta, mas, sim, para continuar com as tentativas de mudar o modelo de concessão e forçar o governo a aumentar os benefícios aos futuros construtores e operadores do sistema. "Onde se bate mais no projeto? É o custo que vai estourar. A quem interessa que se revejam custos? Empreiteiras. Qual o interesse deles? É que nós assumamos [mais riscos]. Botar contingência, aumentar financiamento, mais capital. Isso não vai acontecer." De acordo com ele, se houver adiamento, será possível para as empreiteiras "falar em repensar, em colocar um orçamento mais confortável [para eles]". 

    As críticas foram feitas após o anúncio da desistência das empresas francesas, publicado pela Folha. Ontem, a embaixada do país formalizou a desistência com uma carta ao ministro do Transportes do Brasil, Paulo Passos, em que se coloca à disposição para voltar ao projeto caso a data do leilão seja modificada. Os espanhóis enviaram carta pedindo o adiamento. Japoneses e alemães também apontam que dificilmente continuarão no projeto. Bernardo afirmou que os franceses não estavam mesmo interessados e continua acreditando que haverá três consórcios disputando. Mas um deles seria com empreiteiras paulistas que também já não se dizem dispostas a concorrer se o leilão for confirmado para segunda. Bernardo diz que ao menos o consórcio sul-coreano vai se apresentar. "Os coreanos não têm a dependência das construtoras. A engenharia deles está associada", disse o diretor. A desistência dos franceses se deu principalmente pela falta de compromisso de grandes empreiteiras nacionais com o projeto.

    Segundo fontes que participam do processo, as empreiteiras querem que o trem-bala seja feito como obra pública e a concessão aconteça depois de pronto. No modelo atual, a concessão é dada para quem construir. Com isso, a margem para fazer a obra estaria pequena para padrões brasileiros. Em nota, Luiz Fernando Santos Reis, presidente do Sinicom (que reúne as empreiteiras), disse que não é do feitio das empresas nacionais fazer boicote. "Não há tentativa de boicote. Elas podem ter estudado o projeto e visto que não é possível devido ao risco ou tipo de obra."

    Agora os petralhas podem quebrar o nosso sigilo fiscal a hora que bem entenderem. O STF liberou geral.

    Da Folha de São Paulo:

    O Supremo Tribunal Federal decidiu ontem que a Receita Federal pode quebrar o sigilo bancário de contribuintes investigados sem necessidade de autorização judicial, desde que não divulgue as informações obtidas. Por 6 votos a 4, o tribunal derrubou uma liminar concedida por Marco Aurélio Mello, que impedia a quebra direta do sigilo bancário de uma empresa, a GVA Indústria e Comércio, pelo Fisco. O ministro afirmava que deveria ser seguida parte da Constituição sobre a "inviolabilidade do sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas", que permite a quebra somente por decisão da Justiça.

    Na sessão de ontem, porém, a maioria de seus colegas entendeu que uma lei de 2001 permite a obtenção das informações sem a intermediação do Judiciário. Apesar de ser uma decisão válida apenas no caso específico e na análise de uma liminar, ela reflete de forma ampla o entendimento do Supremo sobre o tema. No fundo, o STF afirmou que vale a Lei Complementar 105, que permite que autoridades e agentes fiscais tributários da União, dos Estados, do DF e dos Municípios tenham direito de acessar "documentos, livros e registros de instituições financeiras" de contribuintes que respondam a processo administrativo ou procedimento fiscal.
     
    O caso dividiu os ministros e só foi resolvido após dois pedidos de vista. Prevaleceu a opinião de José Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes e Ellen Gracie. Eles entenderam que não se trata de quebra de sigilo, mas de uma transferência dos bancos ao Fisco.
    .................................................................................
    De agora em diante, basta o Petralha 1 emitir uma multa totalmente descabida contra você. Como você está sendo objeto de investigação, o Petralha 2 entra na sua vida fiscal e faz uma devassa completa. Não, ele não pode divulgar, mas entrega a informação de um suposto crime para um Petralha 3, que tenha um blog do esgoto e que divulgará a informação por toda a internet. Palmas para o STF, que nos surpreende a cada dia que passa pela sua luta incansável em busca de 56% de aumento para 2011.

    O triste canto do cisne do tucano Azeredo.

    Se existe uma figura patérica na oposição é o senador mineiro Eduardo Azeredo que, para o bem da democracia e da moralidade na política, está acabando o seu triste mandato. Azeredo, além de ter contra a si a acusação de ter sido o mentor do "mensalão mineiro", ainda relatou o PLS 76/2000, de autoria de Renan Calheiros,  que censura a internet no Brasil. Agora, no seu canto do cisne,  o mineiro propõe  uma legislação exdrúxula para controlar as pesquisas eleitorais. Ninguém nega que os institutos precisam ser policiados e que a maioria deles não vende pesquisa: vende resultados e margem de erros. O Ibope, por exemplo, nunca processou Ciro Gomes, que declarou isto textualmente. A Vox Populi é o instituto do PT nacional e do PSDB mineiro. A Sensus tem como sua vitrina uma pesquisa feita para a CNT, comandada há séculos por outro acusado no "mensalão mineiro", Clésio Andrade, que também preside o PR naquele estado. O Datafolha, tido como o mais sério dos institutos, é a única referência na área no Brasil. As pesquisas, no primeiro turno de 2010, erraram feio e foram avisadas antes, bem antes, que estavam equivocados. Os institutos se acorvadaram ou foram comprados, literalmente, pelo governo Lula para mentir para o eleitorado brasileiro.

    O projeto de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado,entre outras mudanças, estabelece regras mais duras para a realização de pesquisas eleitorais próximas às eleições. Pelo projeto, as pesquisas realizadas 30 dias antes do pleito têm que ouvir pelo menos 0,01% do eleitorado nacional, o que equivale a cerca de 13 mil eleitores. A maioria das pesquisas ouve, em média, 4.000 brasileiros. A regra também vale para as eleições municipais e pode entrar em vigor em 2012 se o projeto for aprovado até meados do ano que vem. Segundo Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, a regra de ouvir pelo menos 0,01% do eleitorado "praticamente inviabiliza, do ponto de vista financeiro, a realização de pesquisas".

    Querer limitar o tamanho da amostra é uma agressão à estatística. É uma solução burra, idiota e estúpida. Bastariam algumas pequenas medidas para que toda as constantes falcatruas praticadas fossem eliminadas. Uma delas é que o sorteio da amostra de uma pesquisa, aquela que define os municípios, os bairros e as ruas onde será feito o levantamento, seja feito dentro do TSE, garantindo, assim, que a amostra será efetivamente aleatória. Outra é que 20% da amostra seja auditada por uma auditoria independente, não ligada aos institutos, que validaria ou não o levantamento. Por fim, que todos os questionários respondidos também sejam auditados, antes da publicação dos resultados, por esta mesma auditoria independente, que poderia  ser uma ONG fiscalizada pelo Ministério Público, OAB, universidades e sociedade civil. O problema das pesquisas não é estatístico. É a manipulação dos números.

    Repercute a entrevista do covarde de sempre à esgotosfera chapa branca.

    Da Folha de São Paulo:

    Na primeira entrevista já concedida a um grupo de blogueiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os entrevistadores se uniram nas críticas à grande imprensa. Dez blogueiros autoclassificados "progressistas" participaram da entrevista, de duas horas, na manhã de ontem no Palácio do Planalto. Um dos blogueiros, Altamiro Borges, é filiado ao PC do B. Outro, conhecido como "Sr. Cloaca" [ele não revela o nome], é assessor de imprensa de político do PT no Rio Grande do Sul, cujo nome também não revelou. O blog Amigos do Presidente Lula, que não estava na lista divulgada pelo Planalto, também participou. O Planalto disse que o blog não entrou na lista por "erro"

    Dos 10 sites, 8 têm como linha a defesa do governo Lula e se alinharam, na eleição, à candidatura de Dilma Rousseff, reproduzindo uma série de ataques ao candidato do PSDB, José Serra. Os outros têm uma linha mais neutra. O blogueiro Eduardo Guimarães, fundador do Movimento dos Sem Mídia, que já fez protestos em frente à Folha, citou a sigla "PIG". Coube ao secretário de imprensa do Planalto, Nelson Breve, traduzi-la a Lula: "PIG é o que ele chama de Partido da Imprensa Golpista". Ao lado do ministro Franklin Martins (Comunicação Social), Lula voltou a afirmar que não lê jornais e revistas, mas que, quando sair da Presidência, vai "reler tudo". "Eu quero saber a quantidade de leviandades, de inverdades que foram ditas a meu respeito, quantas coisas que não foram ditas." Ainda sobre a relação com a imprensa, disse que "o jogo não é fácil". "Sobretudo quando você não quer se curvar." Afirmou que órgãos de imprensa se assustaram com sua popularidade "pois trabalharam o tempo inteiro para não acontecer isso".
     
    Para Lula, que prometeu virar "blogueiro e tuiteiro", "não existe maior censura do que a ideia de que a mídia não pode ser criticada". O presidente voltou a defender uma regulação da mídia, mas rechaçou a ideia de censura. Ele quer entregar ao menos um esboço de marco regulatório para o setor. Lula ainda disse que o pior momento vivido em seu governo foi o dia do acidente da TAM, em São Paulo, que deixou 199 mortos. "Nunca vi tanta leviandade", disse, sobre a cobertura da mídia. Afirmou que sentiu "alívio" ao descobrir que não houve falha do governo e que o acidente tinha sido provocado, essencialmente, por erro humano. "Foi uma sensação de alívio por ter descoberto a verdade."

    Lula também retomou o episódio da agressão a Serra por militantes ligados ao PT em ato de campanha no Rio. Ele voltou a dizer que o tucano simulou uma agressão grave, e se disse "decepcionado" com a Globo. "Foi uma cena patética, uma desfaçatez. Fiquei decepcionado [com a Globo] porque quiseram inventar uma outra história, um objeto invisível que até agora não mostraram." Serra, que estava ontem em Brasília, respondeu. "Como foi comprovado, foi um outro objeto atirado em mim, inclusive está filmado, e o presidente sabe disso." O tucano continuou: "Lula talvez já tenha começado sua campanha para 2014, dizendo mentiras inclusive".

    Lula defendeu a relação com o presidente Mahmoud Ahmadinejad e tentou explicar a posição do iraniano sobre o holocausto. "Ele explicou que o que quis dizer, na verdade, era que morreram 70 milhões de pessoas na Segunda Guerra, e parece que só morreram judeus", disse.Ele afirmou que deixará a indicação do novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) para Dilma Rousseff, no caso de o Senado não sabatinar o escolhido até o próximo dia 17, quando o Congresso entra em recesso. Luís Inácio Adams, a advogado-geral da União, e Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, são os mais cotados.

    Serra chama o covarde de sempre de mentiroso.

    Da Folha Poder:

    "Ele continua fazendo campanha, talvez já tenha começado sua campanha para 2014, e dizendo mentiras inclusive muito pouco apropriadas para a figura de um presidente da República", afirmou. Em duros ataques a Lula, Serra disse que o petista vai deixar uma "herança bastante adversa" para sua sucessora Dilma Rousseff (PT) com problemas na economia do país. "Está deixando um grande nó para o próximo governo, um nó de difícil solução que vai custar muito caro ao país: déficit público maquiado, inflação ascendente, o maior déficit de balanço de pagamentos da nossa história, câmbio supervalorizado com o crescimento descontrolado das importações." O tucano classificou de "megalomaníaco" o projeto de construção do trem-bala do governo federal e se mostrou contrário à recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). "Essa história de que vai repartir CPMF entre governo federal, Estados e municípios é conversa.' Leia mais aqui.
    ..................................................................................
    Do Estadão:

    De passagem pelo Congresso no final da tarde de hoje, o candidato derrotado à Presidência da República José Serra (PSDB) contestou afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segundo a qual o tucano teria "explorado" o acidente da TAM, ocorrido no dia 17 de julho no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e que causou a morte das 187 pessoas a bordo. Serra considerou o comentário "muito mal educado e raivoso" e reagiu. "Pelo contrário. Eu era governador e eu fui ao local do acidente me solidarizar com os familiares, porque quem socorreu os acidentados e quem apagou o incêndio e arriscou suas vidas foram os bombeiros de São Paulo e da Polícia Militar (PM)", explicou. Em seguida, devolveu as críticas, acusando o Lula de ter "sumido do mapa" nas primeiras horas, "como faz sempre em momentos desagradáveis".