Ponte para 2010.

Não adianta o deputado estadual Raul Pont(PT-RS) chorar e dizer que "os partidos precisam ter projetos e não ser um amontoado de oportunistas, nem um balcão de negócios". O acordo em Belo Horizonte é "ponte" para 2010, com Aécio Neves(PSDB-MG) manejando o PT mineiro. É pura negociata. É a cara do "neoPT".

Xô, imposto!

Depois do sucesso do Xô, CPMF!, já está no ar o blog Xô, Imposto!

Castro recebe Amorim: queremos foto.

Eles são atentos. Veja o que saiu na Folha Online:

"Fontes oficiais confirmaram que Amorim se reuniu e almoçou hoje com Raúl Castro. Entretanto, não deram detalhes sobre o encontro que aconteceu após o ministro brasileiro e o vice-presidente cubano realizarem uma sessão com representantes dos dois países com o intuito de analisarem como estão os 10 acordos assinados em janeiro."

Eles andam lendo o Coturno Noturno.

Fora do ar.

Estivemos fora do ar por motivos técnicos: rede sem fio. Os comentários serão liberados a partir de agora.
.................................................................................
ATUALIZANDO: Putz, a NG chegou e descobriu que o problema era um off que estava no lugar do on. Desliguei sem ver.

Maio de 68.

Escreveu-se muitas bobagens sobre maio de 1968. Mas é maravilhoso e surpreendente este mundo dos links. Ao descobrir a Feira Nacional do Livro, em Madrid, encontrei o blog do escritor João Paulo Cuenca, destaque brasileiro deste ano. Um escritor que nasceu em 1978, dez anos depois daquele maio tão comemorado aqui no Brasil, especialmente pelos dinossauros nos seus discursos caquéticos. É dele o texto abaixo:

"Não foi em maio, e sim em setembro de 68 que Caetano Veloso respondeu às vaias do público que lotava o Teatro da PUC de São Paulo para as finais do Terceiro Festival Internacional da Canção: “Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? (...) Vocês estão por fora! Vocês não dão para entender! Mas que juventude é essa? Vocês jamais conterão ninguém!” E ainda: “Gilberto Gil está comigo pra nós acabarmos com o festival e com toda a imbecilidade que reina no Brasil! Acabar com tudo isso de uma vez! (...) Se vocês em política forem como são em estética, estamos feitos!” E para terminar com chave de ouro: “Deus está solto!” Antes tentava cantar “É proibido proibir”, com refrão inspirado nas palavras de ordem que os estudantes franceses usaram poucos meses antes. Levou a vaia histórica porque Geraldo Vandré era o preferido da audiência, porque o pessoal achou que ele estava usando um penteado esquisitão demais e porque usar guitarras elétricas naquele momento era, em si, um ato revolucionário que aquele revolucionário público era incapaz de entender. É doloroso constatar que Caetano poderia repetir tudo hoje – com exceção da declaração sobre Gil, que ganharia um ar de comicidade que não tinha em 68. Sobre os jovens, nem Caetano nem ninguém àquela altura poderia imaginar que a juventude dos anos dois mil e zero seria tão mais conservadora e desinteressada por tudo o que não seja óbvio. Num momento em que brilha ao retomar referências e uma formação musical de justamente quarenta anos atrás (uma banda de rock), Caetano parece mais avant-garde do que os jovens que vão aos seus concertos e que são parte da sua banda. E isso fala mais, muito mais, contra a audiência, contra os tempos de hoje, e contra o Brasil de hoje, do que contra Caetano. O esperado seria que ele, a sua geração e toda essa cantilena de maio-de-68 já tivessem sido superados por outras obras e revoluções, políticas e estéticas. Mas não foram. Ainda vivemos nessa dinossáurica e interminável rebarba do século XX. Mesmo que em forma de chocolates e coletâneas de greatest hits."

Madri em feira.

Um dos maiores eventos culturais da Espanha, a Feira Nacional do Livro, está comemorando 75 anos. Foram 67 edições, pois houve interrupção durante a Guerra Civil. O El Mundo está publicando um hot site que, além de mostrar uma série histórica dos cartazes de publicidade do evento, dá uma pequena biografia dos escritores que estão sendo destacados. Do Brasil, apenas um: João Paulo Cuenca, nascido no Rio de Janeiro, colunista e blogueiro de O Globo, autor de "Corpo Presente"e "O Dia Mastroiani". Curta que é arte.
E segue o "mico" do Celso Amorim em Havana. Enquanto seu colega venezuelano Nicolás Maduro foi recebido como se fosse um chefe de estado por Raúl Castro, o chanceler brasileiro cumpre uma agenda secundária, sendo recebido pelo segundo escalão daquela ilhota para a qual ele está levando perto de U$ 600 milhões. É Cuba demonstrando oficialmente que o que importa não é o dinheiro brasileiro para plantar soja ou furar poço de petróleo, mas sim os fuzis venezuelanos para manter a ditadura assassina que já dura décadas. Vamos, daqui, em nome da imagem brasileira no exterior, ficar torcendo para que o ditador cubano dê pelo menos cinco minutos ao Amorim.

Top top top para o "petróleo é nosso".

Segundo a Veja desta semana, Marco Aurélio Garcia, assessor para assuntos das FARC, do bolivarianismo e da cubanização do continente, propôs socializar o petróleo brasileiro, no Foro de São Paulo. Assim tipo como Hugo Chávez está fazendo.

Do Mainardi, na Veja.

O nome é Angela Maria Slongo

"O Palácio do Planalto contratou a mulher de Olivério Medina, representante das Farc no Brasil. Enquanto uma fatia do estado brasileiro prendia um criminoso internacional, uma outra fatia o protegia, oferecendo à sua mulher um salário de apaniguada"

A mulher de Olivério Medina, o representante das Farc no Brasil, foi contratada pelo governo Lula. Agora só falta arranjar um emprego para a mulher de Fernandinho Beira-Mar, outro criminoso ligado às Farc.
Em 29 de dezembro de 2006, Angela Maria Slongo foi nomeada pelo ministro da Pesca, Altemir Gregolin, para o cargo de oficial de gabinete II, com um salário de DAS 102.2. Angela Maria Slongo é mulher de Francisco Antonio Cadena Collazos, também conhecido como Olivério Medina, ou Padre Medina, ou Camilo López, ou El Cura Camilo. Quando Angela Maria Slongo foi nomeada pelo Palácio do Planalto – sim, o Ministério da Pesca é ligado diretamente ao gabinete do presidente da República –, Olivério Medina estava preso em Brasília, a pedido da Colômbia, seu país de origem, onde era acusado de atos terroristas e assassinatos.
Pausa. Respire fundo. É melhor repetir o que acabei de dizer. Pode ser que alguém tenha passado batido. É o seguinte: enquanto uma fatia do estado brasileiro cumpria a lei, prendendo um criminoso internacional, uma outra fatia – mais especificamente, Lula e seus ministros – o protegia, oferecendo à sua mulher um salário de apaniguada, a fim de que ela pudesse permanecer perto dele, numa chácara em Brasília, à espera do julgamento do STF, que iria decidir sobre sua extradição. Ele só saiu da prisão domiciliar no fim de março de 2007. Angela Maria Slongo até hoje continua aparelhada no Ministério da Pesca, recebendo seu salário de apaniguada, que acumula com o salário pago pelo governo do Paraná. VEJA pediu esclarecimentos sobre a escolha de seu nome para o cargo de confiança. O Ministério da Pesca informou que ela apenas mandou um currículo e foi selecionada por critérios profissionais. Simples? Simples.
Publicamente, Lula tenta se afastar da companhia das Farc. Às escondidas, seu governo dá cada vez mais sinais de irmandade com o grupo terrorista, como nesse caso da mulher de Olivério Medina. Nos computadores de Raúl Reyes, o terrorista morto pelos soldados colombianos, foi encontrada uma mensagem de Olivério Medina em que ele dizia poder contar com o apoio da "cúpula do governo" brasileiro, em particular com o ministro Celso Amorim. O papel de Olivério Medina no Brasil, de acordo com o jornal colombiano El Tiempo, era "trocar cocaína por armas e fazer o recrutamento de simpatizantes". O recrutamento de simpatizantes podia ser feito até mesmo no Ministério da Pesca. Já a troca de cocaína por armas passava por outros canais. Numa de suas mensagens sobre o tema, Olivério Medina referiu-se a um certo "Acácio", identificado como o Negro Acácio, sócio de Fernandinho Beira-Mar no narcotráfico.
Um relatório oficial da Abin acusou Olivério Medina de ter oferecido dinheiro das Farc à campanha eleitoral de candidatos petistas. Quando VEJA fez uma reportagem sobre o assunto, um monte de gente chiou. Para os agentes da Abin, os membros do PT que receberiam o dinheiro eram aqueles das correntes mais esquerdistas do partido, como a do ministro da Pesca, que contratou a mulher de Olivério Medina. Sempre que alguém morre no Brasil por um crime relacionado ao tráfico de drogas, pode-se dizer que há um dedo das Farc. O grupo terrorista está perdendo terreno na floresta colombiana. Mas chegou ao poder nos morros brasileiros e na Esplanada dos Ministérios.

De Sérgio para Rodrigo.

"O PT faz aliança até com o diabo. Por que, então, não quer fazer uma coligação pela unidade de Belo Horizonte e de Minas Gerais?"

Para medir o estrago das coligações DEMOCratos, registre-se a ironia do senador Sérgio Guerra(PSDB-PE), presidente dos tucanos, referindo-se às alianças dos petistas com os "demos", como ocorre, por exemplo, em Canoas(RS) e Guarujá(SP). Um tucano implorar e rastejar por uma aliança com o PT não é nenhuma novidade. Novo é que, além disso, aproveite para pisar em cima do seu mais tradicional aliado.

Resposta ao comentarista.

Um comentarista do Blog pede, no post que sugere a dissolução do diretório do DEM, em Canoas, Rio Grande do Sul, por estar aliado ao PT, indo contra a orientação do diretório nacional, que a verdade seja restabelecida, já que o deputado Onix Lorenzoni(DEM-RS) desmentiu esta coligação. Acontece que a imprensa continua afirmando que o DEM faz parte do B .O.M, Bloco Oposicionista Municipal, juntamente com PT, PPS, PSB, PCdoB, PP e PR e o seu pré-candidato é Jairo Jorge, do PT. Houve um acordo político em Canoas, RS, cidade de origem do senador Paulo Paim(PT-RS) e do deputado estadual Marco Maia(PT-RS). Em troca de apoiar a reeleição de ambos, Jairo Jorge foi homologado como candidato na cidade com o apoio, sim, do DEM. Se o DEM tiver alguma nota desmentindo este apoio, que coloque no seu Blog. O Coturno repercute. Por enquanto, o que temos em Canoas é a abominável coligação DEMOCratos.

Rabo sapecado.

Os tucanos decidiram que o Conselho Nacional de Ética vai investigar toda e qualquer acusação de corrupção contra os seus filiados, com ou sem cargos eletivos. Até agora, no entanto, não se ouviu uma só palavra sobre as gravíssimas acusações de recebimento de propinas, em São Paulo, da multinacional Alstom, para fechamento de negócios com o governo do estado entre outubro de 1998 e janeiro de 2001. Neste momento, procura-se saber quem eram os sócios da MCA que recebeu e repassou mais de R$ 13 milhões em propinas. E quem é RM, "um ex-secretário do governador"que receberia dinheiro para remunerar o "poder político".

Petista 100% integral.

Fernando Haddad, ministro da Educação, em rede nacional, comunicou que o governo está distribuindo "bolsas integrais de 100%" no PROUNI. Será que conseguiram a mágica de oferecer algo que seja integral e não seja 100%? Como o ministro da Educação do Lula é um economista petista, tipo Mercadante, tudo é possível.

Baixo nível.

"De vez em quando, eu vejo presidentes de países, vejo cientistas de países darem palpite(sobre a Amazônia), e aí você olha os países deles, está careca, não tem nada. E ficam dando palpite no país dos outros. Então, o seguinte: respeito é uma coisa que a gente gosta de dar e gosta de receber".

Quando um presidente da república não tem estatura para o cargo é este tipo de declaração que sai da sua boca despreparada. Despreparada e mentirosa. Despreparada, mentirosa e demagógica. Nenhum presidente de país do primeiro mundo fez qualquer declaração no tom que o Lula está elevando no debate sobre a Amazônia. Nenhum. Mas como Lula não tem capacidade de argumentar seriamente sobre um tema que, sim, é de interesse global, parte para o único terreno que domina: o da ignorância. Sobre a Amazônia, nos últimos dias, a única coisa que consegue fazer é abrir a janela e gritar para o vizinho: "vai cuidar da tua vida, vagabundo!" Que presidente baixo nível arranjaram para o nosso país!

Piada do dia.

Ontem, segundo o Granma publica na sua manchete principal, Raúl Castro recebeu, com todas as pompas, Nicolás Maduro, chanceler da Venezuela. Em encontro de verdadeiros parceiros:

"Durante el fraternal encuentro, Raúl y el Canciller Nicolás Maduro intercambiaron sobre la situación en sus respectivos países y el desarrollo de los excelentes nexos bilaterales, así como sobre diversos asuntos de la agenda regional e internacional. El Presidente cubano ratificó al Canciller venezolano la solidaridad de nuestro pueblo y gobierno con la hermana Revolución Bolivariana de Venezuela."

Hoje o chanceler brasileiro, Celso Amorim, chegou à Cuba para levar um "pacote de bondades"e para dizer que "nesse momento novo e tão importante vivido por Cuba, o Brasil não quer ser o parceiro número dois ou número três. O Brasil quer ser o parceiro número um de Cuba". Assinou um acordo para o que chamou de "implementação do projeto de assistência técnica para a produção de soja em Cuba", prometeu U$ 600 milhões e dezenas de negócios junto com 22 empresários brasileiros.

Amorim não teve o mesmo tratamento de Maduro. Não recebeu uma só linha no Granma. Raúl Castro não apareceu para assinar o acordo, que virou um ato meramente burocrático cumprido pelo equivalente cubano, o chanceler Felipe Pérez Roque. Celso Amorim deveria tomar umas aulas com Nicolás Maduro, para não dizer bobagem. Hoje, com as suas declarações, fez o papel de palhaço "número um" de Cuba. Com certeza, os Castro vão pegar o dinheiro brasileiro do Lula e gastar com o Hugo Cháves e, como Evo Morales, dar boas risadas dos patetas brasileiros.

Lula recebeu cartas oficiais das FARC.

Lula recebeu no mínimo três cartas de Raul Reyes, o narcoterrorista morto pelo exército colombiano, contendo propostas para estreitar relações das FARC com o governo petista. Foram trazidas por gente do PT que tem vínculos com a guerrilha. Não se sabe o que Lula, como fundador do Foro de São Paulo, respondeu ao dileto membro do mesmo. Talvez, com a gradativa abertura dos notebooks do guerrilheiro traficante, possamos ter mais informações. A denúncia é da revista Época, desta semana, já nas bancas.

Blog em imersão.

O Blog continua, hoje, em imersão profissional. Estou "queimando" o café para postar e liberar comentários. O Coronel vai fazer uma rifa para comprar um "bléquibéri". Durante o dia, se possível, liberaremos os comentários. Até depois.

Loba Marisa em Roma.

Da Folha:

De carona numa aeronave da Força Aérea Brasileira, a primeira-dama, Marisa Letícia, dois filhos, uma nora e um neto dela viajaram à Itália cinco dias antes de Lula.A viagem do presidente a Roma ocorrerá por conta de uma conferência da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Ele chega amanhã cedo, passa o final de semana de folga e, segunda e terça, vai a eventos oficiais.Marisa e seus familiares, entre os quais o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, embarcaram na noite de segunda num Boeing presidencial, com funcionários do Planalto encarregados da preparação da visita de Lula à Itália.No dia seguinte, acompanhados de seguranças, Marisa, os filhos, o neto e a nora foram de carro para Bérgamo. Segundo a Presidência, a primeira-dama, que tem cidadania italiana, recebeu homenagem da prefeitura.A Presidência disse que a viagem não acarretará gasto extra ao governo. Em Roma, se hospedarão na residência da embaixada brasileira. Conforme a Presidência, a carona a familiares de Lula não tirou a vaga de servidores escalados para a viagem.
Estes gastos não aparecem mais no Portal da Transparência. Fazem parte daqueles R$ 32,5 mil que são gastos secretamente pelo Lula, todo santo dia, faça chuva, faça sol, sem dar explicações aos contribuintes.

Tucanos com o rabo preso.

Ontem mesmo o ministério do Tarso já vazou para a imprensa a bombástica notícia de que chegaram documentos da Suiça que comprovam que, durante governos tucanos em São Paulo, cerca de R$ 13,5 milhões foram pagos pela Alstom, em troca de contratos. Corrupção de sujar o pau do galinheiro da tucanagem paulista pelo resto dos tempos. Ontem, a propósito, somente o senador Eduardo Azeredo(PSDB-MG), aliado de Aécio Neves e já indiciado por vários crimes do valerioduto, foi o único tucano a subir na tribuna. Bem, este não tem mais nada a perder.

Gasto secreto de Lula chega a R$ 32,5 mil por dia.

Nos últimos quatro meses, a Presidência da República torrou R$ 4 milhões em gastos secretos com cartões corporativos. Deste total, R$ 1,8 milhões diretamente pelo gabinete presidencial. Os outros R$ 2,2 milhões foram despesas sem declaração, feitas pela ABIN, Agência Brasileira de Inteligência. Os gastos secretos do Lula, com os cartões investigados por CPMI agoram chegam a 28% de tudo o que é gasto com o instrumento, em todo o Governo. Vamos repetir: dos R$ 14, 2 milhões que foram gastos nos últimos quatro meses, com cartão corporativo, 28% são gastos secretos, não revelados, não demonstrados, não declarados. Então é isso: todos os diaa, o Presidente Lula gasta R$ 32,5 mil secretamente, não dando ao Brasil o direito de saber em que está torrando tanto dinheiro. Não pode ser somente na internet do seu filho. Não pode ser somente em condomínio de apartamento particular. Não pode ser apenas em comprinhas de supermercado para a filhota que mora longe. Se está escondido, temos o direito de pensar o pior. Aliás, o pior é a cara deste governo corrupto.

Chávez: o pior avaliado pelos espanhóis.

Segundo o Latinobarômetro 2007, Hugo Chávez é o líder pior avaliado pelos espanhóis, com nota de 1,17, numa escala de 1 a 10. Perde para Fidel Castro, com 1,89 e para George Bush, com 1, 99. A pesquisa é de novembro de 2007 e, por isso, Lula, com 4,61, ainda está à frente de Uribe, com 4,40, tendo em vista que ainda não havia ocorrido as sucessivas vitórias do presidente colombiano contra a narcoguerrilha das FARC. Leia mais aqui.

Lula, coadjuvante das "diretas", segundo FHC.

Leia entrevista onde FHC coloca Lula e o PT no seu devido lugar, na campanha das "Diretas Já". Lugar de meros coadjuvantes.

Grande projeto.

Aécio Neves, governador mineiro, andou pelo Ceará elogiando Ciro Gomes(PSB-CE) e seu irmão governador, aquele que costuma levar a sogra para passear na Europa em jatinho pago com dinheiro público. Tudo isso sob a aprovação do senador Tasso Jereissatti(PSDB-CE), que é amigo e aliado dos Gomes. Aécio falou em todos se unirem em torno de um "grande projeto": o dele, por exemplo.

Escravos do etanol.

A Anistia Internacional, organização que investiga a situação dos direitos humanos em 150 países, criticou a situação dos trabalhadores nas plantações de cana-de-açúcar no Brasil, que são "explorados e submetidos a trabalhos forçados".
A parte do Brasil no relatório anual da entidade, publicado ontem, ocupa quatro páginas e meia (entre 361) e destaca problemas conhecidos dos brasileiros: violência policial, Justiça ineficiente, violência e ameaças no campo e contra as populações indígenas e trabalho forçado e degradante em vários Estados.
Também não escapou da investigação da Anistia o caso da adolescente de 15 anos que ficou presa numa cela no Estado do Pará, em novembro do ano passado, onde foi "continuamente estuprada, alegadamente em troca de comida".
Foi a primeira vez que a Anistia chamou a atenção para o trabalho nos canaviais, que tem crescido com o boom dos biocombustíveis, mas ainda enfrenta condições precárias. Entre outros casos, o documento cita números do Ministério do Trabalho, de 288 pessoas vítimas de trabalho forçado resgatadas em seis plantações em março do ano passado em São Paulo, Estado mais rico do país.Também ganhou destaque a situação de 409 trabalhadores, 150 deles indígenas, libertados de uma usina de etanol em Mato Grosso do Sul.
A crítica ao trabalho no campo ocupa espaço crescente, mas uma das principais questões de preocupação continua a ser a situação da segurança pública. O relatório diz que as comunidades carentes ficam "presas numa armadilha entre as gangues de criminosos e as práticas discriminatórias e violentas da polícia" e que "milhares foram vítimas" dessa violência, que "acentuou a exclusão".

(Da Folha de São Paulo)

Coturno vira noturno, até sexta.

O titular do Blog entra em imersão nos próximos dois dias, por motivos profissionais. Como não tem reserva, vai funcionar somente à noite. Coturno noturno. Durante o dia, na medida do possível, os comentários serão liberados. Obrigado pela compreensão de sempre.

Dinheiro na cueca.

Do Painel da Folha:

Tucanos e "demos" fizeram ontem um protesto, no plenário da Câmara, contra a criação da CSS (Contribuição Social da Saúde), que vem a ser a CPMF ressuscitada.A manifestação consistia em empunhar cofrinhos com uma inscrição contra o novo tributo. Ao passar pelo grupo oposicionista, Devanir Ribeiro (PT-SP) resolveu provocar o colega Lobbe Neto (DEM-SP):-Não combina. Onde já se viu um burguês como você guardando dinheiro no cofrinho?Neto devolveu à queima-roupa, resgatando um dos símbolos do escândalo do mensalão:-Melhor no cofrinho que na cueca...

Para a Professora Lia.

Os professores brasileiros, com exceção apenas de seus colegas uruguaios, são os mais insatisfeitos com seus salários, segundo um relatório divulgado ontem pela Unesco, no comparativo entre 11 países em desenvolvimento.
No estudo, 83% dos alunos do ensino primário (equivalente, no caso brasileiro, aos quatro primeiros anos do ensino fundamental) estão em classes cujos docentes se declararam insatisfeitos com os salários.
O relatório também mostra, como já evidenciado em outros estudos da Unesco, que as taxas de repetência no ensino primário no Brasil destoam, e muito, das de outros países. No Brasil, a repetência chega a 19% dos alunos no ensino primário, mais que o dobro da verificada no segundo país com maior percentual, o Peru, com 8,8%.
O estudo da Unesco, intitulado "Um Olhar para o Interior das Escolas Primárias", faz parte do programa WEI (sigla, em inglês, de Indicadores Mundiais de Educação), que monitora a educação em países em desenvolvimento.

Duplo emprego

Sobre o alto grau de insatisfação dos professores brasileiros com seus salários, o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, destaca outro dado do relatório, que mostra que o percentual de alunos cujos professores trabalham em mais de uma escola chega a 29% no Brasil, o maior entre todos os países analisados.
Não por acaso, os outros dois países com maiores percentuais nesse quesito são Argentina e Uruguai, onde igualmente o nível de insatisfação com o salário chega a mais de 80%. "Todo mundo que trabalha sabe que uma dupla jornada afeta o desempenho. Isso tem certamente impacto em sala de aula", diz Defourny.
A professora Sandra Aparecida Martins Ferreira, 38, concorda. Ela leciona tanto na rede estadual quanto municipal na zona leste de São Paulo. As nove horas e meia de trabalho diárias lhe rendem ao final do mês R$ 2.200. "É muito pouco, considerando o desgaste que temos.
Os alunos vêm cada vez mais com problemas familiares e nós não conseguimos desenvolver o que desejamos. É frustrante", diz Sandra, que dá aulas para estudantes de 1ª a 4ª séries.

Infra-estrutura

Na maioria das situações analisadas pelo estudo -como a infra-estrutura das escolas ou as condições de oferta do ensino- o Brasil se encontra perto da média dos países analisados -não foram analisados dados de países desenvolvidos.
Os brasileiros, por exemplo, não se mostraram tão insatisfeitos em relação ao número de alunos por turma, a participação dos pais de alunos na escola ou a oferta de material didático.
No caso do número de alunos por turma, por exemplo, 34% estudam em classes cujos professores demonstraram algum grau de insatisfação com a questão.
A média no ensino primário brasileiro é de 27 crianças por sala de aula. A maior relação foi encontrada na Índia (51 por sala), e a menor, na Malásia (18 por sala).

(Matéria publicada hoje na Folha de São Paulo)

Pelego corrupto.

Mesmo no momento em que está prestes a perder o mandato e, se houvesse justiça no Brasil, fosse condenado a mofar na cadeia pela participação em falcatruas com recursos públicos do BNDES, o deputado Paulinho da Força(PDT-SP) só pensa naquilo: dinheiro. Hoje afirma que vai pedir "indenização por danos morais" em função das acusações recebidas. Como se pelego e corrupto tivesse moral.

O cinismo de Pomar e Garcia.

Na São Paulo onde foi fundada o Foro, existem no mínimo 100.000 imigrantes bolivianos clandestinos, tratados como escravos, enfrentando as piores condições de trabalho, sem que o Lula, fundador do Foro, mova um dedo para resolver o problema. Pois a Declaração Final do Foro de São Paulo, no seu XV Encontro encerrado no último final de semana, traz esta preciosidade:

La migración es un fenómeno multifactorial. En su expresión económica es una tragedia social y familiar para nuestros países que debe ser enfrentada con políticas públicas de desarrollo social y empleo dirigidas a mejorar las condiciones de vida de nuestros pueblos. Exigimos el respeto irrestricto de los derechos humanos de los migrantes que son violentados en los países receptores, sobre todo en Estados Unidos, la Unión Europea y Japón.
O Valter Pomar e o Marco Aurélio Garcia, lá presentes, apontaram o dedo para o primeiro mundo, quando deveriam apontar o mesmo contra o próprio peito. É muito cinismo destes dois safados.

Pé-de-chinelo.

Ora, ora, pois não é que encontraram uma notinha do UOL, que custa uma merreca, faturada em nome do Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha Telemar ou Lulinha Ronaldinho, pago pelo seu "pai pai", através de um ecônomo do Palácio do Planalto, com o cartão corporativo da Presidência da República? É ou não é um pé-de-chinelo? Vale mesmo é o ditado popular: sair da sarjeta não é o mais difícil, a sarjeta sair de um cara destes é que são elas.

Foro de São Paulo protege o narcotráfico.

Na Declaração Final do XIV Encontro do Foro de São Paulo, realizado no último final de semana, em Montevidéu, Uruguai, destaca-se um parágrafo que deixa claro o compromisso do grupo com o narcotráfico representado pelas FARC, membro da organização:

"La lucha contra el narcotráfico y sus redes requiere de nueva mirada más integral que incluya la corresponsabilidad de los grandes países consumidores, en enfoque de salud pública, y la no criminalización de los cultivos."

Ou seja, em vez de propor a punição dos cocaleros que plantam a coca na Bolívia e dos guerrilheiros traficantes e terroristas protegidos por Hugo Chávez, que fazem da Venezuela uma rota segura para a exportação da cocaína, preferem culpar o "império". Como se o Brasil, a Argentina e todos os países latino-americanos também não fossem atingidos em cheio pelas drogas produzidas no continente, pelas FARC.

CPMI dos Cartões: minuto de silêncio para os tucanos.

O deputado Carlos Sampaio(PSDB-SP), grande responsável pelo primeiro prego no caixão da CPI dos Cartões Corporativos, ao exigir que a mesma fosse mista, defecou politicamente na entrada e na saída: o seu relatório inocenta o governo Lula de toda e qualquer culpa tanto nos gastos estratosféricos quanto na elaboração e divulgação do dossiê contra FHC. Já a senadora Marisa Serrano(PSDB-MS), presidente da CPMI, está colocando, solenemente, o último prego no caixão da mesma comissão,depois de ter transformado a investigação numa escolinha de primeiro grau. Como último ato do seu fracasso, bateu boca, hoje, com o deputado Vic Pires(DEM-PA), por este ter justamente ressaltado o número reduzido de sessões que a senadora convocou e a forma malemolente com que tocou os trabalhos, num grande banho-maria. Assim, aqui jaz mais uma CPI que acaba em pizza e acordão, graças aos tucanos.

CSS: "contra o seu salário".

A nova CPMF que o Lula está criando para cobrir tudo o que não corta no deficit público, que entrega aos bancos, que dá na forma de perdão de dívida aos grandes plantadores, que perdoa em dívidas de paisecos que nos roubam refinarias, já ganhou um apelido. Não é mais Contribuição Social da Saúde. É CSS, "Contra o Seu Salário". Assim Paulo Skaf, presidente da FIESP, define o novo imposto que será votado hoje pela Câmara, justamente no primeiro dia do ano em que estamos trabalhando para nós mesmos. Até o dia de ontem, tudo o que recebemos foi para pagar a carga tributária que o Lula nos impõe.

Taxa de proteção.

Carlos Minc, ministro do Meio-Ambiente, revive os velhos tempos de arrecadação de dinheiro por meios não convencionais. Está propondo criar um fundo amazônico com dinheiro recolhido junto a outros países para proteger a floresta. Não é muito diferente do que as taxas de proteção cobradas pela bandidagem. Ou dos resgates exigidos por terroristas seqüestradores. E é um reconhecimento que o Brasil sozinho não pode bancar a despesa. Leia aqui.

Governo Lula nos notebooks das FARC.

Segundo a Folha de São Paulo, uma troca de mensagens entre membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) revela que a guerrilha esperava ter a proteção da cúpula do governo Lula para evitar a prisão do padre Olivério Medina, seu "embaixador" no Brasil. A mensagem cita o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Segundo fonte da inteligência colombiana, o texto fazia parte dos arquivos de computador de Raúl Reyes -o dirigente do grupo morto em 1º de março, em ataque da Colômbia em território equatoriano.No e-mail, datado de 29 de julho de 2005, Medina demonstra estar informado do pedido de captura encaminhado pela Procuradoria da Colômbia à Interpol (polícia internacional)."Os amigos daqui me advertiram que deveria ficar atento, pois há uma comissão da Procuradoria que tem uma ordem de captura", escreveu. Ele acrescentou que, segundo os mesmos amigos, não deveria se preocupar, pois "a cúpula do governo com apoio de Celso Amorim estavam a par. Eles não apoiariam uma captura por crimes políticos".O padre guerrilheiro, representante da Comissão Internacional da guerrilha, acabou preso pela Polícia Federal, no dia 24 de agosto de 2005. Em abril do ano passado, ele conseguiu status de refugiado político e foi libertado.A assessoria de imprensa do Itamaraty negou a existência de qualquer "participação pessoal" do chanceler no caso. "A referência ao ministro no suposto e-mail não faz o menor sentido", afirmou.A reportagem não conseguiu localizar o advogado de Medina, Hélio Silva Barros. A operadora informa que o número de contato de Barros, registrado na OAB do Distrito Federal, é inexistente.Fonte dos serviços de informação da Colômbia disse à Folha que o e-mail de Medina foi encontrado em um dos três laptops de Reyes que teriam sido apreendidos no local do bombardeio. A Colômbia já divulgou dezenas de mensagens atribuídas a dirigentes das Farc ligando a guerrilha a autoridades equatorianas e venezuelanas. Mas até agora não havia menções a membros do governo brasileiro.Há duas semanas, a Interpol divulgou laudo de auditoria realizada em arquivos-espelho dos computadores, afirmando que não houve manipulação das informações. O relatório da Interpol não se pronunciou sobre o conteúdo das mensagens e disse que não poderia garantir a origem dos computadores.No mesmo e-mail, Medina relaciona os nomes de Acasio e Héctor num suposto negócio, que não detalha. "O camarada Héctor já tem contato com Acasio para o negócio, e tem muito boas relações aqui e me disse que se encarregará de tudo sem problema, que nos entregará uma comissão sobre as vendas, de acordo com o ordenado por jorge, o Mono Jojoy."Acasio é provavelmente Tomás Medina Caracas, o Negro Acácio -sócio do traficante Fernandinho Beira-Mar morto em 2007. Já Hector poderia ser Héctor Orlando Martínez Quinto, que está na Costa Rica.

Para ligar as coisas, vamos começar por Olivério Medina e as suas ligações com o PT e a cúpula do Governo Lula. Leia aqui. O resto fica com os comentaristas. A verdade é que o Brasil apareceu, finalmente, nos notebooks das FARC. Nenhuma surpresa. Deve vir mais por aí.

Índios 2 x 1 MST

Hoje o Blog arrisca uma "apologia" com o futebol, como fez o energúmeno, no dia de ontem. Nas páginas dos jornais, nesta quarta-feira, o Índios Futebol Clube está à frente, mas por um placar parcial apertado de 2x1. Os gol foram marcados por Pataxó, que barrou a entrada em uma mineradora em Minas Gerais e por Caigangue, que invadiu a sede da Funasa, no Paraná. O Sem-Terra Esporte Clube descontou com uma invasão à sede do Incra, no Mato Grosso. O jogo promete muitos gols, mas é impressionante o reforço recebido pelo Índios FC, nos últimos dias. Técnicos estrangeiros, padres e ministros têm feito de tudo para dar a vitória ao time da floresta.
.................................................................................
ATUALIZANDO: O EC Sem-Terra acaba de empatar o jogo, com um golaço de dentro da área invadida na Paraíba, bloqueando duas rodoviais federais.

Bolsa-família haitiana.

Da Folha:

Na véspera da chegada do presidente Lula ao Haiti, militares brasileiros que integram a missão de paz das Nações Unidas desde 2004 foram mobilizados na distribuição de 150 toneladas de comida em sete redutos pobres da capital, Porto Príncipe. No mês passado, uma nova onda de turbulência atingiu o país, conturbado pela fome. Parte da ação foi acompanhada pelo ministro Nelson Jobim (Defesa), que chegou ontem. A Embaixada do Brasil desembolsou US$ 200 mil na compra de alimentos para atender cerca de 10 mil famílias. Jobim negou que a distribuição tenha relação com a chegada de Lula para a segunda visita às tropas brasileiras.
Será que amanhã teremos que aturar o Lula de capacete azul na capa dos jornais?

DEM: dissolução já

Ainda sobre os DemocRatos, a incrível soma do 25+13, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. O caso é emblemático. A cidade fica grudada em Porto Alegre, sendo o município mais populoso da Região Metropolitana, com 329.174 habitantes. A cidade só fica atrás de Porto Alegre, Pelotas - zona sul do Estado - e Caxias do Sul, na Serra. Lá também está o quarto maior colégio eleitoral gaúcho, com 210.646 eleitores, divididos em 598 seções. O atual prefeito, envolvido até os olhos em denúncias de corrupção, é tucano.

Mas quem é o petista que corrompeu "ideologicamente" os Democratas do quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul? É Jairo Jorge, pró-reitor de assuntos comunitários da ULBRA, Universidade Luterana do Brasil, uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, que possui sede na cidade e estendeu seus tentáculos para várias regiões do país. Não é difícil entender porque uma das universidades privadas mais caras do Brasil buscou um petista para cuidar dos seus "assuntos comunitários". O cara vai virar prefeito, ao que tudo indica.

Na coligação denominada BOM - Bloco Oposicionista Municipal -, liderada pelo PT, o PP indica o candidato a vice e a cabresto vem PR, PPS, PSB, PTN, PCdoB, PTdoB e Democratas. Não é incrível o que faz o dinheiro a rodo dos evangélicos da ULBRA e um petista sem maiores pruridos ideológicos?

O que impressiona é o DEM, sabendo de tudo isso, pois o deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS) , candidato a prefeito de Porto Alegre tem todas as informações, aceita que o seu partido se coligue com o PCdoB e o PT, justamente onde estão as suas maiores adversárias, a deputada Manuela e a deputada Maria do Rosário. Vale insistir. Tudo isso acontece a no máximo 10 km da casa do deputado Onix.

Portanto, o DEM não deve esperar. Dissolva esta porcaria de diretório hoje mesmo, presidente Rodrigo Maia. Os gaúchos não perdoam e de nada adianta o deputado valentão, candidato em Porto Alegre, ficar garganteando contra o PT e ser corneado do outro lado da rua.

Dissolva-se no sal e na creolina.

Rodrigo Maia, presidente do DEM, tendo em vista o publicado ontem sobre o surgimento dos DEMOCratos, uma nova espécie que junta o 25 com o 13, reafirmou que vai acabar com os diretórios que fizerem alianças com o PT. Acorda, DEM. Boa parte do Brasil clama por radicalismo democrático, ético e político. Aliança com o PT? É ruim, hein?

O energúmeno.


O energúmeno fez uma brincadeira ao comparar o novo ministro Carlos Minc com Marina Silva. “Se eu quisesse fazer apologia do futebol, faz de conta que você está entrando no lugar do Pelé. É importante lembrar que o Pelé não era insubstituível”. Não dá para substituir analogia por apologia, conforme avisou a Cris, nos comentários.


Nem aí.

Por curiosidade, o Coturno Noturno foi verificar quantos projetos ligados à preservação da Amazônia o representante amazonense Arthur Virgílio(PSDB) apresentou no Senado, na atual legislatura. São 41 projetos de lei, desde 2003. Nenhum sobre meio-ambiente ou ecologia. Arthur Virgílio é o líder dos tucanos no senado. Da mesma forma, dos 8 projetos apresentados por João Pedro, senador petista pelo Amazonas, nenhum trata da questão ambiental da Amazônia. Será que também não conhecem a Amazônia como o Minc e o Mangabeira?

Pinóquia.

Dilma Rousseff (Casa Civil) contestou a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), presidente da CPI dos Cartões Corporativos, dizendo que não mentiu ao prestar depoimento à Comissão de Infra-Estrutura do Senado em abril. Disse que o governo não montou dossiê com informações de gastos da gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB). "Pergunta para ela. Não respondo isso, não menti", afirmou Dilma. A senadora, com base nas investigações da Polícia Federal, afirma que foi produzido um dossiê montado pela Casa Civil, o que justifica que a CPI continue suas atividades por mais 30 dias para investigar o caso. "Houve um dossiê, portanto a ministra Dilma não disse a verdade quando afirmou na comissão que não houve dossiê. Não sabemos quem mandou fazer e o objetivo com que foi feito. É um crime fazer dossiê, resquício do Estado arbitrário. Precisamos de tempo para responder a essas perguntas". O relatório petista vai suprimir a existência do dossiê. Todo este fracasso nas investigações tem uma origem: a pressão vitoriosa do PSDB por uma CPI Mista, quando deveria ter sido feita apenas no Senado, onde ainda existe um resto de oposição.

ONG do amigo do Lula desvia R$ 7,5 milhões.

E a CPI das ONGs, o que vai fazer com esta ação contra mais um amigo do Lula envolvido em falcatruas?

"Eu me julgo um ignorante."

Entrevista do "Mr. Harvard", que conhece melhor Yellowstone do que a Amazônia, à Folha de São Paulo:

Escolhido para coordenar o PAS (Plano Amazônia Sustentável), o ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) não pensou muito quando questionado se conhece suficientemente a região. "Eu me julgo um ignorante", disse. Mas são muitas as convicções do ministro, a começar por considerar "vazia" a polêmica entre o avanço do agronegócio e a proteção da floresta. Entre o governador Blairo Maggi (MT) e a ex-ministra Marina Silva, Mangabeira foge da opção. Sua missão, descreve, é buscar "reconciliação profunda" entre os pólos do debate. E espera que o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, "seja um colaborador meu no futuro".

FOLHA - Qual é o problema da Amazônia?
MANGABEIRA UNGER - Acho que o debate está falsificando a situação real, que é mais interessante, mais grave, mais perturbadora e esperançosa do que o debate sugere. Um número pequeno de brasileiros acha que a Amazônia deve ser preservada como um parque. Um número igualmente pequeno de brasileiros aceita entregar a Amazônia às formas predatórias da atividade econômica. A grande maioria insiste no desenvolvimento sustentável, mas não sabe como conseguir. O problema não é a divisão entre ambientalistas e desenvolvimentistas, o problema é a confusão.

FOLHA - É possível conter o desmatamento sem frear o agronegócio?
MANGABEIRA - Não tem nada a ver com agronegócio. Nosso problema é que não temos feito nem de longe o suficiente nem em matéria de preservação nem em matéria de desenvolvimento. Por isso, estou discutindo intensivamente com os governadores da Amazônia Legal as medidas necessárias para dar conteúdo prático ao desenvolvimento sustentável.

FOLHA - O sr. assumiu o PAS, plano discutido desde 2003. Mas parece que está partindo da estaca zero.
MANGABEIRA - O PAS é um conjunto de diretrizes e compromissos, mas não é uma planilha tecnocrática. Não é um plano de medidas concretas. Há mais de 25 milhões de brasileiros lá. Se não tiverem oportunidades econômicas, serão levados a uma atividade econômica desordenada que provocará o desmatamento.

FOLHA - O sr. está em rota de colisão com Carlos Minc?
MANGABEIRA - Eu nem tive ainda a oportunidade de estar com ele. Eu o vejo como um grande colaborador meu no futuro.

FOLHA - Entre Blairo Maggi e Marina, a quem dá razão?
MANGABEIRA - É natural que haja tensões. Mas é um desserviço acalentar divisões no meio desta neblina. Não estou dizendo que há fórmula mágica. Não tem o menor sentido disputar uma espécie de império que não construímos. Nosso problema é avançar na construção, sem dogmas, sem preconceitos, sem prevenções, neste esforço de produzir reconciliação profunda e duradoura entre preservação e desenvolvimento. Minha tarefa é colocar a imaginação a serviço da eficácia.
FOLHA - O sr. se julga suficientemente informado?
MANGABEIRA - Eu me julgo um ignorante. O que eu sei fazer é construir uma tarefa com pessoas de idéias contrastantes. A premissa da discussão com o mundo a respeito da Amazônia é a reafirmação da nossa soberania. Mas não devemos cultivar uma atitude paranóica.

Miopia ética.

Em meio a todas as provas do envolvimento do Paulinho da Força Sindical no desvio de dinheiro público do BNDES, Garibaldi Alves(PMDB-RN), presidente do Senado, Arlindo Chinaglia(PT-SP), presidente da Câmara e Pedro Simon(PMDB-RS), este baluarte da inconveniência e da incontinência ética, questionam a filmagem feita pela Polícia Federal do entra e sai de corruptos, lobistas e assaltantes dos cofres da nação, de gabinetes de parlamentares, com mochilas recheadas de dinheiro. Parece que proteger esta gente faz parte da autonomia e das prerrogativas do Legislativo.

Não existe meia maldade.

Ontem, a principal peça de campanha de Dilma Rousseff à presidência da república, foi ao ar novamente. Jô reproduziu o depoimento no Senado em que ela rebateu o senador José Agripino Maia (DEM-RN), dizendo que, na ditadura, "quem tem coragem fala mentira". Até hoje fico perguntando porque o senador tão combativo não reagiu, enumerando as mortes de inocentes causadas pela guerrilha da qual a então Estela participava, os assaltos, os atentados, as dezenas de crimes. Não existe meia maldade com "esta raça", como tão bem sintetizou o ex-senador Jorge Bornhausen. Sobre Jô e Dilma, fiquem com Reinaldo Azevedo.

Gordinho camarada?

Perguntará Jô à Estela se ela planejou o roubo do cofre do Ademar ou algum justiçamento nos seus anos de guerrilha e terrorismo?

Vai dissolver as esperanças?

Entre as alianças com oposicionistas aprovadas hoje pela Executiva do PT, está a coligação com o DEM e o PSDB em São Vicente (SP), onde os dois partidos da oposição apoiarão o PT. No Guarujá (SP) e em Canoas (RS), a coligação será com o DEM. A Executiva permitiu as alianças, mas vetou que o PT participasse de chapas majoritárias com os partidos oposicionistas, com candidatos a prefeito ou a vice. Em Nova Iguaçu (RJ), foi aprovado o apoio dos tucanos ao PT.

Guerra de informação.

Uma matéria veiculada hoje no Jornal Nacional coloca os índios ashanincas, do Acre, como valentes guardiões das fronteiras do Brasil. E um computador doado por uma ONG como o equipamento responsável por evitar uma "guerra" entre silvícolas e madeireiros peruanos. O Exército entrou na matéria da Globo como mero coadjuvante, só chegando ao local em conflito depois que o Palácio do Planalto recebeu um email do cacique e ordenou a intervenção. Palmas para os índios, para a ONG e para o Lula. E para encerrar, na matéria seguinte, o cacique que passou o facão no engenheiro ameaça o governo com uma "guerra mundial" (ele sabe usar bem o termo) e o engenheiro afirma que não quer que aconteça nada com os índios que quase o mataram. Ou seja.

Língua solta.

Aliás, depois do fracasso da Unasul, Lula acordou na segunda-feira com a língua solta. O que disse de bobagem no dia de hoje, mostrando até um certo desequilíbrio, só nos tempos do mensalão e do dossiê que gerou o segundo turno da eleição de 2006. Será que foi o condomínio do seu apartamento pago com o dinheiro do fundo partidário do PT? Será que é a sombra de algum aloprado abrindo as asas sobre ele? Ou é apenas um "uribetite" aguda atacando o mentor do sindicato bolivariano?

Voz do Lula.

É um negócio nojento ouvir a Voz do Lula, digo, a Voz do Brasil. Os primeiros trinta minutos produzidos pela EBC são uma babação sobre o dia do presidente, o espirro do presidente, a fatiota(fatiota é bom) do presidente, o pum do presidente. Mas não é só puxa-saquismo de asseclas bem pagos, dos franklinsteins pagos com o nosso dinheiro. Tem estratégia. Hoje, por exemplo, pinçaram uma frase do Lula em que ele dizia, raivoso, babando, com aquela ressaca da Unasul atravessada no fígado: "Nós, embora tivéssemos maioria, assistimos os senadores de oposição não deixarem passar a CPMF porque nós tínhamos lançado o PAC da Saúde, onde iríamos investir mais R$ 24 bilhões para melhorar a saúde". Desde quando a Voz do Brasil é panfleto político? Mas como a maioria dos senadores de oposição só tem assessor para receber dossiê junto com textos de auto-ajuda ou para receber salário sem nunca ter aparecido no Congresso, provavelmente não ficam nem sabendo o que está sendo dito em rede nacional, de segunda à sexta, na Voz do Brasil. Ou melhor, Voz do Lula. Se o mandato de senador fosse de dois anos, em vez de oito, seria diferente.

Tucano representando.

Carlos Sampaio(PSDB-SP), um dos grandes responsáveis pelo fracasso da CPMI dos Cartões Corporativos, que deveria ter saído no Senado, agora está representando contra Dilma Rousseff e mais uma dezena de palacianos, junto ao Ministério Público Federal. Não, o deputado não achou nada que prove qualquer coisa contra qualquer pessoa, mas montou uma peça de marketing interessante para tentar amenizar um pouco do acordão que o seu partido fez com o governo Lula para enterrar as investigações.

Pinga com o Presidente.

Hoje, Lula disse aos brasileiros, no "Café com o Presidente", que vamos ter uma só moeda, um só banco central, um só hino, uma só bandeira e por aí vai. Como sempre, mandou recado para os críticos: "Eu acho que nós vamos vencendo as barreiras e vamos vencendo também os céticos, as pessoas que não acreditam em nada." E lembrou o seu mais famoso álibi, somente superado pelo imbatível "eu não sabia", se as coisas não derem certo: "O importante, para mim, é uma frase que eu disse quando tomei posse, em 2003: “nós vamos começar fazendo o necessário, depois a gente vai fazer o possível e, quando menos imaginar, estaremos fazendo o impossível”. O nome do programa poderia ser "Pinga com o Presidente".

Bagrinhos e tubarões.

Estaremos fazendo papel de bobo olhando estes bagrinhos atacando os cofres do BNDES, enquanto o verdadeiro rombo está sendo causado pelos tubarões da corrupção, que negociam os financiamentos ao PAC, à BROI e às mega encomendas que serão anunciadas, por estes dias, pela Petrobras, que deverão beirar os U$ 30 bilhões, beneficiando fornecedores brasileiros sem condições técnicas para produzir o tipo de equipamento demandado?

Máfia brasileira.

O Paulinho da Força Sindical(PDT-SP)é parte do "Organograma da Organização Criminosa -Esquema BNDES". Está lá na página 97 do Relatório de Inteligência Policial 11 da Operação Santa Tereza - que junta os documentos recolhidos pela PF no desvio de verbas do BNDES. Paulinho teria recebido cheque de R$ 18.397,50 da Prefeitura de Praia Grande (SP) e outra ordem de pagamento de R$ 82.162,93, das Lojas Marisa, como parte do pagamento da sua intermediação junto ao banco, onde era conselheiro Ricardo Tosto e onde continua sendo conselheiro Carlos Lupi, presidente licenciado do partido e atual ministro do Trabalho do Lula. Por sinal, este ministro, depois de meses de desqualificação, derrubou o presidente do Conselho da Ética Pública, pois queria presidir um partido e ser ministro ao mesmo tempo. Entende-se, agora, porquê. Estamos ou não estamos no sul da Itália, nos anos dourados da máfia?

O mesmo PT de sempre.

Reportagem da Folha, hoje, mostrando que, dos "quarentinha" ou "vintinho", pelo menos "doisinho" vai para o caixa dos mensaleiros, aloprados e corruptos:

Parte das 20 empresas que mais doaram dinheiro ao PT em 2007 recebeu no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pagamentos do governo federal que totalizam ao menos 54 vezes o valor repassado ao partido.A contabilidade do PT entregue no último dia 30 ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registra R$ 8,7 milhões em doações feitas por 20 empresas em 2007, metade desse valor oriundo de empreiteiras ou empresas de construção civil.Consulta ao Portal da Transparência do governo federal (www.transparencia.gov.br) mostra que 8 das 20 doadoras receberam do governo, diretamente ou por meio de empresas do mesmo grupo, um total de pelo menos R$ 473 milhões em 2007 e 2008. A empreiteira Andrade Gutierrez foi a maior doadora do PT em 2007, com R$ 1,5 milhão. Do Portal da Transparência, ela consta como beneficiária de R$ 45 milhões desde 2007.O valor obtido no portal é subestimado, já que não abrange possíveis subsidiárias não detectadas pela reportagem e pagamentos feitos pelas estatais, que não são abrangidas pelo portal do governo.Um exemplo: a UCT Engenharia doou R$ 800 mil para o PT e não aparece no portal como beneficiária em 2007 e 2008. Mas ela firmou em outubro do ano passado contrato no valor de US$ 139,7 milhões para, em parceria com a Rolls-Royce Energy Systems, fazer a provisão, montagem e operação dos módulos de engenharia elétrica da P-56, plataforma da Petrobras na Bacia de Campos.O tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, argumentou que todas as grandes empreiteiras e bancos, principais doadoras do PT nos últimos anos, têm alguma relação com os governos federal, estadual e municipal. "Não vejo estranheza em colaborarem, porque nossos doadores são esses grandes grupos." Ferreira afirmou que algumas empresas assumiram o compromisso de ajudar, ainda em 2007, a quitar dívidas de campanha da reeleição de Lula.A Folha procurou as empresas doadoras do PT para saber o que as motivou a colaborar financeiramente com o partido. As que se dispuseram a falar disseram que ou simplesmente atenderam ao pedido de doação, ou são tradicionalmente colaboradoras de partidos."Nosso melhor vendedor de álcool é o presidente", afirmou o diretor de operações da sucro-alcooleira Goiasa Goiatuba Álcool, Júlio Capobianco Filho. A empresa doou R$ 800 mil para o PT. No portal, o grupo do qual faz parte a empresa aparece como beneficiário de R$ 142 milhões desde 2007. "O grupo não doa para ter contratos, mas, sempre que procurados, avaliamos os pedidos", disse Capobianco Filho, acrescentando que já foi chamado de "burro" por doar ao PT.A assessoria da Andrade Gutierrez disse "que acredita no exercício da cidadania corporativa" e que se reserva ao direito de não comentar a doação. A WTorre informa não estar envolvida com nenhuma obra do governo federal, mas que prefere doar em anos sem eleição.Entre os quatro maiores partidos, o PT foi o que obteve maior volume de recursos de empresas privadas. O PSDB arrecadou R$ 3 milhões. As doadoras do PSDB receberam do governo federal, de acordo com o Portal da Transparência, R$ 134 milhões. PMDB e DEM não registraram doações.Anualmente, os partidos políticos são obrigados a apresentar a suas prestações de contas ao TSE, que as julga depois de uma lenta análise. Caso sejam rejeitadas, o partido fica por um ano sem o dinheiro do fundo partidário, principal fonte de recurso das legendasA prestação de contas do PT de 2006 ainda está pendente de julgamento, com recomendação da área técnica do TSE pela rejeição por vários motivos, entre eles suposto uso irregular de dinheiro do fundo partidário e recebimento de doação de fonte vedada pela lei.Naquele ano, eleitoral, o PT arrecadou R$ 43 milhões em doações, sendo que as empreiteiras (R$ 12,5 milhões) e os bancos (R$ 8,8 milhões) foram os mais generosos. O topo do ranking tinha Andrade Gutierrez (R$ 6,4 milhões) e Santander Banespa (R$ 3,2 milhões).

Lulinha é vice ideal para Marta.

Marta Suplicy anda buscando um empresário para ser seu vice. Por que não convida o "fenômeno" Lulinha Telemar? Dinheiro, prestígio e sobrenome não lhe faltam. E se ele for tão esperto para angariar votos como tem sido para ficar rico, poderá conseguir o que parece impossível: eleger a Martaxa para um novo mandato como prefeita de São Paulo.

Mundo com fome.

Nesta matéria do 20 Minutos, da Espanha, excelente overview sobre a crise global de alimentos. Bom apetite.

FARC agora vai pelo Cano.

Trocadilho irresistível. Alfonso Cano, o segundo na hierarquia da narcoguerrilha, está assumindo o comando das FARC, segundo comunicado divulgado neste domingo, onde reconhece a morte do assassino máximo do grupo, Manuel Marulanda. Aqui o texto completo do manifesto dos terroristas.

Cambalacho.

No dia 28 de fevereiro, o Coturno publicava este post, sobre o Condomínio Residencial Blue Hill, informando que o governo Lula estava alugando uma sala ao lado do apartamento de quem? De Lula.

O PT corrupto de sempre.

Da Folha(2):

A área técnica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomendou no início de abril a desaprovação das contas do PT relativas a 2006 sob o argumento de que o partido cometeu diversas irregularidades, entre elas o recebimento de recursos de fonte vedada pela legislação, uso de dinheiro do fundo partidário para gastos não permitidos e divergência ou ausência de comprovantes de despesas.O texto da Coepa (Coordenadoria de Exame das Contas Eleitorais e Partidárias) foi elaborado por nove técnicos do TSE e serve de embasamento ao ministro que relata o processo, Marcelo Ribeiro.Em 2006, o PT afirma ter gasto R$ 19,4 milhões do fundo partidário, sendo R$ 235 mil com "aluguéis e condomínios". Desse total, R$ 4.536,70 foram destinados, de acordo com o documento, para o pagamento de taxas do apartamento 121, usado pela família de Lula no condomínio Hill House.Em relação à doação recebida de fonte vedada pela legislação, os técnicos do tribunal afirmam que o fato de o PT ter devolvido em 2007 R$ 50 mil que recebera de doação da empresa Rodrimar, concessionária de um porto seco em Ribeirão Preto, não o livra de ter as contas rejeitadas.A legislação proíbe que concessionárias de serviço público façam doações a partidos ou candidatos. "A restituição do valor não afasta a violação", diz o setor técnico, acrescentando ainda que os R$ 50 mil deveriam ter sido recolhidos ao fundo partidário, não devolvidos à empresa.A análise da área técnica do tribunal diz também ter encontrado divergências entre o balanço patrimonial do partido e a prestação de contas, erros e omissões nos balanços financeiro e patrimonial e notas fiscais em nome de terceiros.Há também indicação de que o partido usou recursos do fundo partidário para compra de "vinhos, champanhe e cigarro".O Coepa também aponta que o PT transferiu recursos do fundo partidário para outras contas bancárias, o que dificultaria a fiscalização. "Os recursos financeiros se misturam", diz o documento.

Perdeu a vergonha na cara.

Da Folha:

O PT bancou, com recursos públicos do fundo partidário, taxas condominiais de uma cobertura usada por familiares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo. O imóvel, de número 121, é no mesmo andar e fica de frente para a cobertura 122, comprada por Lula em 1996, no condomínio Hill House.Em análise da prestação de contas do PT de 2006, ano de reeleição do presidente Lula, a equipe técnica do Tribunal Superior Eleitoral constatou que o PT gastou R$ 4.536,70 com taxas de condomínio do apartamento 121, "não justificado pelo partido a utilização e finalidade em área residencial". O partido arcou com despesas desse apartamento desde 2003.Três anos depois da revelação do chamado "caso Okamotto", em que o hoje presidente do Sebrae, o petista Paulo Okamotto, assumiu a paternidade do pagamento de uma dívida de R$ 29,4 mil de Lula, uma vez mais despesas relacionadas à vida privada do presidente são bancadas por terceiros -desta vez diretamente pelo PT.A lei (9.096/95) que rege o funcionamento dos partidos políticos não permite a utilização do fundo partidário -dinheiro público repassado mensalmente aos partidos- para custear despesas de caráter pessoal dos dirigentes das legendas.Por causa dessa e de outras observações, os técnicos sugeriram a rejeição das contas do PT de 2006, o que pode resultar na suspensão do repasse do fundo ao partido. A previsão em 2008 é que o PT receba cerca de R$ 28 milhões dos cofres públicos.A recomendação da área técnica do TSE serve de embasamento ao ministro que relata o processo, Marcelo Ribeiro, que ainda não tem data para levar seu posicionamento à votação em plenário. Ribeiro pode seguir ou não essa orientação.O Palácio do Planalto confirmou, por meio da assessoria, que o apartamento é "frequentado por pessoas da relação" de Lula, incluindo familiares. Acrescentou, sem informar os valores, que o PT bancou os custos do imóvel de 2003 a 2007 porque a cobertura era usada para guardar arquivos que o presidente doou à legenda quando foi eleito.O Planalto também admitiu que familiares do presidente podem ter pernoitado eventualmente no imóvel, mas afirma que nunca foi moradia fixa de nenhum parente do presidente.O partido teria retirado os arquivos de lá em 2007. Agora, o apartamento é bancado pela Presidência da República, sob o argumento de que isso "preenche necessidade de segurança" de Lula.O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e o secretário de Finanças do partido, Paulo Ferreira, disseram que só iriam comentar o caso após o parecer do ministro do TSE.Sob a condição de não ter seus nomes revelados, dois funcionários e dois moradores do Hill House, um condomínio de classe média, com dois blocos e 48 apartamentos, concederam entrevistas à reportagem, que esteve em São Bernardo do Campo. Os quatro confirmaram à Folha que o imóvel 121, de 186 m2 de área útil (mesma metragem da cobertura 122), é usado por familiares do presidente.Os funcionários contaram que os filhos de Lula usam bastante a cobertura 121. Testemunharam vários pedidos de entrega no apartamento, como pizzas e pastéis.Os dois apartamentos ocupados pela família Lula da Silva estão no bloco "A", também chamado pelos moradores de bloco "1". Contudo, na documentação do imóvel, o edifício é identificado como conjunto "E". Os moradores não souberam explicar porque o primeiro bloco é identificado na escritura como "E", uma vez que só há dois blocos no condomínio.Neste ano, a Presidência da República reservou R$ 8.721 para "locação de imóvel para atender às necessidades da equipe de segurança" do presidente no condomínio Hill House, sem no entanto identificar qual seria o imóvel.Os funcionários do prédio ouvidos pela Folha disseram que os seguranças ficam numa sala no térreo do edifício. Questionados se não ocupariam também o apartamento 121, disseram que não, reiterando que são os familiares do presidente que usam a segunda cobertura.De acordo com a declaração de bens de Lula enviada ao TSE em 2006, o apartamento 122 foi comprado por R$ 189 mil. Tem sala com dois ambientes, três dormitórios (uma suíte), um quarto reversível, copa, cozinha, lavanderia e uma escada em caracol que leva a um salão de festas privativo. Lula comprou-o em junho de 96, de Luiz Roberto Satriani, inadimplente, a ele apresentado pelo advogado Roberto Teixeira, amigo de longa data do presidente. Lula morou durante anos numa casa em São Bernardo emprestada a ele por Teixeira.Comentando em tese sobre o uso de dinheiro do fundo partidário para fins particulares, dois ex-ministros do TSE afirmaram que isso é motivo para rejeição das contas. "É descumprimento da lei e é motivo para rejeição das contas. Eventualmente, pode resultar em uma cobrança de ressarcimento do valor usado", disse Fernando Neves. "O fundo partidário é um grande privilégio que os partidos têm. Ele [o partido] não pode desviar os recursos oriundos do fundo para atividades outras que não aquelas especificadas. O partido político é a entidade, dentro do regime democrático, da maior importância, talvez a mais relevante de todas. Qualquer violação a um preceito por parte dos partidos políticos tem que ser severamente punida", afirmou Pedro Gordilho.

Chávez, o ditador corrupto.

Segundo o Estadão, o clã Chávez começou a apossar-se da provincia de Barinas em 1998, quando o pai do presidente, Hugo de Los Reyes, foi eleito governador. ''El Maestro'' - como é conhecido - foi reeleito sob o lema: ''O que um pai pode pedir a um filho que ele não lhe dê?'' Uma das primeiras medidas do patriarca foi criar o cargo de secretário de Estado - posição que não existe em nenhum outro organograma estadual - e nomear seu filho Argenis para ocupá-lo. Há alguns anos, o governador sofreu um enfarte e escolheu Argenis para substituí-lo.Para muitos analistas, ele é o escolhido do país para sucedê-lo no governo, apesar de o presidente apoiar a candidatura de outro de seus cinco irmãos para as eleições regionais de novembro: Adán Chávez, que até o mês passado era ministro da Educação, e o mais velho dos irmãos. Leia mais aqui e aqui.

Evito já evita sair à rua.

Evito Morales está com problemas com o seu socialismo cocalero. No dia de hoje, teria um evento "a la PAC", em Sucre, para distribuir cheques à indiada, prometer obras, entregar ambulâncias...No entanto, populares enfrentaram a polícia e o exército com paus, pedras e dinamite, impedindo a sua visita à cidade. Sucre está em revolta desde novembro passado, quando a Assembléia Constituinte fajuta dos bolivarianos socialistas retirou o seu status de capital plena da Bolívia. Na ocasião, morreram três pessoas e mais de trezentas saíram feridas. Hoje o povo se preparou e encarou a polícia e os militares, que tiveram que bater em retirada. Evito ficou em La Paz. Deve estar ligando para papito Chávez.

Foro de São Paulo ataca "império" e Uribe.

No dia em que é anunciada a morte do fundador das FARC narcoterroristas, seqüestradoras e assassinas, o Foro de São Paulo ataca, em Montevidéo, um imaginário " new big stick" norte-americano. Camaradas e companheiros de toda a América Latina não aceitam o que estão assistindo na Colômbia de Álvaro Uribe: uma democracia apoiada por mais de 80% da população, pronta para lutar contra qualquer acesso de peste socialista transmitida pelos ratos vermelhos. Tudo o que você vai ler aqui, você já leu. Êta discursinho antigo.

Número 1 das FARC está morto. Computadores!

O exército colombiano anunciou a morte de Manuel Marulanda, o Tirofijo, líder máximo da guerrilha narcoterrorista das FARC. Ah, esses computadores do Raul Reyes estão causando um estrago de botar Chávez, Correa e outros com as "pantalones en la mano..." Ataque cardíaco? Aposto em notebookite como causa mortis.
.................................................................................
Veja aqui o organograma ou "modelo de gestão" dos bandidos.

Sobrevivência na selva.

O Coronel está subindo a serra para encontrar amigos e conspirar em volta de uma costela de ripa, assada no sal grosso e fogo alto. Propus um pernil de ovelha com ervas e geléia de hortelã e fui vaiado. Os velhos milicos que comiam galinha viva, besouro e minhoca não conseguem mais degustar este tipo de carne, pois têm pena do animalzinho. Penso cá com as minhas dragonas que o Brasil só poderia chegar a este ponto, com "verdes" tão moles na sua madureza. Só falta não aceitarem a imbatível picanha ao ponto, deste que vos escreve, pois não podem mais ver sangue. Boiolas! Até a volta, no final da tarde.

Cartão corporativo diamante.

Segundo o Estadão, a festa dos 34 anos de casamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a primeira-dama, Marisa Letícia, teve a presença de 21 dos 37 ministros, além do vice-presidente, José Alencar, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A comemoração aconteceu no Palácio da Alvorada, com um jantar para cerca de 50 convidados. Na chegada, ficou claro que os ministros se dividiram entre os que viram a confraternização como um compromisso oficial e os que a consideraram um evento privado. Nove ministros foram à festa com carros oficiais, entre eles o controlador-geral da União, Jorge Hage. O primeiro a chegar foi o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, às 20h20. O último, às 21h40, foi o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. O Palácio do Planalto não deu nenhuma informação sobre a festa, argumentando que se tratava de um compromisso particular. Logicamente, o Portal da Transparência também não dará nenhuma informação sobre os gastos, já que o assunto é de segurança nacional. E se um dia alguém investigar, a desculpa será que os gastos foram feitos para o evento de fundação da Unasur.

Apagão marca início da Unasur.

A Unasur já começou sob o ritmo do "apagão", representando um dos graves problemas que afeta o continente. Por três vezes, a energia caiu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Deve ter sido o "velho", irritado pelo fato do Congresso Nacional não ter ficado nem sabendo do que a dupla bolivariana, Jobim e o Amorim, estavam negociando, como se o Brasil fosse uma ditadura.

Os "bananas".

A Folha mostra, hoje, a cara do parlamento brasileiro, que nunca sabe o que está acontecendo. Vai esperar o quê de um Congresso que tem um mensaleiro como porta-voz?

A decisão do Itamaraty de garantir o funcionamento da Unasul sem aprovação legislativa irritou membros do Congresso Nacional. A medida foi considerada por muitos congressistas como um ato de arbitrariedade que pode comprometer o futuro do bloco regional."É um absurdo. Significa passar por cima do Congresso Nacional e do Congresso do Mercosul", disse o vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Eduardo Azeredo (PSDB-MG).A Folha revelou ontem que o Itamaraty acrescentou no documento final da cúpula da Unasul uma espécie de "medida provisória" da integração.O artigo permitirá que a Secretaria Geral da nova organização, com sede em Quito, funcione mesmo antes que os Legislativos dos países membros deliberem sobre o tema."Parece que a moda de medida provisória está pegando. Isso é uma diminuição do poder legislativo", alertou o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).Segundo a Folha apurou, a medida foi uma resposta do chanceler Celso Amorim à demora do Congresso Nacional para aprovar acordos internacionais.Questionado sobre a polêmica, o presidente Lula preferiu não responder.

O fracasso do Jobim.

Nelson Jobim, que pousava(ou melhor, posava) como o ministro da Defesa da Unasul, saiu chamuscado do episódio com o fracasso na criação do Conselho da Defesa Sul-Americano. Enquanto deveria estar cuidando do caos aéreo que persiste no Brasil e dos gravíssimos episódios da Raposa Serra do Sol, o ministro da cobra no pescoço passou os últimos trinta dias enrolando pela região. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, condicionou sua adesão ao órgão de segurança a que todos os países da região reconheçam as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) como grupo terrorista. "Num país que tem sofrido tanto como a Colômbia, o continente deve atrever-se a qualificar como terrorista a todo grupo violento que atenta contra a democracia", disse. Já os paises mais radicais como o trio Vequabol querem um Conselho com papel operacional, enquanto os demais desejam apenas mais um foro político. Ou seja, Nelson Jobim não conseguiu nem definir, nas suas reuniões, para que o Conselho serve, quanto mais obter a adesão dos países. Deve ser o espanhol ruim.

Gabeira define Tarso.

Do Painel da Folha:

O ministro da Justiça, Tarso Genro, despertou reações iradas ao afirmar, durante recente audiência na Câmara, que a recusa dos arrozeiros em sair da reserva Raposa/ Serra do Sol configura "terrorismo", e não "resistência pacífica". Com o dedo em riste, Jair Bolsonaro (PP-RJ), que é militar da reserva, interveio:-O senhor fala isso porque de terrorismo entende bem!Outros deputados reagiram e instalou-se um bate-boca até que Fernando Gabeira (PV-RJ), que durante a ditadura militar participou do seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick, esfriou o clima ao sentenciar:-Terrorista não. O ministro era da resistência pacífica.

Pomar do PT expulsa Veja do Foro.

Valter Pomar, secretário executivo do Foro de São Paulo, manda até nos seguranças do evento. Mandou expulsar o jornalista de Veja. Está raivoso o abostado sem votos e sem prestígio no próprio partido.

FARC terrorista: Uribe peita a Unasul.

Segunda a Reuters, o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, defendeu nessa sexta-feira que os países sul-americanos que formam a Unasul classifiquem como terroristas todos os grupos violentos que atentam contra a democracia no continente. A mensagem de Uribe é um recado direto aos países que não consideram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como terroristas, entre eles o Brasil. Questionado se essa seria a condição para a Colômbia aderir ao Conselho de Defesa Sul-Americano, sugerido pelo Brasil e endossado por todos os países à exceção da Colômbia, respondeu que esse é um ponto para reflexão. "A União Sul-Americana deve ajudar também para que a maior consolidação democrática elimine qualquer risco de governos extremos", disse Uribe, após encontro bilateral com Lula.

Lula: Unasul é muralha.

Não é surpreendente que Lula, ao comparar a Unasul com a União Européia busque um exemplo na guerra do Iraque? Há tantos outros pontos que poderiam ilustrar diferenças entre os países de um bloco, na economia, nos direitos humanos, nas liberdades civis. "Quando os Estados Unidos decidiram fazer a guerra contra o Iraque, países da União Européia tiveram divergências. A Espanha e a Inglaterra apoiaram. A França e Alemanha foram contra. Nem por isso criou-se qualquer ruptura na base do tratado que criou a União Européia", afirmou Lula. Por que chamar os Estados Unidos, quando o assunto é a Europa? Da mesma forma, por que Lula afirma que "a caminhada até construirmos a muralha da China vai demorar muito tempo"? O bloco busca integração ou o isolamento do continente? De ato falho em ato falho, a cambada de vermelhos protetores das FARC e inimigos da democracia mostra a sua cara.

Morre o senador Jefferson Péres.

Faleceu, hoje pela manhã, em Manaus, o senador Jefferson Péres (PDT-AM), de ataque cardíaco fulminante. Nas semanas anteriores, o parlamentar exigia severa punição para o Paulinho da Força Sindical, envolvido até pescoço na corrupção do BNDES e protegido pela conivente direção do partido. Leia mais aqui.

Micomandante já está no Brasil.

Micomandante chegou ao Brasil "temprano", já culpando os Estados Unidos pelo potencial fracasso da Unasur. Segundo o El Universal, "el enemigo número uno de la unión del sur es el imperio de los Estados Unidos'', expressou Chávez. "Es algo elemental: divide y reinarás''. É o tom que vai imperar na arenga dos bolivarianos, no dia de hoje, em Brasília. Todos contra Uribe, todos pelas FARC, todos contra o "império". Chamem Indiana Jones.

Parlamentar(equatoriano)questiona Unasur.

Ontem o Coturno Noturno publicava este post, sobre o fato da criação da Unasul estar atropelando o parlamento brasileiro. Pois o parlamento reagiu. Não, senhores e senhoras, não foi o parlamento brasileiro, que está curtindo um feriadão prolongado e uma ressaca pós mais uma CPI que foi pro brejo. Quem reclama veementemente é o parlamento equatoriano. Segundo a Folha de São Paulo, o texto a ser debatido hoje prevê "o funcionamento transitório" da Unasul "no período entre a assinatura e a entrada em vigor do tratado". Ou seja, o transitório pode se tornar permanente, caso algum dos Parlamentos dos membros não aprove o novo bloco. "É um atropelo à prerrogativa dos Legislativos. É um mecanismo pouco ético para dar legitimidade a um bloco regional", disse à Folha, por telefone, de Quito, o deputado equatoriano Ramsses Torres Espinosa, que também é membro do Parlatino (Parlamento Latino-americano). Ele revelou que a "imposição do artigo" foi um dos motivos que levou o ex-presidente Rodrigo Borja a renunciar ontem à designação como secretário-geral da Unasul. Em entrevista coletiva, Borja disse que abriu mão do cargo por divergências com os governos dos 12 países da Unasul. Espinosa se disse frustrado com a rejeição dos Estados em não aceitar que a Unasul seja uma instituição gestora da integração regional, que, segundo ele, deve abranger a América Latina e o Caribe. E criticou a "falta de vigor institucional" do tratado que será assinado hoje em Brasília. "O que será aprovado é um foro, não um agrupamento orgânico."

Ele "não sabia".

Senadores têm funcionários e não sabem onde eles estão e nem o que estão fazendo. Senadores têm funcionários para fazer favorzinho para correligionários. Senadores não sabem se os seus funcionários trabalham ou não. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) deveria ser processado pelo Conselho de Ética e condenado a devolver cada centavo pago a Eugênio Alexandre Tollendal Costa, funcionário-fantasma do seu gabinete desde 2003, um desconhecido para os colegas e mesmo para o tucano. Flexa Ribeiro saiu com o tradicional: "eu não sabia". A única coisa que todo mundo sabia é que o mineirinho Eugênio é filho do ministro das Comunicações, Hélio Costa(PMDB-MG). Resta saber se o senador Flexa Ribeiro foi contemplado com alguma emissora de rádio, no período. Aí é caso de cassação do senador e demissão do ministro. O tucano disse que vai demitir o filho do ministro, que já arranjou novo emprego. Eugenio deve ser acomodado no gabinete do suplente do pai. O senador e agora também padastro Wellington Salgado (PMDB-MG) disse à Folha de São Paulo que "está avaliando" a possibilidade de contratá-lo. "Vou ver se a minha home page está precisando ser atualizada. Ele [Eugenio] é bom nisso."
.................................................................................
ATUALIZANDO: O site de Flexa Ribeiro é feito pela RD2, de Belém do Pará. Está bem feitinho. Do "Expediente"do site constam os seguintes nomes: Chefe de Gabinete: Gustavo Antônio Freitas de Mendonça Assessora de Comunicação (Brasília): Giovanna Zanni Reportagem e locução (Rádio): Francy Rodrigues Assessoria de Imprensa (Pará): Deury Farias Apoio Técnico: Almerindo Trindade Site desenvolvido por: RD2 Comunicação. Nada do filho fantasminha do ministro.

Cartões: Maria Soledad, aliás Marisol, fez o dossiê.

Parece nome de guerrilheira das FARC. De narcoterrorista. Não está muito longe. Afinal de contas, fazer dossiê usando gastos sigilosos para chantagear a oposição, lá dentro do Palácio do Planalto, também é crime tão hediondo como seqüestrar e traficar drogas. A Polícia Federal identificou que "foi a funcionária da Casa Civil Maria de la Soledad Castrillo quem abriu a planilha em Excel e deu formato ao dossiê de gastos do governo FHC.Conhecida como Marisol, ela é a diretora de Recursos Logísticos e chefe de gabinete de Erenice Guerra, a secretária-executiva e principal assessora da ministra Dilma Rousseff". Informações da Folha de São Paulo, para assinantes. Corre, oposição, corre para fazer acordão e não chamar a criminosa para depor.

Chávez e Evo montam Conselho de Defesa próprio.

No dia em que surge a Unasur e seu Conselho de Defesa Sul-Americano, o anfitrião Lula leva mais uma bola nas costas dos "companheritos": com toda a pompa e circunstância, Hugo Chávez e Evo Morales assinam, antes de viajarem no mesmo avião para a reunião em Brasília, um vasto acordo de cooperação militar que prevê que a Venezuela praticamente encampa o exército da Bolívia. Leia mais aqui.

Indiana Jones e os esqueletos vermelhos.


Está causando revolta na Rússia o novo filme de Spielberg, que marca o retorno de Indiana Jones. Comunistas de São Petersburgo já emitiram até comunicado. "O filme descreve de forma caricaturesca e miserável a atuação dos soldados soviéticos e de nossos agentes de inteligência, liquidados cínica e impiedosamente pelo super herói americano Indiana Jones". Conclui que "semelhantes mentiras fomentam nos russos das novas gerações um estado de ânimo decadente, insegurança no poderio do seu país e um sentimento de idolatria pelos Estados Unidos". O comunicado é conclusivo: "Não aos ataques anti-soviéticos por parte de Hollywood!" Eu não acredito.

Papo de anjo.

Vejam porque estou me deliciando com o último post da Nariz Gelado. E contenham a inveja. Ou melhor, a gula. Sem soberba, não há nada igual.

Vaiada outra vez.

Enquanto não sai no YouTube a vaia de hoje na Martaxa, durante a Marcha de Jesus, fiquem com a vaia na Martaxa, recebida na festa do Paulinho do BNDES.

TCU condena oficiais do Exército por fraude.

O caso se arrastava desde 2002. O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou solidariamente sete oficiais do Exército a devolverem ao Tesouro Nacional R$ 2.081.311,63, valor atualizado, por fraude no sistema de pagamentos do Exército. O programa de informática do Centro de Pagamento do Exército (CPEx) foi alterado e 55 pensionistas foram incluídos de forma irregular na folha de pagamentos. Há indícios de que os beneficiados sejam parentes dos oficiais envolvidos na fraude.

Os responsáveis também foram multados individualmente e inabilitados para exercerem cargo em comissão ou função de confiança na administração pública. As multas variam de R$ 50 mil a R$ 30 mil, e os militares têm 15 dias para comprovar o recolhimento dos valores ao Tesouro Nacional. A cobrança judicial foi autorizada. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada ao Superior Tribunal Militar (STM). O ministro Marcos Bemquerer Costa foi o relator do processo. Vamos aos nomes, citados no Acórdão do TCU:


a) Major Sérgio de Lima Alves;
b) Major Waldelino Cândido Rosa Júnior;
c) Major Gerson Osmar Bruno Magalhães Senna;
d) Capitão Flávio Cavalcante Salomão;
e) Capitão Alexandre Teixeira da Silva;
f) Sargento Luiz Ricardo Nazareth da Fonseca;
g) Sargento Eliermes Barbosa Oliveira.

Segundo a Plataforma Lattes, o capitão Flávio Cavalcante Salomão possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho (1990) e especialização em I Curso de Especialização em Contabilidade Pública pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é Professor do União Pioneira de Integração Social(UPIS) e Professor do Associação Internacional de Educação Continuada(AIEC). O que estará ensinando aos seus alunos, na área contábil? Vai chegar o tempo em que alunos não olharão mais o currículo, mas sim a folha corrida dos seus professores.

SP: Marta é vaiada até pelo povo de Deus.

Marta Suplicy, nem por caridade. Os quatro milhões de fiéis da Marcha para Jesus mandaram vaia na ex-prefeita, quando esta foi discursar hoje à tarde, em São Paulo. Será que a notícia vai sair no site do PT, que registrou notícia de que Kassab e Serra foram vaiados em evento do PAC? Ou no blog do pangaré argentino?
...............................................................................
ATUALIZANDO: O Boris, o petralha que adora um Coturno, andou por aqui, dizendo que só este Blog deu este "furo"das vaias na Martaxa. Nada, Boris, não seja injusto. O Josias também deu, um pouquinho depois do Coturno. A Folha Online também. E o cabeça branca.

Tropa de elite.

Acabei de adicionar um blog na Tropa de Elite, intitulado Trivial do BNDES. Sempre tem novidades sobre a segunda profissão mais velha do mundo: a profissão de corrupto.

Lobos em pele de cordeiro.

O Foro de São Paulo, que iniciou o XIV Encontro hoje, em Montevidéu, foi preparado com toda a antecedência. Uma reunião, no México, de 11 a 13 de março passado, organizou a pauta de temas, além de emitir várias notas oficiais, especialmente sobre o ataque efetuado pela Colômbia contra a guerrilha narcoterrorista das FARC, no seu acampamento permanente dentro do Equador, onde foi morto o número dois da organização assassina, Raul Reyes. O encontro no México, em todos os seus detalhes, é relatado sabem por quem? Por Valter Pomar, Secretário Executivo do Foro de São Paulo. Entende-se, desta forma, o artigo irritado do petista sem votos e que esconde a sua real identidade. Preferiu assinar o texto, intitulado como "Lobos e Cordeiros", na condição de Secretário de Relações Internacionais do PT, reagindo contra matéria publicada na Folha de São Paulo que tratava sobre o envolvimento do organismo com as FARC. Numa das resoluções do Foro de São Paulo sobre a Colômbia, relatadas por Valter Pomar, está uma diretriz:

4. Saudar que o conflito seja tratado em instâncias da região e insistir na necessidade de desenvolver uma institucionalidade democrática exclusivamente latino-americana, que permita potencializar a integração e a resolução de conflitos.

É a Unasur, União de Nações Sul-americanas, com o seu Conselho de Defesa regional, do qual, por não ser um palhaço e amar a sua pátria, Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, já afirmou que não vai participar. É o PT no comando, o mesmo PT que criou o Foro, o mesmo PT que cria a Unasur. São os lobos em pele de cordeiro.

Que tragam os facões!

Se as autoridades do governo defendem que os facões fazem parte da "cultura" indígena, porque eles não estavam portando os seus na visita que fizeram, recentemente, ao presidente Lula? Queremos facões nas mãos da indiada, quando visitarem o presidente, no Palácio do Planalto!